blog

quinta-feira, abril 25, 2013

Fenerbahçe - SL Benfica: 1-0

A perder por um ao intervalo.

Mais uma vez irei contra a maioria e dizer que acho que fizemos a melhor exibição na Liga Europa este ano. Ao contrário do que os estarolas da SIC disseram não acho que tenhamos sentido a ausência de jogadores como Enzo ou Luisão. Acho que quem jogou cumpriu e muito bem. Não podemos de esquecer que do outro lado estava uma boa equipa empolgada em estar a fazer história para o clube que representa (primeira vez que o clube turco está numa meia final europeia). O SLB não sentiu qualquer problema em enfrentar aquele fantástico ambiente, não teve problemas em pegar no jogo, não teve problemas em ir à procura de um bom resultado e não teve problemas em assumir que segunda feira há jogo decisivo para o campeonato nacional. Tudo isto junto, estou muito agradado com a exibição do Benfica. Não estou agradado com o resultado porque perdemos e isso é sempre mau e perder por 1-0 fora obriga ao Benfica a ganhar por dois golos na Luz e tira o empate como uma possibilidade. Portanto, só há um caminho, carregar sobre os turcos e marcar um, dois e se possível mais sem sofrer.

Jesus surpreendeu e colocou Aimar a titular. Perto do final coloca Martins em campo. É também por isto que Jesus me tira do sério. Aimar tem jogado muito pouco e num jogo destes é titular. Martins não joga há vários jogos e passa a opção para esta noite. Não está em causa a opção táctica nem o que Jesus pretendia com a inclusão dos jogadores mas sim o facto de que eles podiam estar melhores fisicamente, ter mais ritmo nas pernas e isso podia ter feito a diferença. Significa isto que acho que Aimar esteve mal? Claramente que não. Jogou à brava e quem não achar isso dedique-se a outra coisa que não ao futebol. Aquele amarelo terá pesado na decisão de JJ em o tirar ao intervalo porque podia fazer mais uns minutos na segunda parte e ser o cérebro que a equipa precisava. Com a sua saída o Benfica demorou um pouco a reentrar no jogo mas depois de uma boa jogada atacante a equipa percebeu a nova forma de jogar e estabilizou. É igualmente verdade que os Deuses dos Postes têm estado connosco nesta edição da Liga Europa e, apesar de tudo, foi um mau alívio após um canto que devia ser pontapé de baliza, que deu o golo dos turcos. São coisas que acontecem em futebol, não é motivo para alarme. Jogámos muito bem.

Matic está um senhor jogador. André Gomes não acusou a pressão e se acreditasse no seu pé esquerdo podia ter tido sorte. Cardozo fez mais um excelente jogo que, de certeza, irá passar ao lado da maioria. Jardel novamente a mostrar que não é por ele que teremos problemas. Maxi a ser o velho e fantástico Maxi. Grande Artur com boas defesas a dizer presente. Melga teve azar mas fora isso esteve bem, tal como Garay. Sálvio talvez cansado a não ser tão explosivo como o costume. Só não gostei de Ola John. Acontece, nada de grave.

Uma boa arbitragem que falhou apenas em alguns pormenores. Infelizmente um desses pormenores acabou em golo do Fenerbahçe. Penalty bem ajuizado e golo bem validado. O amarelo ao Aimar é exagerado mas em lance corrido compreende-se a decisão.

1-0 é um resultado chato mas perfeitamente possível de ser ultrapassado. Se este jogo teve em mente o jogo de segunda, o embate contra o Marítimo terá fortes consequências na segunda mão desta eliminatória. Uma vitória na Madeira e o Glorioso irá com tudo para cima dos turcos. Um resultado menos positivo e o Benfica irá, logicamente, retrair-se e isso pode pesar no resultado final. Veremos. 

Estar nesta fase das competições na situação invejável que o Sport Lisboa e Benfica está tem estas consequências, estas análises e decisões de quem manda. Outros conseguem chegar a estas fases com dopings e visitas domiciliárias dos árbitros. Nós conseguimos com o nosso empenho, suor e qualidade. E é com isso que iremos lutar até ao fim.

CARREGA BENFICA!!!

13 comentários:

Manuel disse...

Finalmente um post racional, frio e com bom senso. Uma surpresa! Doparam-se com certeza!



Socio slb nº 218219 disse...

Pedro: estou de acordo contigo! 2ª feira vitória, campeonato na mão e comemos os Turcos!

Anónimo disse...

Grande post, Pedro!
É nestes momentos que se vê quem está pelo Benfica. Já anda tudo a rogar pragas ao Benfica, ao JJ, aos jogadores...enfim.

Tivemos pela frente uma boa equipa, vimos de um ciclo de jogos extremamente difícil - os turcos estão a 7 pontos do primeiro no campeonato deles, nós estamos a lutar pelo nosso e viemos de um derby - , jogámos sem dois, três jogadores importantes e com alguns naturalmente mais cansados. Aliás, à excepção do Benfica, nenhuma das outras três equipas nas meias-finais joga pelo título nos respectivos países. E na CL passa-se o mesmo. Real fora do título, este já entregue ao Barça, Bayern campeão. O que o Benfica tem feito até ao momento tem sido excelente.

Não ganhámos?, podíamos talvez ter outro resultado? Claro. E os adversários, não jogam? Os turcos deram e vão dar tudo por tudo, para eles é um momento histórico.

Sim, também achei estranha a inclusão do Aimar, mas Gaitán estaria nas melhores condições? Lima também? Acho que não, e JJ tentou "puxar" um pouco o cobertor. Não temos muitas soluções, quando alguns jogadores se lesionam ou são castigados. A equipa deu o que pôde, lutou, fez o possível.

Porra, podemos virar a eliminatória. Muito difícil, mas podemos. Jogamos em casa, e temos tudo para tentar estar na final. E sim, contra o Marítimo também podemos ganhar. Não podemos é deixar de apoiar estes jogadores, que têm estado magníficos.

Sei que há muita gente contentinha com a nossa derrota hoje, e é contra esses que devemos lutar. Vamos em frente, Benfica !!

João M.

Anónimo disse...

Pedro, desculpa lá, mas o árbitro prejudicou-nos. O penalti é bem assinalado, mas a marcação do canto (que dá origem ao golo) é dos mais bizarros lances que poderia acontecer. Mesmo com um quarto árbitro, o árbitro não conseguiu ver que o jogador do Fenerbahce foi o último tocar na bola. Era um lance tão fácil de ajuizar...
Repare-se ainda que o árbitro não cumpriu a compensação no seu todo. Em 3 minutos, apenas foram jogados 2:44, e nesse preciso momento, o Benfica tinha ganho a bola na defensiva e ia lançar um derradeiro ataque... repito - ia, porque o árbitro terminou o jogo nesse momento.

O Sistema quer que a gente não se queixe do árbitro, pois só eles é que querem ter argumentos para condicionar a arbitragem do jogo no Funchal... Mas hoje fomos prejudicados, talvez não tanto como o Sporting no dérbi, mas isso não apaga o caseirismo deste árbitro.

PS: Apesar disso, a vitória dos turcos é justa porque jogamos num ambiente adverso e acusamos a ausência de 3 jogadores relevantes que ficaram de fora.

Red Sniper disse...

Completamente de acordo com a tua análise. Com a excepção de alguns passes transviados,do retraímento do Salvio na 2ºparte, e daquele atraso mal direccionado do Melga, gostei bastante da maneira como a equipa se posicionou no terreno, e pegou no jogo sem medos...
Acho que JJ teve a cabeça na Madeira durante demasiado tempo.
Que o Inferno da Luz volte já no próximo dia 2 de Maio !

joão carlos disse...

não acho que tenha sido o nosso melhor jogo nesta competição mas foi um jogo serio sobretudo foi o jogo possível nesta fase e com tudo o que nos envolve pena que a sorte que nos acompanhou durante alguns períodos do jogo nos tenha faltado no lance que precedeu e no que deu o golo mas este é um resultado mau sobretudo é um resultado pior do que aparenta não marcamos nenhum golo e vai ser muito difícil conseguirmos dois golos de vantagem.
A segunda substituição acabou por ser um desastre já deu resultado noutras alturas mas desta vez colocou-nos a jogar com menos um e quebrou a dinâmica nas saídas para o ataque que começávamos a ter.

Anónimo disse...

Não vimos o mesmo jogo de certeza. Quando vejo uma equipa desinspirada, a defesa a tremer em alguns momentos (o Jardel foi comido 2 vezes na 1ª parte), inúmeros passes falhados e pouca agressividade no ataque, não consigo perceber como se pode achar que foi uma boa exibição. Enfim, são opiniões.

rsa disse...

Melhor exibição na Europa? Permite-me discordar assim como tenho quase a certeza que com Luisão e Enzo o jogo seria outro, não porque Jardel tenha comprometido ou jogado mal, mas Luisão e a sua capacidade de liderança fez falta houve momentos em que com Luisão em campo se calhar a equipa não ficaria tão encolhida depois o A.Gomes acusou o ambiente e o jogo (uma meia final)o que é normal.
Pablo Aimar jogou (precisamos de Gaitan para segunda feira ) mas muito sinceramente acho que já não têm andamento a este nível fez coisas boas? Sem dúvida mas a idade não perdoa e já não têm velocidade nem capacidade fisica, para muito mais.
Tal como C. Martins JJ olhou para o plantel e não havia mais ninguém.

Há o "Tacuara" fez um bom jogo segurou muitas bolas mas faltou apoio ontem foi o sacrificado, o que se passa com Rodrigo? Horrivel a sua prestação!!!!

O 1-0 permite-nos sonhar mas antes há que ganhar na Madeira pois uma vitoria segunda feira practicamente significa o titulo nacional e esse é o titulo mais importante.

Viva o Benfica!!!!

Anónimo disse...

Atenção atenção... mais uma pérola:
Amanhã no dragão o árbitro é..................... Bruno Paixão!!!

Pahahahahahahahaha não há vergonha nenhuma nesta gente.

Anónimo disse...

O Benfica teve que levar com o Proença e o Xistra.
O FCP não tem que levar com o Paixão, pois o árbitro será o seu amigo Xistra. Já está ganho o jogo contra o Setúbal!

Quanto ao jogo do Benfica, isto pode ser polémico:

http://geracaobenfica.blogspot.pt/2013/04/manuel-mota-vamos-dizer-adeus-ao-titulo.html

RockDaLinha disse...

é a tua opinião... mas...Aimar Jogou à brava e quem não achar isso dedique-se a outra coisa que não ao futebol????

Na minha humilde opinião, o Aimar mete dó, nem lhe deviam fazer aquilo, foi mau de mais. Quem viu Aimar e que o vê....

Esperava mais do Benfica, do que vi, perder por 1-0 nem foi mau... Na próxima quinta la estarei para ver o Benfica ganhar 3-0.

Que entrada foi aquela do Rodrigo? E o Ola John parece que anda mais preocupado com o facebook do que em jogar futebol.

Anónimo disse...

http://www.zerozero.pt/noticia.php?id=108243

Estou farto que as minhas quotas tenham que ser gastas nestes arruaceiros.
Quando é que a direcção vai tentar saber quem são os indivíduos e mete-los a pagar a multa eles mesmos?

Unknown disse...

Boas Pedro. Só para dizer que concordo em absoluto com praticamente tudo, menos o facto de o Aimar ter "jogado à brava". Não jogou. Exatamente porque, como dizes e bem, não tem ritmo nenhum, falhou imensos passes, as combinações com o Cardozo e os alas eram sofríveis..

Mas passes todos falharam. Estivemos horríveis nesse aspecto.

O Ola John esteve mal, mas o que dizer do Rodrigo? Uma nulidade! Completamente inconsequente em cada lance que disputou.. Era de arrancar os cabelos o número de bolas que perdeu! Não consigo entender o que se passa com ele.

De resto, excelente análise, como sempre.

Cumprimentos.