blog

quinta-feira, novembro 01, 2012

Soltas #116

- Depois da tempestade a bonança. Com o situação eleitoral resolvida e a entrega do SL Benfica a Vieira por mais quatro anos assiste-se a um período de calma entre ambas as "facções" reforçado pela bela vitória em Barcelos que nos mantêm na liderança da Liga nacional.

- Com o aproximar-se de final de contrato de Jorge Jesus é natural que os jornais peguem nessa situação e a tragam para "debate". Não vejo isto como qualquer perseguição ou campanha, acontece em todo o lado, em qualquer clube, onde um treinador acaba o contrato no final da época em curso. A minha opinião sobre Jesus é conhecida pelo que para pensar na sua renovação teríamos que conquistar, no mínimo, a dobradinha.

- André Gomes é a nova coqueluche dos benfiquistas. Acumulam-se os elogios, merecidos, vindos de todos os quadrantes, jornais, bloggers, família benfiquista. Ele, tal como Miguel Rosa, têm tudo para vingar na alta competição. Mas também acho o mesmo de Míguel Vítor que, infelizmente, nunca lhe foram dadas reais oportunidades. Que estas promessas benfiquistas tenham o devido apoio e melhores oportunidades.

- Há benfiquistas que quando Lima marca um golo, ao invês de o festejarem, atiram logo farpas a quem criticou a contratação. As críticas à contratação de Lima não foram à qualidade do jogador mas sim ao facto de se ter despachado três avançados para depois, num momento de contensão financeira como Vieira admitiu ser o actual, gastar-se 4 milhões (mais Michel) para ir buscar outro avançado. Neste momento Lima é nosso avançado e só me interessa que marque muitos golos. 

- Uma das discussões que mais está a fermentar na família benfiquista é a questão dos Direitos Televisivos e como será o funcionamento da Benfica TV na próxima época. Tenho enorme curiosidade para saber o que contêm o caderno que Vieira mostrou na entrevista à SIC. Como eu, de certeza, que todos os benfiquistas também estão desejosos de perceber como vai o Benfica gerir este "negócio".

- Alípio Matos, uma das principais figuras do Futsal português, vai regressar ao SL Benfica. Ainda hoje não percebi porque saíu mas saúdo este regresso de alguém que sabe muito da modalidade.

- Ás vezes apetece-me discutir seriamente o estado do Sporting mas, depois leio o que muitos "sportinguistas" escrevem e a única coisa que me vem à cabeça é :"só têm o que merecem". Exemplo: empataram contra a Académica porque o árbitro é "lampião" e não assinalou falta no "passe" que um defesa da Briosa fez para o guarda redes nos minutos finais do jogo. Enfim...

- Aceito a discussão que o futebol inglês está longe de encantar tacticamente mas futebol é paixão e emoção e isso eles têm a rodos. O que dizer dos recentes jogos Reading - Arsenal e Chelsea - Manchester United? Isto é futebol.

5 comentários:

Ricardo disse...

- Sempre com espírito crítico construtivo, parece-me que o tempo deverá ser de comunhão de ideias. A blogosfera andava muito agitada, muitas vezes em desfavor do Benfica.

- Discordo. Não acho que a renovação tenha de estar dependente directamente das conquistas. Jesus ou serve ou não serve. Para mim, é tempo de modar o modelo do clube e procurar um treinador com outro perfil.

- O Gomes ainda está longe de poder ser uma aposta constante. Espero que não estraguem o miúdo por precisarem dele devido ao mau planeamento da época.

- Obviamente.

- Muita volta ainda será dada neste tema. De forma clara: não acho que o cenário de um regresso à negociação com a Olivedesportos esteja posto de parte. Difícil, nesse caso, será explicar aos benfiquistas a mudança.

- Excelente notícia.

- Se não forem à Champions este ano - e tudo aponta para esse cenário -, muito dificilmente não terão de passar por uma refundação que os levará a anos a fio na miséria.

- Loucura.

Anónimo disse...

O penultimo paragrafo aplica-se na perfeição a ambos os clubes de lisboa. É só trocar os nomes.

Jotas disse...

Gostei do post, nomeadamente naquilo que dizes de Lima.
Caríssimo benfiquista, não deixa de ser curioso, que sempre que o benfica está na linha da frente do campeonato, começem a surgir todo o tipo de noticias, primeiro a reovação do treinador, agora a saída de Aimar, enfim, muitas mais virão e a elas não dou crédito.

Anónimo disse...

Pois é anónimo das 10:09, quais foram as desculpas do Vitinho nos últimos 2 jogos em Barcelos? Até inventou a história dos bloqueios quando no ano passado perdeu na Luz para a taça da Liga... Agora que vos queixais menos, isso é verdade. Também têm razões para isso!

JotaPê disse...

Pegando no comentário do Ricardo, estou perfeitamente convencido de que os direitos dos jogos jamais estarão "dentro" do clube.

Ora, porque é que Oliveira venderia a Controlinveste aos angolanos e ficava com a Sportv sem ter garantido o ganha-pão (jogos do Benfica)?

Porém, não considero que seja muito difícil explicar a mudança. Vieira, como até aqui tão bem tem feito com a maioria dos aspectos sensíveis do clube, apenas informará que os direitos se mantêm com a Sportv. Aí, os benfiquistas vão "ganir" um "poucachinho" mas depois passa-lhes...

E seguir-se-ão mais 10 anos de duras críticas ao sistema, aos relatos facciosos dos nossos jogos, ao Fernando das facturas, ao Vitor Pereira dos árbitros, aos roubos e por aí fora...

É mais ou menos um dejávu.