blog

sábado, setembro 26, 2015

SL Benfica - Paços Ferreira: 3-0

Regresso à normalidade.

Depois da derrota injusta no Dragão, Rui Vitória aposta no mesmo onze, dando um sinal muito positivo de confiança na equipa. Sei que a maioria dos benfiquistas não concorda mas com Fejsa de fora das opções, André Almeida assume-se como a opção lógica para a posição seis libertando assim Samaris para uma posição mais adiantada no terreno sendo o elo de ligação para os avançados. A equipa perde capacidade técnica no miolo mas ganha consistência defensiva e num modelo com apenas dois elementos no meio campo parece-me a opção mais segura, privilegiar a consistência defensiva. O campeão entrou muito bem, fortíssimo, com forte pressão ofensiva e rapidamente com possibilidades de golo. Uma tão boa entrada não fazia antever o que se passou logo a seguir ao Paços beneficiar de um livre directo perigoso. Depois disso a equipa parece que perdeu confiança e passou a jogar mais nervosa, com passes directos da defesa para o ataque deixando de procurar o jogo colectivo como forma de progressão no terreno. Mais uma vez um golpe de génio resolve o problema da equipa, com Jonas a abrir o livro num golo fenomenal a abrir o marcador e a repôr os índices de tranquilidade no devido nível. Pouco depois Jonas esteve quase a bisar num remate que seria novo golo de antologia.

Chegados ao intervalo a equipa na segunda parte entrou mais tranquila e decidida a resolver o jogo e então começar a pensar em Madrid. Sob a batuta de Gaitan o perigo ía chegando cada vez mais á baliza de Marafona e Mitroglou falha aquilo que o Estádio da Luz já gritava como segundo golo da equipa. Não foi nesse lance foi pouco depois, em mais uma jogada de Gaitan e com Gonçalo Guedes a estrear-se a marcar com o Manto Sagrado principal vestido. é sempre bonito ver um dos nossos putos a fazer balançar as redes da baliza grande. Por fim, Jonas a bisar e a selar mais uma vitória do Glorioso que permite recuperar os pontos perdidos no Dragão.

Nelson Semedo está cada vez melhor, mais confiante. Jardel teve uma falha que podia ser comprometedora mas, felizmente, Samaris resolveu. Samaris que esteve excelente tal como Gaitan e Jonas. André Almeida a cumprir como é seu apanágio. Júlio César e Luisão a dizerem presente sempre que chamados a intervir. Eliseu péssimo nos passes. Guedes um dos jogos menos conseguidos mas onde marcou e assistiu. Mitroglou num dia não, quiçá a guardar os golos para Madrid (era tão bom). Carcela teve alguns minutos mas, infelizmente, teve pouca bola para poder mostrar predicados ao exigente público da Luz. Novas oportunidades surgirão, esperemos.

Falam-me de um penalty para cada lado por assinalar. No Estádio não me apercebi de nada. O lance de golo anulado ao Paços dizem-me que foi bem ajuizado por fora de jogo evidente. De resto uma arbitragem sem grandes reparos.

Muito bom conseguir aproveitar, logo após a derrota no Dragão, a escorregadela do FC Porto e practicamente anular a vantagem psicológica que eles podiam adquirir por nos terem vencido. Excelente resposta da equipa que vai crescendo em rotinas e fio de jogo. Temos que melhorar muito porque Gaitan e Jonas não vão ter exibições destas sempre. São nestes momentos que sinto que o plantel é curto sem grandes opções que possam sair do banco para dar um safanão no jogo. Os marroquinos são uma incógnita e no meio campo já sabemos que Pizzi e Talisca não são jogadores nos quais possamos confiar grandes missões de qualidade para segurar ou virar um jogo. Precisamos mesmo que Carcela, Taraabt e Cristante demonstrem toda a qualidade que lhes é apontada por muitos. 

Nem quero pensar na saída de Gaitan em Janeiro...

Agora é Madrid. Seria giro fazer uma surpresa na Champions mas apenas peço dignidade e atitude. Curiosidade para saber se Rui Vitória irá abdicar de um avançado ou se arrisca e mantêm a estrutura.

1 comentário:

Diana Krall disse...


Hola

Eu ter gostado mucho de Lisboa.

E Benfica é um boa equipa. Jogar bom footbal.

Ver mucho chewing gum ruas do Pátio dos Cantigas. Mucha pena poluição.

Porque Casillas tem camisa igual color caca do meu cão?

Bom vino.

Hasta la vista.

D K