blog

domingo, abril 27, 2014

FC Porto - SL Benfica: 0-0 (3-4 gp)

Que puta de orgulho.

Sempre disse que a nível interno era para varrer tudo este ano mas dado o contexto competitivo assumi a defesa de um resguardar dos titulares para Turim em detrimento da luta pela final da Taça da Liga. Quis o destino que o jogo para o campeonato com o Sporting fosse adiado para meio da semana impedindo a realização desta meia final no seu momento correcto e depois aquela novela envolvendo os recursos do Sporting sobre os minutos de atraso do Porto, tudo adiando o jogo que acabou por se disputar no meio da meia final com a poderosa Juventus. Para piorar a situação temos lesões graves em jogadores como Sílvio e Sálvio e lesões menos graves em Gaitan e Fejsa que impediram uma melhor rotação da equipa nesta fase final. Assim, naturalmente, havia que tomar opções e concordo totalmente com Jorge Jesus em apostar tudo na Liga Europa. A única coisa que tinha mudado era reforçar o meio campo e não jogar com dois avançados mas Jorge Jesus não abdica do seu modelo.

Como seria esperado o Porto foi mais forte e, reconheça-se, por algum azar/azelhice não conseguiu marcar e, provavelmente, matar o jogo. Com a expulsão de Steven Vitória a coisa complicou bastante e, mais uma vez, era expectável que a equipa cedesse. Mas não cedeu. Mais uma vez a equipa respondeu com um brio enorme e com uma cultura táctica fabulosa e aqui dou todo o mérito a Jorge Jesus que consegue suprir a ausência de um jogador com uma excelente ocupação de espaços. As mexidas na equipa foram perfeitas (como era tão bom que fosse sempre assim) e a união de todos fez o resto. Nos penaltys fala-se em lotaria mas gosto de falar em qualidade dos guarda redes e aí, ambas as equipas, estam muito bem servidas. Felizmente eles falharam mais do que nós. 

Mais uma enorme vitória do colectivo e como tal é o colectivo que tem de ser elogiado. Todos, mas mesmo todos, estiveram fabulosos. Que lindo este Benfica, que lindo.

E o que dizer do árbitro? Repito-me: é tão fácil expulsar jogadores do Benfica. Tão fácil. Em contra partida mãos na bola e porrada da grossa de Fernando e Mangala muitas vezes nem falta eram. Siga. Nem assim. Pode ser que na terceira tentativa consigam.

Agora é Rio Ave. Duas vezes. Respeito e empenho é o que se pede. Leiria e Jamor cheios para um inédito triplete nacional. Seria tão bom. 

Em Turim é deixar a pele em campo e ser Benfica. Se formos Benfica o resultado final pouco importa.

Que alegria!!!!!

7 comentários:

Anónimo disse...

Errado, 3 vezes com o Rio Ave.

Pedro disse...

3 vezes? Taça de Portugal e Taça da Liga. Qual é a outra?

Pedro disse...

Supertaça. Tens razão!
:)

Anónimo disse...

parabens benfica agora so falta ganhar as finais no meio dessa minha tristonha vida pelo menos isso

Antonio Vieira disse...

ENORMES! é o que tenho para dizer.. de qualquer das formas pézinhos bem assentes no chão que ainda não ganhamos as taças. O ano passado com o guimarães tb eram favas contadas e depois foi o que se viu por isso calma!.. mas nem quero imaginar se 5feira passármos a final da liga europa, Jasus!

benfiquista a serio disse...

só espero que o oblack seja titular em turim. grande keeper. a ele hoje agradecemos grande parte da vitoria.

Benfiquista no Norte disse...


Esta boa noticia não nos pode distrair do essencial: o SLB voltou a ser "roubado" pelas arbitragens! Acabou por correr bem, com bastante sacrifício da equipa, mas o homem de preto lá acabou por desnivelar o campo sempre que pôde.

São mais de 30 anos disto, estou farto!

Para quando os homens do apito passarem a respeitar o SLB?!

A menos que o J.J. já considere nos planos de treino este handicap.

Ps: fiquei espantado ao ouvir ontem o caracolinhos Rui Santos a dizer alto e bom som que o J.J. é um dos melhores treinadores do mundo, não sendo um Mourinho porque não fala línguas...

Por mim, fica por cá por muitos e bons anos.