blog

segunda-feira, novembro 13, 2006

A Guerra do Guiness

"Em semana sem futebol de primeira linha (nem Liga, nem competições europeias), foi com toda a pompa e circunstância que o Benfica anunciou ter passado a ser o clube com mais sócios pagantes a nível mundial, apresentando um registo de pouco mais de 160 mil associados.

O facto vale o que vale. Não representa título nenhum, nem provocou uma deslocação momentânea de adeptos à Luz para comemorar a distinção. Aliás, para um clube que tem alguns milhões de simpatizantes, o total de associados nem parece ser nada de extraordinário. Ainda assim, se existe uma contabilidade sobre o assunto, creio que é melhor ser o líder do "ranking" do que aparecer numa posição subalterna.

Por outras palavras, penso que os responsáveis benfiquistas fizeram bem em exibir este seu recorde, essencialmente porque tal anúncio fez com que o nome do clube fosse falado um pouco por todo o Mundo. Desportivamente, repito, esta coisa do Guinness não significa nada, mas do ponto de vista do "marketing" e da publicidade da marca Benfica tem, garantidamente, muita validade.

Uma larga maioria de adeptos dos rivais Sporting e FC Porto não tardaram a aparecer para desvalorizar o recorde dos encarnados (basta ver os comentários neste site). Já esperava que fosse assim, da mesma forma que muitos apaniguados benfiquistas fariam o mesmo se o feito pertencesse a leões ou dragões. Isto sucede sempre, já faz parte da cultura de "clubite aguda" do nosso povo. Mas, pior é ver pessoas com responsabilidades a entrar neste jogo triste, desnecessário e, convenhamos, algo bacoco.

Menezes Rodrigues, vice-presidente do Sporting, aproveitou uma festa do seu clube com 300 pessoas em Évora, para "disparar" contra o rival da Luz. E entre outras declarações, disse o seguinte: "os recordes que nos motivam são os que já temos, da transparência, da seriedade, da honestidade, da inovação. É um clube com seriedade nos processos e com a transparência da verdade desportiva nas competições onde se envolve".

Sempre ao ataque, o dirigente questionou ainda a verdade da contabilidade dos associados do Benfica, destacou o trabalho do Sporting na formação, os muitos títulos conquistados e nem se esqueceu de falar das medalhas olímpicas.

Menezes Rodrigues, como qualquer pessoa num país democrático, tem o direito de falar sobre o que quiser e de opinar à sua maneira, mas terá ele a certeza de ter tido uma intervenção feliz? Duvido... Que raio tem o Sporting, ou os seus dirigentes, a ver com a entrada do Benfica no célebre livro dos recordes? E se isso é tão insignificante, porque terá gasto tanto tempo de antena numa festa do clube de Alvalade a falar do rival? Uma última questão: destacar a honestidade leonina nesta abordagem é a mesma coisa que acusar os outros de falta de seriedade. Se sabe de alguma coisa grave tem o direito e o dever de a denunciar. Como não o fez, passou a ser igual a tantos outros, do seu clube e não só. Insinuou... mas esqueceu-se de nos esclarecer. É pena!"

Data: Domingo, 12 Novembro de 2006 - 16:37
EXCLUSIVOS JORNAL RECORD

De facto a lagartada começa a aprender com o seu mestre que nas inaugurações de cada nova pocilga fala no sagrado nome do Glorioso.

9 comentários:

Peyroteo disse...

O Menezes Rodrigues devia ter evitado estas declarações. É a velha e irritante mania dos dirigentes portugueses aproveitarem estas festas de núcleos e filiais para mandar umas "alfinetadas" nos rivais e receberem uns aplausos. Infelizmente, todos os fazem.

Anónimo disse...

lagartos e andrades são recos da mesma estrebaria.

dezazucr disse...

anda por aí muita dôr de cotovelo solta. Óbviamente trocaría sem pestanejar, esse record por títulos, mas não o desprezo, uma vez que em termos de marketing pode valer muito. Dou o exemplo da negociação de um jogador: torna-se muito mais fácil convencer um jogador estrangeiro a vir jogar no clube.

Anónimo disse...

O Peyroteo foi óbvio. Não há volta a dar a este tipo de "actuações". Ou melhor, até há: ignornado frustrados como o Menezes.

Nuno Gonçalo disse...

Verdade é que somos 160000 que pagam e 8 milhões que sofrem pelo Benfica .


Gostaria de vós dar a conhecer o Blog Desportugal .
Tem um ano e quatro meses e aborda a temática do futebol , apresentando a Bwin Liga , com destaque para os grandes .

O futebol internacional também é uma referência , com as Ligas de Espanha , Itália , Inglaterra , Alemanha e França , tudo secundado com os vídeos dos principais jogos e golos da jornada .

O Andebol profissional e a Terceira Divisão também é notícia ao fim-de-semana .

ps- O espaço de categorias de notícias na barra lateral direita do blog . contém os icons das notícias , para as principais notícias .

Visitem em http://desportugal.blogspot.com/

Obrigado pela atenção
Gonçalo

n_sardas disse...

Tive o cuidado de ir ler os comentários do post anterior e ainda estou para perceber onde consideras que algum Sportinguista deslavorizou o record, pelo contrario, li foi um comentario de uma elevação digna de registo de um Sportinguista...
Sinceramente, a unica pessoa que desvalorizou o record, foi um consocio teu, logo o autor do primeiro comentario, quando escreve:"LAGARTOS E ANDRADES...INCHEM!", em caps lock e tudo. Isso é que desvalorizar o record do teu clube...
Mas optas por por falar dos Sportiguistas (isso já é um caso de fobia clinica) e ficas caladinho, como sempre, perante as palavras do teu consocio, que ate no dia em que o clube dele entrou para o Guiness, lembrou-se do meu Clube... agradeço tal atenção ao mesmo!!!
Quanto ao Menezes, é um pateta, no qual os meus consocios votaram... já não é a primeira vez que diz baboseiras...

Pedro disse...

E o q me ri ontem com o Azias Ferreira o perfeito estereotipo do q é um lagarto.
O homem perdeu totalmente as estribeiras...incrivel como os 160.000 fazem mossa naquelas pobres almas...o gajo estava furioso e depois, como costume em qqr lagarto, foi comido pela própria argumentação...adorei...fartei-me de rir...

"suponho , é uma suposição minha, q o scp tem, por larga margem, mais sócios com 75 anos de fidelidade" ..só rir ...

Até o andrade Aguiar conseguiu passar por cima da questão do recorde...agora o Azias...estava a ver o gajo e a lembrar-me de uns qts amigos meus..tal e qual.

Frustrados...

Pedro Neto disse...

O Azias quase que batia no Searinha... e ele deixava!

Anónimo disse...

dizem ser seis milhões e só têm 160.000 sócios??? Passa-se qualquer coisa de errado...