blog

sexta-feira, julho 04, 2008

Mensagem aos Grupos de Apoio

Mensagem aos grupos de apoio do Sport Lisboa e Benfica:

Companheiros, a vossa luta é justa, a vossa luta é correcta, a vossa luta é necessária e é nas Assembleias Gerais que quem está descontente deve manifestar-se, como sócios do clube vocês têm esse direito e devem, livremente, usufruir dele. Mas com atitudes como a de ontem os vossos argumentos não são ouvidos, apenas as vossas acções merecem atenção e, como devem compreender, será uma atenção negativa.

Vocês têm a razão do vosso lado e isso é fundamental. Usem essa "arma", mas usem-na de forma correcta. Acreditem que desta forma a única coisa que conseguem é afastar, ainda mais, os ditos adeptos "normais"e isso pode ter consequências graves no que diz respeito a repressões e represálias sobre vós. Não duvidem que a partir do momento em que os restantes benfiquistas acharem que as cargas policiais sobre vós são "bem feitas" a situação irá agravar-se e muito. Eu sei que não é fácil encarar um Presidente que se está pura e simplesmente a "barimbar" para vocês, para as vossas preocupações, para o vosso esforço e dedicação e, em suma, para todo o clube mas as acções negativas acabam sempre por terem mais relevo. A imprensa não gosta de voçês e está sempre pronta para destacar tudo o que de mau acontece, não lhes dêm motivos para isso. Unam-se, lutem pelos vossos direitos, exponham as vossas preocupações, participem nas AG's mas façam-no da forma correcta, concerteza que entre vós há quem arrase Vieira e os seus acólitos sem qualquer dificuldade apenas pegando no microfone e falar para toda a Assembleia.

Reflitam sobre isso.

22 comentários:

john billy disse...

Têm razão em quê?

Alexandre disse...

" A imprensa não gosta de voçês e está sempre pronta para destacar tudo o que de mau acontece"

Principalmente quando vão trabalhar e levam no nariz.

NSC disse...

Pedro, eu concordo que são muito importantes grupos de apoio (vulgo claques) nos clubes... mas sinceramente ainda não entendi onde é que estes grupos têm razão no nosso clube... e visto que o dizes abertamente no post, pedia-te que (e isto sem ponta nenhuma de ironia) aproveitasses para me dizer em que é que eles têm razão...

É que se for para este tipo de grupos se tornarem no que se tornaram os SuperDragões, acho que devem é mesmo ser banidos do clube... Já chega de máfias de dirigentes, agora máfias de adeptos, não obrigado... ;)

Quetzal Guzman disse...

O que chateia é ter visto 2 ou 3 gajos a usarem da palavra de forma correcta e serem englobados no saco dos arruaceiros por causa de uma dúzia de ursos.
O que chateia é ver que essa dúzia foi lá só para fazer barulho e que é a mesma dúzia que vai arranjando problemas na bancada e criando focos de tensão internos na curva.
O que chateia é ver que a maioria da malta com mais anos de curva já nem mete os pés nas AG porque sabe que a atitude daquele grupinho acaba por queimar todos.
E mais ainda, chateia-me andar a defender alguns amigos que lá tenho nas conversas com os sócios que tem cativo à minha volta e depois assistir a isto e ter de lhes dar razão.

Pedro disse...

Quetzal é mesmo isso q dizes. É importante q alguem com peso dentro do grupo q tome as rédeas a esta contestação.

As razões dos grupos são várias mas essencialmente tem a ver com a repressão q foram alvo este ano. Pelo simples facto de não dizerem "amén" à direcção foram alvo de repressão e agressão policial em quase todos os jogos. A postura da policia é de ostensivamente provocar para q alguem reaja e ocorram cargas. O simples facto de o responsável pela segurança no Estádio da Luz ser um antigo elemento de uma claque rival diz bem da forma como as coisas estão ocorrer nos corredores do estádio. Nos recentes jogos de Hóquei os adeptos comuns sentiram na pele essa "mania" da policia e muitos ali perceberam do q os grupos se andam a queixar.

E depois existem outras razões q são as mesmas as vossas, o estado do SLB, a falta de resultados, o presidente q nada faz pelo clube, etc etc etc.

NSC disse...

Mas Pedro, existe uma lei para cumprir e segundo sei estes grupos recusaram-se a cumpri-la ao contrário de outros de alguns clubes... E a lei tem que estar a cima de tudo isso... sendo assim, não respondeste à questão essencial...

Quetzal Guzman disse...

Mas o Vieira sai mal desta história. Quem leu os jornais de ontem com atenção sabe que o Vieira tinha um trunfo forte. Ele apresentou um documento alternativo à legalização dos grupos, baseado numa proposta feita por alguém dos NN, e houve receptividade governamental.
O estranho, ou talvez não, é que Vieira preferiu ficar calado. Talvez porque a arruaça lhe seja conveniente em termos mediáticos.

Quetzal Guzman disse...

nsc, a lei não obriga ninguém a legalizar-se. Apenas proibe o clube de apoiar esses grupos.
Mais, a lei, levada à letra, teria também de ser aplicada às Casas do Benfica. Porque não fala em claques. Fala em grupos de adeptos organizados que beneficiem de condições especiais.

Hugo disse...

Pedro, sabes bem que concordo contigo em muitas coisas, mas esta é daquelas que não posso concordar, eu tenho muitos anos de futebol, de glorioso, de alguns conhecimentos de claques (tal como tu), tivemos um amigo em comum que era um "gajo" importante nos NO NAME, e sabemos bem o que era aquela cabecinha (era um maluco do caraças) e como ele dizia, o que queria era sangue.
Quando naquele SLB-fcp fomos para os NO Name, achei que poderia ser espectacular, mas depois, quando ouvimos que eles combinam andar à batatada com os lagartos ou tripeiros, ficamos a pensar que isto não é futebol, nem claques de apoio, nem nada. Tenho muita pena, até porque acho que o apoio deles é importante para a equipa, mas com estas atitudes... não obrigado.
A pergunta que te coloco é: sabes a razão da contestação?

Pedro disse...

nsc ninguem está a não cumprir a lei. Tu para ires à bola não precisas de ter um registo especial. Precisas apenas de ter dois tipos de bilhete: de sócio ou não sócio. Para teres bilhetes de sócio tens q ser sócio, evidente, e por isso já estares registado no clube ou então não sócio e não tens q dar cavaco a ninguem. Os grupos de apoio do SLB q vão à bola são, na sua maioria, sócios do SLB como eu ou tu (caso sejas). Por isso têm todo o direito de ir à bola. Se depois preferem vê-lo de pé e a cantar é problema deles. Não podem ser constantemente provocados e agredidos pela policia sem qqr razão.

"O estranho, ou talvez não, é que Vieira preferiu ficar calado. Talvez porque a arruaça lhe seja conveniente em termos mediáticos."

Exacto. E infelizmente há sempre quem vá na cantiga.

Pedro disse...

Hugo a principal razão é a q eu falei mais acima, a repressão policial em pelno Estádio da Luz por causa da "legalização".

Ele era um grande maluco e há muitos como ele. Mas tb há outros q como eu só iam para lá para saltar, cantar e apoiar. Ainda hoje eu sinto q um jogo de futebol se vê em pé e a cantar. Estou ali sentado no cativo mas vou acompanhando os canticos dos gajos, saltando sempre q posso para ver se contagio a malta à volta.

john billy disse...

"nsc ninguem está a não cumprir a lei. Tu para ires à bola não precisas de ter um registo especial. Precisas apenas de ter dois tipos de bilhete: de sócio ou não sócio."

Isso é resolver a siutação a boa maneira do chico-esperto.

NSC disse...

Eu concordo que uma claque tem uma componente de apoio bastante importante para uma equipa e que todo o espectaculo que por vezes trazem aos estádios de futebol é espectacular. Posso até dizer que realmente os energúmenos dos SD parece nunca lhes faltar a voz e têm coreografias fantásticas... E esses até estão legalizados...

Mas não me posso esquecer que a maioria deles (e estes eu conheço-os pq moram na minha cidade, não estou a falar dos NN ou dos DV) são uma cambada de arruaceiros que se aproveitam do futebol para:
- andar à porrada
- assaltar
- saquear
- violar (basta ler esse magnífico livro sobre o tal de Fernando Madureira...)
- Fazer negócio de bilhetes

Isto é tudo menos futebol, e infelizmente eu temo que muitos dos adeptos das nossas claques também tenham como motivação no fundo tudo isto que eu disse antes e não o apoio à sua equipa, por mais que berrem, cantem ou gritem durante os jogos...

Em relação à lei, não sabia que assim era, daí ter pedido ajuda para me esclareceres. De qualquer forma, como quem não deve não teme, não achas que seria muito mais fácil passarem para a legalização e acabou-se?... Porquê manter este braço de ferro?... Qual o interesse de manter o actual estado das coisas?...


P.S.: Apesar de morar no Porto, sou sócio... não sou daquela malta que manda postas mas não contribui para a causa... :)

Luís disse...

que se fodam as claques! os verdadeiros adeptos do glorioso querem é futebol! de resto , arruaceiros, hooligans e chicos espertos, pá puta que os pariu a todos!

starblade disse...

Há gente que foi preciso levar porrada no lombo para acordar.

Não viram o que se passou na recolha das assinaturas para a AG extraordinária com as provocações dos seguranças?

Fdx. Nunca mais aprendem...

Paulo disse...

Têm a razão, sim senhor.
Agora também têm é de ser mais inteligentes na contestação e dar tempo a quem se propôs fazer algo pelo clube - o Rui.
Quanto ao Sr. LFV, que não tem sequer classe para ocupar o lugar onde está, ajustamos contas nas Eleições.
Até lá, contestar sim. Mas desta forma, não!

Alexandre disse...

" quando ouvimos que eles combinam andar à batatada com os lagartos ou tripeiros"

Não precisam de ficar ofendidos qdo eu digo as coisas... o tempo da-me razão.

Andre disse...

Muito bom dia,

Depois de alguma indecisão lá me decidi a ir a esta assembleia geral, a fome de futebol já é muita a fome de sentir o mundo Benfica é ainda maior.

Em má hora tomei esta decisão, se por um lado ajudei a aprovar um orçamento bastante realista e pela primeira vez bem detalhado, por outro esta decisão resultou numa noite mal dormida revoltado com o que vi. E o que vi foi muito simples, vi um conjunto de pessoas tomar atitudes irracionais que não julgava possível em pessoa ditas normais. Olhei ao meu lado e o que vi? Vi um conjunto de pessoas que vieram directamente das barracas, com o devido respeito pelas pessoas que lá moram e que têm algumas noções de educação e de bom senso. Parte deles estava bêbado, outra parte drogado, outros tinham autenticamente cara de débeis mentais (não sei se só cara) outros ostentavam grande orgulho por pensarem ser os salvadores do nosso Benfica, mas que não passam de uns cobardes que só tomaram as atitudes que tomaram porque tinham as costas quentes com algumas dezenas de energúmenos com que se faziam acompanhar.

Não gosto de associar estes indivíduos a claques porque já pertenci ás duas e sei perfeitamente que nessas mesmas claques existem pessoas com valores dignos de um benfiquista. O que se passou além de denegrir a imagem do nosso clube, vem denegrir a imagem das nossas claques. Muito se queixaram da repressão policial de que são alvo, pois muito desejei ver estas pessoas, que passaram uma assembleia geral a gritar ‘seus filhos da put’ , ‘chulos’ , vão todos para o cara…’, ‘ó orelhas’, o ‘cabrão do orelhas’, isto repetidamente durante toda a assembleia, ofendendo também os sócios que votaram a favor deste orçamento, a sofrer mais uma dessas cargas policiais. Se numa primeira vez me apanhei a aplaudir um associado que de uma forma ordeira, educada e racional a dizer que não no sentimos em casa no nosso estádio devido ás cargas policiais, acabei a desejar que fossem corridos da mesa forma que se queixavam. Nem imaginam o gozo que isso me tinha dado.

Estes mesmos meninos (alguns deles até com alguns votos) que nunca meteram os pés numa assembleia geral, aparecem agora por lá e não é pelo fraco desempenho no campeonato ou por uma gestão ruinosa a nível financeiro, porque já estivemos bem pior, é apenas porque lhes tiraram as benesses que os outros sócios não têm e que eles porque gritam pelo Benfica se julgam no direito de ter. O problema não é o Benfica, o problema são os apoios ás claques e por isso querem fazer tudo para tirar de lá o nosso presidente, pensando que o próximo lhes voltará a dar o ‘rebuçado’. Podem argumentar o que quiserem mas tudo se resume a isto.

Sou daqueles que começava a ter contestar esta direcção, mas depois de ver o que vi ontem só os tenho que apoiar e como eu estão muitos dos associados com quem falo, estas atitudes tiram toda a razão a quem a possa ter.

Senti-me muito triste porque detesto injustiças e é uma injustiça muito grande o que se fez a um homem que luta pelo nosso clube com todas as forças, que dá tudo o que tem, que dá tudo o que tem para trazer a publico assuntos que nunca ninguém tentou sequer questionar, que nos reergueu como clube e que nos devolveu novamente respeitabilidade (sabem lá aqueles anormais o que é respeito), que tentou com todas as suas forças trazer o Benfica para o lugar que merece. Errou claro que errou, errou em tentar assumir questões desportivas quando tem pouco feeling para isso, mas reconheceu o erro ao fim de uns meses passou essa responsabilidade para quem tem de direito. Tenho pena também pelo nosso Rui que estava assustado com tamanha selvajaria, com tamanha falta de nível.

Andre disse...

(Continuação)

Eu não aguentaria o que o LFV aguentou, mesmo querendo ajudar o meu Benfica que tanto amo, não estava para aturar este bando de débeis mentais, não querendo ofender a maioria dos débeis mentais pois são pessoas educadas e pacificas. O facto do LFV não se despedir, de ter a coragem de passar sem receios pelo meio de todos aqueles animais, só me veio confirmar o homem de coragem que é, o grande homem que é… ele pensa certamente que o Benfica não é aquela meia dúzia de selvagens que por lá deambularam, o Benfica não é aquela mão cheia de ralé.

Tenho muita pena que algumas respostas que queria realmente ouvir, por questões muito bem levantadas, o nosso presidente ia ele próprio responder quando o Sílvio Cervan se levantou e disse assumiria ele as primeiras questões, estava nas primeiras filas e vi isto com os meus olhos. A selvajaria não deixou ninguém falar e assembleia acabou… uma vergonha.

Sabem quem se esta a rir que nem uns doidos aqueles nossos amigos lá de cima, tanto eles se devem estar rir, pois a única pessoa que lhe faz frente está a ser contestada desta forma.

Por mim quem se comportou como se comportou era identificado e nunca mais punha os pés numa assembleia nem no estádio… Contestar sim mas pacificamente e com educação, não tem nível para estar presente nestes momentos não está…

(Texto retirado de um outro forum)

Hugo disse...

Pois, parece-me que para ser mais fácil a identificação destas pessoas e combater este tipo de comportamentos é que se torna importante as claques estarem legalizadas e respeitarem a lei.

Quetzal Guzman disse...

nsc,

imaginemos por um instante que NN e DV se queriam legalizar. Não seria possível! E porquê? Porque uma das obrigatoriedades da lei é ter um sector delimitado para as claques, coisa que não existe na Luz. Ou seja, há claques que estão legalizadas sem que o seu clube cumpra os requisitos da Lei.
Exemplo: de hoje para amanhã há um sporting - porto e eu compro um bilhete para o sector da Torcida Verde (que também não é delimitado, pelo que me apercebo das minhas visitas a Alvalade), levo um petardo e atiro-o para cima do Rodriguez ( :p ). E tinhamos um claque lagarta a ser responsabilizada pela conduta de um benfiquista infiltrado.


starblade,

"Não viram o que se passou na recolha das assinaturas para a AG extraordinária com as provocações dos seguranças?"

Pois é. Isso é grave. E mais grave é saber que Vieira recorreu aos seguranças depois de uma nega. Uma nega que resultou na ausência de bilhetes para o Dragão. É curioso que tenhamos um arruaceiro na Presidência do Sport Lisboa e Benfica e só olhemos para os outros. Mas não se pode negar que os NN vão passar por um momento complicado, já que há muita gente que está sem paciência para aturar uma série de atitudes estúpidas e pouco dignas para o SLB. Veremos quantos estarão na curva daqui a um par de meses.

nunivs disse...

" que se fodam as claques "
lol é isso! vamos tornar aquele que ja é um pseudo.inferno ... numa ópera dos sócios do kit assobio.

Depois daquele pedido especial do orelhas aos NN para varrerem quem tivesse a reunir assinaturas, toda os sopapos que esse fdputa levar são poucos, chamem.me incendiario chamem o que quizerem! eu cá pra mim sempre acho que a partir do momento que se tenta que alguem agrida socios do mesmo clube só porque estão a reunir umas assinaturas... SO MERECE UM ENXERTO DE PORRADA ! ...
ou isto é o Zimbabwe e o Orelhas é o Mugabe ?!

acordem pa ! é obvio que podiam ter esperado pelo fim da assembleia ... mas de resto sinceramente n fico mt preocupado, parece que ainda n perceberam que o Orelhas que passa 2 assembleias geral seguidas calado o tempo todo, se está a cagar pra isto tudo já ! ...
os lagartos e os tripeiros já se aperceberam há muito, tal como eu e muitos outros benfiquistas.
porque será que todos os nossos "rivais" desejam que o orelhas fique por muito no nosso clube ?! deve ser pq anda a fazer coisas boas para o Benfica lol.