blog

segunda-feira, junho 16, 2014

Ponto de Situação

Depois de uns dias de merecidas férias onde pouco quis saber de futebol eis-me de regresso e nada melhor do que fazer um ponto de situação sobre alguns temas importantes:

SL Benfica

Debandada geral. Se acreditarmos em tudo o que lê-mos é desta que o Benfica reduz, drásticamente, a quantidade de jogadores contratados que estão no seu quadro de pessoal. Enzo, Oblak, Ivan Cavaleiro, Amorim, Bernardo, Cancelo, Gaitan, Cardozo, Artur...saiu tudo. O único que fica é Lima que até parece que terá proposta de renovação. De entradas muito pouco: um alemão que não quis ficar, um italiano que parece não vir e um novo Derley que os verdes também queriam. Sempre defendi que o Benfica pouco pode fazer para resistir ao assédio sobre os seus jogadores, é muito fácil encontrar clubes por essa Europa fora capazes de pagar, no mínimo, o dobro do limite máximo que o SLB pode pagar, por isso não me choca a saída dos nossos melhores. Choca-me sim saírem por um preço abaixo da cláusula quando a mesma não é assim tão elevada. Por exemplo, Enzo com uma cláusula de 30 milhões não pode sair por 25. Não faz sentido. Custa, finalmente alcançar uma vantagem qualitativa em relação aos rivais e na época seguinte sofrermos uma valente revolução no plantel. Sei que até ser oficial os jogadores ainda são nossos mas, no fundo, quem acredita que ficarão? 
Entretanto tivemos uma Assembleia Geral onde, parece, Vieira voltou a demonstrar enorme falta de cultura democrática.

Liga

Mário Figueiredo foi reeleito mas já há clubes a ameaçar com greves. Seara candidatou-se mas, obviamente, envolto numa enorme palhaçada. Não percebi bem o que se passou mas basta saber que estava lá Seara para saber que estava condenado ao fracasso. O líder dos verdes, auto-proclamado arauto da mudança do futebol português votou na continuidade de Mário Figueiredo. Curioso. Li que o Benfica absteve-se mas Vieira fala em apoiar Figueiredo. Estranho. O futebol português no seu melhor. Os direitos televisivos como pano de fundo desta guerra. Foi preciso chegar a Benfica TV para todos reclamarem mais dinheiro. Percebe-se tão bem o porquê de Vale e Azevedo ter que servir tão duramente de exemplo para quem pensou em afrontar o sistema.

Mundial

Começou o Mundial e Portugal estreia-se hoje. Naturalmente a Alemanha é favorita e se vencer penso que teremos reedição da final de 1986 mas se Portugal consegue entrar bem na jornada inaugural podemos fazer um brilharete. As arbitragens estão a ser o tema de conversa e a manchar, mais uma vez, a maior competição da FIFA. Quando se fomenta o hábito de errar, de decidir mal é natural que depois a práctica se mantenha numa competição destas. É vergonhoso que o maior desporto do mundo continue refém de decisões erradas. Finalmente a tecnologia da linha de golo e o spray para as barreiras. Coisas tão simples... Argentina com uma equipa fabulosa mas um seleccionar banal. Espanha humilhada mas não morta. Holanda, fogacho ou certeza? Itália como sempre. Tal como Inglaterra. Brasil é Brasil.

7 comentários:

Anónimo disse...

Mas acreditas nos jornaleiros? Viste alguma comunicado para a CMVM ou para o público? Então só quando vires isso podes dizer que vendemos ao desbarato. Os piores inimigos do Benfica são os que acreditam no que dizem os media...

Pedro disse...

Caro anónimo é só olhares para o passado recente do SLB e na venda dos seus jogadores e quais eram as respectivas cláusulas de rescisão.

bailarino disse...

Apesar de não querer que o Enzo saia (aliás, por mim não saia ninguem!) 25 ME por um jogador de 28 anos... É um super negócio.
Percebo que é um jogador chave e não se devia deixar sair, mas para quem tem de fazer contas...
Temos um modelo de negócio que obriga a estes negocios (ou negociatas) todos os anos.
Para isto mudar, temos de mudar o modelo de negócio. Mas depois nao podemos querer ter por cá, Markos, Gaitans, Di Maria, Ramires, Witsel...

Contabilista do BES disse...


Dado que o resultado do 1º semestre está controlado, as vendas de que se fala nos jornais só vão ocorrer a partir de 1 de julho.

Até lá fico descansadinho a ver o mundial de refresco e óculos escuros numa esplanada marítima.

Anónimo disse...

achas estranho o presidente do sporting votar no figueiredo ?
achas estranho o presidente do SL Benfica apoiar figueiredo ?

Eu não. Acho que é totalmente lógico. Só quem anda distraído, quem não lê notícias não sabe o que se tem passado com a Liga e com Figueiredo. Não havia outra solução para o Sporting e Benfica senão apoiá-lo. ISto foi uma grande machadada na Olivedesportos e nos outros tipos que faziam reuniões nas bombas de gasolina...

Pedro disse...

Acho estranho o SLB dizer que se tem de apoiar quem não mereceu o seu voto. Não me faz muito sentido.

O sporting quer mudar e vota na continuidade.

O discurso não bate certo.

Portas e Travessas.sa disse...

Ainda que não bate certo.

zé Luis