blog

terça-feira, novembro 05, 2013

Olympiakos - SL Benfica: 1-0

Mais uma vez, expectável.

A patroa cá em casa estranha a minha apatia ao ver os jogos do Benfica, diz ela que já não sou o mesmo. Sim, é verdade, estou apático a ver o Glorioso esta época porque, simplesmente, sei como vai ser a época, tudo isto que está a acontecer era expectável e disse-o ainda mal a época passada tinha acabado.

Mais uma vez o Benfica claudica nos momentos decisivos, mais uma vez o Benfica é incapaz de vencer um jogo grau de dificuldade elevado, tem sido esta a história do Benfica de Jorge Jesus. Jogámos mal? Claro que não jogámos mal mas não jogámos aquilo que muitos benfiquistas andam a dizer que jogámos. Mais uma vez tivemos boas jogadas e boas oportunidades de golo mas fruto de jogadas individuais e não tanto pelo jogo colectivo. Estivemos muito mais coesos do que o costume fruto, obviamente, da inclusão de Ruben Amorim (mais um que muitos dizem que não presta) no meio a dar consistência à equipa.Isso permitiu ter mais pressão sobre o portador da bola, mais bola, mais jogo. Mais uma vez se verifica que a equipa ganha muito com a troca de um avançado por um centro campista mas, mais uma vez, sabemos que é esporádico e rapidamente iremos voltar aos dois avançados e a um meio campo mais vulnerável. 

Não merecíamos perder e quando o guarda redes adversário faz as defesas que faz há a tentação de exagerar na qualidade da exibição mas faltou algo que é fundamental: eficácia, concentração defensiva e qualidade no último passe. O Benfica não teve isso e numa competição como a Champions paga-se caro. Já é hora de os benfiquistas perceberem isso. Quando em dois confrontos com uma equipa como esta do Olympiakos não conseguimos uma vitória está tudo dito sobre o que esperar do Benfica nesta competição. Em quantos anos de Jorge Jesus a fase de grupos da Champions correu de forma diferente? Mas o jogo nem era decisivo, tranquilos.

Claríssimo destaque para Amorim, excelente exibição numa posição onde deve jogar mais vezes. Sílvio também se mostrou em bom nível. Artur foi um espectador mas foi incapaz de defender o lance do golo. Teve culpas? Claro que não. Tal como Roberto não teria se tem sofrido golo numa das inúmeras fabulosas defesas que fez. É a diferença que os benfiquistas não percebem. Anos e anos a defender à zona nas bolas paradas e os golos sempre a acontecer. 

Oiço falar da melhor exibição da época. Perdemos na Grécia, contra um não muito forte Olympiakos e practicamente dissemos adeus à Champions. O Benfica de Jorge Jesus é isto. Mas concerteza que muitos irão defender que estamos no caminho certo, que a jogar assim iremos vencer no futuro e que o Pote 1 e o Ranking da Uefa é que é bom. Pode ser que agora se calem com a final no Estádio da Luz.

Sábado joga-se muito para o futuro do SLB. Joga-se demasiado. Tão previsível como desnecessário. Cá estaremos para defender o SL Benfica como sempre.


23 comentários:

M disse...

estás muito aziado pá, tens de ter calma, quem está apático não escreve como tu escreveste...

o grande problema deste jogo é saber que o JJ vai estragar já tudo no próximo sábado.
Este foi mesmo o melhor jogo da época, e com este plantel e soluçoes, era assim que deviamos jogar desde inicio da epoca.

controlar, equipa coesa, dominio de meio campo, 3 gajos lá no meio a fazer correr adversarios e claro, oportunidades lógicas de golo face à qualidade e claro, não ter GR a fzer o jogo da vida dele...
se jogarmos assim no sabado, SCP leva uma tareia das antigas....mas o JJ vai voltar ao esquema dos 2 rapazes e meio campo e desgraçar isto tudo.....

abraço

Calvin disse...

Não concordo contigo, Pedro, por várias razões. No final dizes que estarás sempre aqui para defender o Glorioso mas nesta crónica estás sobretudo a defender o teu ponto de vista, que todos já conhecemos. Não entro na discussão se está certo ou errado (a época até agora dá-te razão) mas hoje não é o jogo certo para o defenderes. Segundo, afirmas que tivemos boas exibições individuais e não jogo colectivo e eu penso exactamente o contrário, o bom jogo colectivo foi manchado por falhanços individuais inadmissíveis (vide Matic). Por fim afirmas que no sábado se joga muito do futuro do Benfica mas quando muito joga-se o futuro do JJ no Benfica e ninguém pode confundir uma coisa com a outra. Cumprimentos benfiquistas

joão carlos disse...

eu mesmo sabendo o que vai acontecer continuo a sofrer sempre é mais forte do que eu.
o mais grave nas bolas paradas defensivas não é só o numero de golos sofridos é o facto de serem quase todos fotocopia uns dos outros e depois ainda existem uns iluminados que dizem que foi uma falha de marcação.
esta era mais uma final,porque só a vitoria interessava, e mais uma vez falhamos.
o problema do roberto nunca foi entre os postes foi sempre fora deles e ainda mais ficaram expostos pela forma como a equipa defende, ou não defende, as bolas paradas e os nossos adversários sempre o souberam explorar ao contrario de nos que apenas por uma vez nestes dois jogos o fizemos e deu logo golo.

zizou disse...

"Mais uma vez tivemos boas jogadas e boas oportunidades de golo mas fruto de jogadas individuais e não tanto pelo jogo colectivo." ... Deixei de ler aqui. Incrível ...

Pedro disse...

M, é só comparares com outros posts meus noutras épocas e vais ver que estou mesmo apático.

Calvin, eu disse que no sábado se joga muito para o futuro do SLB. É ligeiramente diferente. Obviamente que teremos SLB depois de JJ (para alguns parece que não) mas se acontecer algo a JJ será sempre com consequências para o Glorioso. É nesse sentido.

Ver Markovic pegar na bola, fintar meia equipa grega e ouvir os comentadores a dizer que o SLB está a jogar à brava é um pouco puxado. E foi muito disso que se viu, arrancadas de Markovic, de Gaitan, até de Enzo. Jogo colectivo não vi assim tanto que me permita adjectivar a exibição como vejo muitos benfiquistas fazê-lo.

joão, pior que tudo é saber que o treinador assume que tem maior intervenção no processo defensivo.

zizou, para bom entendedor meia palavra basta. Fizeste bem. ;)

Anónimo disse...

Não concordo nada com isto. Acho que o Benfica esteve bem, mas pecou muito na finalização, apenas e só isso. Alguns por serem ainda verdinhos(Markovic) outros...sei lá, a física explica porque é que falharam.
AGora falar que foi apenas lances individuais? Porra , vitória com lances individuais foi contra a Académica que sem jogarmos um peido estamos a ganhar 2-0 antes do intervalo. Ou contra o Gil Vicente em que o Markovic entra e faz o empate uns minutos depois quando a derrota parecia inevitável.
Hoje? Bom futebol colectivo, boas jogadas colectivas, péssimos na finalização e um Roberto que fez a melhor exibição que vi dele(mesmo naquela fase "boa" no Benfica). É assim a vida...há uns anos atrás o Rubin Kazan venceu em Camp nou por 1-0 sem saber ler, nem escrever, eram grandes defesas, eram bolas nos ferros.
Fiquei com a sensação que bastava fazer o primeiro golo...era fazer o empate e depois tínhamos vingado os 5-1 ali...naquele mesmo estádio.

SLB4EVER disse...

Como compreendo essa dor companheiro!

Mais uma grande vitória moral, mais uma para a coleção de JJ e LFV e que de certeza deixou em extase os adeptos do benfiquinha! Agora é que é tudo nosso até ao final da temporada e para o ano que vem, já estou a ver os delírios, basófia exarcebada e irrealismo a voltar em força e com uma ignorante convicção!

Finalmente JJ a reforçar o meio campo, aspecto mais que batido e surpresa parece que os treinadores de bancada até estavam certos! Nisto estou como o M contra os lagartos vai-se voltar ao mesmo de sempre, resta saber com que resultado!

Uma coisa é certa podem vir falar da exibição de oportnidades, de Roberto mas nada apaga o erro amador que ditou a nossa derrota, bolas paradas com o JJ tem sido isto, péssimos a defender e inconsequentes nas atacantes, de ano para ano parece que piora, cada vez me convenco mais que no seu 1º ano JJ lucrou muito com o trabalho do seu antecessor neste aspecto.

Matic a continuar assim pode bem sentar no banco a ver se refresca as ideias que anda algo confuso em campo.

E siga para a liga europa (vamos ser optimistas!) uma taça mais ao nível do treinador e presidente mas não ao nível dos pergaminhos do grande BENFICA! (E tão pouco do investimento e indevidamente feito pelo clube e salário que o catredático aufere)

andrerafa disse...

Ouve boas jogadas colectivas, e individuais para desbloquear o jogo e também tivemos isso, ouve boas trocas de bolas no meio... simplesmente como disse no forúm serbenfiquista, falta nos sempre uma pontinha de sorte, se isso muda com um novo treinador talvez sim e deixemos de defender há zona.

Antonio Vieira disse...

Isto já nem há palavras para descrever este Benfica de jj.. Vergonhoso, dois anos consecutivos num grupo em que eramos claramente favoritos a ficar pelo caminho.. Enfim uma vergonha! E maus teria para dizer, mas nao adianta ..

Anónimo disse...

Amigo não concordo nada....

O Benfica nestes 5 anos sempre foi equipa dependente da Acção individual...

Mas se há jogo onde fomos menos dependentes do individual e funcionou o colectivo num todo, foi ontem.

Na minha opinião foi o jogo mais personalizado do Benfica de Jesus neste 5 anos na Europa....

Faltou o golo , por azar e muitas das vezes nabice na hora H. Mas com isso tenho a ideia que estava tudo a fazer outras analises.

Unknown disse...

O que mais me chateia, é mesmo a forma como sofremos o golo... a defender os cantos desta maneira vai para 5 épocas, e continuamos a levar golos assim...

Unknown disse...

Um apontamento só em relação a Roberto e à nossa... incompetência. Quem perder umas a horas a observar o jogo do Roberto, sabe que ele é muito bom entre os postes, e terrível a sair a cruzamentos. Pergunta para queijinho: Quantas bolas cruzou o Benfica para a área? Daquelas que criam situações de golo?

Benfiquista no Norte disse...


Creio que o problema nem foi propriamente o jogo de ontem.

A equipa esforçou-se e num jogo ninguém é obrigado a ganhar, mas sim a competir, a dar tudo em campo.

O problema foi a campanha descabida que alguns dirigentes andaram a fazer de forma pateta nos últimos meses: que o objetivo era chegar à final da luz, que o SLB tem projeção mundial e logo deve estar nos grandes palcos, etc etc.

Quanto maior a expectativa, maior a desilusão... sobretudo quando o edifício do futebol do clube está construído sobre fundações pouco firmes, como já há muito tempo se percebeu (pelos vistos menos lá dentro, junto de quem manda...)

Antonio disse...

Concordo com a análise do Calvin. Para mim, ontem, foi, claramente, o jogo em que o Benfica mais se aproximou do que é o jogar de uma equipa chamada grande.

Neste anos de JJ foi o jogo que mais me satisfez em termos colectivos.

A pergunta é porquê só agora?

Esta minha opinião não invalida que continue a considerar que JJ e LFV estão a mais no Benfica.

M disse...

caro Benfiquista do Norte, isso das campanhas, descabidas..

só acredita nelas quem quer!

rsa disse...

Também eu estou desmotivado e sobretudo não acredito no treinador ( o jogo não era decisivo?? ) mas Sábado lá estarei. Ontem foi mais do mesmo infelizmente JJ não dá mais na CL apenas uma vez passou aos oitavos e este ano tal como o ano passado somos eliminados perante adversários inferiores No campeonato depois de 2 anos a ser ultrapassado pelo fcp alguém ainda acredita ?
o jogo com o scp pode marcar a época uma derrota e eliminação da taça em Novembro é....

John Wakefield disse...

Vi a repetição do lance do golo dos gregos. E digo-vos, eles eram só 4 na área. Nós éramos praticamente 8! Como foi possível tal desatenção?
E depois a exibição do Roberto (sim, foi o homem do jogo) não pode justificar a nossa derrota... O Markovic tem 3 lances no cara a cara com o GR espanhol, em duas delas atirou à figura, e na outra nem sequer concretizou.
O primeiro lance de perigo, o tal remate de Cardozo, se reparem vai para o meio embora descaído ligeiramente para o lado direito.
É isto que eu digo, o Benfica atirou muito à figura e Roberto é bom entre os postes.
Péssimo sim, é nas saídas e raros foram os cruzamentos para a área. Foi assim que ele frangou em Lisboa...
Mesmo assim, nem tudo foi negativo.
O Benfica lutou pela vida e merecia outro resultado. Excelente jogo do Ruben Amorim e do Sílvio.
Mal Markovic que foi bastante perdulário, ao contrário de outros jogos.
Matic também já jogou muito mais do que isto.

Não acredito no segundo lugar. É uma miragem. Mesmo que apanhemos os gregos na próxima jornada, eles têm confronto directo e recebem, na derradeira partida, o Anderlecht que pode já não ter aspirações nenhumas, excepto se o Benfica der novo brinde na Bélgica.
Sim, agora há-que defender o terceiro lugar que não está inteiramente garantido.


O jogo da Taça de Portugal pode ser bastante decisivo para o sucesso desta época.
Não se iludam - este Sporting está motivado e é mais forte do que os gregos. O Benfica tem de ser coeso e poderoso... É um título que está em jogo! Jorge Jesus e Vieira estão por um fio... A paciência tem sido muita! Não podem falhar. Espero que Cardozo recupere urgentemente. Ele faz muita falta!

José Vieira disse...

"Já Bocage não sou!... À cova escura
Meu estro vai parar desfeito em vento...".

Já Jesus não é...
Agora até joga em 4.3.3, esse sistema de "equipa pequena", ele que durante 5 anos alardeou jogar apenas em 4.1.3.2. ou 4.2.3.1.

Ainda Jesus tenta ser: "O sistema tático poderia parecer diferente mas não foi".

Ainda Jesus tenta ser, para abocanhar o seu fabuloso quinhão mensal.

Já LFV não é, preso que está pelos quinhões...do treinador...mas LFV tentará ainda ser, sempre.

Já Roberto não é, o seu estro desfez-nos em vento mas fizemos e fazemos por merecer tal tormento.

Benfiquista no Norte disse...


Caro M (... isto lembra-me o OO7!)

De facto, só acredita quem quer.

Mas não deixa de ser um grave erro comunicacional. Eu não acredito nas campanhas do champô Palmolive, dos automóveis Toyota ou das lojas Continente. Logo não compro.

Depois é ver o estádio às moscas e os jogadores em descrédito.

Ps: lembro que um elemento da SAD até disse publicamente que a presença nesta final estava a ser planeada/preparada há largos anos!

AMADORES

Anónimo disse...

Normalmente costumo concordar com as criticas do Pedro, mas esta não posso concordar minimamente, dizer que ontem não jogaram colectivamente ... será que vimos o mesmo jogo?

Cumprimentos,
PP

M disse...

caro Benfiquista no Norte,

indiscutível o erro, nada a dizer, simplesmente já nem ligo ao que os srs dizem.......apenas vejo o Benfica...ultimamente, na casa o Benfica em Matosinhos, quando estou no Porto..:), ouvi dizer que na de Ermesinde tb se está bem.

Dexter disse...

Foi mais uma vitoria moral... tão ao gosto e ao jeito de LFV e JJ

António F disse...

Não é "a defender à zona nas bolas paradas" é mais adefender parados nas bolas à zona.
A defesa tem que defender à zona (seja lá isso o que for), isto é ocupar os espaços devidamente e depois não ficar a olhar para o adversário mais próximo, mas sim atacar a bola e ganhá-la.
Havia que ter um guarda redes alto que soubesse sair aos cruzamentos (mandámos embora o Roberto por não o saber) mas o Artur é mais do mesmo e nem sabe defender com os pés...
O golo dos gregos (apesar da falha da defesa) é perfeitamente defensável, bem como outros (muitos) que o Artur de comido. Penso que o Roberto teria facilmente defendido aquela bola.