blog

terça-feira, setembro 18, 2007

Há bons jogadores, há grandes jogadores e há Rui Costa

«Sempre dissera: ‘Gostava de acabar a carreira no Benfica’. Rui Costa nunca escondeu de ninguém a vontade de pendurar as botas em casa. Em 2001, o fora-de-série aceitou vestir a camisola do AC Milan. Depois de sete anos na Fiorentina, Rui jogou cinco épocas como rossonero, vencendo uma Champions League, um Scudetto, uma Supertaça europeia, uma Supertaça italiana e uma Taça de Itália. Mas, sobretudo, o português deixou uma herança feita de paixão, emoções, assistências (mais de 50), números e classe. Os tiffosi do AC Milan seguiram-no e quiseram-no. E amaram-no do princípio ao fim. No entanto, Rui Costa não teve oportunidade de se despedir. Mas o mundo milanista está pronto a revê-lo e abraçá-lo. Terá outra camisola, o nosso Rui, mas as coisas, mesmo assim, não deixarão de estar muito nítidas. San Siro aguarda com ansiedade a hora de o ver novamente no relvado onde deu tudo durante cinco anos. A abraçar os seus antigos companheiros e amigos. Criado o mais escaldante ambiente rossonero, teremos toda a vontade de lhe dizer, mesmo que vestindo a pele do adversário: ‘Obrigado por tudo, Rui’

Texto original no site do Milão, citado pel'A Bola On Line.

41 comentários:

Galaad disse...

De facto, arrepiante. Só os grandes jogadores e os, ainda maiores, homens assim são recordados e imortalizados por onde passam.

Off topic:Pedro, só agora vi o teu texto sobre o rugby e deixei lá um comentário. Abraço

Anónimo disse...

É isto que dói muito a Jacos e afins, é quando sentem que o Rui é doutra dimensão. E neste caso é dito pelo campeão europeu, não por nós. Mas em 3 dias ter um jogador a criar uma obra de arte em campo (2º golo), vê-lo a brincar e a diverir-se com os seus amigos de bancada, e depois ver o campeão europeu rendido a seus pés, não é para qualquer um, aliás, não é para mais ninguém, só para o Maestro!

Pedro disse...

Digo-te uma coisa Americano aquele momento de interacção entre o público e Rui Costa, um momento unico entre benfiquistas, foi das coisas mais fantásticas q vivi num Estádio de Futebol.

Anónimo disse...

Esta serve para aqueles imbecis que passam a vida a acusar Rui Costa de cínico e hipócrita.

É um grande benfiquista - mas não é parvo.

Este reconhecimento é a prova das suas qualidades não só como jogador mas também como homem.

Agora só espero não levarmos uma cabazada logo à noite :)

Anónimo disse...

Pois, já nem falo do r costa ter vindo para benfica acabado, que o golo que marcou foi bonito, mas marcou sem ninguem a estorvar...
Mas pronto, as vossas alegrias resumem-se a isso, e a comunicação social a ajudar, achei engraçada a enorme recepção que fizeram ao R Costa no aeroporto de Milão. A recepção não passava de um grupo de jornalistas portugueses, hilariante....

Alexandre disse...

americano, se os "afins" me incluíam a mim, estás muito enganadinho.

Por acaso calha de ser um dos jogadores que sempre admirei e sempre acompanhei. Adorava ver jogar o Rui Costa da Fiorentina.

A única coisa que vocês não percebem, é que há gente que gosta de ver futebol e que gosta de ver grandes jogadores, independentemente da cor do clube. Isso vocês nunca vão perceber pq tudo o que não vestir de vermelho ou tudo o que não disser que é benfiquista desde pequenino... é bluff.

O Rui Costa não é nem nunca vai ser reconhecido pelo que fez no Benfica ou pelo seu benfiquismo, mas sim pelo que fez em itália. Admiro o benfiquismo dele, nunca o negou nem nunca o traíu, mas não façam dele herói só porque ele é benfiquista.

Aliás, como se viu agora em itália, o fenómeno Rui Costa é maior do que o próprio benfica.

Por isso não, não me dói nada ver um gajo que sempre admirei ser reconhecido internacionalmente, não sou mesquinho a esse ponto.

Mr. M disse...

Um grupo de jornalistas portugueses ia entrevistar o Rui Costa em italiano? Só te enterras jaco, e já agora...

BEBE FRIZE!

Anónimo disse...

Sim visconde, na chegada ao aeroporto, a auspiciosa recepção do rei de milão não passava dum grupo de jornalistas portugueses, voces querem fazer do r costa uma bendeira ou um simbolo do slb, mas ele ja ta demasiado velho para isso..

Galaad disse...

Jaco:

És triste. Um caso clinico. Dás pena...

Anónimo disse...

Pedro, para mim também foi um momento que por si só valia o cativo. O Rui é um jogador/adepto do nosso clube como possivelmente nunca mais vamos ver na vida.
Alexandre, claro que não estás incluído, e por isso também não deves generalizar para os benfiquistas, sei apreciar o talento de portistas e ex-portistas sem problema nenhum.
Claro Jaco, o Rui é que como gajo gozão que é resolveu falar em italiano com o batalhão de jornalistas portugueses em Milão. E olha que se calhar ainda vais descobrir que este texto foi escrito por um hacker benfiquista, o Milão deve estar quase a desmentir. E logo não estranhes, se vires o estádio em peso a aplaudir o Maestro, é porque as bancadas só têm benfiquistas, mais ninguém lhe reconhece valor. Experimenta um dia em Florença dizeres que és admirador do Rui Costa e vais ver o brilho com que eles ficam nos olhos. Admiram-no quase tanto como nós benfiquistas.

Galaad disse...

Pedro: já lá está.

Nuno Gamito disse...

Gostariam lagartos e afins de ter gente desta.

Vai ser giro amanhã por exemplo, ver o Ronaldo ou o Nanico a marcarem um golito e a festejarem tipo Figo.

Em Portugal, só existem 2 clubes , O BENFICA e o anti-Benfica, o resto são anedotas.

Alexandre disse...

O que me revolta mais nisto tudo é que logo para ver o meu porto tenho de ir la ao tasco, e o raio do homem é benfiquista e vai me pôr a dar o benfica em ecrã gigante e o porto numa tv pequena e sem som, quando os benfiquistas podem ver o futebol em casa na rtp. É nestes dias que não havia de haver benfiquistas na terra!!!

Anónimo disse...

custa me tanto trabalhar nos dias do grandes jogos! já sei que a tarde vai ser um inferno onde vou estar a contar os minutos para me ir embora...
FORÇA GLORIOSO! VAMOS LÁ TENTAR O IMPOSSIVEL!!!

Anónimo disse...

Alexandre, não há cafés portistas para essas bandas? Somos assim tão grandes? :)
John, como te compreendo, a minha cabeça já está em S. Siro!!!

Mr. M disse...

Jaco, como tu és mesmo LERDO eu vou te explicar: DENTRO do Terminal das chegadas, o Rui foi rodeado por jornalistas portugueses, mas lá fora, foram os italianos.
Já agora, as citações de Inzaghi e de Kaká, foram tiradas do Milan Channel. Provavelmente o produtor do canal é português, daí as referências ao Rui Costa. E como o americano disse, em Florença o amor ao Rui ainda é maior. Quase tanto como na Luz. Um português em Florença, que diga que gosta do Rui Costa, é levado em ombros pela cidade.

E sim, Rui Costa em campo é poesia em movimento. Um grande amigo meu tem uma grande tirada (que penso que foi dito por um expert que desconheço quem é): Quem gosta de futebol prefere Figo, quem percebe de futebol prefere Rui Costa. E o Rui à sua dimensão futebolística, junta uma BRUTAL dimensão humana, e é isso que ainda o torna mais especial!

Alexandre disse...

americano, claro que há, não faltam por aqui casas do porto, mas não gosto de ver futebol com pessoas doentes. E o tasco sempre fica aqui ao ladinho.

visconde falaste bem, o rui costa é grande porque tem dimensão futebolística e humana, e não porque é benfiquista. Para mim foi um dos jogadores que me deu mais prazer ver jogar, assim como o figo do barça, e ronaldo agora no manchester, e nenhum passou pelo porto.

zorg disse...

Ainda é um prazer ver o Rui jogar. Vai à catedral um destes dias e vais ver o que quero dizer, alexandre. É classe pura, é elegância... é algo que é cada vez mais difícil de ver num campo de futebol, nestes dias negros de pressão alta, onde o que interessa é cada vez menos jogar à bola e cada vez mais carregar a merda do piano de um lado para o outro!

Mas o que torna Rui Costa um caso único, não é esse talento e essa classe, nem é a sua simpatia e o seu profissionalismo. O que o torna único é mesmo o seu Benfiquismo, assim mesmo, com "B" grande. Na parada de vedetas mimadas em que também se transformou o mundo do futebol, Rui Costa ainda carrega consigo aquela antiquada e obsoleta paixão clubista! É jogador do Benfica, mas é acima de tudo Benfiquista... é um de nós!

Anónimo disse...

Tenham pena dos andrades. eles, acagaçados, não sabem o que escrevem. Logo à noite o país vai estar todo focado na RTP1. O canal dos "vilaças" vai estar às moscas!

Alexandre disse...

zorg, por acaso já estive na luz a ver o rui costa a jogar, mas pela selecção. Estou farto de saber como ele joga porque acompanho o rui costa desde que ele saiu do benfica. É bom que vejam a diferença entre um jogador como ele e um petit.

Sobre ele ser benfiquista, por mim poderia ser sportinguista ou adepto do spartak do barreiro que continuava a ser o mesmo. Ele é tão benfiquista que andou 10 anos em italia e voltou quando já não era titular em lado nenhum.

Isso é um assunto muito subjectivo, mas tb é obvio que há vedetas mais mimadas.

Anonimo, vê lá se o canal dos vilaças vai ser o único a transmitir uma vitoria de um clube português.

Pedro disse...

"mas não gosto de ver futebol com pessoas doentes"

É por isso q vais para o tasco de um benfiquista. No fundo, no fundo tu até sabes
hehehehehe

dezazucr disse...

Por acaso esta manhã também comprei a bola e ao ler fui logo ao site do ACMilan, copiando o texto também para o meu blog.

O Rui é único, por isso o amamos tanto.

Os outros, esses podem continuar a invejar-nos.

Anónimo disse...

Doença - compararem o rui costa ao figo.
O vosso maestro nao passa de um reformado glorificado, que vos entretem nos tempos mortos dos jogos...

Anónimo disse...

Ja agora comprendo o vosso nervosismo nestes dias, afinal nunca viram a vossa equipa a ganhar alguma coisa na europa, o ultimo anonimo fui eu...

Alexandre disse...

Pedro, o dono é benfiquista moderado, e a assistência é mista, assim tem mais piada. Naquele tasco já vi ciganos a chorarem por portugal no mundial 2006. É obra.

A única vez que caí na asneira de ver futebol numa casa de um clube foi no nucleo do zbording, num porto-sporting. Quando o porto marcou o 1º e nós espetamos um berro, puseram-nos ca fora. Jurei para nunca mais. DOENTES!!

Pedro disse...

É um reformado glorificado q te causa essa azia toda.
hehehehe

Mr. M disse...

alexandre, a magia de ver o Rui a jogar com a nossa camisola, é que ao vê-lo em campo, revejo me a mim, na sua atitude... A classe essa, é incomparável hehe :)

João Bizarro disse...

Um grande homem e como se está a provar AINDA um grande jogador.

Anónimo disse...

Mas vocês dão-e ao trabalho de responder aos andrades. Eu acho que já nem vale a pena o esforço.

Anónimo disse...

Pessoal, agora sem fanatismos, perfeito era que o fcp ganhasse, que o slb ganhasse e que amanha o scp ganhasse tambem, que o r costa faça uma boa exebiçao... Vamos deixar o clubismo para o proximo fim d semana.

Anónimo disse...

É engraçado ler este Jaco na sua propaganda anti-Rui Costa...
1º - Ó meu menino, obviamente o Rui Costa e o Figo não são comparáveis... jogaram em clubes muito diferentes. O Rui enquanto esteve na Fiorentina conseguiu ganhar 2 taças de itália, numa equipa que era ele, Batistuta, toldo e + 8. O Figo jogou em Barcelona (numa equipa carregada de vedetas) e em Madrid (carregado de galacticos). O Rui quando mudou para uma equipa com outras aspirações, tb ganhou o que havia para ganhar. O Rui sempre mostrou AMOR ao clube do coração... o Figo mostrou o quê?
Também não devo precisar de te explicar que eles jogam em posições diferentes, e portanto é um pouco injusto estarmos a compará-los. Mas se é comparações que queres, o Rui foi eleito o melhor nº 10 da Serie A, numa altura em que pela Juventus jogava o Zidane! Chega-te?
Ah... e para terminar... se o Rui Costa é velho e joga pouco... alguma vez criticaste o Baía (ou ele é mais novo do que parece)? E o João "Broas" Pinto? O que te custa é nós termos um Jogador destes, não é?

Anónimo disse...

Finalmente alguem diz uma coisa acertada ;-)

Anj

Anónimo disse...

Voces davam o r costa, tacuara, e mais alguns por o quaresma. E pa, nao comparem-no com o figo, eu nao sou do sportem, mas o r costa esta muitos furos abaixo do figo.

Pedro disse...

É pá...finalmente dizes uma coisa de jeito e estragas logo com essa do Quaresma...mas alguem quer o Harry Potter da treta??
Se quisessem já o tinham vindo buscar pá....ou será q esse argumento só é válido para os jogadores do SLB?

E não trocava o pé esquerdo do Rui Costa por dois Quaresmas...

Alexandre disse...

pedro, lá estás tu a justificar a minha primeira teoria do dia. O Quaresma se estivesse no benfica era um deus...

De resto não percebo o porquê de tanta conversa sobre o rui costa. A qualidade mostra-se em campo, como ele sempre fez. De resto, como há quem critique o queresma por ele vestir de azul e branco, há quem critique o rui costa por ele vestir de vermelho.

Caguem lá nisso, que o quaresma e o rui costa façam um hat-trick cada um hoje, e o quaresma outro no domingo.

Nunca mais são 19h45

Alexandre disse...

E de resto, consegui outra vez escrever "de resto" duas vezes seguidas.

Bruno Pinto disse...

Hoje há Liga dos Campeões! Já tinha saudades...
FC Porto - Liverpool. Palpite: FC Porto
Milan - Benfica. Palpite: Milan
Amanhã: Sporting - Manchester United. Palpite: X

Não deixem de apostar.

Pedro disse...

Alexandre: Mal vi o Cristiano Ronaldo dar um pontapé na bola e disse q era muito melhor q o Quaresma e q tinha tudo para ser um dos melhores do mundo; considero o Liedson o melhor avançado q por cá passou nos últimos 13 anos. Não são as camisolas o problema...é mesmo uma questão de qualidade.

Mas concordo ctg...q cada um marque um hattrick!!!!

Anónimo disse...

nada mau. podiamos ter levado alguns 5 hj...

T-Rex disse...

Rui Costa é recebido com admiração e é aplaudido de pé quer por florentinos quer por milaneses, o "outro" leva com cabeças de porco e garrafas de wiskey sevilhano (vazias).

Não é realmente comparável...

Vedeta ou Marreta ?

N.M disse...

Um SENHOR, um ENORME jogador e com muito CARÁCTER!!!