E mais maravilhoso é quando, para vencer, Jorge Jesus, finalmente deixa a teimosia de lado e coloca mais um homem no meio campo como sempre, mas sempre, temos vindo a reclamar ao longo do reinado deste treinador ao serviço do Enorme. Foi só recuar Gaitan para o meio campo para o Benfica nunca perder a batalha no meio campo, lutar cara a cara com o meio campo do Braga, e sair com a bola jogável com três jogadores rápidos e técnicistas de frente para a baliza. O jogo foi todo nosso. Todo. O sofrimento final foi completamente desnecessário dado o jogo que o Benfica fez mas resultou de um recúo exagerado da equipa. A entrada de André Almeida faz sentido para refrescar o meio campo mas não era preciso recuar tanto, a troca de bola que fizemos é excelente mas não pode culminar com um chutão de Artur ou Luisão para proporcionar um ataque dos bracarenses. O controle na segunda parte que estava a endoidecer Freitas Lobo é excelente e, por muito que os benfiquistas não o percebam, é assim que se ganham campeonatos. A vertigem atacante é bonito mas traz dissabores. A ganhar por dois golos, em Braga, é assim que o Benfica tem de jogar. Sempre.
Todos vão elogiar o jogão de Gaitan e a força e golo de Lima. E serão elogios justos mas é pena que os adeptos só vejam golos e fintas bonitas e não consigam perceber outras exibições fabulosas e reconhecer mérito a quem o está a ter com toda a justiça: Jardel fez um jogão soberbo. E tem sido assim ao longo desta época. Tem sido um dos melhores jogadores do Benfica e merecia muito mais crédito e apoio do que aquele que tem tido dos benfiquistas. Excelente exibição colectiva de toda a equipa, muito serena e muito confiante. Sálvio, Ola John, Maxi, Matic, todos muito bem.
O ambiente em Braga foi um ambiente de jogo grande. Assim é que é. Será que os zunzuns que falam de um afastamento entre Braga e o clube corrupto são reais e, por isso, hoje tivemos um ambiente mais educado, mais desporivo, na Pedreira? Até a arbitragem foi boa. A expulsão é acertada, Lima ficava completamente isolado na cara de Beto. Vermelho como mandam as regras. De resto não me lembro de mais nada de relevante a assinalar. Quem diria? Ok...um fora de jogo tirado a João Pedro no final do jogo, igual a um tirado a Lima na primeira parte. Jogador encostado à linha com marcação de um defesa parece-me tudo menos um lance de iminente de golo por muito que o comentador da Sporttv o queira fazer parecer.
E agora? Esta vitória é muito mais importante do que se possa pensar. Esta vitória era inesperada e irá causar mossa nos rivais. Eles estavam à espera que o Benfica caísse em Braga para dispararem isolados na liderança, cenário que estão habituados. Assim, ter a pressão de não poderem perder pontos, é uma realidade à qual costumam lidar mal e acusar a pressão. Sim terão, claramente, as ajudas habituais mas vão tremer. Resta-nos não tremer também e aproveitar este "boom" anímico e não nos desconcentrar, jogo a jogo, pela conquista dos três pontos.
Se o que vimos hoje for para continuar, se Jesus, finalmente, perceber que a sua teimosia estava errada e é esta a táctica mais forte para vencer estes jogos começo a acreditar que é possível. E quando um benfiquista acredita o céu é o limite!!!
Jogo a jogo. Carrega Benfica!!!







