blog

sábado, setembro 29, 2007

noutros anos

Os derbies que mais me marcaram:

pela negativa - o de 85/86 na penúltima jornada de um campeonato em que estivemos quase sempre na frente mas perdemos o titulo nesse jogo ganho pelo zbordem por 2-1.
Foi a época do golo do Salgueiros-Benfica em que o Armando (avançado do clube de Paranhos) que estava a ser assistido atrás da baliza do Benfica entrou de gatas em campo para marcar o golo do empate. Era uma altura em que os casos paranormais já tinham começado a aparecer no futebol português.

pela positiva - um jogo em que estive presente, na época 86/87, também na penúltima jornada, tínhamos de ganhar pois o FCP estava muito perto. O fantasma da época anterior estava no ar mas os golos de Chiquinho e Nunes e o facto de sabermos que o FCP perdia em Faro deu a tranquilidade necessária à equipa. Na 2ª parte o Sporting ainda reduziu por Mário Jorge, mas a festa era nossa. Dias depois também estive no Jamor a assistir à grande exibição do Diamantino que nos deu a dobradinha, contra os mesmos lagartos. Foi a época do maior feito da história deles!!!
Claro que o Benfica-Sporting que o Luisão resolveu também é marcante pois deu-nos um titulo que fugia há alguns anos.




A equipa de cima dominou por completo na época de 82/83. Ganhamos 1-0 aos lagartos na penúltima jornada, num jogo marcado pela enorme exibição do Chalana e pelo facto do Bento ter defendido um penalty do Jordão e ter falhado outro defendido pelo Meszaros.

Obviamente que espero que o derby de hoje me marque pela positiva.

7 comentários:

Anónimo disse...

Tmb me lembro desses dois; perdemos o campeonato em casa e os porcos ganharam sem saber como.

E depois o da época dos 7-1; nós ganhamos os canecos, eles ganharam... um jogo e dois pontos. E ainda hoje festejam esse jogo com direito a bolo e tudo, como verdadeiro clube de bairro que são.

Anónimo disse...

A vergonha continua! Depois da Amadora, hoje a Luz... Hoje foi ao contrário... Hoje houve mão, o assistente viu e o árbitro nada! De resto, foi um jogo mau, entre duas equipas medíocres.

Agora digam comigo: LI-SAN-DRO! 6 jogos, oito pontos de avanço, melhor atque, melhor defesa, melhor marcador... Que tal? Se vocês não estivessem a ser escandalosamente levados ao colo, estavam para descer... Cumprimentos, bem hajam.

Alexandre disse...

fogo será que vou ter de esperar muito para espetar a gargalhada????

Venha daí esse post!!

Anónimo disse...

E antes de vir por aí a habitual verborreia verbal a que aqui se assiste amiúde, não deixem de dizer o seguinte: a falta de Moutinho sobre Adu é fora da área, siiiim... fora da área!!! 8 pontinhos, epá investiguem,pk o FC Porto já leva um certo avanço.

bomdebola disse...

É um apanágio muito comum em mim conseguir ver apenas uma equipa em campo. Raramente um atleta adversário me chama a atenção, tal é a forma como direcciono todos os meus sentidos para aqueles que estão do lado certo.

Dentro da normalidade, este foi o quarto jogo consecutivo em se viu a excelente capacidade finalizadora da única equipa que eu vi. Os golos não aconteceram, é certo, mas a intenção estava toda lá. Aliás, nesta equipa apenas o Rui Costa e o Cardozo denotam claras limitações na qualidade e na potência dos remates à baliza adversária. Quanto aos restantes são um perigo constante, pela força e pela direcção que imprimem aos seus remates.

Gostei particularmente da exibição do Luisão. Está com confiança, velocidade, coloca sempre a bola redondinha nos seus companheiros, nada de chutos para o ar. Resumindo: está muito bem. Gostei também da pontaria do Nuno Gomes, da velocidade e da garra do Cardozo, da potência dos remates do Di Maria, da influência do Nuno Assis sempre que entra na equipa, entre outras coisas boas. Apenas não gostei do Quim, do C. Rodriguez e do Edcarlos.

Camacho esteve muito bem tacticamente, como já vem sendo normal, assim como nas substituições que é o seu ponto mais forte. Acredito que venha a conseguir a proeza de conquistar o segundo lugar tal como já prometeu aos sócios.

Do outro lado esteve uma equipa, que eu não vi. E parece que também andou por lá uma equipa de arbitragem.

MFQ

Alexandre disse...

bomdebola, pronto, já soltei a minha primeira gargalhada!

1º pela "intenção tava toda lá...". O meu porto tb vai ganhar a liga dos campeões, mas se não ganhar, a intenção está lá.

Depois, pela equipa de arbitragem, não sei se foi um comentário ironico, mas eu acho que foi exactamente o contrario, parece que a "euipa" de arbitragem não andou por lá, andou um árbitro, e fraquinho. Já os fiscais de linha... servem pra quê ao certo?

Alexandre disse...

Atenção, a gargalhada era sem ofensa, sem qualquer implicação pessoal, foi so por ser o 1º a comentar o jogo.