blog

quarta-feira, novembro 27, 2013

Anderlecht - SL Benfica: 2-3

A esperança nos oitavos continua.

Finalmente um belo jogo do Glorioso na Champions, assumindo desde o primeiro minuto o controlo do jogo, mostrando claramente que queria ganhar. Com Fejsa no meio campo o Benfica ganha um músculo impressionante e liberta Enzo e Matic. O argentino sente-se como peixe na água enquanto Matic tem sentido algumas dificuldades em voltar a ser um 8 depois de se ter tornado um tão bom 6 mas esta noite Matic esteve bem. O Benfica com elementos como Matic, Enzo, Gaitan e Markovic a transportarem a bola a qualidade de jogo da equipa é brutal e não há necessidade de um avançado ser tão móvel como Lima tem estado a ser. Com quatro jogadores móveis, técnicistas e rápidos a equipa tem muito a ganhar com um elemento mais fixo no centro do ataque pois, muitas vezes, o Benfica trocava muito bem a bola mas depois não tinha seguimento pois não estava ninguém na área para a bola puder ir para lá. Tenho dito muitas vezes, com estes jogadores a táctica ideal é o 433 com Cardozo na frente de ataque. Hoje, sinto, que o jogo teria sido bem mais fácil se Tacuara tivesse podido jogar.

Não foi um jogo perfeito obviamente até pela vitória pela margem mínima nos minutos finais. Continuamos com demasiadas lacunas defensivas o que na Europa é fatal. Não foi porque o Anderlecht é demasiado fraco o que arrefece um pouco a minha alegria pela exibição do Benfica. Jogámos muito bem e "só" conseguimos vencer a equipa mais fraca do grupo com um golo nos minutos finais. 

Enzo fez um jogão como tem sido habitual. É um jogador fenomenal. Fejsa agrada-me bastante apesar de não ser tão bom como parece. É uma carraça, um poder físico impressionante e parece estar em todo o lado mas toda esta loucura torna-o um pouco indisciplinado tacticamente o que leva, por vezes, a que o adversário tenha espaços onde não devia. Lima está numa forma paupérrima, luta muito mas nada sai bem. Precisa de golo para animar. Os dois melhores lances que vi Artur fazer com a camisola do Glorioso foram lances que tinham sido já anulados pelo árbitro. Hoje tem uma saída aos pés de um adversário fabulosa. Markovic e Gaitan são jogadores que de um momento para o outro têm lances de génio que mudam um jogo. 

Antes do terceiro golo do Benfica há um golo anulado aos belgas. Falta sobre Garay e fora de jogo.  Um lance que seria validado no campeonato nacional e dificilmente o Benfica teria marcado o golo da vitória. E não digo mais nada.

Não tenho grandes esperanças que o Olympiakos não vença este Anderlecht na Grécia mas enquanto há vida, há esperança. Vamos ver. Fundamental será ganhar ao PSG.



12 comentários:

Benfiquista no Norte disse...


O posicionamento da defesa nos cantos é uma lástima, não ganham uma bola. Como alguém disse, um canto contra nós é como se fosse um penalti...

E, claramente, falta classe a esta equipa! Jogar com segurança e estilo não há!

Anónimo disse...

"Finalmente um belo jogo do Glorioso na Champions, assumindo desde o primeiro minuto o controlo do jogo, mostrando claramente que queria ganhar"

Ok, viste o CSKA-Bayern e pensavas que era o Benfica a jogar. Esses enganos às vezes acontecem...

Pedro disse...

Era mesmo o Benfica. Pode haver imitações mas Manto Sagrado só há um! :)

Anónimo disse...

Falta de qualidade na gestão e controlo do jogo.
Tremuras abundantes ao longo da partida.
Defesa está uma lástima.
Belo jogo, sem dúvida.
Pedro, o teu grau de exigência está cada vez mais parecido com o do Vieira e do Jesus. Parabéns.
A.P.

Pedro disse...

O meu grau de exigência é muito elevado, dentro dos padrões do Sport Lisboa e Benfica.

As minhas expectativas são ZERO e esta época, até ao momento, não me deu qualquer motivo para ser diferente.

Tendo em conta tudo o que se tem visto esta época este foi, claramente, um bom jogo. Já passei a fase de tentar convencer as pessoas. É a minha opinião e mantenho. Se há falhas? Claro que há. Se há coisas a corrigir? Sim, muitas.

Mas é este o caminho a seguir.

Se isso será uma realidade? Como te disse: expectativas ZERO.

Anónimo disse...

Pedro,
Este jogo revelou as qualidades e os defeitos do consulado jesuíta, tal como o encontro da taça com o Sporting.
A incapacidade do treinador, do clube e dos jogadores para aprender com os erros é gritante.
As minhas expectativas tb são nulas. Só irão aumentar com as saídas de Jesus e Vieira, que estão esgotados e não dão mais do que já deram ao clube.
Maio passado, teria sido uma boa altura para repensar o que é o clube quer fazer da sua equipa de futebol.
A jogar assim, nem na liga europa devemos ir mt longe. Valeu o facto de esta equipa belga ter calhado no sorteio.
O facto do Benfica continuar na europa vai expor, uma vez mais, as debilidades de Jesus na gestão do plantel, com os paupérrimos resultados que se conhecem.
Quando for outro o presidente do Benfica, valerá a pena falar sobre futebol. O essencial devia ser a liga portuguesa, para recuperar os 20 anos perdidos, que colocam o clube, nesta altura, um pouco melhor do que o Sporting.
Até Vieira abandonar, vais continuar a achar que jogos como estes são boas exibições.
a.p.

Pedro disse...

Nada a acrescentar a este teu comentário.

Anónimo disse...

Quer dizer que concordas?
a.p.

Anónimo disse...

Bela Vitória, bem haja o crer que os jogadores imprimiram.

Tico

Pedro disse...

Sim, concordo practicamente com tudo. Quem me acompanha sabe o que penso de JJ e de Vieira. Sabe que tenho referido muitas vezes as debilidades da equipa e do próprio clube. E sabe igualmente que dificilmente teremos sucesso com qqr um deles nos comandos do clube.

Antonio disse...

Mais um jogo lamentável do Benfica. A confusão táctica perante um adversário mediocre permitiu que até parecesse que havia equilibrio.

JJ não sabe mais, o presidente não sabe nada, por isso vamos manter esta sensação de que até não somos maus, mas só para quem está pouco atento ao que se está a passar no futebol europeu ao nivel dos melhores campeonatos.

Isto a mim entristece-me dado que considero que, este ano, temos um dos melhores planteis dos últimos 15 anos. Enfim!

Anónimo disse...

Recomendo a leitura da entrevista do Carraça no rascord de hoje, muito esclarecedora!