blog

sábado, março 05, 2016

Sporting - SL Benfica: 0-1

Líderes!!!

Finalmente o SL Benfica está no seu devido lugar, líder isolado do campeonato nacional e a lutar pelo 35º título de campeão e o ambicionado tri campeonato. Fruto de uma excelente e importante vitória no terreno do arqui rival. Dois modelos muito semelhantes defrontaram-se num relvado que devia envergonhar quem se apelida de maior potência desportiva nacional. Dois modelos que encaixaram um no outro onde a diferença foi feita pela qualidade individual dos jogadores onde Jonas, Gaitan e Renato foram peça fundamental na vitória. Se é verdade que o Sporting teve mais bola e o Benfica abusou um pouco do futebol directo também é verdade que a intensidade que Renato deu ao meio campo levou o Benfica às costas e nunca foi parado pelos adversários. Foi um jogo muito emotivo mas não tem bem jogado quanto isso. 

Muito se criticou a defesa do Benfica e o processo defensivo mas hoje, contra a referenciada como a melhor equipa, não deu abébias. Aquele lance do Ruiz foi o único relevante ao longo do jogo o que revela muito bem do acerto da defesa. Ederson, substituir o Imperador logo num jogo tão importante como este, a dizer presente sempre que foi preciso. Mais uma vez o Benfica começa muito bem o jogo e, felizmente, marca golo que permitiu conquistar os três pontos. Boa reacção do Sporting mas sem causar grande perigo. Excelente Rui Vitória a mexer na equipa, no momento e pedras certas.

Lindelof esteve perfeito muito bem acompanhado por Jardel e Eliseu. Não gostei tanto de Almeida que teve momentos bons mas outros péssimos. Samaris e Renato fortíssimos no meio campo e o puto, quando aprender a soltar a bola no momento certo, será, claramente, um caso sério. Pizzi terá sido o jogador do bi campeão com exibição mais fraca. Inexistente ofensivamente e pouco ou nada eficaz defensivamente. Já Jonas mostrou, mais uma vez, que é muito mais do que golos. Mitro mostrou que tem muito golo e muita raça. Gaitan o mágico que a equipa recorrer à espera de momento de inspiração que resolva o jogo. Jimenez, Fejsa e Sálvio entraram e mantiveram a qualidade do colectivo, o espírito de entre-ajuda na luta pela vitória.

Mais valor tem esta vitória quando rapidamente se viu o que pretendia Soares Dias. Aos dois minutos já temos uma falta não assinalada sobre Jonas que daria expulsão a William Carvalho e outra sobre Gaitan que se esgueirava para a área dos Sporting. Coates fez faltas atrás de faltas, algumas delas a cortar lances de ataque rápido. O árbitro apenas avisava. Primeiro amarelo do jogo? Para o Benfica claro, para Jonas. O segundo? Para o Benfica claro. O costume. A Sporttv bem tentou encontrar penaltys a favor do Sporting mas nem assim. 

Nada está ganho. Faltam nove finais e temos de estar atentos até porque a sorte tem sido muito madrasta com lesões atrás de lesões. Acredito que o impacto emocional desta vitória será muito importante para o resto da época e, espero, o Sporting irá acusar a pressão. Se o Porto amanhã ganhar teremos uma recta final duríssima. Depois de tanta luta e empenho para conquistar este merecido primeiro lugar temos que o segurar até ao fim.

Chegou a hora. Rumo ao 35!!!

CARREGA BENFICA!!!

3 comentários:

Frank disse...

Então desta vez o 4-4-2 venceu o 4-3-3?? Como te disse contra o Porto, o importante são as dinâmicas e a ocupação dos espaços. Os jogadores não são matrecos. saudações gloriosas

Pedro disse...

O 442 de vez em quando vence mas não me parece que tenha vencido a luta no meio campo. Eles tiveram mais bola, não sabiam era o que fazer com ela.

Gritinhos da Sharapova disse...

Temos um treinador com c0j0nes, huev0s, isso é que interessa.

Cheira que este ano vamos ter um campeão Trapatónico, a equipa que perder menos pontos ganha.

A azia descomunal do J.J. no fim do jogo foi qualquer coisa. Diverti-me imenso. Deve ser lixado perder contra um gajo que nem se reconhece ser treinador, digamos é um pedreiro.

Hi hi hi hi