blog

sábado, abril 30, 2016

SL Benfica - V. Guimarães: 1-0

Jardel resolve!

Nova final, novo sofrimento, nova vitória. Liderança isolada a dois jogos do fim. Parece perfeito mas não é, o coração ameaça não aguentar tamanha tensão e ansiedade. Hora e meia após o apito final e ainda tremia de nervoso por causa do jogo e da expectativa para os dois que faltam. Admito que estou "borradinho" para o Funchal. É notório que a equipa está fisicamente esgotada e mentalmente cansada. Há uma enorme vontade e união em sermos campeões mas as pernas começam a não conseguir responder aos desejos do cérebro. Passes fáceis acabam por ficar nos pés dos adversários, decisões simples são substituídas por riscos desnecessários, começa a faltar intensidade, lucidez e, finalmente, a polícia dos cruzamentos pode sair dos buracos onde se esconderam porque agora sim há um exagerado recurso dos ditos para fazer a bola chegar à baliza adversária. Há falta de capacidade de fazer melhor, mete-se a bola na área. Sem critério é complicado resultar.

Rui Vitória como treinador será sempre julgado pelas suas acções e cabe a ele a responsabilidade da equipa chegar a esta fase nestas condições. Se estamos com excelentes oportunidades de renovarmos o título é Rui Vitória o principal culpado mas se estamos fisicamente "mortos" também é Vitória o principal culpado. Nunca abdicou das suas peças principais, foi sempre com elas até ao fim e agora paga o preço dessas opções. Gaitan, Jonas, Mitro e Pizzi estão claramente no pior momento da época. Sálvio que podia ser um reforço de peso para esta altura não teve ritmo de jogo suficiente para poder ser uma mais valia. Carcela necessita de jogos seguidos, não é um jogador para entrar e resolver. Jimenez podia ser titular uma vez por outra porque está fortíssimo. Talisca é 8 ou 80. Eu percebo Rui Vitória, não quis (teve medo?) mexer no 11 que permitiu esta caminhada louca, a recuperação pontual e a excelente campanha da Champions mas em determinados momentos, podia e devia ter dado mais minutos a outros para que agora pudessem ser alternativas reais. Agora é fazer figas.

Muito se fala da sorte. Porquê? Ontem, de facto, o Glorioso não fez um bom jogo mas em que momento tivemos sorte? Na azelhice dos jogadores do Guimarães que na vez que chegou lá à frente fruto de uma azelhice nossa permitiu a Almeida evitar o golo? Foi sorte que tivemos no remate ao lado do Mitroglou ou na bola à trave do Jimenez? Sorte é nada fazer e a bola entrar às três tabelas. O SL Benfica tem feito sempre mais do que o suficiente para vencer os jogos. Ontem, em menor escala, também o fez. O Guimarães foi muito intenso, com uma energia brutal para esta fase da época, mas pouco futebol mostrou. O Benfica controlou quase sempre o jogo excepto nos minutos finais onde o Guimarães ficou por cima por ter muito mais força nas pernas do que os nossos bravos. De resto, a sorte dá muito trabalho.

Jardel a resolver e depois quase a tramar não fosse o colega André Almeida a safar por duas vezes. Ederson seguríssimo. Eliseu a abusar nos remates sem nexo. Lindelof craque. Fejsa a dominar todo o meio campo (que aguente mais dois jogos!!!). Renato esgotado. Gaitan, mesmo de rastos é sempre Gaitan, capaz de tirar um coelho da cartola. Pizzi, Jonas e Mitro em dia não. Jimenez a entrar, novamente, muito bem. Sálvio longe do que conhecemos e precisamos. Samaris para refrescar.

É fácil olhar para esta foto e exigir prisão para Eliseu. A imagem é clara na violência do choque. Mas o que a imagem não mostra é como o lance aconteceu e isso, por muito que doa aos antis, têm toda a importância na interpretação da jogada. Ambos os jogadores se fizeram ao lance e ambos de forma dura. Ao ponto de ter sido assinalado jogo perigo ao jogador do Vitória coisa que a imagem não mostra. Eliseu saltou e chocou, desta forma, com o adversário, mas sempre em disputa pela bola. O lance podia ter sido ao contrário caso Eliseu não tivesse saltado no momento da disputa da bola. Teria sido ele o atingido neste lance. O que não deixa grande margem de manobra foi o derrube a Mitroglou dentro da área do Vitória de Guimarães. Lance rápido, sem dúvida, mas que resulta num derrube do avançado grego do Glorioso num lance para grande penalidade que ficou por assinalar. 

Faltam duas finais. Seria excelente que o segundo classificado perdesse pontos no Dragão para me dar maior tranquilidade para a próxima jornada. Tenho muito mas mesmo muito receio que a equipa não aguente a pressão e quebre nesta recta final, nestes dois jogos que restam para o mais desejado título de sempre. Por isso uma não vitória dos gajos seria como ouro para mim. 

Aguenta Benfica! Aguenta coração!

4 comentários:

Unknown disse...

Eles hoje não passam no ladrão. E espero que sejam roubadoa até ao tutano, parao kim jong se esbardalhar em comunicados, como o ridiculo que vomitou hoje. Concordo, é o titulo mais desejado de sempre. E o mais justo!

Kamikaze disse...

E o jogo nojento do Guimarães??? Ninguém investiga isto???

Hoje somos todos do Porto. Os corruptos hoje vão representar-nos. Muita fé no Peseiro e na sua equipa.

Anónimo disse...

O Marítimo tinha seis jogadores em risco de exclusão para o jogo com o Benfica. SEIS. Edgar Costa, Alex Soares, João Diogo, Deivison, Gazharian e Tiago Rodrigues - acho que eram estes. Quase todos eles habituais titulares ou no mínimo suplentes muito utilizados. Alguém quer arriscar adivinhar quantos desses jogadores, HABITUAIS TITULARES, foram utilizados hoje na saída ao Estoril?
Pois é. Viva a verdade desportiva. Uns jogam contra a equipa b do União. Outros vêem os adversários poupar-se de propósito (já o Rio Ave o tinha feito). Afinal a mala inclui as regiões insulares? caramba, devem ser milhoes o premio...

Gritinhos da Sharapova disse...


Parece que o "Project Roquette" está vivo, todos se aliam contra o Glorioso.

Valeu o "Rocket Jardel", a voar sobre os centrais.

Hoje espero uma equipa alternativa, por mim é poupar todos os titulares habituais. Que se lixe a taça (da liga CTT).

Coração, o que é isso? Parece que já levo um órgão a menos... Felizmente não é um dos principais (genitália dixit...)