blog

domingo, novembro 10, 2013

SL Benfica - Sporting: 4-3

Com apreciada dedicatória aos Carlos Danieis deste país.

Os motivos que me impediram de ir à Luz foram os motivos que apenas me permitiram ver a primeira parte decentemente e obrigaram a ver a segunda parte no telemóvel entre conversas num restaurante. Desse modo só posso falar convictamente do que vi na primeira parte e não foi tão mau como estava à espera. 

O facto de Jorge Jesus ter mantido o 433 com Ruben no meio ao lado de Matic e Enzo fez toda a diferença e nunca o meio campo esteve vulnerável como, por exemplo, se verificou em Alvalade. Há muito que não via o Benfica tão sólido num jogo decisivo. Tendo controlo do meio campo o resto desenrola-se mais facilmente tendo em conta a superior qualidade de jogadores como Gaitan, Markovic, Matic e Enzo e, claro, Cardozo, perante os adversários. Não foi um domínio avassalador, nada disso, nem sequer acho que foi uma exibição muito boa do SL Benfica mas tivemos controlo total e isso é uma excelente notícia. Chegar à vantagem foi natural e novamente basta uma falha para o adversário nos marcar um golo. Felizmente Cardozo estava endiabrado e não tem pena de massacrar uma das suas vítimas preferidas. O resultado ao intervalo era perfeitamente natural, o Benfica foi sempre superior. A equipa trocava bem a bola, saía com ela a jogar e impedia o adversário de causar perigo para a baliza de Artur. Não fosse o tamanho de Patrícia e Cardozo teria feito um poker nos primeiros 45 minutos. Sílvio está a ser uma agradável surpresa. Amorim no meio é uma máquina. Enzo fabuloso. Gaitan quando quer é dos melhores do mundo e Cardozo é o maior.

Na segunda parte sofremos dois golos absolutamente inacreditáveis pela forma como aconteceram. Iguais a outros que temos sofrido amíude e temo que assim continue. É um autentico pânico ter cantos contra actualmente. Inaceitável deixar fugir uma vantagem destas. Pelo que percebi com a saída de Amorim Jesus coloca Ivan em campo passando Gaitan para o meio. No meu entender devia ter feito troca por troca com André Gomes. Li que Markovic enviou uma bola à barra/poste, vi que Cardozo falhou o 4-2 e logo a seguir Slimani manda ao poste. Prolongamento e num lance digno de figurar no best off cómico da época o Benfica marca, através da cabeça de Luisão, o golo da vitória. Espero comentários vossos a esta segunda parte/prolongamento porque, como disse, não pude ver com a atenção devida.


Podíamos ganhar 10 a zero que os verdes iam sempre refilar da arbitragem. Acreditem ou não está no Facebook a circular uma foto em que se vê Jorge Jesus perto da área do treinador do Sporting que está a ser usada como demonstração do "roubo" que sofreram ontem. Sinceramente não sei do que se queixam excepto na situação de mão dentro da área do SLB. Penso que o jogador foi André Almeida e sim é penalty claro. Sou um dos poucos que defende que aquilo é penalty. Lembro-me bem do que muitos sportinguistas disseram destes lances quando são a favor do SLB. Veremos a sua coerência agora. Fala-se num fora de jogo de Cardozo (??) no lance do terceiro golo e num penalty de Luisão sobre Montero. Curiosamente há um longo silêncio sobre as irregularidades no primeiro golo sportinguista. A Sporttv esqueceu-se das linhas virtuais de fora de jogo ou o programa não as conseguia inclinar? Adiante. Felizmente o lance de Luisão culminou em golo senão Duarte Gomes deixava passar mais um penalty claro dos defesas sportinguistas sobre jogadores do Benfica.

Um jogo que acabe em 4-3 será sempre um jogo emocionante, que leva os adeptos ao rubro e onde a vitória final será sempre festejada de forma apaixonada. Mas lembro-me das palavras de Mourinho (quando era mesmo Special One) em que mencionava que um resultado destes demonstrava, acima de tudo, muitas falhas defensivas que tinham de ser corrigidas. Os três golos sofridos pelo SLB têm sido habituais nesta época. Uma falha um golo e uma incrível debilidade em lances de bola parada laterais. Ontem defrontámos um adversário nitidamente mais fraco mas quando defrontamos equipas de maior valor estas falhas resultam em derrotas e, logicamente, em insucesso. Ganhámos e passámos à próxima eliminatória mas em momento algum ganhei algo mais confiança do que a que (não) tinha antes do jogo começar.


15 comentários:

Benfiquista no Norte disse...


O jogo de ontem deixou poucos motivos para estarmos felizes, para além, obviamente, do resultado.

Estar a ganhar 3-1 e deixarmo-nos empatar por uma equipa banal, só mesmo com o SLB de J.J.

Sinceramente não gostei e deixa-me preocupado para o futuro.

Estivesse este SLB no campeonato inglês e provavelmente não passaria do meio da tabela, pois acho que não temos andamento para altas cavalarias, como se vê na Champions.

Mas, prontos, enfim, ganhamos aos lagartos. Missão cumprida.

Anónimo disse...

O facto é que existem dois penaltis claríssimos, mas a cereja em cima do bolo foi a seguinte:

Minuto 112 André Gomes rasteira Adrien por trás, sem qualquer intenção de jogar a bola, falta sem amarelo.
Minuto 113 Rojo faz falta sobre Ivan Cavaleiro, quando este nem sequer chegava mais à bola, segundo amarelo e expulsão.

Sim, de facto, foi um roubo.

Pedro disse...

Não tenho paciência para os disparates lagartos e este foi o ultimo disparate publicado ainda por cima por um anónimo.

Dois penaltys por assinalar. Deves estar a falar de um dentro da área do scp num lance semelhante ao Almeida certo?

E sendo tão honesto como és sabes que o primeiro golo do teu clube foi ilegal a dobrar. E sobre faltas resta saber como é que Maurício ficou em campo e como é que o primeiro amarelo foi mostrado a um jogador do SLB depois da série de faltas que os verdes fizeram bem antes disso.

Fiquem lá com as vossas amizades com os azuis. Por aqui é finito. Disparates desses foi o primeiro e último.

SLB4EVER disse...

Foi um jogo bem agradável de assistir já fazia tempo que não me dava tanto gozo assitir a um jogo de futebol, a cereja no topo do bolo foi mesmo o franganício sair com as cuecas furadas, lOLOL!

Vencemos bem mas era escusado tanto sofrimento, qualquer equipa de coxos nos marca golos de bolas paradas é ridículo como defendemos este tipo de lance, em 10 é quase certo que sofremos um golo é já estou a ser simpático, já nós em lances semelhantes é preciso 100 para marcar um golo, mas tb quando em 90% das situações a bola é colocad na cabeça do primeiro defesa não se pode esperar muito mais.

Finalmente se joga com 3 médios, melhor futebol mais oportunidades criadas e menos consentidas, mas não quem fala disto há 3 anos é qe era parvo e não percebia nda disto, é isso e o Cardozo, não servia para jogar em 433, sozinho na frente, com jogadores diferentes, o Lima é que era e qq outro PL, etc, etc, iá estamos a ver isso tudo!

A choradeira do costume é mais uma vez completamente exagerada, sim um dos golos do Cardozo ele estava adiantado, no entanto no 1º do sportem tb estão, mas claro nesse como no do Montero no campeonato já mudam de discurso, é difícil de ver, blá , lá... Penalti existe a mão do Almeida o outro é mesmo só na cabeça dos aziados, o Luisão chutou primeiro a bola e só depois atingiu o Montero, mas não para esta gente o Cardozo estar com uma mochila da marca maurício ás costas é que um lance normal, santa hipocrisia, é por estas que não merecem nada...

Nota negativa para Artur mais uma vez não faz a diferença, o 3º golo era defensável, com um GR que só defendes as bolas mais óbvias não vamos longe.

Tb sou da opinião que o Amorim devia ter sido trocado pelo André Gomes, era assim uma troca directa e não alterar o que estava bem, muito parecido ao que fez no passado contra o FCP e que nos custou a vitória e tb não é esta vitória que me vai fazer ficar mais optimista em relação ao futuro.

O segundo momento cómico da noite foi o Adrien dizer que o Benfica só marcou 4 golos e não fez mais nada, LOLOLOL, este que não vá ao veterinário que não é preciso, com uma saida destas fiquei com a sensação que stá encontrado o sucessor do montinho para os corruptos!

P.S. Mas ninguém tem mão no JJ, mas este tem que andar sempre metido em confusões desnecessárias? Tudo tem um limite...

Anónimo disse...

Pedro,

(Entretanto já disparei várias vezes sobre mim próprio por ter dito que era arriscado meter o Cardozo a 50 %; se ele estava a 50 % e foi o que se viu...)

O sofrimento foi escusado. Tínhamos tudo para ter o jogo resolvido ao intervalo, e facilitámos. Isso é que não se compreende. Como é possível sofrermos os golos sempre da mesma maneira?! Eles já vinham com a lição estudada, perceberam que esse era o ponto fraco do Benfica, e sem saberem ler nem escrever meteram-nos dois golos em jogadas iguais. Há muita coisa a rever nos processos defensivos da equipa, quando sofre cantos, lançamentos laterais perto da baliza e livres laterais. Não se pode aceitar tanta displicência. Podíamos ter deitado tudo a perder.

De resto, fica demonstrado que com o meio-campo com mais uma unidade ficamos sempre a ganhar, e jogamos mais coesos. Fiquei com um pouco mais de confiança, mas ao mesmo tempo estas fragilidades defensivas continuam a assustar. Vamos a ver se são resolvidas de vez, porque temos equipa para fazer mais e melhor.

Abraço,
J.

João disse...

Bem referido o Mourinho, é lamentavel que JJ continue com esta mentalidade "o impartante é marcares mais" e sobretudo continue a ignorar que há um problema em defender à zona nas bolas paradas. Das duas uma, ou muda de centrais ou muda de tactica porque assim vai continuar a haver mer** cada vez que uma equipa inteligente jogar contra nós. Percebo que JJ tem margem minima para se queixar dos jogadores ou do jogo destes (o balneario há muito que tem de ser tratado com carinho se nao...) mas assim nunca seremos exigentes como o fez na primeira epoca. Parabens a nós como sempre, mas nao se pode deixar um 3-1 ficar em 3-3 e esperar um milagre.

abr

Anónimo disse...

"no 1º do sportem tb estão"
1ª grande mentira, não há qualquer fora de jogo no primeiro golo

"o Luisão chutou primeiro a bola e só depois atingiu o Montero"
2ª enorme mentira, o Luisão não toca em bola nenhuma

Inacreditável como a clubite aguda afeta tanto a visão de certas pessoas.

E não, não sou lagarto.

Pedro disse...

Não és lagarto mas enganas bem, acredita.

Anónimo disse...

No primeiro golo do Sporting não há um fora de jogo, há dois...

Anónimo disse...

E para quem quiser desenterrar a cabeça da areia, fica aqui um bom artigo sobre o jogo de sábado.
http://palavrasaoposte.wordpress.com/2013/11/11/ensaio-sobre-a-cegueira/
Já agora, onde anda esse "influencia arbitral" que apareceu por aqui há dias? Ele não era isento? lol

E repito, não sou lagarto.

João Bizarro disse...

É só génios, ou o caralho.
Vêm os jogos com a peida alapada no sofá, com 79 repetições e 197 stop motion e depois vêem para aqui opinar.
Buaaahhhhhhhhh Buahhhhhhhhh

Comam uma sopinha com um garfo e façam como o Stromp, vão abraçar um combóio que isso passa...

PALHAÇOS

SLB4EVER disse...

Deixa cá ver, diz que não é do sportem e interpreta a realidade como lhe convém.
Adrien és mesmo tu a azia ainda não te passou?

A influencia arbitral que permitiu ao Montero contar já com 4 golos em fora de jogo e ao clube corrupto ter a vantagem que tem? Mentirosos compulsivos e hipócritas a querer vender o seu peixe? Batem á porta errada...

Anónimo disse...

Verdade... mas o Cardozo quando o resultado "esta feito" deixa de ter tanta utilidade, muito mais neste sistema de 4-3-3.

Nessa altura é melhor ter na frente um jogador que seja mais forte de costas nas saídas rápidas, e que possa ao mesmo tempo dar profundidade.

Por exemplo, se o Sporting não faz o 3-2... O Jesus deveria ter tirado o Cardozo lá para os 60-65 minutos, e colocado um jogador diferente no meio, seja ele o Lima ou o próprio Markovic.

Pedro disse...

Com o resultado feito façam o que quiserem.
:)

Gritinhos da Sharapova disse...


Ainda não acredito que o J.J. disse na conferência de imprensa a seguir ao jogo que "a defesa à zona do SLB é uma referência na europa", mas, como já leva 5 anos, as outras equipas já conhecem o posicionamento, estudando-o...

Alguém que interne urgentemente este maluco!

Que vergonha!