blog

segunda-feira, março 30, 2009

Um Olho à Benfica #1

A incomparável marca Benfica

O único candidato conhecido à presidência do Benfica tem insistido num discurso predominantemente comparativo ao FC Porto, como se daí resultasse o seu manifesto eleitoral e pior ainda, o seu afirmado desejo de convencer os benfiquistas de que o Benfica deve ter um termo de comparação em Portugal. Discordo. Acho que Bruno Carvalho não identificou os perigos, na sua estratégia, que este discurso tem para qualquer benfiquista. Se a ideia é fazer-se notar, então, parabéns, grande ideia e melhor aplicação. Se a ideia é ganhar os votos dos benfiquistas, então acho que se meteu por um caminho sem regresso. Eu, como benfiquista, sou muito sensível às comparações, porque acredito, convictamente, que o Benfica não se compara a nada. Especialmente em Portugal.

Eu coloco sempre as coisas em perspectiva. Não existe, no desporto nacional, nenhum termo de comparação com o Benfica. Se o quisermos encontrar temos de sair do país e procurar elos comparativos que estejam consolidados histórica e sociologicamente. E aí sim, é possível tropeçar no Real Madrid, Bayern de Munique, Liverpool, Manchester United e Juventus. De resto, a comparação com outras marcas desportivas em Portugal correm sempre o mesmo risco. O de se comparar o que é incomparável. Vejam bem, tenho para mim que a Soraia Chaves é uma mulher sensualíssima, mas devo reconhecer que a Angelina Jolie é talvez a mais bonita do Mundo. O Benfica é a Angelina Jolie, outros clubes em Portugal serão, na melhor das hipóteses, a Soraia Chaves.

O exercício sistemático de comparação realizado por Bruno Carvalho é também arriscado, porque falha na identificação de uma diferença substancial de cultura de clube que existe entre o Benfica e o FC Porto. Os benfiquistas não querem substituir um sistema pelo outro, os benfiquistas não pretendem ver implementado no seu clube um sistema gémeo de organização do FC Porto. O que qualquer candidato à presidência do Benfica deve dizer aos benfiquistas é que propõe arranjar respostas a duas perguntas fulcrais: Como é que nasceu e se consolidou o sistema que proporciona ao FC Porto tantas vitórias e como é que se faz para eliminar esse sistema?

Portanto, o que qualquer benfiquista exige de um candidato, não é que ele sobressaia pelo seu constante fascínio pelo sistema de organização do FC Porto, mas que ele compreenda como é que funciona esse sistema e a partir daí possa proceder à sua desconstrução. O Benfica e o FC Porto são clubes diferentes, têm dimensões diferentes e sobretudo culturas diferentes. E justamente por isso são incomparáveis.

57 comentários:

GR1904 disse...

Concordo totalmente. E já que a troca de comentários entre nós versava em grande parte sobre as dúvidas que tenho do facto de Veiga ser ou não ser benfiquista, tenho para mim que este Bruno Carvalho não deixa margem para dúvidas acerca da sua qualidade. Não costumo acompanhar o blog onde ele debita as suas ideias, mas do pouco que já li, fiquei imediatamente esclarecido. Cansa a constante comparação que ele faz entre o Benfica e o fêcêpê. Aliás, é triste que alguém que se diz benfiquista, idolatre permanentemente os métodos e a cultura desse clube. Lamentável. Preferia o Veiga no Benfica, mesmo com as minhas reservas, do que esse pseudo-benfiquista.

Anónimo disse...

Bem, estamos a falar de um Director de TV, que a unica pessoa que encontrou no Porto e arredores para apresentar um programa de cultura no Porto Canal, foi a mulher de Pinto da Costa.
Na qualidade da politica de contratações, estamos conversados ...

Unknown disse...

Excelente José, excelente. Eu proprio, e todos os benfiquistas que conhecem os fundamentos da candidatura do Bruno Carvalho, já tinha pensado nisto. O Benfica não tem comparção possível no nosso país, tentar compara-lo é uma enorme falta de respeito, ainda por cima vindo de um benfiquista (?) que é candidato à presidência!

Diogo

Pedro disse...

Acho absurdo alguem querer comparar o Sport Lisboa e Benfica com esse clube corrupto e muito menos comparar da forma como o Bruno Carvalho pretende.

É-me dificil ler tudo o q o bruno escreve pois o asco q cresce em mim a cada linha q leio chega a um ponto q me impede de ler mais. É incompreensível como alguem q pretende ser levado a sério (será q pretende?) perde-se em elogios ao clube corrupto sem olhar para tudo o q gira à volta desse clube ao longo dos últimos 30 anos. É o mesmo que alguem querer falar de Hitler, tecer elogios a Hitler ignorando por completo toda a segunda guerra mundial.

P.2 disse...

Sobre Bruno carvalho dizer o seguinte sr.josé marinho.

De saudar a sua candidatura, desde logo porque se somos um clube democrático temos que o mostrar...é que com LFv começa a exibir alguns tikes de ditador na medida em que afasta e deprecia todo e qualquer candidato á presidencia do benfica, mesmo que n o conheça de lado nenhum...

de saudar que se trata de um benfiquista do norte, seria bom por isso que n começassem a insinuar que o homem lá por ser natural do porto é um portista infiltrado..porque se LFv o fizer estará a insultar todos os benfiquistas do norte..

da entrevista á TVI24 retiro o seguinte; o que ele disse é o que todos nós já sabemos á muito, o que é intrigante é que ninguém o fez até ao momento...pareceu-me muito sinceramente um candidato muito verdinho para a máquina eleitoal que gravita á volta de LFV que o trucidará em dois tempos com as insinuaçoes do costume....

o que me intriga é que sao sempre as mesmas pessoas a aparecer, estou farto dos notáveis tipo bagao felix, searas, botos etc..será que neste portugal n existe mais ninguem competente para assumir as rédeas do clube? muito mal estará o benfica se assim for..

John Billy #37 disse...

Excelente artigo José. Espero que seja o primeiro de muitos.
Em relação à personagem em questão, acho-a tão surreal que me levanta sérias dúvidas.
São as constantes comparações com o Porto, são os elogios à corrupção, são os agradecimentos à Oliveidesporto e podia estar a continuar a noite toda.
Todos nós sabemos que é uma candidatura ridícula. A questão é quem "inventou" esta figura.
É mais um esquema do "Polvo"? Ou será o Vieira que fabricou este perigo para reforçar o apoio dos benfiquistas na sua candidatura?

João Bizarro disse...

Excelente análise, José.
Concordo plenamente.
Não estou a ver o Bruno Carvalho safar-se com aquele tipo de discurso.

José Marinho disse...

Caro P.2, eu próprio sou de Gaia. Ainda sobre Bruno Carvalho não duvido por um instante do seu benfiquismo e das suas boas intenções. O que digo no post, é que me parece que a sua estratégia pré-eleitoral falha em não perceber que o Benfica não tem termo de comparação em Portugal. E muito menos deve persistir em comparar o Benfica ao FC Porto. São culturas completamente diferentes. Mesmo quando fazem coisas aparentemente iguais, os códigos genéticos de ambos obrigam desde logo á separação de condutas. Vejamos o exemplo dos alinhamentos a que ambos procederam com os maiores clubes do Minho. O Benfica com o Vitória de Guimarães e o FC Porto com o Braga. E assinale-se a diferença de estilo, que define logo uma diferença de cultura. Enquanto os presidentes do Benfica e do Vitória de Guimarães nunca se prestaram a exibições públicas fora do contexto dos jogos realizados entre as suas equipas, o que aconteceu com os presidentes do Braga e do FC Porto? Pois bem, o presidente do FC Porto esteve em Braga, quando a equipa local defrontou o Vitória e o presidente do Braga esteve no Dragão, quando o FC Porto defrontou o Benfica. Existe uma ostentação desnecessária, que pretende relacionar os presidentes dos dois clubes com a conquista de poder e influência no futebol. E como se vê, a diferença de estilo e de cultura é assombrosa, mesmo em situações muito análogas entre si.

Jared disse...

"Joaquim Oliveira 'separa-se' da Benfica, SAD

Joaquim Oliveira já não é accionista da Benfica, SAD. O clube comprou 4,08 por cento do capital social em acções e pagou uma dívida a Luís Filipe Vieira."

Telmo disse...

Concordo com o post, tirando uma parte...lá por a Angelina Jolie ser mais famosa e americana, não quer dizer que seja melhor e mais boa que a nossa Soraia...achei importante referir isto ;) ( . )( . )

J G disse...

Boa comparação.
O mérito vai todo para o Marinho que conseguiu escrever sobre um candidato que eu tenho algumas dúvidas se algum dia vou conseguir prosar sobre ele no meu blogue tal é a distância que nos separa. E não estou a falar geograficamente.

Miguel Nunes disse...

pelo q leio do Bruno Carvalho, parece-me q seria um presidente pronto a cair nas ratoerias da corrupçao...

e isso, n quero para o meu clube

prefiro n vencer, a ser um clube imundo e nojento.

Quetzal Guzman disse...

Concordo com este post, mas vou discordar das boas intenções do Bruno Carvalho. Alguém bem intencionado não manipula como ele faz. Bruno Carvalho pode ter ideias diferentes das minhas ou de qualquer benfiquista, o que é saudável pois teoricamente permite uma discussão construtiva sobre o nosso clube, mas ele perde qualquer crédito ao modelar factos e insistir em mentiras na ânsia de deter a razão. E indo por estes caminhos, é óbvio que nunca a alcançará.
Voltando à questão cultural e identificativa de um clube, o Bruno Carvalho insiste em ver os benfiquistas divididos entre lúcidos (os que com ele concordam) e carneiros (os que discordam). Pouco lhe interessa a argumentação. Isto não só revela um grande desconhecimento do que é o Benfica, como, pior, imita Vieira numa das suas piores características. E não conhece minimamente a realidade do clube, embora se gabe de ter um projecto global que continua, peses as insistências, a não revelar. O post que escreveu, por duas vezes, sobre as modalidades do Benfica é anedótico para alguém que se assume como presidenciável.

Pedro Veloso disse...

Sr. José Marinho, queria, antes de mais, felicitá-lo por regressar à blogosfera benfiquista e dar o seu contributo importante para o debate, especialmente no período pré-eleitoral que se avizinha.
Tenho a melhor impressão de si, especialmente porque, tendo apenas 22 anos, cresci a ver jogos atrás de jogos comentados por si na sportv, e achei sempre que destoava pela positiva da incompetência e parcialidade que norteiam a maior parte dos comentadores. Em particular, adorava ouvir frases com que por vezes se saía e que fui guardando ou encontrei mais tarde na net, do género "Se tivesse um tesouro para guardar pediria a Gattuso", "De facto quem ensinou o futebol aos brasileiros não foi a mesma pessoa que o ensinou a Gravesen", ou - a minha favorita porquanto só um benfiquista a poderia dizer assim -"É uma dor de alma ver Rui Costa permanentemente no banco mas a verdade é que isto é o Milan, não é a Fiorentina. Mas dói." Frases que só alguém com excelente sentido de humor e paixão por futebol pode dizer.
Quanto ao seu post propriamente dito, acho que expressa uma opinião consensual entre nós benfiquistas. Sinceramente até achava óptimo ter um presidente vindo do Porto cidade, por tudo o que isso representaria, mas não alguém como o Bruno Carvalho, que parece vir do, ou adorá-lo, Porto...clube

Fui eu que comi a Madonna disse...

O Jornalista José Marinho é uma lufada de ar fresco no panorama anárquico da nossa blogosfera. Vamos ver quanto tempo se vai aguentar por cá.

A candidatura de Bruno de Carvalho à presidência do Benfica é um tema fascinante. Infelizmente, quase todos os dias descubro novos “Brunos de Carvalho” um pouco por todo o lado. São aos pontapés os que se servem de instituições prestigiadas, como é o caso, em proveito próprio. Nada melhor do que o Benfica para promover um canal de TV. É ponto assente que nesta perspectiva a aposta está ganha a um preço módico. Parabéns pela sua sagacidade Sr. Bruno Carvalho.

Dexter disse...

Não conheço a personagem nem faço a minima ideia do que ele defende ou deixa de defender.

O que sei é que gostava muito que LFV tivesse pela frente um adversário credivel, serio e com capacidades para assumir a gestao do nosso clube.
Infelizmente esses neste momento nao avançam, nunca iriam avançar nesta altura e no lindo estado em que se encontram as finaças do clube.
E nao avançam sobretudo devido a uma razao.......porque sao SERIOS.

Até lá resta-nos levar com orelhas, com "fogueiras das vaidades", "cicos novos" e bla bla

Americano disse...

Exceptuando a analogia com as gajas concordo no essencial com o texto. Bruno Carvalho matou as suas hipóteses à nascença, e neste momento entre LFV e BC votarei branco, sem qualquer dúvida.
Também espero a chegada dum candidato a sério, mas tal como o dexter receio que isso possa não acontecer. Porque infelizmente qualquer pessoa que saiba ler minimamente umas contas (e qualquer candidato o saberá, ou terá companhia de quem saiba) sabe que o buraco do Benfica ficou ainda maior em Dezembro passado, e caso não haja Champions bem podemos rezar para que apareça petróleo no Seixal...

Pedro disse...

Compreendo o q dizes mas se isso acontecer por essas razões, a falta de um candidado credível, então a família benfiquista está mesmo muito mal representada.

Acho q o SLB já esteve muito pior e nunca faltaram alternativas nas eleições.

Hugo disse...

"E nao avançam sobretudo devido a uma razao.......porque sao SERIOS."
Dexter: Eu diria antes... "não têm tomates!"
O Nosso Clube já esteve pior e houve sempre alguém a candidatar-se.

Quanto ao Bruno Carvalho, é um moço de recados, dá para ver pelo tipo de discurso, é um candidato com um discurso de corrupto.

Dexter disse...

Hugo,

Nao é uma questao de tomates.

Um candidato SERIO sabe o estado em que estao as financas do nosso clube.
Um candidato SERIO nao se vai sujeitar a qualquer tipo de debate com LFV. Porque para debater com LFV precisas exactamente de nao ser.....SERIO. Tens de jogar baixo, tens de chorar na TV, tens de apelar ao coracao, tens de ter o discurso das "fogueiras da vaidade".

E infelizmente os socios neste momento ainda gostam muito desse triste espectaculo.

Americano disse...

Hugo e Pedro, não é só a situação financeira. Quem avançar sabe que vai ser masacrado por uma campanha de baixo nível, patrocinada pela LFV TV, e usando como escudo o benfiquismo de Rui Costa. Eu percebo perfeitamente que poucos avancem, apesar de esperar o contrário. Mas que fique bem claro, eu se fosse um possível candidato, depois daquele crime aprovado em relação aos 40 milhões, não avançava. Nunca pegaria numa entidade após os sócios/accionistas aprovarem tamanha irresponsabilidade.

Hugo disse...

Dexter, achas mesmo que, sem ser os Administradores e a Banca, um possível Candidato sabe o que lá está ou o que vai herdar?
Americano, campanha de baixo nível? Em que aspecto?
Não te entendo quando dizes que percebes que poucos avancem e depois dizes que esperas o contrário?

Pedro disse...

Volto a dizer q compreendo o q tu dizes mas esses q não se candidatam por esses motivos perdem depois moral para dizer mal.

Se ficamos apenas com Vieira e ele aceita continuar então perdemos margem de manobra para criticar as suas decisões pq ninguem se opôs a elas.

Rick disse...

os meus 20 votos não iram de certeza para avençados, prefiro alguém que tenha experiência do clube, quer seja como atleta quer como dirigente (noutras funções).

Sobre a comparação com a Soraia Chaves acho que a Tuga dá 15-0 qualquer "bifa".

Saudações Bemfiquistas

Hugo disse...

Completamente Pedro.
Por isso é que eu entendo, que deveriam aparecer os Tais Candidatos, a escolha e a decisão será dos sócios. Estaremos cá para julgar.

Pedro disse...

PS: tb prefiro a Soraia à Jolie
:)

Dexter disse...

"achas mesmo que, sem ser os Administradores e a Banca, um possível Candidato sabe o que lá está ou o que vai herdar?"

As contas sao publicas.
Mascaradas mas publicas.

So nao sabe a situacao actual quem nao quiser saber.

Americano disse...

Óbvio Hugo, qualquer pessoa sabe que temos 40 milhões de euros para pagar quando o clube tem um défice mensal crónico. Não é preciso ser nenhum DSO para saber que esta é uma situação incomportável.
Quanto à campanha de baixo nível, contra LFV é evidente que vai haver, ele passa mais tempo a falar mal dos benfiquistas que de muitos outros "inimigos".
Eu disse que percebo que poucos avancem devido aos factores que referi, mas espero que apareçam candidatos. Não percebi a tua dúvida, é o mesmo que eu dizer que percebo que o Benfica não vai ser campeão, mas espero que o seja. uma coisa é o que penso que vai acontecer, outra coisa é que quero/espero.

Algarviu disse...

Assim de repente aparecem contentores de jogadores para o Glorioso! Ainda estamos em março e já começou a silly season das pseudo aquisições que vão enchendo as páginas dos jornais desportivos e fazendo as primeiras páginas. Não sei se é falta de imaginação ou se é excesso de imaginação.

Ainda há mais mas os que aqui vão já dão para fazer uma equipa completa:

Afonso Alves, Espinoza, Blanco, Mandanda, Biseswar, Patric, Verdu, Bruno, Enevoldsen, Mathieu, Miccoli.

Dexter disse...

Mathieu .... esse era bom.

Pelo menos no PES é dos melhores
:)

Hugo disse...

"As contas sao publicas.
Mascaradas mas publicas.
So nao sabe a situacao actual quem nao quiser saber."

E porque é que as Contas são públicas?
Tem um motivo, certo?
Então o que conseguiste ler ou ver nas contas do Benfica, podes explicar?

Americano, esperas que apareçam candidatos ou tens esperança? É diferente.
E isso do défice mensal ser crónico, serve também para todos os Financeiros que passam pelos Grandes clubes. Já viste que não há um que consiga minimizar essa situação, porque será?

Americano disse...

"Já viste que não há um que consiga minimizar essa situação, porque será?"

Porque a maior parte deles interessa mais as comissões recebidas que a situação financeira do clube. E obrigava a poupar, ser racional na gestão, mas é muito mais divertido aparecer com jogadores em jactos privados.
Acabar com o défice crónico é a coisa mais simples do mundo, é gastar apenas o que garantidamente se vai receber. O Benfica esteve nesse caminho, por isso deixou sair Simão, Karagounis, e Miccoli, mas com a chegada do final do mandato de LFV a saúde financeira do clube passou para 3º plano.
Já perguntaste várias vezes o que se vê nas contas, já te disse e repito: o Benfica terá 40 milhões a pagar daqui a algum tempo e não gera receitas para pagar as despesas correntes, quanto mais as outras. Eu e o dexter já falámos aqui várias vezes na "espiral de crédito", e tendo em conta a conjuntura financeira mundial e do futebol é um erro enorme entrar nela. Não pensem que os grandes clubes não podem rebentar um dia, isso já aconteceu a empresas muito mais fortes, não há milagres no que toca a dinheiro, só pode haver responsabilidade e seriedade, e no Benfica isso deixou de existir há algum tempo.

Dexter disse...

"Então o que conseguiste ler ou ver nas contas do Benfica, podes explicar?"

Isso ja foi explicado N vezes noutros posts. Por varias pessoas.

Nao vamos estar a repetir constantemente isso pois nao ?

Tiago disse...

Dexter, o Mathieu não é bom só no PES e no FM. É realmente muito bom lateral esquerdo, e ao elogiá-lo tanto acho que já percebem o que penso sobre a "(im)possibilidade" de ele vir

Dexter disse...

T,

Acredito que sim, mas no PES é de certeza que é dos primeiros que compro. LOL
Isso quando jogava, agora ja nao tenho grande tempo infelizmente.

Chama Imensa disse...

De Bruno Carvalho tenho algumas coisas a dizer depois de agradecer a José Marinho o facto de ter acedido ao meu pedido de postar sobre este assunto. Fico à espera do esclarecimento da relação SLBenfica - Vitória.

1 - Bruno Carvalho fala do Fc Porto aspectos que aos benfiquistas não interessa mas que é verdade. Enquanto gastámos milhões em salários a jogadores que, muito provavelmente, não trarão retorno financeiro por serem ou velhos e acabados ou acabados como Aimar e Reyes, ou em jogadores ridículos como Balboa, o clube corrupto todos os anos se reforça de forma mais barata e da melhor forma possível: compra os melhores jogadores das equipas pequenas a preço de saldo e rentabiliza-os. Se são os melhores das equipas pequenas, é o suficiente para se ganhar jogos quando aliados a alguns craques que o Porto já tem. Miguel Lopes, Sissoko, Beto, Ruben Micael. Preparar a época com 6 meses de antecedência parece-me muito bem.
"60 milhoes em jogadores e uma taça da Liga é muito pouco" (disse B.Carvalho).

Eu pergunto...é mentira?

"Custa-me ver a atitude dos jogadores do Benfica quando se viram a perder com o Guimaraes. Só vi David Luiz a correr. No FcPorto eu vejo os jogadores chateados e com noção de que desiludem os adeptos"

Eu relembro a derrota dos azuis com a Naval em que o Bruno Alves se dirigiu á claque deles e travou uma conversa com os adeptos prometendo empenho e mais resultados. Desde aí foi vê-los a recuperar o 1º lugar e a passar na Taça com Sporting, etc etc.

"a Benfica TV nem tem futuro se continuar a ser para uso de propaganda ao trabalho de Vieira e sua Administração"

Alguém pode contestar isto? Ele fala verdade e as pessoas criticam?

"Se fosse presidente eu irei acompanhar a equipa e não me irei esconder nos maus momentos como faz o actual presidente que nem nas Assembleias aparece nem nos treinos da equipa no Seixal"

Isto é mentira? Que o orelhas só sabe assobiar e mandar Rui ás feras?

Eu tão pouco votarei nele. Contudo não me venham dizer que não tem valor nem merece respeito alguém que vê o óbvio que é a vantagem dos azuis sobre nós em termos administrativos e a ruinosa gestão dos dinheiros do clube por parte de LFV e seus pares. Se querem que vos diga até o Braga deve ter melhor dirigismo que o nosso.

Mas tudo isto é normal porque os benfiquistas ficam todos contentes é por ouvir falar em Guiness e recordes de assistência nos estádios e verdade desportiva.

Temos o Benfica que merecemos e neste país onde a demagogia manda e prevalece...o Vieira e o seu jogo sujo vão ganhar. E o FcPorto que todos acham que não tem comparação ao Benfica...vai sendo tetra, penta, hexa...tipo Lyon.

Desculpem-me mas esta mentalidade atrasada dá cabo de mim. Nunca condenarei o espírito de iniciativa de alguém que como eu, além de viver no Norte, vê o futuro do clube mal parado.

Termino meu comentário com outra frase muito pertinente do senhor B.Carvalho

"O tempo de vieira no clube está esgotado. Este senhor não tem mais nada para acrescentar de bom ao Benfica. O Benfica precisa de paixão e alguma rebeldia"

Hugo disse...

"O Benfica esteve nesse caminho, por isso deixou sair Simão, Karagounis, e Miccoli, mas com a chegada do final do mandato de LFV a saúde financeira do clube passou para 3º plano."

Não estiveste aqui na época passada a dizer que a equipa não tinha qualidade?
Queres bons jogadores baratos? Como?

"não gera receitas para pagar as despesas correntes"
Aqui falas da Liga dos Campeões, só podes...
É evidente que a conjuntura mundial não está para despesismo, mas não te podes esquecer que o Benfica tem de acompanhar sempre a conjuntura desportiva, isto em comparação com outros grandes clubes.

Chama Imensa, o LFV, nestes anos errou muito, mas também acertou muito, por isso temos de ser correctos na análise e se realmente surgir alguém que possa ser alternativa e com ideias e projectos, estaremos cá a reconhecer isso.
Agora isto:
"a Benfica TV nem tem futuro se continuar a ser para uso de propaganda ao trabalho de Vieira e sua Administração"
Não tens este canal, pois não?
Ele serve todos os Benfiquistas e Desportistas.
Achas propaganda que os adeptos vejam as modalidades?
Achas propaganda o acompanhamento das camadas jovens?
Achas propaganda os debates que lá fazem sobre as modalidades e futebol?
Achas incorrecto que se diga a Verdade sobre a podridão do futebol português (isto dito em tom puro por adeptos e não por comentadores politicamente correctos)?

Hugo disse...

"Enquanto gastámos milhões em salários a jogadores que, muito provavelmente, não trarão retorno financeiro por serem ou velhos e acabados ou acabados como Aimar e Reyes, ou em jogadores ridículos como Balboa, o clube corrupto todos os anos se reforça de forma mais barata e da melhor forma possível"

Como se pode dizer uma coisa destas!
O Aimar e Reyes estão velhos e acabados?
Como podiam adivinhar do Balboa?
Os Corruptos não têm esse problema??? Compram camiões de jogadores e desses camiões 2/3 são razoáveis.
Depois têm a ajuda dos media para inflacionar o atleta, que o Glorioso nunca tem.
Dou-te o exemplo do Paulo Ferreira e do Miguel, ou a do Quaresma e do Simão.

Eu digo sem qualquer dúvida, não quero um Benfica como o clube dos Corruptos!!

John Billy #37 disse...

"Enquanto gastámos milhões em salários a jogadores que, muito provavelmente, não trarão retorno financeiro por serem ou velhos e acabados ou acabados como Aimar e Reyes, ou em jogadores ridículos como Balboa, o clube corrupto todos os anos se reforça de forma mais barata e da melhor forma possível"

Como? É esse mesmo o espírito que me dá nojo no Bruno Carvalho. Para um lado só vê qualidade, para o outro só vê defeitos.
Stepanov, Farias, Mariano Gonzalez, Benitez, Bolatti... tudo bom jogadores e baratos. O próprio Hulk é um jogador baratíssimo (5.5 milhões por 50%)! Pelo menos esse é bom. A mesma coisa se pode dizer para o Lucho e o Lisandro.
Ainda falando da Benfica TV, estavas a espera de quê? Que se fartassem de criticar o seu presidente? Achas mesmo que as TVs do Real, do Barça, do Manchester e outras criticam os seus presidentes?
Pelo amor de Deus, vamos lá criticar o que se deve criticar. Não gosto do Vieira mas nunca na vida o trocaria pelo Bruno Carvalho.

Americano disse...

"Não estiveste aqui na época passada a dizer que a equipa não tinha qualidade?
Queres bons jogadores baratos? Como?"

Isto é daquelas coisas que mandas para o ar sem ler, como os teus comentário vêm mostrando. Eu sempre defendi o contrário, defendi que só se deviam contratr 3 ou 4 jogadores, para posições carenciadas, e não mais uma dezena como veio a acontecer.

""não gera receitas para pagar as despesas correntes"
Aqui falas da Liga dos Campeões, só podes...
É evidente que a conjuntura mundial não está para despesismo, mas não te podes esquecer que o Benfica tem de acompanhar sempre a conjuntura desportiva, isto em comparação com outros grandes clubes."

- Nem percebi o que queres dizer, mas vou-te explicar em números para ver se percebes: o Benfica nos primeiros 6 meses teve um prejuízo superior a 9 milhões de euros, o que significa que perde mais que 1.5/mês, 50.000 euros/dia. Quanto ao Benfica ter de acompanhar os outros grandes clubes, pode fazê-lo quando tiver receitas que os acompanhem, até lá tem de gastar o que tem, a menos que queiram abrir o capital da SAD ao exterior, algo que a continuar assim será inevitável.

Quanto ao comentário do Chama, concordo com ele a 100%. Eu também já disse que não votarei no Bruno Carvalho, agora ignorar o que o FCP faz bem é estupidez pura. Percebo que seja mais fácil falar do sistema todos os anos, mas eu não vou por aí, é óbvio que o Porto tem méritos, tem uma estratégia para o futebol que dá resultados. Ignorar o que os adversários fazem bem é meio caminho andado para nunca conseguir ultrapassá-los.

Pedro disse...

Reyes com 24 ou 25 anos está acabado???

Juro que não percebo este tipo de comentário.

Uma coisa tenho a certeza: se o SLB comprasse um Orlando Sá ou um Sissocko as críticas q não choveriam por só contratarmos jogadores da treta sem estatuto para representar o SLB.

É evidente q muita coisa q o Bruno Carvalho disse é verdade. São factos inegáveis e criticados por muitos de nós há muito tempo. Agora falta o resto. Faltam soluções. E alguem q se rasga em elogios ao fcp ignorando por completo os anos e anos de corrupção desse mesmo clube não pode ser solução para o Benfica.

Unknown disse...

Antes do mais, é de louvar que o Bruno Carvalho tenha passado das palavras às acções, é importante que tenhamos pessoas que não só criticam mas façam algo pela mudança e neste caso ele poderia continuar a debitar as suas opiniões sem se envolver mais, mas com ou sem apoio da massa de adeptos benfiquistas teve a coragem de se expor desta forma, o que mais uma vez reitero é de louvar.

Em relação ao seu discurso, acho que o José Marinho tem razão, não é "idolatrando" o fcp e a sua gestão que irá conquistar os benfiquistas. Acho que nos podemos considerar uma massa associativa relativamente passiva até certo ponto, mas somos atentos e nas alturas devidas costumamos fazer ouvir a nossa voz.

Quetzal Guzman disse...

Chama Imensa,

Essa dos aspectos não interessarem é boa. é isso que eu critico ao Bruno Carvalho. Ele tem a mania que conhece os benfiquistas, mas insiste em chavões desadequados. Os benfiquistas não têm noção das coisas boas que são feitas nos rivais? Essa agora... Mas uma coisa é ter uma opinião equilibrada, que aponta virtudes e defeitos, outra é varrer tudo o que é mau para debaixo do tapete, que é o que o Bruno Carvalho faz. Ou seja, ele é igual aqueles que critica (que existem, mas não representam o todo benfiquista) fazendo o inverso.
Essa teoria das políticas de investimento tem muito que se lhe diga. importante é definir uma política e executá-la bem. Uns preferem jogadores jiovens, outros apostam em jogadores experientes. Nenhuma é melhor que a outra. Se forem mal executadas, são uma valente merda. Que idade tinham os jogadores em que o Benfica apostou na última época? O Zoro, o Maxi, o Rodriguez, o di Maria, o Coentrão, o Cardoso, o Bergessio, o Adu... Idade máxima: 23 anos. Ficámos em 4º, certo? O plantel não era uma merda? Pelo menos todos afirmavam isso. E chamar velhos ao Aimar e ao Reyes não cabe na cabeça de ninguém...
Quanto aos seis meses, plenamente de acordo. Digo-te mais: às vezes não chega! Mas pensar que só o Porto faz é totalmente absurdo.

É evidente que um meio de comunicação é permeável a quem o gere. Mas isso é motivo para não ter canal, como ele já afirmou? Então acabe-se com o jornal também.

Eu, que até já me dirigi a Vieira numa AG, tenho a dizer que esse senhor é mentiroso. Será que ele, Bruno Carvalho, vai às AG do Benfica? Nunca percebi essa coisa dos treinos. Há treinadores que nem gostam dos presidentes perto do relvado. Acaso isso é condição essencial ao sucesso de uma equipa?

"O tempo de vieira no clube está esgotado. Este senhor não tem mais nada para acrescentar de bom ao Benfica. O Benfica precisa de paixão e alguma rebeldia"

Olha, antes do Bruno Carvalho aparecer, já eu ouvia isso nas roullottes em redor do estádio. Apareçam candidatos credíveis e aposto contigo que ele pode ganhar, mas ganha à rasca. E já teria sido assim há três anos, pois havia muito descontentamento na Luz. Mas no sofá do Bruno Carvalho, a ver a Sport TV e a ler o Record online é que se sabe o que se passa...

Eu mantenho a minha opinião. Por entre críticas bem estruturadas, há uma tendência de ocultar uns factos, manipular outros e mentir descaradamente. E assim sendo, dificilmente terei respeito por esse senhor.

Hugo disse...

"isto é daquelas coisas que mandas para o ar sem ler, como os teus comentário vêm mostrando. Eu sempre defendi o contrário, defendi que só se deviam contratr 3 ou 4 jogadores, para posições carenciadas, e não mais uma dezena como veio a acontecer."

Mando para o ar? Ao contrário de ti, não estou à espera que outros confirmem aquilo digo...
depois não te entendo com as 3 ou 4 contratações se não existe dinheiro, como reafirmas. Essas são de borla? Ou mais baratas?

"- Nem percebi o que queres dizer, mas vou-te explicar em números para ver se percebes"

Não precisas de me explicar, apesar de estares sempre a reafirmar que percebes do assunto. Eu acredito.
A questão aqui, é que não obtens Receitas com equipas fracas e sem jogadores que te façam ir ao estádio ou a comprar cativos. Que te façam crer, ter esperança. Quanto aos resultados é futebol e extra futebol.

Quetzal Guzman disse...

Queria apenas acrescentar uma coisa: para o Benfica voltar a ser o Benfica, basta que o Benfica volte a ser o Benfica. Olhem bem para o que o Papa construíu nos tais 25 anos. Ele limitou-se a copiar o que se fazia no Benfica, mas juntou-lhe a arruaça e a corrupção. Copiar o Porto é trazer essa podridão para dentro do benfica. Alguém quer isso? É que dominar o mercado nacional e servir de porta de entrada de talentos sul-americanos na Europa era (corrijam-me se estiver errado) o que o Benfica fazia quando eu me comecei a interessar por futebol e pelo Benfica. Por isso repito: esqueça-se o Porto. Basta que o Benfica volte a ser o Benfica. E que seja bem gerido, claro está.

Chama Imensa disse...

"Será que ele, Bruno Carvalho, vai às AG do Benfica?"

Não, nem tem obrigação de ir porque mora a 400km de distãncia. Eu sou de Guimarães e também não vou como é óbvio.

Calma camaradas eu vou explicar-me para não haver dúvidas...

Ponto 1: Não quero B.Carvalho para presidente. Só acho absurdo criticarem tudo que ele faz só porque é do Porto e cheira a corrupto. Parece-me muito bem o clube ter um agitador para apontar a merda que esta direcção está farta de fazer.

"Não tens este canal, pois não?
Ele serve todos os Benfiquistas e Desportistas."

Quero que me respondam ao comentário da Benfica TV quando chegarem as eleições e verificarem o papel que vai desempenhar esta cadeia de televisão.
Para já pergunto o que pensam de quse todas as semanas aparecerem dirigentes da direcção do Vieira em comentários e sessões de esclarecimento. Se isto não é propaganda...


"Chama Imensa, o LFV, nestes anos errou muito, mas também acertou muito, por isso temos de ser correctos na análise"

Pois e temos que admitir que em duas épocas cometa o mesmo erro? Investir 30 milhões em equipas desiquilibradas? Que um especialista em pneus tenha pegado nos destinos do futebol do maior clube português?

"Reyes e Aimar estão acabados?"

Esta época Reyes ainda não mostrou ser melhor jogador que o Varela no Estrela. Tem 25 anos e foi corrido do Arsenal e Atlético e adeptos dos dois clubes não o querem nunca de volta por mostrar ser pouco profissional.
Aimar tem 29 anos e um passado e presente de lesões.

AGORA...eu admito que têm qualidade mas acreditam que alguma vez recuperaremos o investimento nestes jogadores? O aimar com esta idade custou 7 ou 8 milhoes de euros. O reyes fica perto dos 9 milhoes se o quisermos comprar.

Eu peço que vejam o clube sem palas por favor. Não me parece que seja bom termos o rei na barriga quando não ganhamos absolutamente nada. Os rivais directivamente estão bem mais preparados que nós mas vocês acham que eu por dizer isto estou a querer que o SLB seja igual ao Fcp. É mentira mas tudo bem.

PS: Ainda estou para perceber a aliança com o vitória de Guimarães.
Aqui por Guimarães fala-se em interesses extra-futebol dos dois presidentes com incidêencia em Angola e em cenários de construções.

André Leal disse...

Chama imensa:

Só de ver os argumentos do idiota do Bruno Carvalho escritos por outra pessoa já ajuda a compreendê-los melhor, já que toda e qualquer palavra emitida por aquela criatura me enjoa, deturpando o meu entendimento.

Por isso eu até compreendo o que queres dizer, mas só te deixo esta comparação: o Al Capone era um excelente gestor de certeza, porém, não foi por isso que ficou conhecido nem tão pouco foi a razão principal que o fez enriquecer. O que permitiu que enriquecesse foi o crime organizado num contexto da lei seca. Basicamente o que o Bruno Carvalho está a fazer é o mesmo que, depois da prisão do Gangster, estar a propôr às vítimas dos seus crimes que nos comportemos como ele se queremos subir na vida.

É por isso que me recuso a aceitar o elogio àqueles que deturparam o futebol português durante os últimos 30 anos.

Quetzal Guzman disse...

Chama Imensa,

O Bruno Carvalho não tem obrigação nenhuma de ir a uma AG, mas se não vai não pode dizer que o Vieira não marca presença nas mesmas. Eu vou lá e sei o que vejo. E vejo Vieira. E são coisas destas, as tais mentiras propagadas aos quatro ventos, que fazem com que não respeite o senhor. Mesmo que desespere por uma alternativa a Vieira.

Sobre o Reyes parece-me importante esclarecer uma coisa. O Reyes não foi corrido do Arsenal. Isso é uma mentira que tem sido constantemente repetida e que não corresponde a realidade. O Reyes regressou a Espanha porque assim foi o seu desejo. E como o Real não pagava o passe, o Arsenal não teve outro remédio que não fosse emprestá-lo. a não ser que quisesse um jogador contrariado. Mas se forem ver os números do Reyes em Londres verão que foi dos mais utilizados. Como avançado.

Quanto ao retorno, eu estou-me a cagar. O Benfica estará bem no dia em que possa contratar jogadores para os manter pelo máximo de anos possível. é preciso é ter uma boa gestão para que isso possa acontecer. É para isso que tem que trabalhar. E se consigo compreender as reservas à gestão do Benfica, nunca irie perceber a exaltação que se faz da gestão portista. Se eles estão sempre na Liga dos Campeões, se vendem os jogadores a preços inflaccionados, se compram melhor como se insinua nesta caixa de comentários, eu pergunto: porque raio se encontram eles na situação actual? Por mais que leia, a conslusão que tiro é sempre a mesma: eles são bons, nós somos maus, mas acaba tudo junto na mesma merda.

Hugo disse...

"Para já pergunto o que pensam de quse todas as semanas aparecerem dirigentes da direcção do Vieira em comentários e sessões de esclarecimento. Se isto não é propaganda..."

Querias o quê? Que colocassem lá o B. Carvalho? Ou o Seara?

"Esta época Reyes ainda não mostrou ser melhor jogador que o Varela no Estrela. Tem 25 anos e foi corrido do Arsenal e Atlético e adeptos dos dois clubes não o querem nunca de volta por mostrar ser pouco profissional.
Aimar tem 29 anos e um passado e presente de lesões."

Sim, como foi para o Porto, agora o Varela é um grande jogador.
Pelos vistos não acompanhas os jogos do Benfica, continuas a ver o Aimar lesionado...

O Aimar vale bem o dinheiro dado e estou-me a "borrifar" se é para render (em dinheiro), para isso estão lá outros.
Tens duvidas do valor do Reyes? Então estamos conversados.

Diogo C. disse...

"AGORA...eu admito que têm qualidade mas acreditam que alguma vez recuperaremos o investimento nestes jogadores? O aimar com esta idade custou 7 ou 8 milhoes de euros. O reyes fica perto dos 9 milhoes se o quisermos comprar."

Poderás ter retorno desportivo, se estiveres EQUIPA com estes jogadores incluídos nela, não se tiveres apenas 2 ou 3 jogadores com qualidade acima da média...
E tendo retorno desportivo tens o retorno financeiro...

Chama Imensa disse...

"Sim, como foi para o Porto, agora o Varela é um grande jogador."

Eu falo em números. Vamos a ver os números dos dois a nível de golos e assistências e não vês grandes diferenças. Mal do Reyes se não era melhor que o Varela, mas o que é certo é que ainda não mostrou nada em relação ao seu custo de ordenado e passe. Simplesmente falo num jogador de custo zero e salário baixo que apresenta prestações similares ou superiores a uma mega-estrela que veiuo para o Benfica. Pelo que vejo aqui é só feiras de vaidades. Preferimos andar com uns ténis Adidas rotos e sem sola do que uns da Sport Zone impecáveis e que não rompem. Enquanto vir Benfiquistas assim, sei que não vamos longe.

"Pelos vistos não acompanhas os jogos do Benfica, continuas a ver o Aimar lesionado..."

Eu disse que ele continuava lesionado? O Aimar esteve 1 terço da época lesionado no minimo. Toda e qualquer vez que fala congratula-se de estar a conseguir a grande proeza de jogar 90 minutos. Vem de uma época quase inteira sem jogar no Zaragoza. Mas só eu é que vejo o passado de lesões que o Aimar tem. Hugo, fazes-me lembrar o presidente do irão quando fala que o Holocausto nunca existiu. Na tua versão as lesões do Aimar são meras invenções.

"Se eles estão sempre na Liga dos Campeões, se vendem os jogadores a preços inflaccionados, se compram melhor (...) eu pergunto: porque raio se encontram eles na situação actual? Por mais que leia, a concslusão que tiro é sempre a mesma: eles são bons, nós somos maus, mas acaba tudo junto na mesma merda"

Não acaba não. Porque como tu dizes eles vão fazendo a gestão em função da certeza que acedem sempre à champions e valorizam seus jogadores lá e nas selecções e todos os anos coneguem negócios milionários com venda de jogadores. Acredito que qualquer credor financie muito mais rapidamente uma instituição que garante todos os anos mais de 20 milhões em receitas garantidas do que de uma que sistematicamente vive na base da incerteza.

"Querias o quê? Que colocassem lá o B. Carvalho? Ou o Seara?"

Porque não? Não são benfiquistas como tu e eu? Não têm o mesmo direito que tu? Ou uma televisão é suposto ser parcial e monopolizada?
Estou muito curioso para ver o tratamento e o tempo reservado para os candidatos á presidência.

PS: Ninguém aqui odeia mais o Fcp que eu. Ninguém mesmo. Mas eu amo o Benfica e recuso-me a aceitar o conformismo da maior parte dos benfiquistas e ver o clube a piorar a cada dia que passa. O Benfica está na merda. E há em Portugal um clube azul que dá 10-0 em gestão ao benfiquinha do Vieira. Quem não consegue ver isto que tire as palas ou ponha óculos como diz o Pedro Silva. O que não podem fazer é pensar que quem critica o clube não está com o clube porque isso é uma estupidez.
Esquci-me de falar na barbaridade que é pagar 22 mil contos ao Carlos Martins por mês depois de ter gasto 3 milhoes a contratá-lo. (espero que não me venham agora dizer que nunca esteve aleijado este também) Acho que os defensores do chorudo ordenado do N.Gomes só porque ele veio a custo zero, agora não se vão defender com as mesmas armas.

GR1904 disse...

Eu não concordo quando se diz que a politica financeira do fêcêpê é boa.

Também não posso concordar quando se faz o mesmo elogio à política desportiva.

Para o primeiro caso, basta comparar o Benfica a esse clube e verificar que, mesmo com o fêcêpê a ganhar milhoes todos os anos em transferencias e em champions, consegue resultados financeiros bem piores que os nossos. Eu gostava que o DSO tivesse acesso aos mais de 120 milhoes que o fêcêpê arrecadou em vendas de jogadores pós-Mourinho. Já agora, aproveito para referir que não considero negativa a operação que foi aprovada em AG da SAD para financiamento de 40M€. Talvez não concorde com parte da sua execução ou com as condições (acho-as excessivamente acima do mercado), mas a operação em si, permite o revolving da divida da SAD. É normal fazer-se isso nas empresas, especialmente em contexto de diminuição dos custos com o serviço da dívida. Faz-se com o objectivo de refinanciá-la a um custo mais baixo.

Quanto ao segundo caso, olhamos para a quantidade de trincos que o fêcêpê contratou até o ano passado, para a quantidade de laterais-esquerdos que entram por ano nessa equipa quando não têm laterais-direitos à medida e acabam por não acertar nem nos esquerdos nem nos direitos e terem de adaptar centrais (não, isto não se passa só no nosso clube, mas neste caso até é por defeito e não por excesso que é um problema muitissimo maior), para dois alas-direitos que acabam por não servir. São exemplos. Não estou a dizer que a politica desportiva do Benfica é boa. Não é, porque tem erros e tem erros de monta que não deveriam acontecer em estruturas de alta competição. Mas não posso deixar de discordar quando realçam o fêcêpê nesse aspecto. A única coisa que podem realçar é que, tendencialmente, um jogador novo naquela casa acaba por se adaptar mais facilmente. Mas isso levar-nos-ia a outras discussões mais profundas que não abonam nada em favor desse clube. Aquelas em que o Bruno Carvalho tem passado um pano quente e que muito contam para fortalecer uma estrutura competitiva.

Chama Imensa disse...

GR 1904,

Apesar de não concordar contigo deixa-me felicitar-te pela forma saúdavel como defendes o teu ponto de vista sem ter que atacar aquele que tem ideia diferente.

Somos todos benfiquistas, embora às vezes não pareça pela forma como muitos atacam outros.

Parabéns!

PS: Di Maria esteve 6 minutos em capo hoje. Dinamitou a equipa e fez em 20 minutos os únicos remates da Argentina na 2a parte. Pelo meio uma jogada suberba na linha, para depois lhe parar o cérebro de forma absolutamente incrível.
É isto que na minha opinião o impede de ser um jogador regular e maduro. Ai ai Maria....

João Tomaz disse...

O que eu acho mais interessante no Bruno Carvalho, e no seu acólito Souza Cardoso, além da obsessão pelo porto, é o seu discurso impregnado de conceitos metafísicos como a dinâmica de vitória e afins.
Segundo o Bruno Carvalho, é preciso mudar de Presidente porque, por exemplo, o actual é incapaz de transmitir uma dinâmica de vitória ao balneário.
E então surge o "psicólogo" Bruno Carvalho, vindo de um café onde se leu um livro de motivação e outro de auto-ajuda induzida para, sem qualquer noção do que é um balneário, passar a tal dinâmica de vitória.
Sinceramente, não me choca a sua candidatura. Choca-me antes os imediatos "apoiantes" entusiastas nos comentários... Pensa-se pouco em tudo na vida nos tempos modernos mas mesmo pouco é suficiente para desconstruir tamanha fragilidade.
Já agora, off-topic, aproveito para lembrar que o Presidente do Benfica quando o José Veiga foi campeão era o Luís Filipe Vieira.
Saudações benfiquistas

david disse...

E um tiro no Pinto da Costa, ninguém dá porque?
Há por aí tanto maluco que ainda não percebi bem como esse gajo ainda está vivo.

João Bizarro disse...

David, esse sr. é apenas uma peça no meio da corja que reina o futebol português.

João Bizarro disse...

E que tal se remassemos todos para o mesmo lado?

Esta conversa de substituição de treinador, pedir a cabeça do Rui Costa numa bandeja a 7 jornadas do fim é palhaçada!
Já se esqueceram o que aconteceu aquando da ultima chicotada?

Sabiam que o Benfica desde 92/93 não tem o mesmo treinador 2 épocas seguidas?

Não quero branquear a questão da corrupção no futebol português mas se continuamos a dar tiros nos pés é que não vamos mesmo a lado nenhum!!!