blog

quinta-feira, agosto 28, 2008

chute forte #3 - A mecânica da coisa

Escrever para um blog com o prestígio do Mágico SLB não é tarefa fácil. O compromisso de colocar um post semanal é particularmente difícil de cumprir nestas alturas em que o nosso glorioso SLB nos falha. Ter de esmiuçar o jogo e reviver a tragédia é, como compreenderão, é um processo muito doloroso.

Em casa, a tentar escrever este post, penso na bola na trave do Yebda e fico nauseado. Revejo o falhanço do Aimar e tenho dificuldades em respirar. Os 2 pontos perdidos provocam-me uma uma pressão no peito. O penalty por assinalar provoca-me uma comoção intestinal considerável.

De lágrimas nos olhos, percebo que é inútil. Nunca vou conseguir escrever nada neste estado! O sofrimento é demasiado! Estamos a falar do Benfica, porra!

Resolvo recorrer à única coisa que me pode confortar numa altura destas... resolvo ir cagar.

O que querem? Sempre fui bom a cagar! Sou rápido, metódico e perfeccionista! Tenho uma pontaria digital e um instinto animal! Duvido mesmo que haja alguém que cague melhor do que eu! Sou humano, tenho de cagar! Sou macho, cagar descontrai-me! Como não sou do sporting, quando cago, cheira a merda! Como não sou do porto, cago na sanita e não em cima dos outros.

E caguei.

E foi no decurso dessa nobre actividade, já mais descontraído, ao analisar detalhadamente todas as incidências do jogo, todos os factores intra e extra futebol, todas as variáveis envolvidas que, num momento de escatológica inspiração, percebi a razão do nosso insucesso em Vila do Conde. E vou revelá-la aqui, sem fazer a piada fácil de dizer que foi uma inspiração de merda: empatámos com o Rio Ave, porque não marcámos mais golos do que eles.

É esta a única razão e não vale a pena andarmos a fugir ao assunto! Se queremos ganhar jogos, temos de passar a marcar mais golos que o adversário! É difícil, eu sei. Dá trabalho, é verdade. Mas não há outra hipótese! Longe vão os tempos em que se ganhava jogos sem marcar golos. O futebol mudou muito, os métodos de trabalho são outros, e o que se exige a equipa moderna, nos dias que correm, não tem nada a ver com o que se exigia no tempo dos nossos avós.

Hoje um dia - e vou usar uma imagem que nunca foi usada antes, por isso recomendo que ponham o capacete e se segurem à cadeira - uma equipa de futebol é como se fosse um carro. E neste carro, os jogadores, os treinadores e os dirigentes são as peças. O problema é que há muitas peças novas e, embora já esteja tudo montado, as coisas não estão afinadas. Há muitos parafusos que é preciso apertar mais e muitas juntas que têm de ser lubrificadas. E isso demora tempo! Por isso é que o mecânico dizia, há uns dias, que o ideal era que o campeonato só começasse daqui a 1 mês e meio. Já sei o que vão dizer: então mas primeiro tinhas dito que o treinador era uma peça do carro e agora referes-te a ele como o mecânico? Que raio de coerência é essa? Não há aí um erro de continuidade? E a resposta é simples: o texto é meu, logo tomo as liberdades que quiser!

O que interessa é que o Benfica tem boas peças. Tem algumas grandes peças! Tem peças com talento, peças com velocidade e até algumas peças com o cabelo amarelo. O problema é que sem afinação e lubrificação, o motor não rende o que nós queremos, independentemente da qualidade e do empenho das peças (e sim, não me junto ao coro de Benfiquistas que acham que falta empenho às nossas peças). Por mais qualidade e empenho que tenham todas as peças do motor, se a ligação com a caixa de velocidades não estiver a funcionar bem, o carro não anda na mesma!

E foi isso que se passou em Vila do Conde, no domingo passado: faltou afinação. Claro que o Quique ao intervalo fez o que qualquer mecânico faz quando tem um problema complexo para resolver em pouco tempo: deu uns pontapés no motor, umas abanadelas no chassis, umas calhauzadas na caixa, umas orações à Virgem e 3 ou 4 benzidelas. E isso chegou para melhorar um bocadinho o rendimento naquele jogo específico. É normal. Há gajos que ganham campeonatos do mundo, só com este método.

Mas para o motor ficar afinadinho, a ronronar como um gatinho, preciso como um relógio e com a potência toda disponível, em todos os regimes, é preciso tempo. Porque as afinações fazem-se durante a semana e não no dia do jogo. E ainda há muito para afinar.

No próximo fim de semana vamos ter um jogo complicado, contra uns gajos que jogam sujo, usam aditivos ilegais e violam impunemente todas as normas da competição. Para compensar a falta de afinação, o que o Benfica precisa é de apoio e paciência.

Apoiemos e sejamos pacientes!

64 comentários:

Luís A. disse...

Zorg, brilhante pah!
Quique mecânico desse grande protótipo chamado SLB08/09:).
Estou contigo, com tempo e paciencia estamos lá. Tempo, há com fartura. Mas e paciencia haverá? Por mim há como ja disse várias vezes. Mas parece-me que (ja) há algumas vozes discordantes. Portanto a solução para a pressão terrivel que aí vem, passa por ganhar ja contra o porto. Se vencermos sábado, será como atestar o depósito de paciencia deste grande ferrari chamado BENFICA.

Anónimo disse...

Bonita prosa, mas na minha opinião mais que afinação faltou atitude, já que a outra equipa também está em afinações.
Quanto à boca aos gajos que são campeões do mundo com pouco mais que umas calhauzadas e umas orações, nem me digno a responder, os resultados dele continuarão a responder como sempre. Mas digo que se o nosso "mecânico" ganhar metade dos títulos que ele já ganhou ao longo da sua carreira, já se poderá dar por muito feliz.

Anónimo disse...

nós precisamos é de o carlos martins em forma. para já, ele é o motor do Benfica!

Nuno
Força Benfica

zorg disse...

>Quanto à boca aos gajos que são campeões do mundo com pouco mais que umas calhauzadas e umas orações, nem me digno a responder, os resultados dele continuarão a responder como sempre.
-
Acredites ou não, eu sou um grande admirador do trabalho do Scolari e hesitei em colocar a "boca". Mas depois não resisti... :)

Anónimo disse...

Ahahahahaaaaa!

Zorg, então não percebi, mas se foi para tornar o post mais cómico, fizeste bem. Além de que agradas a muitos leitores do blog :)))

Anónimo disse...

LOLOL Grande post.
Brilhante sentido de humor.
LOL Também sou fã do Scolari, mas convenhamos, o Zorg acertou em cheio. Muito bem sacada a comparação.

Anónimo disse...

Ó ZORG F...DASSE. FIQUEI ESTARRECIDO COM O TEU ESTADO DE ESPIRITO,MAS NÃO É PARA MENOS. POR EXEMPLO A MIM DEU-ME PARA BEBER MAIS UNS COPOS, UM AMIGO MEU FODEU AS TROMBAS Á MULHER(BEM FEITO É DA EQUIPA DOS CORRUPTOS) SÓ SE PERDERAM AS QUE NÃO ACERTARAM. MAS ADIANTE,OUTRO NOSSO AMIGO DEU-LHE PARA CHORAR, NA SEGUNDA FEIRA AINDA TINHA OS OLHOS VERMELHOS(NOSSA COR).ENFIM SÃO MANEIRAS DIFERENTES E BIZARRAS DE VIVER O NOSSO BENFICA. BENFICA SEMPRE.

Anónimo disse...

Também acho que faltou atitude, mas estou optimista para Sábado!

Anónimo disse...

Até eu John, fiquei fodido quando acabou o jogo, mas depois durante a semana o optimismo nos blogs é tão grande que já sinto o 15-0 para Sábado :)

Anónimo disse...

"já que a outra equipa também está em afinações."

Isso mesmo !
É que só nós é que precisamos sempre de afinacoes ! Os outros não !
Os do Rio Ave ?? Naaaaa, esses são os mestres da mecanica, os mais afinados dos mais afinados. Têm um plantel que joga junto há pelo menso 10 anos, 6 milhoes de adeptos a apoiar a equipa, sempre estiveram na 1ª Liga portanto a experiencia aí é imbativel, têm um mecanico que só não está no Real Madrid a afinar carros porque aind anão assinou contrato....
Enfim, os exemplos da afinação.

Arranjar desculpas cada um arranja as que quer. Eu já arranjei a minha, para mim, como diz o mestre Alves nos perdemos foi por causa do anão que levaram para o campo antes do jogo.

João Bizarro disse...

Muito bom, Zorg.
Haja quem a meta lá dentro. O que é preciso é afinar a pontaria e não atitude porque essa acho que está lá.
Se o chutão do Luisão tem entrado, se a cabeçada do Yebda tem entrado, se o Aimar tivesse rematado em vez de ter tentado o passe não estariamos a discutir falta de atitude.

Ricardo disse...

Em grande, Zorg. Era bom que todos os benfiquistas pensassem assim. Mais facilmente o carro começaria a ganhar corridas.

Anónimo disse...

João, estaríamos, aliás não me parece por acaso que tu digas que "achas" que a atitude esteja lá.
Uma equipa como a do Benfica, mesmo em fase de mecanização, seja o que for, se cria apenas 3/4 oportunidades frente ao Rio Ave não pode estar a dar o seu melhor, até com chutão para a frente nos últimos minutos se conseguiria isso. Se a atitude está lá, que mostrem no Sábado, porque o Porto costuma ter essa superioridade sobre nós, espero que pelo menos neste jogo so nossos atletas mostrem toda a motivação do mundo, contra o Rio Ave (especialmente na 1ª parte), muitos pareciam estar a fazer algum frete...

Anónimo disse...

desculpem mas eu acho que nao faltou atitude. faltou sobretudo entrosamento. começar uma época oficial com mtos jogadores novos e com um meio campo completamente novo. os jogadores tÊm que se entenderem melhor em campo! mas vamos melhorar!

Nuno
Força Benfica

Luís A. disse...

ja chega de rio ave! esta na altura de pensar nos corruptos. Prognósticos? para mim 2-1 a favor da equipa da casa:)

João Bizarro disse...

porgnóstico: Binya expulso aos 5 min depois de ter ido à horta e arrancado uma cebola pela raiz!

Anónimo disse...

LOL
Por acaso era porreiro meter o Bynia a 5 minutos do fim para ira à horta arrancar uma cebola pela raiz. Mas bem cortada mesmo sem lá deixar qualquer especie de raiZ.

Bom quanto a prognosticos, eu tenho esperança no empate. LOL

Mas sonho com a vitoria 3-2
Mai nada

Anónimo disse...

2-0.
Cardozo e Reyes
vermelho directo ao Binya depois de ter partido a rótula ao Rodriguez.

Pedro disse...

Quaisquer 4-0 estão bem para mim. Hattrick de Cardozo e auto-golo de Cebola a inaugurar o marcador...

Anónimo disse...

Eu nem consigo prognosticar nada, não sei porquê, mas estou "bloqueado" em relação a este jogo. Por um lado penso naquela equipa amorfa que vi no Domingo e que me sugere mais do mesmo, por outro penso nas bombas de Cardozo, e no talento puro de Reyes e Di Maria e acredito que eles não bos vão conseguir parar. Por isso venha uma vitória, qualquer coisa, desde que eu possa finalmente voltar a festejar uma vitória contra os corruptos (Baía, que saudades...).

Anónimo disse...

Jorge Sousa: 2 Benfica: 0.

http://blogdabola.blogspot.com/

Henrique Maia disse...

Um auto-golo do Cebola tinha graça. :D

Luís A. disse...

prognosticos ate agora:

luis - 2-1
joão - cebola arrancada
dexter - 3-2
john: - 2-0
pedro - 4-0
americano - bloqueado

e advinha-se um regresso dificil para aquele chuleco uruguaio:)

Anónimo disse...

Só por causa disso, vou mandar um bitaite, e dos optimistas!

3-1, bis de Cardozo e golo de Reyes

Ricardo disse...

1-0 Carlos Martins

Luís A. disse...

prognosticos ate agora:

luis - 2-1
joão - cebola arrancada
dexter - 3-2
john: - 2-0
pedro - 4-0
americano - bloqueado
aguia imperial - 0-2
henrique - 1-0

João Bizarro disse...

Se cada um dos 60 mil levasse uma cebola podre era giro.

Luís A. disse...

prognosticos ate agora actualizados:)

luis - 2-1
joão - cebola arrancada
dexter - 3-2
john: - 2-0
pedro - 4-0
americano - 3-1
aguia imperial - 0-2
henrique - 1-0
ricardo -1-0

Luís A. disse...

joão, ora ca esta uma boa ideia. mandar cebolas à cabeça daquele porco pesetero

Anónimo disse...

Cebolas ? Não iria tão longe, bastava que la estivesse um dos Snipers do BES.

De preferencia o que acertou em cheio na tola do zuca.

Anónimo disse...

Declaracoes fresquinhas de Platini

O presidente da UEFA, Michel Platini, afirmou esta quinta-feira que está «contente pelo F.C. Porto» entrar na Liga dos Campeões, apesar do envolvimento dos dragões no Apito Dourado, caso que considerou «um desastre para a ética». O francês também avisou: «A história ainda não acabou.»

«Não tem lógica o F.C. Porto estar qualificado para a Champions, eu luto contra a batota, contra a corrupção e, se for provado que isso existiu, então vamos castigar», disse Platini, argumentando que defende que «quem tem de ser punido sê-lo-á», mas sublinha que «os procedimentos têm de ser respeitados».

Luís A. disse...

o platini esta feito um belo politico. promete uma coisa e faz outra.

Anónimo disse...

Em termos juridicos a UEFA não tinha outra alternativa.

FPF e o POLVO ganharam a primeira parte mas há muito mais p'ra o ano.

John Billy #37 disse...

O Platini deve pensar que somos burros...
Porto na champion e Guimarães roubadinho para a UEFA.

John Billy #37 disse...

David Suazo!
Nunca vi jogar mas dizem que é fera!

Anónimo disse...

venha ele

O belo do defesa direito é que nao ha meio.

John Billy #37 disse...

Alguém sabe como vai ser a taça UEFA este ano?
O sorteio de amanhã é para uma eliminatória ou é para fase de grupos?

Anónimo disse...

John,

Eliminatoria
É a unica antes da fase de grupos. O Benfica é o 4º cabeça de serie. A nossa frente estao o Milan, Sevilha e Shalke04. Mas isso é indiferente o que interessa é ser Cabeça de Serie e isso so o SLB e o BRaga o vao ser.

Anónimo disse...

Deliciem-se com “A Pantera”, o novo reforço do Glorioso.

http://www.youtube.com/watch?v=dfoPbOXokr8

John Billy #37 disse...

Bem, se fizer só metade do que vi no Youtube temos nova coqueluche!

Dexter, vai ser igual ao ano passado? Não tinham mudado o formato?

Anónimo disse...

sem ofensa mas este suazo é superior ao miccoli. que equipa! temos que ganhar algum titulo!

Nuno
Força Benfica

Anónimo disse...

Suazo -- Excelente noticia

agora só falta um para o lado coxo e matar o Porco no Sabado.

Anónimo disse...

Suazo -- Excelente noticia

agora só falta um para o lado coxo e matar o Porco no Sabado.

Anónimo disse...

Pelo que me parece o que muda sao o numero de equipas e o formato ate chegar à primeira eliminatoria. De resto acho que é igual.

Aproveito para corrigir o que disse à pouco. Quem esta a nossa frente é o valencia e nao o Schalke04.

Há aqui algumas equipas que embora nao sejam cabeças de serie era bom que ficassem bem longe do estadio da luz como por exemplo:
FC Copenhaga
Borussia Dortmund
Nápoles
Estrela Vermelha
Slovan Liberec
Dínamo Zagreb
Hapoel Tel-Aviv
dispensava qualquer um deles

Anónimo disse...

Zorg, és um predestinado da escrita. Muito ao estilo do catedrático RAP, o que é sempre um excelente certificado de qualidade.

Quique errou. Não há que negá-lo. Errou num momento crucial do jogo, ao fazer entrar Fellipe Bastos com a missão de substituir Carlos Martins, o motor, o cérebro e o mais rematador dos jogadores do Benfica. Era uma missão impossível para Fellipe Bastos que não está minimamente talhado para este tipo de tarefas e Quique não percebeu isso a tempo. Como resultado desse erro, um jovem e promissor jogador “queimado” que tão cedo não vai entrar nos convocados.

Acredito que o nosso mecânico tenha aprendido a lição.

Anónimo disse...

caro dexter, até me custa a crer que o dortmund nao seja cabeça de série! esse é que nao!

Nuno
Força Benfica

John Billy #37 disse...

O Borussia não é cabeça de série?
FDX!!
Agora se vier o Beletti ficamos com uma verdeira equipa de luxo! Não há desculpa para não fazer boa figura!
E que ataque: Cardozo, Aimar, Suazo e Reyes!!
Meu Deus que isto já parece FIFA 09!!

Anónimo disse...

Nuno,

O Borussia é o 2º nao cabeça de serie com 21.078 pontos que nao chega para ser cabeça de serie.
Bem mas no meio de tantos era peciso azar

Anónimo disse...

O Suazo é gajo para encostar à direita ?

John Billy #37 disse...

No Youtube estava em todo lado!!

Alexandre disse...

Bem, tenho pouco tempo para fazer de ranhoso vou ver se junto tudo:

"(...)usam aditivos ilegais(...)" zorg não me digas que já contratamos o nuno assis e ninguem me avisou!?

"eu luto contra a batota"
Sim senhor platini, principalmente depois de deixar o clube que dopava todos os seus jogadores com creatina e de ter construido a sua carreira com títulos comprovadamente comprados. Daí que agora lhe deu um nó no coração devido ao arrependimento. Note-se que não lhe dá um nó quando castiga um alemão por 1 jogo e um turco por dois pela mesma agressão. Lição n.º 2 faxavor sr. platini...

Prognostico para sabado:
0-1 com um penalty escandaloso já nos descontos (tipo à jardel)

Anónimo disse...

O Suazo vem para ser titular ao lado de Cardozo, Reyes, Aimar e Carlos Martins. Se o Yebda se aguentar como trinco, e se vier um defesa direito que entre de caras como titular, temos equipa para discutir o título.

Anónimo disse...

obrigado pelo esclarecimento, dexter! é bom que nao nos calhe o dortmund...
quanto ao suazo, eu acho que desempenha qualquer lugar no ataque. já viram esta equipa: Quim; Maxi, luisão, katsouranis, Leo; Yebda, Carlos Martins, Aimar, Reyes; Suazo e Cardozo.

ui! nao é por nada, mas parece-me que o valencia e o ac milao tão cedo nao se quererão encontrar connosco na UEFA!

Nuno
Força Benfica

Alexandre disse...

john até la tem "david suazo l'animale" ja se está mesmo a ver...

Anónimo disse...

p"rincipalmente depois de deixar o clube que dopava todos os seus jogadores com creatina e de ter construido a sua carreira com títulos comprovadamente comprados"

Comprovadamente como?
vais dizer que era o salazar (sportinguista) que ia comprar os árbitros para o Benfica vencer campeonatos? eh pá, os adeptos do barcelona tb se desculpam que o real madrid ganhou mtos titulos no passado graças ao Franco! isso é desculpas de mau perdedor! voces nao têm provas! é só boatos! e o outro boato cómico utilizado pelos portistas é dizer que os benfiquistas são mouros - LOL - Como se o Porto nunca tivesse sido mouro... a unica região que nunca foi moura na peninsula iberica foram as asturias!

Anónimo disse...

Para não ter duvidas e acusar gente sem fundamento.

Sim senhor platini, principalmente depois de deixar o clube que dopava todos os seus jogadores com creatina e de ter construido a sua carreira com títulos comprovadamente comprados. Daí que agora lhe deu um nó no coração devido ao arrependimento. Note-se que não lhe dá um nó quando castiga um alemão por 1 jogo e um turco por dois pela mesma agressão. Lição n.º 2 faxavor sr. platini...

Tradução: Nós somos corruptos, os outros, do clube dele, até mais. Eles não foram castigados então nos também não podemos ser castigados.

È assim ou li mal?

Alexandre disse...

Bem, fiquei agora pasmado com o comentario do anonimo. Em que época é que o platini jogou no benfica??
Tou numa fase que diga o que disser já estão a cair em cima de mim. Sinto-me triste pá.

estrangeiro, nada disso.
O sr. platini é que se tivesse um pinguito de vergonha na cara NUNCA falava em batota. Eh pá, se não fosse pelo seu passado na Juventus, pelo menos que seja apenas pelo facto de ser presidente da maior organização mafiosa legalizada a actuar na europa. Pelo menos percebeste que estava a falar da equipa com equipamentos de presidiários.

Alexandre disse...

anónimo, o "mouro" tb te ofende?
Não sei onde é que foste buscar isso, mas dado o facto de eu ter um irmão benfiquista, e que até prova em contrario somos filhos do mesmo pai e da mesma mãe, se ele é mouro eu sou mouro. E nem vale a pena dizer mais nada porque não estando o comentario assinado, ninguem vai reconhecer a paternidade de tal pérola.

Anónimo disse...

David Suazo é um avançado móvel, rápido e com sentido de baliza. Apesar de pouco utilizado como titular na última época marcou oito golos. Nos anos anteriores marcou mais.

Época 2005/2006 – 22 golos
Época 2006/2007 – 14 golos
Época 2007/2008 – 8 golos

Anónimo disse...

Para o campeonato italiano são muito bons números. Embora seja da opinião que um avançado não é tão necessário assim, se servir para mandar o Mantorras e quem sabe o Nuno Gomes para a bancada, tem o meu apoio. Mas agora, só por ser preto os italianos tinham logo que lhe chamar animal, uns racistas estes tiffosi.

Anónimo disse...

Olhem para a data desta notícia. Os jornaleiros espanhois ainda são mais burros que os nossos.

http://www.marca.com/edicion/marca/futbol/1a_division/betis/es/desarrollo/1159107.html

João Bizarro disse...

Já agora o prognostico do Karagounis:

"O Benfica vai ganhar. Basta 1-0."

Anónimo disse...

Pelo menos percebeste que estava a falar da equipa com equipamentos de presidiários.


ao contrario do que tu que não percebeu que estava a falar da outra equipa corrupta.

Anónimo disse...

mesmo assim alexandres, nao tens provas de que a juve comprou todos os titulos que conquistou no passado (só nos ultimos desta década). caso nao saibas , a juventus tem mtos mais titulos que o seu clube! ah e já agora estás a insinuar o platini na década de 80 andou a comprar árbitros para a juventus dele ganhar? quer queiram quer nao, o platini nao disse nenhuma mentira e a juventus dele foi proibida de jogar na champions, já voces nao!
e quanto á questao dos mouros, já tou farto de ouvir portitas a dizer no sábado vamos ganhar lá baixo aos mouros!