blog

quarta-feira, fevereiro 06, 2013

Jamor Inseguro?


A novela é recorrente e cansativa. Sempre que se aproxima a final da Taça de Portugal surge a eterna discussão sobre o local onde se realiza a mesma com fortes críticas, vindas sempre da mesma origem, sobre a falta de segurança do Estádio Nacional e a necessidade, imperiosa, de mudar a final da Taça do Jamor para um estádio "mais moderno". A discussão é mais acesa conforme a maior probabilidade de a tal origem da discussão estar nessa mesma final. Todos os outros intervenientes do futebol nacional defendem que a final da Taça de Portugal é no Jamor, um estádio mítico que representa tudo aquilo que a final da Taça deve ser: Festa e convívio. Mesmo os clubes pequenos defendem a alegria de ir ao Jamor (claro que também há algumas vozes discordantes que, curiosamente, ouvem-se mais quanto maior for a afinidade com o tal ponto de origem da discussão).
Mas, sejamos sérios, falemos então do argumento que é usado para afastar a final da Taça do Jamor: a falta de segurança.
Ao longo destes anos todos que levo de futebol, a Taça, que me lembre, foi sempre disputada no Jamor e apenas por uma vez aconteceu um trágico e infeliz acidente no Estádio Nacional. Esse acidente, que manchou muito o sagrado emblema do SL Benfica, resultou dum acto que pode acontecer em qualquer estádio deste país. Qualquer um. Não teve a ver, rigorasamente nada, com o Estádio Nacional em si. Em qualquer estádio "moderno" entram tochas, petardos, potes de fumo, lasers, etc. Ao longo destes anos assistimos no Jamor a embates entre os chamados grandes sem problemas algum de segurança nas bancadas, tivemos jogos entre "grandes" e "pequenos" sem ocorrência de perigo, tivemos jogos entre "pequenos" e tivemos festa, muita festa. Que insegurança é que falam? Nas imediações? Nos acessos? E isso não pode acontecer num qualquer outro estádio? É preciso recordar os problemas que antecederam a final da Taça da Liga no Algarve entre SL Benfica e FC Porto? 
Repito, tirando o trágico acidente que tirou a vida a um adepto sportinguista que outro problema relevante ocorreu no Estádio Nacional durante a final da Taça de Portugal?

8 comentários:

Anónimo disse...

Em Inglaterra recentemente também mudaram vários anos a final da taça de inglaterra, a competição de futebol mais antiga do mundo do estádio de wembley antigo para um outro estádio durante a construção do novo wembley. Porque não o mesmo aqui? durante uns anos mudar de estádio, fazer-se as obras necessárias no jamor e depois a final voltar para lá.
O estádio está muito velho, precisa de arranjos!

Pedro disse...

Isso é uma outra discussão que, penso, não levanta qualquer polémica.

Hugo disse...

Nao diria que e inseguro mas sim desactualizado e sem as minimas condicoes de conforto

Pedro disse...

O que entendes por "conforto"?
Tem cadeiras de plástico que não devem ser diferentes das dos outros estádios. Vento? Chuva? Ok...mas sendo assim 90% dos estádios não teriam condições.

Acessos dentro do estádio? Ok, aceito. Mas até isso torna aquele estádio diferentes dos outros, especial.

Hugo disse...

Falava especialmente dos acessos que sao caoticos. Vento e chuva sao na boa ...

Um simpatizante disse...

Vento e chuva? Quantas finais foram jogadas debaixo de chuva? Já se devem ter realizado algumas, mas não me recordo de nenhuma em particular...

Anónimo disse...

Boas,
Recomendo que a Final da Taça, seja realizada no centro de estágios dos corruptos, afinal, aquilo também foi pago pelos contribuintes, poderá ser o Estádio Nacional do Norte, que acham?
Abraço, BMC

Anónimo disse...

Efetivamente nos últimos 8 anos não houve um único incidente. Vá-se lá saber porquê!