blog

quarta-feira, abril 03, 2013

Belém, Olhanense e Boavista

Finalmente o regresso do Belenenses ao convívio dos grandes do futebol português. Li um comentário algures na internet que tem toda a razão de ser mas não deixa de ser curioso que foi sobre o facto de a grande maioria dos benfiquistas ter um carinho especial pelo Belém apesar de estes terem adoptado a política anti Benfica e se terem associado, claramente, ao clube corrupto. Vi muitos benfiquistas contentes com a promoção do Belenenses com comentários do género "apesar de serem amigos dos corruptos fico feliz por terem subido". Não sei se fazemos bem, se fazemos mal. Tenho sérias dúvidas que os adeptos do clube azul de Lisboa tenham aprendido a lição e percebido o que as más companhias lhes prejudicaram mas, pela minha parte, estou contente que estejam de volta. Cresci ali ao lado, sempre tive carinho pelo clube e custou-me muito vê-los vendidos aos corruptos. Ir ao Restelo sempre foi uma tradição que com agrado vejo regressar.

Como seria de esperar, a equipa do Olhanense vai comparecer à recepção ao SL Benfica. Um "amigo" do Presidente pagou metade dos salários em falta e como tal os jogadores levantaram a greve anunciada. Nada de novo. O futebol português é pródigo nestas situações, repetem-se temporada após temporada. Não sei de que servem as garantias de capacidade financeira entregues no início das temporadas uma vez que temos sempre casos destes. Cada vez mais o Paços é um exemplo. O SL Benfica tem que passar ao lado de tudo isto e vencer. Ponto final.

Igualmente expectável são os desejos do Boavista em ser integrado na primeira Liga devido à recente anulação da condenação resultante do processo Apito Dourado. Nem vale a pena discutirmos a situação da Justiça em Portugal nem as particularidades do nosso futebol. Provavelmente a Liga será, novamente, alargada para 18 clubes de modo a que o Boavista seja colocado sem prejuízo dos clubes que conquistam a promoção vindos da Liga de Honra. Ficando a faltar um clube só espero que exista o bom senso de manter a despromoção de duas equipas e premiar o mérito permitindo que seja o terceiro classificado da Honra a ter o direito a entrar na primeira Liga.

7 comentários:

Miguel Nunes disse...

fala-se em liguilha. 2 últimos mais 3o e 4o da 2nda.

Belenenses n tem nada a ver com o FCP. Quem vai ao restelo sabe disso. E gostam tanto do SLB como do SCP ou do FCP. É igual.

Pedro disse...

Miguel, eu ouvi, ninguem me contou, o speaker do Restelo a dizer "palmas para o Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa que tanto ajuda o Belenenses"...
:)

E tenho vários amigos pasteis e nunca vi nenhum comentário deles contra tripeiros e lagartos e sempre q o SLB perde é uma festarola.

Anónimo disse...

Esse comentário sobre o olhanense não deixa de ter a sua piada tendo em conta a maneira como o leiria pagou os ordenados na época passada...

Entretanto o fcp x rio ave começou ha minutos e já deu para perceber que o oblak já recuperou as suas capacidades. Até andava preocupado com ele...

Rafael Ortega disse...

Eu sou do Benfica devido a influências do meu avô paterno.
Mas vivi até aos 5 anos na casa da minha avó materna. O meu avó materno, que infelizmente não conheci, era grande adepto do Belenenses.
Desconfio que se o tivesse conhecido talvez fosse do Belém.
Por isso, até gosto de os ter na 1ª Liga.

Os adeptos do Belenenses que eu conheço não detestam o Benfica.
Têm muito pouca admiração pelo peidoso.

Rafael Ortega disse...

Para além da entrega ou falta dela dos adversários há outra coisa que contribui para desgastar mais o Benfica que o Porto. Viagens.

Basta olhar para o mapa, ver onde jogam as equipas da Liga e dá para perceber.

Sabendo que:
->já se sabe que no próximo ano há mais uma equipa de Lisboa;
->das 5 piores classificadas da Liga só uma é do Sul;
->excluindo equipas B, das 6 melhor posicionadas na 2ª Liga para chegar ao 3º lugar, 4 são do Norte, uma do sul e uma dos Açores;

Este alargamento, além de trazer uma equipa da cidade do Porto atrás, vai bafejar pela sorte outra equipa do Norte quase de certeza.

Ou seja, mais duas deslocações, que para o Benfica são 600km ida e volta, para o Porto pouco mais de 100.

E PLURIBUS UNUM disse...

Oh Rafael, com todo o respeito, mas Portugal é um País tão pequeno...nós somos maiores que Portugal, jogamos em qualquer ponto do país.
A minha única preocupação, são...os viadutos!!!

John Wakefield disse...

Bem, o Oblak expulsou-se num lance. Se fosse contra o Benfica, caía o carmo e a trindade!

Quanto ao Belenenses, não hesito em referir que foi a melhor a equipa da II Liga. Mereceram a subida.

O Olhanense, clube com excelentes relações com os azuis, está num período mau em termos financeiros. Não sei se neste jogo não existirão outros aliciamentos extra. Certo é que o dinheiro que agora chegou deveria ter sido enviado antes do jogo com o Beira Mar, essa sim uma partida fundamental que, por acaso e alguma sorte, a equipa de Olhão venceu nos últimos minutos. Porque é que o dinheiro só chegou depois desse jogo fundamental e antes duma partida, na qual as hipóteses de pontuar são, à partida, reduzidas? Dá que pensar, não dá?
Se o presidente do Olhanense diz que foi tudo feito com transparência e lisura, porque é que não apresenta o benemérito? Se fala verdade, não tem nada a temer e só vem gabar alguém que se aprestou a ajudar o clube...

Em relação ao Boavista, eu ainda aceitaria a sua readmissão, mas com esse Presidente de novo na I Liga, não posso concordar. A era dos Loureiros já deveria ter terminado e, pelos vistos, a saga vai continuar. Perde o Boavista e o futebol português. Se ainda fosse o Álvaro Braga Júnior a mandar, eu ainda aceitava, mas os boavisteiros continuam a venerar os loureiros! Desculpem-me, mas eu não os posso apoiar nesse caso!