blog

quinta-feira, dezembro 18, 2014

SL Benfica - Sp.Braga: 1-2

Mais um ano sem festa do Jamor.

Terei que quebrar a minha promessa de não dizer mal de Jorge Jesus durante uma semana porque é impossível falar desta eliminação sem apontar o dedo ao treinador do Benfica. Mais uma vez o mestre da táctica revelou uma total incapacidade de mexer no jogo, quando a equipa precisa. Incapaz de conseguir reforçar a equipa, conseguindo precisamente o contrário. Aceitemos que Enzo está mesmo lesionado e que Pizzi é o novo projecto do ego de Jorge Jesus mas já é difícil aceitar que se tire Cristante para colocar Talisca e, muito menos se aceita, que se coloque Derley aos 86 minutos quando pretende ganhar um jogo (ou, no mínimo, empatar para ir a prolongamento). Mas isto não é novidade, são quase seis anos já não pode surpreender ninguém. Jorge Jesus tem os seus méritos, as suas qualidades mas estão longe, muito longe de permitirem que seja considerado um treinador de top. Não é e nunca será.

Foi um belo jogo de futebol, repartido, com mais posse e domínio por parte do Benfica mas sempre com um Braga perigoso, audaz e capaz de furar as linhas do Benfica e chegar com perigo à nossa área. Marcámos um belo golo na conclusão de uma bela jogada e podíamos aumentar a vantagem. Mas Júlio César também disse presente e evitou o golo dos bracarenses. Na segunda parte com os golos do Braga o jogo passou a ter apenas um caminho: a baliza do Braga com forte pressão do Benfica mas com clara incapacidade na zona de finalização sendo apenas Jonas o único capaz de acertar na baliza. Foi então que apareceu o guarda redes do Braga a tornar-se no homem do jogo. Muita pressão mas pouco acerto e o adeus ao Jamor.

Jonas é uma grande aquisição, muita qualidade em tudo o que faz. Gaitan pareceu cansado mas sempre capaz de colocar qualidade no futebol do Benfica. Gostei de Cristante. Lima a ser o habitual Lima, muito lutador mas ineficaz na zona de finalização. Ola John, muito criticado pelas bancadas e, desta vez, com alguma razão. Complicou muitas vezes o que até era fácil mas continua com a vantagem de procurar jogar sempre bem para os colegas e para a equipa. A defesa, sem o patrão Luisão, mostrou algumas debilidades que o Braga aproveitou bem. 

Não vi nada de relevante de Soares Dias. Muitos reclamaram vermelho para o jogador do Braga que derruba Jonas mas tendo outros jogadores do Braga ao seu lado concordo com a decisão do árbitro por achar que Jonas não ficava isolado.

Infelizmente este ano não há triplete, não há Jamor. Duas já foram. Agarrem as que sobram com unhas e dentes.

8 comentários:

joão carlos disse...

perdes duas vezes com o mesmo adversário da mesma maneira cometendo os mesmo erros fazendo as mesmas substituições esperando um resultado diferente.
cesar em vez de lisandro não percebo, não tendo a experiência de luisão tens de ter um jogador que tem mais experiência na europa, isto para não falar na qualidade.
se samaris não estiver lesionado não o ter no banco para uma eventualidade é estúpido.
lima não é ponta de lança funciona em jogos em que tenha espaço entre a defesa e a baliza, sobretudo em jogos fora como o ultimo teve duas oportunidades marcou as duas, em casa a ponta de lança é uma nulidade não marcou porque não teve uma única oportunidade para o fazer porque não sabe jogar contra equipa fechadas mas a culpa não é dele é de quem insiste nele naquela posição.
em seis participações deste treinador na taça foste eliminados três vezes em casa e uma em terreno neutro, das cinco eliminações quatro estiveste em vantagem no jogo e em todas permitiste que o adversário virasse o resultado isto é uma tendência que tem de ser assacada ao treinador e à sua estratégia.

M disse...

Cristante....titularissimo a curtíssimo prazo, que jogão!

Anónimo disse...

E o penalty por o Jardel jogar andebol na área??? Não é relevante ou estavas a olhar para o lado? Não tires as palas não...

Pedro disse...

Penalty claríssimo que no Estádio não foi perceptível. Na TV o lance sobre Lima tb cria dúvidas que no Estádio não tive.

Brian Clough disse...

Ora aqui está a beleza do futebol no seu esplendor.

Ora se ganha e logo se perde. O que foi bem feito ontem, passa a ser mal feito hoje e vice-versa.

Não há muito a dizer, os deuses do futebol gostam de brincar com os mortais.

É evidente que por vezes os mortais também gostam de irritar os seus deuses.

Fazendo destruir equipas campeãs num ápice, em troca de euros (às vezes muitos outras vezes poucos).

Mas acima de tudo há que manter o desportivismo, neste jogo perder nunca pode ser considerado humilhante, se não ficava-se sempre em casa.

Mas J.J. assim vai ter dificuldades sérias em entrar no Olimpo dos melhores treinadores de futebol.

Só eu, Brian Clough, posso continuar a dizer que posso não ser o melhor treinador do mundo, mas de certeza estarei no 1º lugar do ranking.

Anónimo disse...

Lopetegui e Jesus a mesma luta.
Jogar sem meio-campo toda a segunda parte frente a uma das melhores equipas portuguesas é de génio.
César devia ir jogar para o clube do Cortez. Pagar mais de 6 milhões pelo Cristante é uma decisão de luminárias.
Jesus. se calhar, vai voltar a entregar o campeonato, com toda a amabilidade, ao FCP. A taça e a Europa já foram. Em Março, o clube deve estar a lutar pela t. da liga, como o troféu mais importante. O costume.....
a.p.

Anónimo disse...

Cristante? Basta ver a sua postura no segundo golo do Braga. Uma vergonha. Nem sai ao jogador que tem a bola, nem compensa o central que saí á bola. Pior que isso, vem a passo. Não esboça uma corrida. Uma vergonha

Alfredo Tavares

M disse...

sim, Alfredo, Cristante...foi so isso que reteste do jogo do miudo de 19 anos que chegou agora ao Benfica e fez o seu 3 jogo a titular?

que mais vergonhas tens visto no actual benfica? e ja agora,nos ultimos anos? so para perceber....Di Maria era um cepo que so corria e fuçava? Gaitan um lento jeitoos que so jogava para ele? o Matic, que tinha sido um barrete para compensar a venda do Ramires? o Rodrigo, tao bom que foi logo para o Bolton? e melhor, o Cardozo era o maior embuste da historia do Benfica?

ou este todos tu viste logo que nao enganava mal chegaram?

so para perceber...