blog

quinta-feira, fevereiro 27, 2014

SL Benfica- PAOK: 3-0

Venham de lá esses Spurs.

Todos sabem que sou um grande crítico de Jorge Jesus mas não tenho problemas em reconhecer quando faz um bom trabalho. Mais do que a equipa, esta eliminatória foi ganha pelo treinador do SL Benfica. Fez tudo o que tinha de fazer. Tendo em conta a qualidade do adversário e o calendário competitivo a rotação do onze titular foi acertadíssima e, os resultados obtidos, a comprovação da qualidade do plantel. Mesmo a táctica 433 foi bem escolhida porque tendo tantas alterações que condicionam, logicamente, o jogo colectivo da equipa, um 433 preenche mais os espaços a meio campo, une mais os jogadores e dá uma maior coesão ao colectivo. Para além de tudo, Jorge Jesus agiu nos momentos certos da forma correcta. As substituições foram perfeitas.

Não há muita história na eliminatória, sempre controlada pelo Benfica. Podia ser mais bem jogada? Obviamente que sim mas com tantas mexidas de uma só vez é natural que o entrosamento, ainda por cima numa táctica não habitual, não seja o mais forte. Alguns passes falhados, a procura de melhor forma de Cardozo e Sálvio, Djuricic e André Gomes à procura do seu espaço. A exibição foi normal e esperada. Mesmo assim sempre superiores, sempre em controlo da eliminatória e a impedir o perigo de se aproximar da nossa área.

Finalmente Djuricic deu um ar de sua graça, a mostrar o porquê de tanto se esperar dele. Que seja para continuar. André Gomes tem que fazer mais, muito mais. A decisão está lá, falta a capacidade de execução. Cardozo e Sálvio à procura do ritmo e forma mas serão, sem dúvida, reforços de peso para esta recta final da temporada. E Artur...assim não.

Arbitragem normal, sem grande discussão. A falta do livre e a falta do penalty são claras.

Agora seguem-se os oitavos de final e um adversário de peso. Tottenham não será pêra doce e vai calhar numa fase crucial do campeonato mas o Benfica se quer ganhar, se quer triunfar, se quer novas páginas de glória não se pode lamentar mas sim jogar para ganhar. Seja contra quem for, seja onde for. 

6 comentários:

Anónimo disse...

Pedro, estou de acordo com o teu post e com a análise que fazes. Não percebo a razão da titularidade do Artur; na temporada passada não foi ele o guarda-redes no campeonato e na LE? Por que razão não pode ser o Oblak titular também na LE? Só me lembra a titularidade do Júlio César na LE, na primeira época do JJ no Benfica... o nosso melhor guarda-redes tem de estar na LE.

Bom jogo, excelente vitória. Logo se verá contra o Tottenham, mas é claro que vai ser muito difícil. Por agora o que interessa é o jogo com o Belenenses, que também não vai ser fácil.

Abraço,
J.

Anónimo disse...

Agora começa a ser a doer e o Benfica tem de mostrar se tem ou não estofo para ser campeão e se tem ou não treinador a altura, pois com o calendário que se segue e com os jogos da liga Europa e taças o Jesus tem de ser muito inteligente na rotação da equipa pois equipa como a de ontem não chega para passar os Spurs nem o porto nas taças.

Anónimo disse...

O Benfica vence o Tottenham na boa. Eu tenho acompanhado a premier league e é evidente, os Spurs jogam muito mal e terem trocado de treinador não melhorou absolutamente nada.
Além do mais, 3 dias depois do jogo da 1ª mão contra o Benfica vão receber o maior rival, o Arsenal. Será interessante ver se vão rodar a equipa para a liga europa ou se vão escolher levar uma equipa cansada contra o arqui-inimigo.

Pedro disse...

O Artur joga na LE pq é um gr da confiança de Jesus. Não tem estatuto de suplente como Oblak tinha ou Paulo Lopes tem e, como tal, JJ mete-o a jogar na LE para não estar parado no banco.
Posso não concordar (pq no passado recente não tomou essa opção) mas percebo JJ.

Anónimo disse...

Até agora, Jesus tem seguido o guião da sua incompetência habitual.
Estou para ver se há rotação de jogadores na Europa a pensar nos jogos com o Estoril, desprezou o adversário na temporada anterior, com os resultados miseráveis que se viram, e com o Nacional, na Madeira.
Jesus já voltou atrás. A Liga Europa voltou a ser importante e o campeonato é prioridade até quando Jesus decidir o contrário.
Aguardo por Maio para saber se há novidades ou se é a mesma história de sempre.
A.P.

zorg disse...

O Benfica não jogou em 433, jogou no 442 habitual, com o Djuricic a jogar como avançado um pouco atrás do Cardozo (a fazer o papel que o Lima costuma fazer), o Amorim e o Andre Gomes no meio e o Sálvio e o Gaitán nas alas.

O treinador do Benfica aproveitou para dar minutos e competição a jogadores menos utilizados, com particular destaque para os regressos do Sálvio e do Cardozo. O André Gomes foi por larguíssima margem o pior jogador do Benfica porque tem a agressividade de um pudim flan. É tecnicamente evoluído, mas demooooooooora a ocupar o seu espaço quando a equipa não tem bola, demoooooooooora a soltar a bola quando a tem. Ou melhora muito nesse aspecto - e já começa a ter pouco tempo para isso - ou então nunca vai ser um jogador de topo.

Em relação ao Artur, jogou pela mesma razão que o Sálvio, o Djuricic, o André Gomes ou o Cardozo jogaram: são jogadores com quem o treinador conta e que não jogam com regualaridade, pelo que é preciso aproveitar estas oportunidades para lhes dar minutos e permitir que estejam no seu melhor se e quando forem chamados a dar o seu contributo em jogos mais a sério.