blog

sexta-feira, novembro 08, 2013

Decisivo?


Amanhã, no Estádio da Luz, joga-se muito mais do que uma mera qualificação para a próxima eliminatória da Taça de Portugal. Não estou a falar do facto de se jogar um Derby e, por isso ser mais do que um jogo, mas sim das consequências que o resultado pode ter para o futuro imediato do SL Benfica.

Uma vitória do Benfica pode representar (assim esperamos todos) a continuidade da onda positiva que a equipa conquistou nos últimos jogos. É verdade que se perdeu a Grécia mas a maioria dos benfiquistas ficou agradado com a exibição. Vencer será normal e permitirá manter esse clima positivo que é absolutamente necessário para ter ambições de conquista esta época. Não esquecendo, obviamente, que só vencendo é que se mantêm intacto o objectivo de conquistar a Taça de Portugal. 

Uma derrota pode significar o caos absoluto no seio do Sport Lisboa e Benfica. Com os oitavos da Champions em risco, com este péssimo primeiro terço de época, uma eliminação em casa, da segunda competição nacional, às mãos do eterno rival, será o culminar da já fraca ligação entre adeptos e equipa. Tenho sérias dúvidas que uma derrota provoque a saída do treinador e muito menos uma revolução directiva mas não duvido por um segundo que será o ponto final na época do Sport Lisboa e Benfica.

Uma vitória convincente do SL Benfica terá igualmente o bónus de abalar a moral do rival com consequências no campeonato da mesma forma que uma derrota irá dar a estabilidade e confiança para que os verdes se assumam como candidatos à conquista do campeonato e lutarem com os azuis pelo mesmo. 

Não tenho expectativas. Tanto acho que podemos golear como sofrer humilhante derrota. É este o meu estado de espírito em relação ao SL Benfica actual, o que não é novidade como bem sabem. Temos muito mais a perder do que a ganhar e isso é muito preocupante.

Infelizmente desta vez não irei estar presente mas sei que quem estará irá dar o máximo apoio pela vitória do Glorioso.

7 comentários:

John Wakefield disse...

Sim, tudo pode acontecer amanhã.
É o segundo título mais importante que podemos ganhar, em termos realistas.
Uma derrota compromete a taça de Portugal, e como não acredito na vitória no campeonato, também vai ao ar a supertaça.
Só nos sobra a Taça da Liga, um troféu secundário, mas pronto é um título para ganhar....

O Benfica joga pois muita da salvação desta época no jogo de amanhã. Deixar a Champions e a Taça de Portugal de forma prematura não será, de modo algum, um bom sinal para o que resta da época.
Acresce ainda que, em breve, vamos conhecer o castigo a Jorge Jesus e temo que este apanhe 2 ou 3 meses.
Meus amigos, isto não está fácil.
Creio que uma derrota amanhã é o fim da linha para Jorge Jesus e Vieira. Ao menos que sirva para isso...

Nota - Votem na sondagem electrónica do Diário de Notícias que visa determinar a aceitação ou rejeição da estátua do Cosme Damião!

Anónimo disse...

Esta temporada foi perdida em Maio passado, quando não se fizeram mudanças profundas na estrutura do futebol. Agora é tudo previsível.
O campeonato ainda não está perdido por simpatia do FCP, mas a agonia da equipa será maior e permanente.
a.p.

Anónimo disse...

Pedro,

Não direi que só um super-Benfica conseguirá vencer amanhã, mas será preciso um Benfica muito, muito forte. O adversário está realmente a jogar bem, a praticar um bom futebol, está motivado e - isso também é importante - não tem o desgaste que um jogo (intenso, ainda por cima) da CL sempre deixa. Talvez seja isso que mais me preocupa: como reagirá o Benfica a esse desgaste? E mais: saberá JJ ser prático e inteligente na motivação dos jogadores e na abordagem ao jogo? Sinceramente, acho que esta é uma prova de fogo para ele. Toda a gente diz que JJ falha nos jogos decisivos, e este é um jogo decisivo. Cabe-lhe demonstrar que assim não é.

Claro que se perdermos é como dizes: haverá consequências no estado anímico da equipa, será mais um troféu que perdemos prematuramente, mas não é provável que se dê a saída do treinador e uma revolução directiva.

Epá, gostei e não gostei do teu post; gostei porque é lúcido e objectivo; não gostei porque normalmente estás mais confiante antes dos derbys, e eu gosto de sentir a tua confiança. Mas pronto, vamos lá a ver se a equipa se galvaniza, esquece o cansaço e luta pela vitória.

Abraço,
J.

Anónimo disse...

Amigos do Benfica - A torcida do Cruzeiro fez uma adaptação da música cantada pela torcida do Benfica, conforme pode ser visto no "you tube" bastando digitar: "dizem que somos loucos da cabeça cruzeiro". Ficou muito bom. Todos estão convidados a assistir. Um abraço a todos e boa sorte ao Benfica.

Pedro disse...

J., gostava de estar confiante mas, como sabes, não estou. Acredita que me deixa incomodado.

Anónimo disse...

Pedro, entendo-te bem. Mas vamos lá ver, pode ser que a equipa se supere e JJ demonstre sensatez e aborde bem o jogo. Pessoalmente, e apesar de ser um grande admirador do Cardozo, preferia que ele hoje não jogasse, porque se jogar vai estar a meio gás, o que significa que jogaremos com 10 e meio. Sabendo como o Cardozo é importante para a manobra da equipa, tê-lo a 50% só nos prejudicará.

Abraço,
J.

Pedro disse...

Claro, se não está em condições, não deve jogar.