blog

domingo, outubro 05, 2014

SL Benfica - Arouca: 4-0

Regresso ao campeonato onde o campeão é rei.

O resultado é folgado mas não demonstra as dificuldades com que o Benfica se deparou neste final de tarde de domingo. O Arouca deu muito trabalho ao campeão nacional e fez pairar a repetição da perda de pontos do ano passado durante mais de 70 minutos. Nestes jogos custa entrar o primeiro que depois é um rolo compressor e desta vez foi isso que aconteceu mas o primeiro golo tardou muito a chegar.

Jesus mexeu muito na equipa em relação ao desastre de Leverkusen, algumas por lesão outras por opção. Cristante de titular na Alemanha nem convocado é para o Arouca. Situações que já não se estranha em Jesus. Júlio César, Jardel e Enzo de fora por lesão e Nico, segundo o treinador, jogou apesar de também estar tocado. Durante o jogo foi a vez de Lima se lesionar e aumentar o volume de trabalho da equipa médica nesta paragem do campeonato para jogos da selecção e Taça de Portugal. As mexidas fizeram recuar Talisca para o lugar e de Enzo e Derley a ser a companhia atacante de Lima. Lisandro ao lado de Luisão. E Artur na baliza. E o Benfica não começou bem, demasiado lento, pouco perigoso e vulnerável defensivamente não se livrando de alguns sustos principalmente na primeira parte. 

Na segunda parte o Benfica arranca com duas caras novas, Jonas e Ola John, sendo que o holandes entrou muito bem dando uma dinâmica de jogo que o Benfica nunca teve na primeira parte. E teve a capacidade de conseguir influenciar Sálvio e Maxi que até então estavam demasiado apagados para o que é habitual. O Benfica ía carregando até que aos 70 e poucos minutos Talisca, após excelente arrancada e tabelinha com Derley, volta a fazer abanar as redes e a isolar-se na tabela dos melhores marcadores. Derley que muito lutou durante os 90 minutos mereceu totalmente o segundo golo da noite após slalon de Sálvio. Sálvio que voltou aos golos logo a seguir marcando o terceiro na primeira de duas assistências de Ola John que após servir o argentino serviu o estreante Jonas para marcar o seu primeiro golo de Manto Sagrado vestido. Quatro golos que permitiram um final de jogo de festa e pacífico mas que não podem apagar os 70 minutos de jogo até ao golo inaugural. Uma verdadeira ida do 8 ao 80.

Lisandro estreou-se mas não foi desta que fez esquecer Jardel. Não complicou mas também não mostrou aqueles pormenores que mostrou noutras alturas e durante a passagem por Espanha. Concerteza que terá novas oportunidades. Talisca no meio funciona muito bem no processo ofensivo porque tem qualidade técnica, tem capacidade física e tem, igualmente, faro de golo mas no processo ofensivo apresenta lacunas no preenchimento do espaço como Jesus confirmou na conferência de imprensa. Samaris com um bom jogo e sendo um dos mais inconformados no arranque da segunda parte, nunca tendo receio de pegar na bola e assumir os lances. Derley foi um dos que mais gostei. Tal como Lima é um jogador que luta muito mas conseguiu ser mais objectivo nessa luta do que o colega de ataque. Com Jonas a mostrar uns bons pormenores nestes poucos minutos, parece-me complicado ser Derley a regressar ao banco e não Lima que está muito longe do Lima do primeiro ano. Eliseu não esteve bem ao contrário de Artur que ganhou uns pontos na confiança dos adeptos apesar de duas das três defesas terem sido simples remates à figura. Sálvio e Maxi são aquela máquina. Gaitan pouco em jogo. Mas quem mais gostei foi mesmo de Ola John que entrou muitíssimo bem, sempre com muita qualidade com a bola nos pés e sempre a decidir bem quer quando opta pela finta quer quando opta pelo passe. Excelente e a mostrar que merece mais do que tem tido.

Não me lembro de nenhum lance que mereça crítica em relação à arbitragem. Uma falta ou outra, um ou outro cartão que podia sair mais cedo do bolso do árbitro mas, no geral, nada de relevante. Que seja sempre assim.

Três pontos e a manutenção do primeiro lugar a quatro pontos de distância do principal rival. Segue-se uma paragem de duas semanas, para a selecção e para a estreia da Taça de Portugal. Depois a difícil deslocação a Braga onde se pode começar a ditar uma parte importante da história deste campeonato.

18 comentários:

Anónimo disse...

Não há críticas à arbitragem? Brincas, certo? Este árbitro é o árbitro mais cínico que conheço e que menos gosta do Benfica e mostra-o sempre que pode.
Não marcou uma falta flagrante á entrada da área sobre o Maxi, não expulsou um jogador do Arouca que fez faltas escandalosas sucessivas sobre o Talisca e jogou a bola com a mão de propósito, mostrou um amarelo ao Salvio ridículo apenas para o condicionar cedo para compensar um amarelo que se sentiu obrigado a mostrar ao jogador do Arouca tal a flagrância da falta. Chega?

Anónimo disse...

o cristante sair do onze para a bancada não tem nada de mal. o plantel tem 27 jogadores.

o árbitro? ainda com 0-0 perdoou a expulsão ao bruno amaro... mas o proença lá foi o homem do dia.

Pedro disse...

O amarelo ao Sálvio foi por ele pedir amarelo ao adversário certo? Pôs-se a jeito. De resto como disse, "Uma falta ou outra, um ou outro cartão que podia sair mais cedo do bolso do árbitro mas, no geral, nada de relevante".

Basicamente o que disseste. Simplesmente não acho que tenha tido qqr influência no jogo.

Pedro disse...

Portanto achas normal um jogador ser titular num jogo da Champions contra o Bayer na Alemanha mas depois, contra o Arouca, na Luz, nem convocado é?
Ok.

Morgado disse...

O Bruno Amaro deveria ter sido expulso, claramente... Mas creio que se o Samaris visse um vermelho por ter varrido o gajo do Arouca, não nos podíamos queixar muito...

Álvaro Martins disse...

Sim perdoou a expulsão ao amaro e aquela falta sobre o maxi é escandalosa mas a verdade é que também perdoou a expulsão ao samaris, portanto parece-me que a arbitragem não teve qualquer influência no resultado. Mas o que interessa é que lá conseguiram ganhar... mas como disseste e bem Pedro, aqueles 70 minutos iniciais não podem ser esquecidos, principalmente os primeiros 45 minutos que foram muito pobres e nos quais podemos dar graças ao artur não termos saído a perder ao intervalo.

Antonio Vieira disse...

Para consumo nacional! Porque na liga dos campeões estamos ao nível de uma qualquer arouca, como se tem comprovado nestes ultimas participações. Forte com os fracos e fraco com os fortes! Estou curioso para ver como vai ser em braga..

Gritinhos da Sharapova (Agora com 33 Titulos ganhos também) disse...



1º Foi um jogo que agradaria de certeza ao nosso Fundador Cosme Damião: Clube imenso, grande plateia, transmissão direta na sua própria televisão, e, como ele fazia questão, com um grupo de futebolistas e técnicos amadores no campo e no banco! Lá acabou por correr bem.

2º Proença mostrou de novo o seu Benfiquismo: não marcou um penalti a favor do Braga nos descontos que colocaria as próximas assistências no nosso estádio e na nossa TV nas ruas da amargura.

Pedro disse...

Sharapova domina!!

Grande Proença, nunca falha quando os azuis precisam.

Anónimo disse...

Passei por cá para ver se alguém tinha a lata de falar no penalti do braga. Eu entendo que mal tenha acabado o vosso jogo, tenham mudado de canal para ver como estava o fc porto, e nesse momento viram aquele lance. Mas caem no ridículo quando se esquecem de duas coisas:
1- houve um penalti sobre o alex sandro que o proença entendeu transformar em amarelo para o defesa do fc porto
2- aquele penalti favoravel ao braga, era daqueles que se fosse marcado a favor do fc porto vocês berravam durante 15 dias. Mas só uma pessoa honesta entende isso.

De resto, se quiserem ver o balanço da liga salazar 2014/2015, podem espreitar aqui: https://www.facebook.com/video.php?v=348001175365587&fref=nf

E depois, façam o favor de comentar.

Anónimo disse...

O futebol português resume-se facilmente nestas duas situações:

Maicon varre jogador do boavista: expulso direto
Samaris varre jogador do arouca, o que acontece?

Pois é, no final da época esqueçam-se destas, como fazem sempre.

Pedro disse...

O sentimento de culpa dos andrades é delicioso...mal acaba o jogo com o amigo Proença e sentem logo necessidade de vir a correr para os blogs benfiquistas.

LOL

Comparar a barbaridade do Maicon com a falta normal do Samaris. Só mesmo um corrupto azul.

Mas disseste uma verdade. Só uma pessoa honesta entende isso. Tu não entendes. Se entendesses não eras corrupto azul.

Nené disse...

A saída do cristante de titular para não convocado não é inocente por parte do JJ. Talvez seja a maneira do craque italiano perceber que tem muita sopa para comer...
Dizer que os primeiros 45m foram pobres do Benfica, é soberba a mais.
O arouca teve 3 lances perigosos, mas os mais perigosos foram 2 do talisca e um do derley.
Quanto ao árbitro é preciso ter lata para dizer que não teve influência no resultado. Só me espanta como não marcou penalti contra o Benfica naquele apertão do Maxi.
CARREGA BENFICA!

Anónimo disse...

Claro, porque uma pessoa honesta quando está na frente a ser levado ao colo diz sempre que "não há nada de relevante a dizer sobre a arbitragem". Só é relevante quando corre mal, não é?

Falta normal do samaris, falta normal do enzo contra o moreirense, etc etc, é tudo normal.

A máquina de propaganda tem muito poder, mas não consegue esconder tudo. Hoje por exemplo, há um excelente trabalho no JN sobre quem está a ser mais favorecido pelas arbitragens. Mas claro, vocês só acreditam no CM. LOL

Pedro disse...

Não..normal é o Proença ajudar sempre o fcp e os árbitros irem receber conselhos matrimoniais a casa do corrupto mor.

A máquina de propaganda já teve mais poder. O Youtube tramou-vos bem.

Nené, não me parece lógica que a gestão do plantel passe por dar um puxão de orelhas ao Cristante dessa forma. Se tem muita sopa para comer lá está, joga contra o Arouca e não contra o Bayer.

Não são lances perigosos que alteram o fraco jogo do SLB.

paconaça disse...

falta normal do samaris??? perdest a pouca credibilidade q te dava rapaz, tu n sabes ver bola tu só vês vermelho e isso pra mim ainda é tão ruim qt só ver azul... e digo-te mais, o benfica n joga um caralho, na champions nem em terceiro ficam e no campeonato nem todas as equipas são arouca e boavistas q mesmo sendo fraquinhos viram-se aflitos pra ganhar....

Pedro disse...

WOW. O Benfica não joga um caralho mas enquanto os outros ainda jogarem pior lá vamos andando em primeiro.

Bom bom deve ser ver tudo verde né?
:)

Pedro disse...

Portanto queres comparar isto com a entrada assassina do Maicon? A sério?
LOL

É pá...entretem-te com isto e tem juízo:

https://www.youtube.com/watch?v=OpH_7_HV8Ug