blog

domingo, setembro 20, 2015

FC Porto - SL Benfica: 1-0

Muito injusto e muito Soares Dias.

Não sou hipócrita, prefiro jogar mal e ganhar, como no ano passado, do que jogar bem e perder, como esta noite. Vitórias morais dão zero pontos e o SL Benfica está a 4 pontos do líder do campeonato. Só que esse campeonato não acaba à quinta jornada mas sim à 34ª e, até lá, ainda há muito jogo. Perdemos, conquistámos zero pontos mas surgiu, finalmente, alguma crença nesta equipa.

Grande jogo do SL Benfica. Personalizado, combativo, autoritário, como há muito não se via no Dragão. A primeira parte então foi excelente e só mesmo os Deuses da bola impediram o campeão nacional de marcar e dar justiça no marcador pelo futebol apresentado. Rui Vitória não abdicou dos seus princípios, manteve o 442 e manteve Semedo e Guedes. A única alteração foi André Almeida a seis. Não sou fã do 442 nem da inclusão de um jogador a titular num jogo destes que poucos minutos de competição tem mas a verdade é que o 442 de Vitória foi fortíssimo no Dragão e não se mostrou vulnerável como os 442 do passado. Gostava de ver o SLB a jogar noutro modelo de jogo, que permite mais segurança e coesão, mas também reconheço o risco de mudar de táctica num jogo destes. A verdade é que não foi por aí que o Benfica não venceu este clássico e isso é o sumo positivo que devemos retirar deste jogo.

Rui Vitória tem vindo a ganhar margem de manobra pelas apostas que faz, sem receios e sem invenções. Não abdicar de Guedes e de Semedo num jogo destes é de treinador. E, melhor que tudo, não abdicar deles e conseguir ser superior ao adversário é de lhe dar todo o mérito. A entrada de Talisca borrou a pintura. O brasileiro não é jogador para entrar num jogo destes, empatado, a meio da segunda parte. A opção devia ter sido outra e Rui Vitória permitiu, com esta mexida, um ascendente até então inexistente dos azuis sobre o campeão nacional.

Gaitan e Jonas são classe pura e só mesmo a dureza dos defesas do Porto é que conseguia anular o futebol destes dois mágicos. Mitroglou lutou que se fartou. Samaris em crescendo tal como Semedo que parece que joga ali desde sempre. Luisão e Jardel seguros. Júlio César imperador. Eliseu muito bem. Almeida a cumprir como sempre. Guedes o menos bom do 11 titular mas é muito bom ver um miúdo destes sem medo de ir para cima do adversário num jogo quente como este. Nascer dez vezes só mesmo na cabeça de incompententes.

Soares Dias teve o condão de equilibrar o jogo perante o bom jogo do Benfica. A habitual dureza dos portistas passou sempre impune. Maxi devia ter visto o segundo amarelo (e nem falo do lance em que deu um olho roxo a Mitroglou) e Maicon nem admoestado é num lance que num campeonato honesto daria suspensão pesada. Se acerta em Jonas matava-o tal a força com que deu aquele pontapé. Fugiu logo porque percebeu o que fez e Soares Dias fez que não viu. Mas depois dá amarelo a André Almeida por segurar a bola. É isto.

Alguns terão saudades de irmos ao Dragão podendo festejar na cara deles e sair de lá com 3 secos a jogar contra 10, ou de lá irmos borradinhos e trazer chapa cinco ou ainda ter o campeonato na mão e levar um valente sabonete aos 92 minutos. Acredito que para esses ver o SL Benfica com esta postura, com esta qualidade no Dragão deve fazer alguma confusão. Imagino o alívio que tiveram com aquele golo ao cair do pano.

Se mantivermos este rumo de crescimento, de solidez, de qualidade, é possível começar a acreditar. Ficou mais difícil é verdade, duvido que o FCP dê tantas abébias como nas últimas duas épocas, mas ainda falta muito jogo. Vamos a eles.

CARREGA BENFICA!!!

20 comentários:

policia das substituicoes disse...

Jamais li tanta desonestidade intelectual.

Qual postura, qual personalidade? O Benfica nao foi discutir coisa nenhuma, esteve 90 minutos a bombear bolas ou a fazer cruzamentos, sempre a atacar com 3 jogadores maximo. Jamais conseguiu construir uma jogada de perigo em bola corrida!

Nao tens organizacao ofensiva, as jogadas saiem todas por mero acaso e o meio-campo nao é capaz de fazer cinco passes seguidos. Todas as jogadas de perigo que criaste foi de bola parada ou ofertas da defesa do Porto. Na segunda parte, o meio-campo foi simplesmente inexistente.
Nao tens org. defensiva, houve buracos que jamais teriam acontecido nos ultimos 6 anos, e tudo porque agora jogas à anos 70 com referencias HxH.

Tu que és a policia das substiuicoes nao abres a boca agora? Tirar o melhor jogador do SLB em campo para meter o Talisca, para melhor as transicoes segundo o teu querido treinador? é para rir isto?! Meter o Pizzi a extremo-direito quando o teu meio-campo nao consegue ligar com o ataque toda a segunda parte? Ou melhor ainda, entrar com André Almeida que nunca jogou até agora e tecnicamente é abaixo de mediano ao invés de entrar com Samaris + Pizzi? Coragem? Entao onde anda o fantasticamente maravilhoso Vitor Andrade? Deixou de ser bom?

O que eu ja tenho saudades é de ser Campeão, de ver futebol de alta qualidade e de saber que mesmo aos 85 minutos a perder ainda teria possibilidades de empatar ou mesmo ganhar, de limpar facilmente os Sportingues, Aroucas e os Moreirenses desta vida. Pode ser que quando percas os dois jogos do campeonato contra o Sporting abras os olhos.

Anónimo disse...

Grande post, Pedro. Concordo em absoluto. Assim que cheguei a casa de um amigo e soube que o André Almeida jogava de início, tal como o Guedes (já nem se questiona a titularidade do Nelson, tal a maturidade que tem vindo a demonstrar), disse logo que era bem jogado. Talisca não serviria para um jogo destes, tal como não serviu ao entrar na segunda parte, e essa foi realmente a única falha do Rui Vitória. Que pena termos desperdiçado tantas oportunidades! No ano passado fizemos um jogo mediano e ganhámos, este ano fizemos uma grande primeira parte e uma segunda menos boa, e perdemos. Paciência. Anedótico, este Dias. Os amarelos a Luisão, Nelson e André são de mestre. Devíamos ter fugido para os balneários e assim não víamos nenhum amarelo. Cotoveladas de quem quer agradar a quem o insultou durante 8 anos (o Tavares escrevia tratados n'A Bola sobre um dos maiores "caceteiros do futebol português", e agora tem de dar muitas cambalhotas para se desdizer...) parece que também valem. Não me surpreendeu nada esta arbitragem.
No golo deles, acho que fomos anjinhos. O último defesa (penso que o Eliseu) fazia falta, era expulso mas não levávamos golo.

"Nascer dez vezes só mesmo na cabeça de incompetentes. " Nem mais. Dois miúdos lançados num jogo desta importância, e ambos fizeram um bom jogo, sem tremideiras, muito pelo contrário. Mas foi uma pena. Foi mesmo. Uma vitória daria outra moral. Paciência. Temos de seguir em frente, porque ainda falta muita jornada e na quarta-feira temos um jogo bem difícil. Espero que não acusemos o desgaste. Seria tão bom trazermos um resultado positivo de Madrid, mas reconheço que não vai ser nada fácil. Mas é isso - carrega Benfica !!

J.

Anónimo disse...

AHAHAH Tem sido um fartote ver os benfiquistas a reclamar pela expulsão do Maxi que ficou por mostrar.
Antes falava-se que o Maxi era protegido pelos arbitros, e a resposta dos benfiquistas era: O Maxi é um jogador inteligente.

futebol <3

hra disse...

Wtf did I just read?

joão carlos disse...

só que num jogo em que se luta muito fazes muita pressão e no miolo estas em inferioridade toda a segunda parte tens de refrescar os dois do miolo para mais quando um deles já tem amarelo.
a entrada do talisca visava um pouco isso mas como dizes bem não é jogador para isso e não resultou talvez se pizzi entrasse para essa posição em vez dele resultasse.
mas aqui entra o plantel curto o treinador preferiu guardar pizzi para a ala porque pareçe não confiar em carcela que tarda em sequer ser alternativa da alternativa quanto mais com capacidade para assumir o lugar do titular lesionado.

Pedro disse...

Imagino as saudades q deves ter de ir ao dragão borradinho e sair de lá com 5 no bucho. Grande organização ofensiva e defensiva. De mestre.
:)

" A entrada de Talisca borrou a pintura. "

Desonestidade intelectual não é?

Valderrama disse...

Tal como previa, voltam as derrotas, voltam as críticas ao árbitro.

Agora o maxi já não merece acabar os jogos? Então e nos últimos 20 clássicos? Coitadinho levava sempre um amarelo... nos ultimos 5 minutos!!

Engraçado é não falares da expulsão perdoada ao André Almeida, 3 minutos depois da expulsão perdoada ao Maxi.

Falas do amarelo do André Almeida por fazer anti jogo, e não dizes nada sobre o amarelo do Maxi?

A entrada do Maicon é estúpida e completamente escusada, mas se ele quisesse acertar, acertava, obviamente. Dito isto, foi apenas jogo perigoso, a questão é que o jogo estava terminado.

Já viste as estatísticas do jogo? Aprende a perder uma vez na vida.

Pedro disse...

Regressaram as vitórias à porto e os andrades ficam logo incomodados com os comentários às arbitragens. A entrada do Maicon não é estupida, é criminosa. Para ser vermelho não precisa de acertar, tentativa de agressão é vermelho na mesma.

Sobre Maxi devia ter visto o segundo amarelo. Ponto. Factual.

André Almeida? LOL

rsa disse...

Factos com 5 jornadas estás a 4 pontos do fcp isto é ter margem de manobra ? Falas dos resultados de JJ no dragão até parece que antes dele.....

Apostar em miúdos porque não há mais ninguém não revela coragem, é assim porque têm de ser não há alternativas credíveis qualquer dia parecemos o scp orgulhosos dos 10 miúdos que estão a jogar e tristes porque ficamos em 3 ou 4 na Liga mas pelo menos temos a base da selecção nacional lol certo?

De resto o jogo foi parecido com um fcp-Vitoria de Guimarães na primeira parte enquanto há frescura física é correr e esperar um cruzamento ou bola parada na segunda enfim.....
Mas pronto o outro era o mau da fita.....

Pedro disse...

rsa, mas RV é fraco e sem qualidade. Não se pode exigir o mesmo que ao grande mestre dos mestres. Mas esse apanhou sempre um super porto ao nível do Barcelona...já sei.

A margem de manobra resulta de um treinador que chega agora ao clube e tem como soluções para suprimir a perda de MAxi e Sálvio dois putos da B. E sem medo e desculpas os coloca a titulares no Dragão. E consegue jogar de igual para igual sem medos.

O outro não apostava nos putos. Gastava 3 ou 4 milhões num qqr Bruno Cortez ou adaptava um extremo qqr durante uma época inteira só para fazer pirraça. Eu, dento destas possibilidades, prefiro apostar nos putos. Se me derem um Coentrão a conversa é outra. Mas não deram...

Eu não falo dos resultados do mestre no dragão, falo da postura do mestre nos jogos no dragão e os resultados que ele deu ao SLB. Mas já sei, o tal super porto. Este que RV defrontou de certeza que está ao nível de um qqr União da Madeira. Já sei.

RV pode ser o pior treinador da história do SLB que isso não faz JJ bom.

Gritinhos da Sharapova disse...


No dia anterior na BTV2 pude assistir ao Chelsea-Arsenal, e curiosamente, num campeonato onde os árbitros "deixam jogar", o Arsenal acabou com 9, por motivos que, quando comparados com os lances de Maxi e Maicon, deixam qualquer ser humano honesto corado de vergonha.

Por isso o nosso campeonato nunca vai deixar de ser de futebolzinho.



Valderrama disse...

Só para reavivar memórias, fica aqui este link:
https://www.youtube.com/watch?v=Efoh-9_fzpM

Gostava que me dissesses Pedro, o que aconteceu ao Maxi neste lance.
E olha que o João Garantias Ferreira aparece no vídeo a olhar bem para o lance.

E depois anda falar-me no jogo de ontem.

Pedro disse...

Valderrama, seja o que for que está nesse vídeo, anula o que se passou no jogo de ontem?

Não faz qqr sentido essa argumentação.

Gritinhos, olha que a coisa não é assim tão diferente. O gajo de azul que agride tb ficou em campo.

José Vieira disse...

"Estamos vivos".
É o que se geralmente se costuma dizer à família quando se acaba de sofrer um acidente...
Não vejo o que é que o resultado tenha de injusto. Uma equipa como o Benfica não pode durar 45 minutos. Nem no futsal! E se só durou 45 minutos muito se deve ao sistema de 2 avançados que, por muitas voltas que se queiram dar, é o ponto de partida para um modelo desequilibrado.
O Porto teve 65% de posse de bola! Este Porto, que está a milhas da qualidade das equipas de Vilas Boas e V. Pereira...
Agora, quando se tem um Talisca como primeira opção do banco...é legítimo que se aposte em Mitroglou e Jonas.
Andrade foi moda passageira, Carcela arrisca-se a nem ser moda mas apenas passageiro, Guedes tem qualidade mas muito ainda que aprender.
Perante tal decréscimo de qualidade, não se percebe como se dispensa Ola e se faça de Djuricic um proscrito.
É bom que percebamos que em relação à época passada não ficámos, apenas, sem Maxi e Lima mas também sem Enzo e Salvio e isto faz toda a diferença, mesmo que da bancada LFV se faça por mostrar "indiferente".
Em suma, e quanto ao jogo, satisfeito com os jogadores do onze inicial e com RV. Convenhamos: não dava para muito mais.

Pedro disse...

E Cristante.

Sobre os dois avançados penso que sabes o que defendo há muitos anos. Mas reconheço que com Jonas, Mitro e Jimenez, jogar só um é problemático.

Anónimo disse...

Sou um grande defensor do trabalho que Jorge Jesus fez no Benfica, mas ele perdeu três campeonatos seguidos. Portanto, paciência com Rui Vitória.
Vamos ser justos, no Dragão, só uma vez (em cinco) Jesus fez melhor resultado. E com uma grande mijada.
Outra coisa: a equipa do ano passado estava já bem espremida. A deste ano, ainda pior. Saíram três jogadores fundamentais da equipa-base e entraram Mitroglou (grande jogador) e dois miúdos da formação. Não há milagres. Este campeonato é para perder. Nem com o Guardiola íamos lá.

O. F.

José Vieira disse...

"Mas reconheço que com Jonas, Mitro e Jimenez, jogar só um é problemático".
Certo, mas pensando que sabes o que defendo há muitos anos, eu entendo que em 80% dos jogos da temporada podem jogar dois avançados. Ontem era um jogo que fazia parte dos restantes 20%.
Abraço

Pedro disse...

Não sou tão optimista em relação a esses 80% com dois avançados mas de resto estamos de acordo. Em jogos grandes dois avançados é demasiado arriscado.


O.F, é muito isso.mas ainda não atiro a toalha ao chão.

Diana Krall disse...



Calma malta, estou de regresso a Portugal para vos pôr o ânimo de novo para cima.

O ânimo e o resto...

Destino Benfica disse...

As minhas desculpas pelo off topic, mas o Glorioso não é só futebol e é por uma boa causa.

Caros Benfiquistas, no próximo dia 17 de Outubro a Federação Portuguesa de Natação vai homenagear quem mais se distinguiu na época 2014/2015. Na lista dos nomeados estão dois nomes da equipa feminina de polo aquático do nosso clube.

- Melhor Atleta de Polo Aquático Feminino: INÊS NUNES
- Melhor Treinador de Polo Aquático: ANTÓNIO MACHADO

A votação está a decorrer online e o vosso voto é essencial para que, desta vez, os prémios venham para ao sul e sejam atribuídos a uma atleta e a um treinador do Sport Lisboa e Benfica. Por alguma razão somos o mais eclético e maior clube do país, vamos fazer com que estes prémios sejam atribuídos a estes grandes benfiquistas.

Votem aqui: http://www.fpnatacao.pt/noticias/1442918269-votacao-para-cerimonia-de-premios-ja-arrancou (no final do texto tem o link para a página da votação)

Viva o Benfica!