blog

domingo, maio 24, 2009

SL Benfica - Belenenses: 3-1

O Benfica despede-se da época 2008/09 com uma vitória tranquila perante 30 mil benfiquistas no Estádio da Luz.

Um jogo que mostra bem os equívocos que Quique teve durante toda a época ao manter um meio campo demasiado macio e permeável defensivamente, de colocar Aimar no apoio directo ao ponta de lança apesar de Di Maria ter rubricado uma belíssima exibição nessa posição no jogo anterior, de se ter percebido, mas uma vez, do crime que foi manter Cardozo no banco durante tantos jogos, da utilidade que Fellipe Bastos poderia ter tido ao longo da época se tem sido mais utilizado tal como o próprio Mantorras que, pelo menos, no Estádio da Luz podia perfeitamente ter sido mais utilizado.

Chegar à última jornada e ver repetidos alguns dos erros cometidos ao longo da época é frustrante. O que vale é que temos, de facto, belíssimos jogadores que a nível individual conseguem ultrapassar as limitações do colectivo. Aimar ao descer alguns metros no terreno encontra bola e espaço para poder fazer passes deliciosos, Urreta rápido e irreverente com o apoio de Maxi dinamizou muito a ala direita, Cardozo a marcar, de cabeça, mais uma vez, etc. Pequenos pormenores individuais que permitem ultrapassar as dificuldades que o colectivo apresenta em termos de jogo a meio campo. Essencialmente a meio campo. O meio campo não fecha defensivamente o que provoca que a defesa seja sempre "assaltada" e depois não consegue compensar ofensivamente quando tem posse de bola. Quique emendou a mão rapidamente e com Fellipe Bastos em campo ganhou músculo, pressing e libertou Katsouranis para uma posição que rende mais.

O Belenenses a precisar de marcar abriu o jogo e, dessa forma, foi mais fácil para os nossos jogadores encontrarem o caminho do golo. E marcámos três golos por três jogadores que gostei que os tivessem marcado: Cardozo por razões óbvias, Fellipe Bastos porque merecia o alento e o inevitável Mantorras que teima em calar os seus críticos, mostrando que cabe no plantel do Benfica porque consegue resolver neste tipo de jogos.

O árbitro esteve razoavelmente bem. Anulou bem o golo ao Belenenses por braço de Wender, a expulsão foi clara mas não podia faltar o amarelo ao Aimar por protestos. A tal facilidade em amarelar jogadores do Glorioso.

Um jogo sem muita história onde o mais importante se irá passar de seguida. Terá sido o último jogo de Quique? De Luisão e Katsouranis? De Di Maria? Em breve saberemos. No final do jogo Quique disse que os adeptos podem estar de cabeça erguida, eu concordo. Se há alguem que tudo deu este ano foram os adeptos, foram inexcedíveis no apoio à equipa. Mereciam muito mais.

Aguardemos pelo futuro. Decisões importantes se avizinham.

PS: Belenenses desce de divisão. Desta vez o amigo corrupto não os acudiu...

127 comentários:

Chama Imensa disse...

Quique podia muito bem retirar Katsouranis para os aplausos. Não se entende perante a certeza de ele se ir embora.

Os corruptos tinham de salvar o amigo do minuto 58, Pedro.

Nesta época o melhor foram mesmo os adeptos...agora...siga apoiar as modalidades rumo a títulos. Esses também merecem e muito a nossa dedicação...Somos todos Benfica e vamos tentar que se faça Benfica no futebol junior, andebol, futsal e Basquetebol.

Anónimo disse...

Atenção, Armando Vara vai-se lançar à presidência. Ele nunca escondeu as suas ambições em relação à Presidência do Benfica...e agora, aí vem ele!

JNF disse...

Aimar foi bem amarelado. Ele que jogue à bola.

John Billy disse...

Uma coisa é certa:
Se o Quique sair, deixo de acreditar no Rui. Alias, deixo de acreditar em qualquer projecto em que o Rui faça parte.
No jogo de ontem deu para ver que os adeptos e os jogadores estão com o treinador.
Voltaremos a cometer outro erro histórico?

Anónimo disse...

O Rui Costa falhou na contratação do treinador, mas isso acontece em todos os clubes. Apercebendo-se do erro ainda muito cedo, deixou-o cair.
O Quique só a 5 jornadas do fim é que começou a acertar com o plantel, e mesmo assim foi por ser obrigado devido a lesões e castigos. Para o ano, com as alterações ao plantel, só outra vez lá para a 5 jornadas do fim é que a equipa vai apresentar qualquer coisita.
Se fôr de borla, ele que se vá já embora. Em todo o caso tenho que reconhecer que sempre foi um gentlemen.
Se ele fosse tão bom como querem fazer crer, não tinha saído do Valência. Estava a ver que ainda iam para a 2a divisão.

Alm.

Anónimo disse...

Espero que o Benfica continue com o Quique Flores. Enquanto o fizer, vai cometer o mesmo erro, ao ter continuado com o Fernando Santos, sejam burros e não o despeçam, mais um terceiro lugar, quem sabe 4º, mas também já estão habituados. Por Favor, mandem o gajo embora, tenho pelo menos alguma decência e com ele muitos jogadores

Jorge Borges disse...

That's it, John Billy. A razão tem que superar a emoção e o passado diz-nos que mudar de técnico todos os anos, e conseuqntemente entrar e sair uma carrada de jogadores não ser´a solução.

Quanto ao post:
Não por terem marcado golos que o Fellipe Bastos e o Mantorras deviam ser apostas. Se o Médio é um jogador com futuro, já o angolano continua no Benfica por favor. É triste, mas o Mantorras não tem condições para jopgar ao mais alto nível. Não nos podemos dar ao luxo de ter um jogador para jogar 15'.
Ontem o Fellipe bastos jogou bem, mas jogos houve na pré-temporada que o senti demasiado verde. Um jogador tem de ter tempo para crescer, e, no Benfica, ser lançado às feras demasiado cedo, pode ser o fim, já que no Benfica o tempomé sempre escasso.
Quanto ao erro de não ter apostado mais no Cardozo é demasiado evidente, e penso que o treinador terá aprendido a lição e terá percebido que é um dos melhores goleadores a actuar em Portugal.
Quanto ao "trinco": desde a saída do Petit que o Benfica não tem um jogador com essas características. Se eu mandasse, uma das contratações seria um médio com as mesmas características do "pitbull".
Mancionar apenas os erros do treinador parece-me também um pouco desajustado. Quantos golos feitos falhou o Di Maria? o próprio Cardozo? o Suazo? o Aimar? será que e quantos cortes falhou oi Luisão?, o Sidnei? o Miguel Vitor? o Maxi? e devem ser despedidos por isso?

Aliás o Maxi é o exemplo lapidar que a paciência pode trazer resultados surpreendentes. Fora eu a mandar e tinha-o dispensado no final da época passada. No entanto, esta época foi SÓ dos melhores jogadores...

Anónimo disse...

Apelo a que todos nós façamos ver ao Rui Costa o quão é importante manter o Quique Flores.

Se Rui Costa está a ser pressionado para afastar Quique, pois então que se demita e deixará com as vergonhas à mostra o homem dos ciclos e contra ciclos.

Vamos todos pressionar no bem sentido.
Emails, telefonemas e quem poder através do espaço mediático que pressione para a manutenção de Quique Flores e do Projecto traçado há um ano.

Pedro disse...

Jorge eu não culpo Quique pelos erros dos jogadores (excepto na questão Quim mas já discutimos isso várias vezes). Nem Quique nem nenhum treinador.

O q eu me refiro qd critico Quique são as opções do treinador, o 11, a táctica, as subs, etc. Coisas onde o treinador tem toda a interferência, depende apenas dele.

Fellipe Bastos ainda tem q crescer, é óbvio, mas tendo em contas as dificuldades que o meio campo do Benfica atravessou podia ter tido mais oportunidades.Até o próprio Binya. O meio campo do Benfica não defendia, era demasiado permeável e Quique nunca conseguiu inverter esse problema.

Claro q Petit faz muita falta. É um enorme jogador, mas bastou uma época menos conseguida para os benfiquistas o apelidarem de velho e acabado.

Quique Flores conseguiu algo em relação ao passado recente, o Benfica procurava sempre sair com a bola jogável, deixou-se de ver o chutão do Luisão como principal arma de construção de jogo da equipa. Tb podemos dizer que Pako fez um excelente trabalho na condição física da equipa.

Mantorras...sinceramente eu não consigo dizer q ele está lá por favor. O plantel tem 24 jogadores, nem todos serão titulares. Alguns serão eternos suplentes. Mantorras qd entra rende. Não é isso q conta?

PB disse...

mais um golo e alguns lances perigosos iguaizinhos ao da epoca inteira. Médio adversario recebe a bola no espaço entre as duas linhas (defesa e meio campo), obriga o central a ir ao seu encontro, deixando uma linha de 3 só para defender.

Sao os golos e jogadas todas assim, e o energumero do Quique nao aprende... Um ano inteiro nisto. Bastaria jogar como qq uma das outras 15 equipas da liga para corrigir essa treta (um medio defensivo a ocupar o espaço à frente dos centrais)...

Adoraria ter visto o Quique com o plantel do ano passado... acho q teriamos descido de divisão e não é ironia.

é o maior burro da historia do benfica (e n, o problema n é sp dos treinadores... mas, neste caso, é obvio)´

PS - ate o Artur Jorge é 10x mais esperto q este asno

Ricardo disse...

Somos um clube de gente sentimental, não há dúvida. Basta vermos o treinador no cadafalso para, mesmo que o critiquemos durante toda a época e o achemos incompetente para o clube, chegarmos à última jornada, ganharmos um jogo com boas exibições de quem foi sempre segunda e terceira escolha do treinador e apoiarmos inequivocamente a sua continuidade. Não se fazem análises à época, fazem-se análises às duas vitórias nas duas últimas jornadas. Não tenho dúvidas de que com estes dois jogos Quique conquistou grande parte dos adeptos que há duas semanas o queria ver pelas costas. Enquanto persistirmos numa análise parcial e não abrangente sobre a (in)competência de quem nos dirige, treina e representa em campo vamos estar sempre mais longe de chegar ao sucesso.

Para mim, é claro: Quique não tem que é preciso para treinar o Benfica. E portanto defendo a sua saída e espero que chegue alguém com qualidade para o lugar, alguém que faça o favor de lutar pelo título até à última jornada ou, no pior dos casos, alguém que nos mostre inteligência e lucidez na escolha dos jogadores, que não seja teimoso, que se adapte aos jogadores que tem, que seja ambicioso na forma como procura o melhor rendimento da equipa e que não cometa erros de principiante, erros que foram identificados por simples anónimos adeptos como nós e que, anda assim, não foram corrigidos ou que só o foram por lesões dos eleitos de Quique e por já nada ter a perder. Não se deixem enganar por estes dois jogos: além de os protagonistas dos mesmos terem sido jogadores que nunca foram opção para o espanhol, a equipa esteve longe de ser uma equipa consistente. O meio-campo continua a ser uma manta de retalhos, a equipa colectivamente mostra-se desorganizada e nada segura. E são esses predicados que esta equipa não tem que garante campeonatos. Pretende-se que ganhemos consecutivamente, não dois ou três jogos.

Percebo o sentimento dos que querem Quique na próxima época mas discordo deles. Quique demonstrou ao longo da época não ser treinador para o Benfica.

Por outro lado, pelo lado da simpatia, credibilidade, educação, inteligência fora das quatro linhas, tiro o meu chapéu a Quique. Foi um exemplo de como se deve estar no desporto e, em particular, no futebol. Gostava muito que demonstrasse a mesma capacidade futebolística que tem como homem. O gesto de ontem ter ido cumprimentar todos os jogadores do Belenenses no final do jogo foi comovente. Adeus, Quique. Não mostraste ter competência para treinar a equipa mas foste um exemplo na forma como mostraste aos boçais que se pode estar no futebol de forma correcta.

Não deixa de ser curioso que os 3 marcadores de ontem tenham sido jogadores esquecidos por Quique Flores. Cardozo ficou a 2 golos do melhor marcador, já estudaram a diferença de minutos de Cardozo para Liedson e Nené? Se tivesse sido uma aposta constante, o paraguaio esta época teria marcado mais de 30 golos; Fellipe Bastos jogou 60 minutos na primeira jornada e mais 65 hoje. Será que não poderia ter tido mais minutos? Por exemplo, quando andava o Binya a titular?; Mantorras é um jogador que deve ser aproveitado para os últimos 20 minutos de alguns jogos. Só quem é arrogante e não procura conhecer as especificades do clube é q~ue não descobre soluções interessantes. Já viram a média de golos por tempo jogado que este homem tem? Não ter apostado mais nele em certos jogos é, mais uma vez, uma parte da generalidade de erros que Quique cometeu.

Alegre, aquela da desconstrução deixou-me dúvidas: concordas ou discordas daquilo que escrevi no post anterior? Preferia que, em vez de me chamares extremo tecnicista, me respondesses e argumentasses. Mas, ainda assim, pelo teu comentário percebi que entendeste a minha posição. Ainda bem. Não pretendo que haja confusões nessa área. Não apoio e não apoiarei ninguém até conhecer os projectos de quem vai a votos. Para que não haja equívocos.

david disse...

Finda a época, é tempo de fazer uma análise mais profunda daquilo que se passou no último ano. É tempo de apontar os erros cometidos, encontrar os responsáveis e planear a próxima época aproveitando aquilo que de bom foi feito e corrigindo os erros.

A grande questão do momento é saber se Quique Flores merece ou não um segundo ano. Já o escrevi aqui: a análise ao trabalho de Quique Flores nunca poderá ser uma análise linear. Porque se o trabalho do espanhol foi negativo nuns aspectos, há que dizer que foi positivo noutros. O discurso e a postura de Quique Flores foi do mais refrescante que se viu no futebol português dos últimos largos anos. Nesse aspecto, Quique é um treinador à Benfica. É diferente, educado, sério... Isto ficou bem ilustrado por aquilo que se passou ontem após o apito do árbitro: vimos Quique Flores dirigir-se aos jogadores e equipa técnica do Belenenses com uma palavra de conforto e depois foi agradecer pessoalmente aos adeptos que o apoiaram. Gostei. Por isso não posso concordar com críticas como as do PB que chega ao ponto de chamar "asno" ao actual treinador do Benfica (apesar de concordar com o PB na análise que ele faz às questões tácticas). O Quique nunca desrespeitou os adeptos, nem o clube e não merece sair pela porta pequena. Se não conseguiu mais, talvez seja porque não sabe. Mas fez o seu melhor.

Outro ponto positivo de Quique Flores e da sua equipa técnica foi a condição física dos jogadores. Mas a verdade é que acabou por ser fácil fazer a gestão física dos jogadores, uma vez que o Benfica passou grande parte da época a jogar apenas uma vez por semana... Outro ponto positivo de Quique Flores parece ser a relação que ele tem com os jogadores (excluíndo Leo). Até as críticas que ele fez ao Reyes foram, aparentemente, bem acatadas pelo jogador.

Os resultados são obviamente um aspecto que pesa na balança... mas não são decisivos para dar um veredicto. O Fernando Santos não teve resultados e, no entanto, hoje são muitos os benfiquistas que reconhecem que ele fez um dos melhores trabalhos dos últimos tempos e que não mereceu, de modo nenhum, a facada que LFV lhe deu nas costas...

Os resultados de Quique foram maus. Muito maus. Não há forma de esconder isso. Tinha um bom plantel à disposição e tinha condições para fazer muito melhor. Não foi capaz. Mas isso até seria "perdoável" caso a equipa jogasse bom futebol e caso tivessemos sinais de que na próxima época os resultados íam, finalmente, aparecer. Vocês vêem esses sinais? Se sim, é natural que sejam a favor da continuidade de Quique. Eu não vejo esses sinais. Quique insistiu numa táctica que nunca resultou, insistiu em jogadores que renderam pouco quando tinha alternativas credíveis no plantel (os últimos jogos mostram que Urreta e Fellipe Bastos deviam ter sido mais utilizados... já para não falar nos casos de Cardozo e na colocação de Aimar e Amorim) e nunca deu sinais de perceber que o principal problema deste Benfica foi e é um problema táctico. Por isso, temo que um segundo ano de Quique seja mais do mesmo.

Considero que de todos os últimos anos, este é o ano em que faz menos sentido manter o treinador. Teria feito sentido manter Camacho aquando da sua primeira passagem; teria feito sentido uma segunda época de Trapattoni, Koeman (enfim, algum sentido) ou Fernando Santos. Mas não me parece que faça sentido insistir naquilo que, aos meus olhos, é um erro: Quique Flores. Se sair, desejo-lhe a maior sorte para a sua carreira e acredito que num outro campeonato poderá ter algum sucesso.

Finalmente, dizer que se Quique Flores ficar terá todo o meu apoio e espero que complete a época. Já chega de facadas nas costas.

Anónimo disse...

Última hora: após a reunião até de madrugada, com Rui Costa, ficou decidido, definitivamente, que Quique Flores não será o treinador do Benfica em 2009/2010.

__________________________________

Algumas considerações:

1- Rui Costa já tem os mesmos tiques de Vieira e companhia.
2- Já não respeita contratos e as pessoas, ao ter contratado Jorge Jesus.
3- Deve ser responsabilizado sem tibiezas pelo mal que vai fazer ao Glorioso ao contratar um indivíduo com Jorge jesus.
4- Nenhum projecto da sua responsabilidade vai ser levado a sério pelos benfiquistas.
5- Com estas atitudes dúbias perdeu muita credibilidade junto dos adeptos.
6- A mudança em Outubro, ou antes - tudo indica que seja antes de Outubro-, vai ser uma realidade. Assim, apareçam candidatos credíveis e fiáveis junto da banca. Quem tiver a banca ao seu lado ganhará as eleições. Armando Vara será, pois, a pessoa que melhor navega nestas águas.

Luís M disse...

Pedro, o Aimar foi bem amarelado. Ele em vez de estar concentrado no jogo vai a correr e a protestar com o árbitro? Protestar é quando a bola está parada, não quando está o jogo a decorrer. Fosse eu o treinador e não admitia coisas daquelas.

PB disse...

Ola David,

O "asno" pode ter sido um desvario do momento. Até pq, nem no mundo virtual tenho por hábito catalogar de tal forma, seja quem for.

No entanto, eu acho q ele faltou ao respeito a todos os que gostam do Benfica. Desde mt cedo q se percebeu q as ideias iniciais dele n iam funcionar. Ele proprio chegou a experimentar o losango em 2 jogos, e foram os jogos em q o Benfica foi mais equipa, foi mais seguro, na época inteira.

Ter persistido no mm modelo de jogo, ao longo de toda a epoca, só para nao dar o braço a torcer, foi uma grande falta de respeito.

sim, pq ele n é burro, e é obvio q percebeu q corrigiria mtas coisas com um simples triangulo a meio campo. Só n mudou, para n dizerem q teve de adaptar-se. Foi teimoso e a sua teimosia afundou o BENFICA. Pessolamente, FALTOU-ME AO RESPEITO, de todas as vezes q se esteve a barimbar para o facto de poder perder jogos só pq n quis alterar as suas ideias.

PS - N sou dos q acha q a culpa é geralmente dos treinadores. Mas, este, é o pior de que tenho memória. Se tivesse de escolher entre ele ou o Artur Jorge para a proxima época, escolheria o 2ndo. De caras.

Helder disse...

Boas Tardes

Ontem lá fui aqui de Gaia para ver o último jogo do campeonato do nosso Benfica.
Do jogo gostei essencialmente da exibição do Maxi. Tivessemos 7/8 jogadores como ele na 11 titular e seriamos campeões. É um jogador com raça, querer, vontade e determinação. Um exemplo a seguir!!

Cardozo mostrou mais uma vez que o Quique cometeu um erro tremendo ao não apostar nele durante a época toda. Aquela tolada é de matador:)

Urreta tem muito futebol nos pés. No futuro, acho eu, será um dos bons jogadores do plantel do SLB.

Filipe Bastos jogou muito bem e marcou um golaço de levantar o estádio. Foi lindo!!

Mantorras tem um dom qualquer.....é impressionante....parece que quando ele entra os adversários ficam logo com medo dele. Basta o Mantorras ir aquecer para o estádio quase ir abaixo:)
O próximo treinador do Benfica tem que aproveitar muito bem o "efeito" Mantorras em determinados jogos ao longo da época.

Luisão pela despedida que fez aos adeptos(foi o último a sair do relvado) parece mesmo que vai embora. Agora é apostar em Sidnei, David Luiz e Miguel Vitor e se o Benfica contratar um central tem que ser de categoria acima da média para pegar de estaca na equipa. Mas tenho pra mim que o Benfica vai sentir a falta do Luisão....


Saudações Benfiquistas

André Leal disse...

Os corruptos do Boavista estão a passar em frente à minha casa do Porto com um melão... Parece um velório.

Helder disse...

Caro André leão

Com o Boavista devia também estar o porto..... Mas é bem feito para o Boavista!!

Um ABraço

T disse...

Ai está a esperada....

JUSTIÇA PARA O BOAVISTA!

:)

John Billy disse...

É impressionante a facilidade com a qual se dispara crítica destrutiva. É só "bota abaixo".
É tudo do pior, a táctica é desastrosa, só jogam os piores, não há meio campo, não sabem defender, não sabem atacar... Chega-se ao ponto de dizer que ao lado do Quique, o Artur Jorge é um Mourinho.
Ver coisas positivas? Está quieto que isso ninguém gosta. O que o pessoal quer é camiões de jogadores e treinadores. Os campeonatos de pré épocas são todos nossos. Vem aí mais um ciclo e lá vamos bater palmas ao novo messias, neste caso um Jesus.
Até Setembro somos imparaveis. Depois a conversa já é outra e lá para Março, os mesmos que hoje pedem o Jesus, já estão a pedir o Diabo.
Quem se ri com esta merda toda, são os cabrões que hoje estão a festejar o tetra.
E podem escrever isto: Para o ano há penta.
E bem merecido. Merecemos ver os suínos festejar. Merecemos ouvir as bocas do Pinto da Costa e de toda a corja andrade.

Anónimo disse...

Anónomo das 01:42:00

Desculpa a expressão, mas não estás a limpar o cu antes de cagar?
Já estás a criticar a contratação do JJ (se fôr ele) sem se ver o seu trabalho.
Aquando da contratação do Quique eu fiquei na expectativa porque tentei analizar o seu bom trabalho no Guetafe, com o trabalho medíocre no Valência, equipa com melhor plantel, que jogava para discutir o título e portanto a ter de assumir o jogo.
Engelhei o nariz mas nunca me prenunciei e confesso que até tive alguma esperança.
RC falhou na sua contratação, mas muita gente apoia o treinador e critica RC.
RC reconheceu o erro e deixou cair o treinador. É humamo errar, mas já estás agora a criticar a próxima contratação.
Talvez seja muito mais barata e apresente melhor futebol.

Alm.

André Leal disse...

Hélder:

André Leão é que não... É mesmo Leal.

Mas tens toda a razão. Esta cidade não devia ter nenhum clube na I Liga.

Dexter disse...

Jogo para encher chouriços.

João,

Já viste o 6º do Harpers ? A cena final.....

Algarviu disse...

Foi-se um lacaio do Porto (o belenenses) subiram dois lacaios, a União de Leiria e o Olhanense.
Venha o Quique, venha o Jesus, pode até vir o Mourinho com o Capello como adjunto e o Ferguson como treinador de guarda redes que o destino do próximo campeonato está traçado.

André Leal disse...

É realmente triste a situação em que nos encontramos.

Estamos perante um treinador que acumulou erros atrás de erros mas, perante a dança de treinadores dos últimos anos, muitos dos quais mal escolhidos, ficamos em dúvida no que diz respeito à sua manutenção, principalmente por não confiarmos em quem vai escolher o próximo.

Estamos tão desgastados por gestões danosas, más opções e auto-promoções à custa do nosso grandioso clube que, por causa de alguns erros típicos de caloiro, pomos em causa alguém como o Rui Costa que NUNCA, JAMAIS E EM TEMPO ALGUM irá agir contra o Benfica.

Somos tão enxovalhados por gente menor, sem escrúpulos e desonesta que nos esquecemos que a honradez é a melhor das virtudes e que temos ganho nesse capítulo em todas as frentes. Dói ver que há benfiquistas que vão na cantiga dos corruptos e que conseguem dar valor às vitórias imundas destes.

Temos um Presidente que, bem ou mal, ressuscitou o clube e que trouxe as amadoras novamente para a ribalta mas que não tem espírito democrático, levando a que a discussão benfiquista não atinja a elevação que merece, sendo que por uns LFV é considerado um déspota enquanto os outros julgam todos os outros candidatos oportunistas.

É esta a triste situação do nosso clube. Enquanto isso, e à boa maneira portuguesa, vemos os grandes criminosos festejarem enquanto que os pequenos pagam pelos seus crimes e pelos deles.

Helder disse...

Caro André Leal

Peço-lhe desculpas por lhe ter trocado o nome. Foi mesmo sem querer. E você é meu vizinho;)
Vivo em Gaia na Madalena (terra do envelope).....

Abraço

Anónimo disse...

Atendendo aos "erros" de arbitragem que nos penalizaram esta época e somente me reportando a esta época (deixo de lado as questões técnicas, tácticas e quejandos para os entendidos na matéria), pergunto caso Jorge Jesus venha a ser o próximo treinador do nosso clube, com que versão da Playstation irá ele jogar?

Alegre, sempre! disse...

Ricardo,

Se queres mesmo saber, discordo e muito da forma redutora e enviesada a que te remeteste nos últimos tempos. Hoje mesmo, lanças a debate a análise de várias opções erradas, na tua perspectiva, sobre a escolha de jogadores. Como se um jogo bem ou mal conseguido de Fellipe Bastos, Binya ou Mantorras, pudesse servir para aferir a competência de um treinador. Há várias épocas que não perco um único jogo do Benfica e considero-me um bom observador. Nem o Fellipe é assim tão consistente como hoje pareceu perante uma equipa fraca e reduzida a dez (faz-me lembrar outro jogador muito querido dos adeptos, agora que já cá não está – o Diego Souza, que rematava muito bem mas cuja dinâmica de jogo era desesperante - nem o actual Mantorras tem condições para integrar o plantel, quanto mais para ser titular ou primeira opção).

Não tenho tempo nem apetência para aprofundar divergências ou evidenciar contradições. O que eu quero é que o Benfica ganhe. Sempre, de preferência.

André Leal disse...

Lol, Hélder.

Esse erro costuma acontecer quando refiro o meu nome oralmente. Por escrito nunca me tinha acontecido. Mas eu esqueci-me de pôr o :) na altura por causa da coincidência desse apelido me conotar invariavelmente com o Sporting. Não fiquei minimamente chateado.

O que me chateia é que já não posso tratar ninguém por tu neste blog. E isto não é culpa tua(sua), é do José Marinho! Chegou e começou com o "Meu Caro" a torto e a direito e partir daí trata-se toda a gente por "você"...

:D

PS: Eu sou de Coimbra, mas como trabalho a partir de casa e a minha namorada está a trabalhar no Porto costumo cá estar durante a semana e, por acaso, ficámos cá este fim de semana. Da Madalena conheço a zona das praias e o Emplastro que apareceu uma vez no Estádio de Coimbra.

João Bizarro disse...

Quero que o Quique fique.

Gostei da atitude dos adeptos. Ontem portaram.se bem. A Luz tem de ser um inferno para os adversários e não um tribunal para os nossos jogadores.
Que o Fellipe Bastos, o Urreta e o Balboa tenham mais oportunidades na próxima época.

Dexter, já vi. Aquilo vai a meio, a cena pode querer dizer muita coisa, como pode não querer dizer nada (no que ao assassino diz respeito - porque obviamente quer dizer alguma coisa).

Helder disse...

André Leal

Podes tratar-me por tú á vontade:)

O emplastro vejo-o várias vezes. É mesmo cromo:)

Abraço

Alegre, sempre! disse...

Ricardo, e quanto ao futuro de Adu? E os mais de quatro milhões necessários para a troca de Quique por Jesus? E quanto a Reyes, investimos os 6,5 M e pagamos-lhe o actual salário? E a questão do guarda-redes? E quanto a vendas, onde está o clube que dá 15 M pelo Luisão? E 20 M pelo Di Maria, alguém dá?

Passaralho disse...

Perdoem-me a 'heresia', mas a confirmar-se o que está mais que óbvio, a confirmar-se que as 'atitudes'(??) do Benfica para com o Quique têm a aprovação e o selo do Rui Costa...
Pode ir para donde veio.
Pode ir para DD da Fiorentina, ou do Damaia, ou do que quiser, e sofrer com o Benfiquismo dele no sofá, como muitos.

Independentemente do fim, saída de Quique, nunca aprovarei os meios. A forma vil, baixa, mesquinha e Vieirista como foi abandonado (que só nos custou o 2º lugar) para cair em desgraça, a traição que sofreu na pele.

Posso concordar com alguma facilidade com a sua substituição, embora não a defenda intransigentemente e não me desgostasse a sua continuidade, se devidamente apoiado e suportado.

Agora assim...
Isto não é o Benfica. Isto é uma corja de oportunistas, agarrados ao poder e a desfalcar o clube todos os dias. Financeira e moralmente.

E por muito que me custe, que vos custe, se o Rui alinha nisto, é igual ou pior do que eles.
Por mim, amanhã já vão tarde. Rui incluído.

Cumprimentos,
Benfica Sempre!

Americano disse...

Passaralho, concordo contigo. Vou esperar mais uma semana para ver como acaba a novela do treinador para fazer (no ontem vi-te) uma análise à primeira época do Rui, e para já não se prevê nada simpática...

Dexter disse...

Quique Flores promete vender cara a sua saída do Benfica. O treinador espanhol não gostou de nunca ter sido informado da intenção dos responsáveis do clube encarnado e fez questão de o dizer a Rui Costa num encontro ocorrido no Estádio da Luz logo após o jogo com o Belenenses, que, tal como O JOGO noticiou na edição de ontem, durou até de madrugada e onde também estiveram presentes os restantes elementos da equipa técnica.

Isso mesmo, espero que exijas até ao ultimo centimo.
Vergonha

Passaralho disse...

E como diz o John Billy, com estas "fugas para a frente" e medidas eleitoralistas, com estas atitudes mesquinhas e baixas, só estão a fazer uma coisa: a dar aos corruptos a oportunidade de em meia dúzia de anos nos passarem à frente também em títulos e taças nacionais. Porque no resto, já fomos há muito.
E eles aproveitam. Oh se aproveitam!

E com estas posturas, continuam a destruir o Benfica, a sua essência, a sua alma.

Se acham isto bem, se se sentem bem com isto... Se isto é Benfica...

Começo a ponderar votar nem que seja no bruno carvalho (livra!!!) só para não ter esta gente lá a acabar com o pouco que nos resta!

Cumprimentos,
Benfica Sempre!

João Bizarro disse...

"Nesta casa não rasgamos contratos"

Pois...

Ouviram o discurso do presidente na inauguração de mais uma casa do Benfica? Não era igual ao de há 15 dias?

João Bizarro disse...

A ser verdade a dispensa do Quique fico à espera do pedido de demissão do Rui Costa.

Fazer parte desta PALHAÇADA não abona nada a favor dele.

Passaralho disse...

Volto a dizer:
Na minha opinião, nem tanto pela saída, mas mais pela forma como tudo foi feito, o Rui só tem duas hipóteses: ou se demite, ou alinhou em tudo, dando ideias ou não, e como tal ardeu. Ardeu na fogueira do sr lfv e na sua própria.

Portanto, ou sai agora e volta em Outubro com alguém diferente, ou sai em Outubro e não coloca lá mais os pés. Simples.

Haja clarividência por parte dos sócios.

Ah! Outra coisa! Anotem isto: Em Outubro vamos estar à frente do campeonato. Seguro. Interessa a toda a gente, menos a nós, menos ao Benfica, que assim seja.
Em Dezembro é que já não, mas pronto... A gente habitua-se...

Cumprimentos,
Benfica Sempre!

Dexter disse...

"A ser verdade a dispensa do Quique fico à espera do pedido de demissão do Rui Costa."em

Nem mais Joao, nem mais.
Se nao se demitir, entao temos mais um aprendiz de montador de pneus e isso.....nao é bom...não é bom

john billy disse...

André Leal, não podemos desculpar o Rui só por ser um grande benfiquista.
Se isso fosse o único requisito para ser director desportivo, acho que a grande maioria dos comentadores que aparecem neste blogue ou em outros, podiam ser também eles director desportivo.
Achas que o Rui sofre mais do que tu nos momentos maus do Benfica?
O que temos que discutir é a competência para estar no cargo e não o amor ao clube.
E aí quase todos concordamos (os que estão a favor da estabilidade ou os que querem mudança) que o trabalho do Rui tem sido péssimo.
O Passaralho disse muito bem que o que está em causa não é a mudança de treinador ou não. O que está em causa é a maneira que se tratou um profissional do Benfica.
Nem que concordasse com o despedimento do Quique e a vinda do Jesus não puderia apoiar a gestão da situação.
Este amadorismo custará uns 5 milhões de euros aos cofres do Benfica. Daria um boa ajuda na contratação do Reyes por exemplo.

Americano, ainda não está nada no teu blogue. Força aí que também tenho muito coisa a apontar ao Rui!

john billy disse...

"A ser verdade a dispensa do Quique fico à espera do pedido de demissão do Rui Costa."

João, não sou assim tão radical. O Rui pode muito bem entender que esta é a melhor solução para o Benfica. Afinal de contas, ele é que acompanha os treinos e que tem contacto com a equipa do Benfica.
Agora o que exijo é a total explicação sobre a tomada de decisão.
Temos todo o direito de saber os motivos da dispensa do Quique.
Queremos saber se foi despedido por não quer adjuntos portugueses, se por a táctica utilizada não ser adequada ao Benfica, se por o Cardozo não ter sido titular indiscutivel... Enfim queremos saber de todos os factores que contribuiram para um prejuízo de 5 milhões de euros.
Que não venham com aquelas despedidas hipócritas com arranjinhos manhosos.

André Leal disse...

Assim, sem mais nem menos, queres a demissão do Rui Costa, João Bizarro?

O Quique afasta os adjuntos que são os únicos que percebem de futebol Português e comete erros durante a época típicos de quem não sabe nada do que cá se passa.

O Quique afasta ou desaproveita jogadores como Cardozo, Mantorras e até Balboa e Fellipe Bastos e consegue um 3º lugar à rasca com um plantel superior a todos os outros, arranjado pelo Rui Costa.

O Quique é um treinador sem provas dadas e não temos indicações nenhumas que vá pôr a equipa a jogar futebol, por muito que eu, sinceramente, não consiga deixar de acreditar nisso, apesar de todas as evidências irem em sentido contrário.

O Rui, Benfiquista honrado, que reúne o respeito de quase todos e que conseguiu trazer para o Benfica variados jogadores de elite, porque toma uma decisão difícil, mas para mim a correcta, ainda que aceitasse a decisão contrária, deve ser demitido?

Achas que ele ganhou alguma coisa com isto, tipo comissões por baixo da mesa?

Achas que a decisão dele é assim tão liminarmente errada para que seja necessária uma crucificação imediata dum dos nossos maiores ídolos e que, ainda para mais, em nada é responsável por tudo de mau que se passou anteriormente a esta época e que, obviamente, nos tolda as opiniões?

Achas que um novato não tem o direito de eventualmente errar, principalmente num cenário em que as opiniões claramente se dividem?

Achas que obtemos mais estabilidade a despedir o treinador e o DD do que só o treinador?

João Bizarro disse...

Ontem nos Contemporâneos:

Rui Costa: Presidente, é um homem que já esteve em Belém e depois subiu a norte.

LFV: Rui, o meu negócio é pneus, não é geografia!

John, não se trata só da dispensa do Quique mas sim da VERGONHA que foi feita em relação ao actual treinador.
Isto não é o Benfica. Não é este tipo de comportamento que quero que o Benfica tenha para quem o serve. Vindo do presidente não me admiro, vindo do Rui Costa é uma desilusão. Até porque deixou o treinador que escolheu ao abandono nos últimos tempos.
VERGONHOSO!

Dexter disse...

"Queremos saber se foi despedido por não quer adjuntos portugueses"

John,

Achas que o Rui tambem nao tem culpa nessa palhaçada que foi a clarificacao de funcoes de Chalana e Diamantino ?

Quais foram as ideias sobre estes 2 adjuntos que Rui transmitiu a Flores ? E aos proprios adjuntos ?

Essa historia fede de mal explicada John. A culpa nao pode ser so de Quique, impossivel. Quer dizer Costa diz a Flores que tem 2 adjuntos portugueses, Flores aceita e no primeiro dia que sobem ao relvado manda-os embora ??? Nao achas isso estranho ?

André Leal disse...

Mais uma vez discordamos totalmente, John.

Para mim o trabalho do Rui tem sido excelente, principalmente para quem faz a sua primeira época. O seu principal erro, na minha opinião, será talvez aquilo que consideres o seu principal feito, que é a contratação do Quique.

E o que eu estava a querer dizer é que não entendo como podemos ser tão pacientes com a incompetência de estranhos quando somos tão exigentes, quase autofágicos, com os nossos.

Americano disse...

John, logo que esteja aviso aqui :)

Para já quero esperar pela resolução da situação do treinador que penso acontecerá esta semana, já que isso irá dizer muito sobre o estofo de Rui Costa.

Algarviu disse...

Não sejamos hipócritas!

O Quique é despedido pelas exactas razões que TODOS NÓS apontámos, uns mais cedo outros mais tarde, e que mostraram que não serve para treinar o Glorioso!

O Rui limita-se a interpretar o desejo que aqui foi sendo expresso pelos benfiquistas. Não é verdade Americano? Não é verdade Dexter? Não é verdade John? Não é verdade João? Não é verdade André?

João Bizarro disse...

André, até parece que fui eu que escolhi o Quique.

Até parece que fui eu que quando vi o barco a afundar pulei fora deixando o capitão e os marinheiros entregues a si enquanto ia à procura de outro capitão?!?!?

Sim. Rui Costa se fosse homem, ficava à margem da palhaçada feita pela direcção do Vieira e pedia a demissão. Desmarcava-se desta vergonha e dava a entender que nada tinha a ver com estas movimentações.

Luís disse...

Ha muitos esquizos aqui. 1º o Quique é uma merda e o Rui Costa um santo. Agora o Quique é um santos e o Rui Costa uma merda. Sangue sangue sangue.

João Bizarro disse...

"O Rui limita-se a interpretar o desejo que aqui foi sendo expresso pelos benfiquistas."

AH, mas afinal o Benfica é mesmo dirigido de fora para dentro. Isso é bonito, sem dúvida.
Espero que na hora de vender o Cardozo, o Luisão e outros também tenham em atenção o que pensam os adeptos!

Americano disse...

André, custa-me perceber como se pode classificar de "excelente" o trabalho dum director desportivo que com mais de 20 milhões para gastar nos deu um 3º lugar e uma época fraquíssima. E custa-me por uma razão simples, no meu trabalho tenho uma posição de chefia em que tenho alguma liberdade (muito menos que o Rui Costa) de escolha dos meus colaboradores, e se no final do ano eu a minha área falhar quase todos os objectivos o meu trabalho não será classificado de excelente, nem de bom, nem razoável sequer, será chamado uma bela merda e sou eu que terei que responder por isso, não as pessoas que comigo trabalham. Era bom, as coisas corriam mal, eu dizia "epá, se calhar escolhi mal o sujeito X", e o patrão dizia, "não faz mal, fizeste um excelente trabalho, toma lá 5 milhões, manda embora esse e traz outro, para o ano de certeza que cumpres todos os objectivos".
A sério, se conhecerem empregos desses avisem-me, se faz favor.

João Bizarro disse...

Luis, nem Quique é um santo, nem Rui é uma merda.

A maneira como foi tratado é que deixa muito a desejar. Não tem nada a ver com a grandeza do clube e ficamos muito mal vistos.

Se não conseguem perceber isto e preferem enveredar por outras vias... paciência.

Americano disse...

Luís, agora sê coerente e lembra-te do que é que eu digo aqui há meses: devia haver eleições antecipadas e Rui e Quique deviam pôr os lugares à disposição de quem as ganhasse. Meses a dizer isto, parece que era difícil prever que acabaríamos a época com mais um despedimento, mais indemnizações, o circo do costume. E Rui está apenas a fazer a figura de palhaço que o LFV sempre quis, a menos que arranje 2 bolas (não de futebol) e se demita.

Dexter disse...

"Não é verdade Dexter? "

Não não é.

Aliás, agradecia-te que colocasses aqui uma frase minha a dizer que Flores nao deve cumprir os 2 anos de contrato.

Repito, para nao ficares com duvidas....uma frase minha a dizer que Flores NAO deve cumprir os 2 anos de contrato.

Fico à espera. Até lá sento-me, se me permites, a espera vai ser longa, eterna mesmo...

João Bizarro disse...

"E Rui está apenas a fazer a figura de palhaço que o LFV sempre quis, a menos que arranje 2 bolas (não de futebol) e se demita. "

Discordo em muito do que o Americano diz mas aqui tem 100 % de razão.

john billy disse...

Dexter, eu só quero saber os motivos do despedimento. Não quer dizer que concordo com eles.
Não quero é ouvir que foram as saudades do clima da Andaluzia que levaram a rescisão do contracto (com uns 3,5 milhões de euros no bucho).

André, posso te dar milhares de casos mal geridos pelo Rui.
Os dos adjuntos referidos pelo Dexter.
A situação do Quique, referida pelo João.
E já agora que valor tem o Cardozo para o Rui Costa? Todos nós malhamos no Quique por o paraguaio não ser indiscutivel.
Mas se o Rui contratou um jogador como o Suazo, que foi só uns dos jogadores mais caros de sempre do futebol português, é que ele também não tem muita fé nas qualidades do Cardozo.

André Leal disse...

Ah! Já percebi, João Bizarro, querias um Rui costa que se demarcasse eleitoralmente do LFV. Eu, para já, ainda o quero como DD e que fique com quem quer que ganhe as eleições.

De qualquer forma fiquei confuso com os teus comentários:

Primeiro queres que ele se demita se se confirmar o despedimento do Quique, responsabilizando-o pelo acto.

Agora queres que ele se demita para se demarcar do mais que provável despedimento do Quique, que pareces considerar um acto de "forças superiores".

Exacto, Luís, nem mais. Eu sempre fui contra o Quique, mas nunca a favor do seu despedimento antes do fim da época. E já tive a oportunidade de dizer que ou se escolhe um treinador em condições ou se mantém o Quique, privilegiando a estabilidade.

Basicamente eu não acredito nas soluções de Preto ou Branco. Acho que há demasiados tons de cinzento para os ignorarmos.

Ricardo disse...

Alegre,

"Se queres mesmo saber, discordo e muito da forma redutora e enviesada a que te remeteste nos últimos tempos."


Em quê? Se não concretizas, não sei a que te referes.


"Hoje mesmo, lanças a debate a análise de várias opções erradas, na tua perspectiva, sobre a escolha de jogadores. Como se um jogo bem ou mal conseguido de Fellipe Bastos, Binya ou Mantorras, pudesse servir para aferir a competência de um treinador."

Obviamente, mas não foi isso que fiz. Falei nesses jogadores porque me parece que os (Cardozo muito à frente, claro) mereciam ter tido mais minutos. Com isto não estou a dizer que o Bastos e o Mantorras deveriam ter sido titulares ou opções constantes como, aliás, explico no comentário.


"Há várias épocas que não perco um único jogo do Benfica e considero-me um bom observador. Nem o Fellipe é assim tão consistente como hoje pareceu perante uma equipa fraca e reduzida a dez (faz-me lembrar outro jogador muito querido dos adeptos, agora que já cá não está – o Diego Souza, que rematava muito bem mas cuja dinâmica de jogo era desesperante - nem o actual Mantorras tem condições para integrar o plantel, quanto mais para ser titular ou primeira opção"

Aqui concordo com tudo. Na questão Mantorras já defendi a minha incredulidade por termos no plantel um jogador que não está a 100 por cento fisicamente. Mas estando acho que é de aproveitar o seu instinto em certos jogos.

"Não tenho tempo nem apetência para aprofundar divergências ou evidenciar contradições"

Esta não percebi. Aprofundar divergências acho que pode se rmuito positivo porque estamos aqui para debater, parece-me. Evidenciar contradições não sei a que te referes mas se as evidenciares podemos falar sobre isso.

"Ricardo, e quanto ao futuro de Adu?"

Por mim, vinha fazer a pré-época e mostrar ao treinador se tem qualidade ou não.

"E os mais de quatro milhões necessários para a troca de Quique por Jesus?"

É muito dinheiro e muito provavelmente por um erro estratégico de Rui Costa e Vieira que andaram a negociar com o novo treinador antes de falarem com Quique. Estou em crer que se o tivessem feito, os espanhois sairiam por muito menos. Chegando a esta situação, parece-me correcto ainda assim mudar de treinador. Se tem de ser, tem de ser. A contenção devia ser feita em todas as áreas. Se o Benfica mostrar poder financeiro (será?) para comprar um jogador por 7,5 milhões...

"E quanto a Reyes, investimos os 6,5 M e pagamos-lhe o actual salário?"

Gostava que houvesse dinheiro para isso. Não sei se há. Gosto do Reyes e acho que com outro técnico ainda pode render muito mais do que rendeu esta época. Os 6,5 milhões pelos vistos até podiam ter sido dados mas agora já demos 10 milhões por dois jogadores. Não sei qual o limite do orçamento para esta época.

"E a questão do guarda-redes?"

Se for possível conseguir um bom GR por um preço razoável, defendo essa atitude. Mas a um preço razoável. Se não for, confio no Quim e no Moreira. Não são geniais mas dão-me segurança.

"E quanto a vendas, onde está o clube que dá 15 M pelo Luisão? E 20 M pelo Di Maria, alguém dá?"

Acho que não. Se forem vendidos, será por menos do que esses valores. Acho que o Luisão devia ficar (pela questão de termos gente que transportem alguma alma no plantel) mas compreendo que tenhamos de fazer dinheiro com os mais vendáveis do plantel. Espero é que não vendam, de enfiada, o Luisão, o Katsouranis, o Di Maria e o Cardozo. Se o fizerem, a próxima época fica muito mais complicada.

Algarviu disse...

Dexter, nunca te ouvi que Quique não devia cumprir os dois anos de contrato. Assim tal e qual, nunca.

Mas desde a primeira hora que tens sido o maior crítico de Quique e tens arrasado a competência do homem. Agora se achas que o treinador a quem nunca chegaste sequer a dar o benefício da dúvida, a quem nunca reconheceste algum mérito, deve ficar mais um ano...

john billy disse...

""O Rui limita-se a interpretar o desejo que aqui foi sendo expresso pelos benfiquistas."

AH, mas afinal o Benfica é mesmo dirigido de fora para dentro. Isso é bonito, sem dúvida.
Espero que na hora de vender o Cardozo, o Luisão e outros também tenham em atenção o que pensam os adeptos!"

Ora, nem mais!
O melhor é por no site do Benfica uma votação para eleger o próximo treinador. E que jogadores contratar/dispensar.

"E Rui está apenas a fazer a figura de palhaço que o LFV sempre quis, a menos que arranje 2 bolas (não de futebol) e se demita."

A dúvida é se estar a fazer figura de palhaço ou se é mais um vaidoso a procura de protagonismo (como fomos avisados pelo Diabo Vermelho).

João Bizarro disse...

"faz-me lembrar outro jogador muito querido dos adeptos, agora que já cá não está – o Diego Souza, que rematava muito bem mas cuja dinâmica de jogo era desesperante"

Alegre, gostava de saber em que jogos do Diego com a camisola do Benfica te baseias para fazer esta afirmação!

Deves ser dos que vai lá assobiar o Bergessio, o Fonseca, o Balboa, o Urreta, o Fellipe Bastos...

Pedro disse...

Vou esperar para ouvir o q Rui Costa tem a dizer sobre toda esta situação. Esperar q tudo seja oficial para perceber qual a postura e sentimento de Rui Costa perante o falhanço de Quique e a sua substituição ou manutenção.

Em termos de construção de plantel Rui Costa fez um belo trabalho. Ninguem é perfeito e por isso tb há falhas. Nesta fase mais conturbada esteve ausente e não protegeu o grupo nem o treinador. Erro crasso. Mas espero explicações.

Dexter disse...

"Agora se achas que o treinador a quem nunca chegaste sequer a dar o benefício da dúvida, a quem nunca reconheceste algum mérito, deve ficar mais um ano..."

Acho.
Acho.
Acho.

O Benfica fez um contrato de 2 anos com o Flores, repito, 2 anos. Costa elaborou um projecto de 2 anos que assenta em Flores e na sua equipa.

Eu quero ver o resultado desse projecto. Eu quero que o Clube honre os seus contratos e que apresente resultados aos socios sobre os seus projectos.

André Leal disse...

John:

Agora é que fiquei sem perceber nadinha...

Então o Quique decide que não quer adjuntos portugueses e tu achas que ele se devia imiscuir nos assuntos da esfera de decisões do treinador? Talvez tivesse sido bom, porque pelo que conheço do Quique, talvez se tivesse ido logo embora, desautorizado, evitando esta época miserável para ele e para o clube.

O Rui fornece os melhores jogadores ao treinador e tu culpa-lo por lhe dificultar as decisões? Além disso o Cardozo e o Suazo só foram incompatíveis porque o Quique optou por pôr incrivelmente este Benfica a jogar à Getafe, onde não cabem dois avançados como eles. Querias, mais uma vez, que o Rui fosse obrigar o treinador a mudar as suas decisões, por piores que estas fossem?

Também podes juntar a decisão relativa ao Léo, em que o Rui estupidamente (deve ser) fez renovar e que o Quique inteligentemente (também deve ser) pôs à margem do plantel por não perceber de táctica. Aqui também o Rui (o incompetente) resolveu respeitar a decisão do treinador contra uma posição sua extremamente vincada na pré-época e protegeu-o totalmente, dando o peito às balas com a desculpa das questões de saúde dos pais do Maradoninha.

E, por fim, não compreendo que defendas tanto o Quique quando ele é o primeiro e principal responsável por estes dois erros que apontas ao Rui Costa.

Dexter disse...

""faz-me lembrar outro jogador muito querido dos adeptos, agora que já cá não está – o Diego Souza.."

LOL
Querido dos adeptos ?

Nai sabia que a mae dele era socia do GLORIOSO

Filipe disse...

Grande tiro no pé do Vieira. A saída do Quique não vai convencer os opositores, e pelo contrário vai é levar que pessoas como eu, que mantinha a paciência, fique em casa e não vá votar ou vote contra ele.

A passagem do Rui para mim significava um corte com o passado e o apostar em algo com continuidade. O Rui tinha um projecto a dois anos e nem isso foi capaz de levar até ao fim.

Filipe disse...

"Nesta fase mais conturbada esteve ausente e não protegeu o grupo nem o treinador. Erro crasso. Mas espero explicações."

Mas o Rui não está castigado?

André Leal disse...

Porquê o Di Canio, Dexter?

É curiosidade e não provocação, claro.

Também gosto muito dele, principalmente depois duma situação em que podia marcar golo, mas como o GR adversário estava lesionado preferiu agarrar a bola e interromper a jogada. Ganhou o prémio fair play esse ano (apesar de no passado ter empurrado um árbitro para o chão).

Fica o vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=EWdf5ZLbtYo

REDAVENGER disse...

O slb tem azar com os treinadores, senão reparem, desde que começou a era LFV temos sempre planteis fantasticos (diz ele), a estrutura directiva não merece nenhum reparo (diz ele tambem), e fomos campeões com o ,na minha opinião, pior treinador dos ultimos tempos. Estranho o benfica.

Americano disse...

"A dúvida é se estar a fazer figura de palhaço ou se é mais um vaidoso a procura de protagonismo (como fomos avisados pelo Diabo Vermelho)."

A mim disseram-me exactamente o mesmo antes de ele ir para lá. Isso preocupa-me e muito.

john billy disse...

"Então o Quique decide que não quer adjuntos portugueses e tu achas que ele se devia imiscuir nos assuntos da esfera de decisões do treinador?"

Depende, se o Rui achasse que esta situação prejudicasse o Benfica tinha a obrigação de chamar a atenção ao Quique. Ficar de braços cruzados é que não.
Ao relação ao Suazo mantenho o que disse. Se o Rui confiasse nas qualidades do Cardozo, o Suazo nunca tinha sido contratado.

No caso Leo, para mim agiram todos mal. O Quique, o Rui e o próprio Leo.

André, só faltas dar a tua opinião sobre a gestão da mudança da equipa técnica. Achas que o Rui tem agido bem?

Passaralho disse...

Essa do castigo do rui é para rir. Primeiro porque andam com essa desculpa há mais tempo do que o tempo de castigo, ou quase.
Segundo, porque há outros que estão castigados e falam todos os dias.
Para não ir para norte, que me dá um certo nojo, podem ficar com o exemplo do sr lfv, que também me dá um certo nojo, mas não tanto.

A questão para mim não é a continuidade ou não do Quique, já o disse várias vezes e repito.
A questão é a forma como lhe tiraram o tapete, como o abandonaram, como boicotaram um hipotético 2º lugar também com isso.

E a falta de frontalidade com o homem e com o profissional.
Atitudes, ou falta delas.

E se o Rui aceita fazer parte desse circo, para mim não serve.

Cumprimentos,
Benfica Sempre!

P.S.: o ontemvi-te vai mesmo a voto, ou vou ter que votar no bruno paspalho (aaarrrghhhh)??? :))

Dexter disse...

"Mas o Rui não está castigado?"

Castigado de que ? De defender o treinador e os jogadores ?

LOL

André,

Provocação porque ? Nunca consideraria uma provocacao.
Respondo-te com todo o gosto. Porque resperesenta a garra que eu gostava que meio jogador do SLB tivesse. Garra, atitude e amor à camisola. Não representa o que a maioria dos jogadores hoje sao...uns peseteros.

Esse gesto que falas valeu o premio Fair Play FIFA. Foi um jogo contra o Everton. O GR era o Paul Gerrard salvo erro.

Ricardo disse...

Acho que estamos todos muito precipitados nas análises que fazemos neste final de época. Para já, estamos a comentar possibilidades - a verdade é que ainda não sabemos se Quique sai, se Jesus entra, quais os jogadores que vêm, se Rui Costa continuará com Vieira até Outubro, etc, etc, etc.

Dados concretos são poucos e, portanto, exige-se alguma contenção nas afirmações assertivas que todos nós andamos a fazer.

Dados concretos: ficámos em 3º lugar, ganhámos a Taça da Liga e fizemos das piores campanhas europeias da história do clube.

Dados concretos: Quique revelou ser um técnico muito pouco adaptável à realidade do clube e do próprio campeonato. Com as soluções que tinha no plantel, não teria sido difícil encontrar uma forma mais consistente para a equipa. Não o fez, persistiu no erro por pura teimosia e é, a meu ver, uma solução errada para a próxima época. Não concordo com quem diz que Rui Costa deve pedir a demissão em função de o técnico que escolheu ter falhado. Rui Costa falhou, sim, na escolha de perfil do treinador. Falhou quando não revelou ter conhecimento sobre o treinador que escolheu. E se tinha, saberia a forma como Quique via o futebol. Nesse caso, teria então de dar mais um ano ao espanhol porque é evidente que nesta forma de pensar o futebol Quique precisaria sempre de uma época para rotinar a equipa e compreender as especificades do futebol português.

Dados concretos: o Benfica entrou em negociações com um treinador com o campeonato a decorrer (o que não me parece mal) sem ter falado com Quique (o que me parece horrível). É uma atitude errada. Do ponto de vista da ética - o nosso clube deve saber honrar os compromissos que assina e, não pretendendo a continuidade do treinador, deve imediatamente, antes de qualquer outra coisa, dar a conhecer ao técnico quais são as ideias do clube - e do ponto de vista estratégico - não tendo anunciado à equipa técnica a possível dispensa, o Benfica sofrerá, muito possivelmente, mais um rombo nos cofres.

Dados concretos: estão contratados dois jogadores por 10 milhões de euros. Sem treinador à vista, é caso para perguntar: Jesus (ou outro que esteja contratado, no caso de haver algum) está de acordo e a trabalhar com Rui Costa nestas e em futuras contratações ou é o Director Desportivo que anda a comprar jogadores e depois o futuro treinador que os treine e tente adaptar a sua ideia de jogo aos jogadores que tem? Por muito bom que Ramires seja, repito que acho um erro darmos 7,5 milhões de euros por um jogador numa época em que a contenção devia ser a palavra de ordem. Para além disso, com esta compra, Reyes parece ficar descartado, assim como qualquer outra contratação de um grande jogador. Parece-me que, ao nível da prospecção, os tiros nos pés continuam. Só contratamos jogadores já conhecidos e com o passe inflaccionado. É um erro. Com um bom departamente de prospecção, o Benfica pode comprar barato e bem. Isto para além dos jogadores da formação que, continuando esta política, nunca têm reais hipóteses de serem integrados convenientemente no plantel.

Não acho que Rui Costa tenha feito um mau trabalho no seu primeiro ano mas acho que está cada vez mais enredado na teia de Vieira. Terá, por um lado, a motivação de servir o Benfica - o que poderá fazer com que ache que deve engolir alguns sapos - mas, por outro, deverá ser fiel aos benfiquistas e a si próprio. Se não concorda com as ideias de Vieira, deve demarcar-se e deixar que os candidatos apareçam e aí sim poder juntar-se ao candidato com o qual sinta mais afinidades ideológicas. Não me parece é que o enxuvalho a que alguns benfiquistas já o votam seja legítimo e justo. Acho que devemos esperar por uma clarificação pública por parte de Rui Costa. O que - estou em crer - acontecerá nos próximos tempos.

GR1904 disse...

O que me faz muita muita confusão é o contrato que a SAD fez com o Quique que obriga a uma indemnização de 3,5 milhoes de euros. O Quique foi esperto. A SAD foi estúpida, porque uma indemnização desta ordem para um treinador que não tem curriculo, é espantoso...

Ricardo disse...

"Ao relação ao Suazo mantenho o que disse. Se o Rui confiasse nas qualidades do Cardozo, o Suazo nunca tinha sido contratado."

Porquê, John? Não concordo com essa ideia. O Suazo e o Cardozo são totalmente compatíveis numa equipa. E mesmo que não jogassem sempre os dois, são opções excelentes para o plantel. O problema é quando para um treinador um (Suazo), mesmo que vá de muletas e cheio de gripe suína, tem de jogar sempre e outro, mesmo que se farte de marcar golos, é segunda ou terceira opção a maior parte da época. O problema é quando o da gripe suína se lesiona e o treinador tem de recorrer ao gajo que ele desprezou quase todo o ano. E o gajo que ele desprezou quase todo o ano marca 10 golos nos últimos 7 ou 8 jogos. E depois vêm alguns adeptos defenderem o Quique por terem visto mais golos e vitórias nos últimos jogos. Eh pá, isso é que é estranho. O Quique falhou nas opções que tomou. Pior: o Quique demonstrou querer continuar no erro mesmo quando percebeu os erros que estava a cometer. Pior ainda: sabermos todos que se o Suazo não se tivesse lesionado o Cardozo agora tinha uns 7 ou 8 golos porque tinha tido uns minutinhos das segundas partes. Isso é que é aflitivo.

E até o ar do Quique quando o Mantorras marcou o golo. Sorrio e parecia estar a pensar: "eh pá, este gajo realmente tem uma empatia fodida e marca mesmo jogando só 10 minutos". É caso para perguntar: Quique, quando o Mantorras resolveu no jogo contra o Rio Ave, não percebeste que podias ter ali alguém que podia ter resolvido alguns jogos em casa?

É esta falta de alma e de entender certas especificidades e magias do clube que eu aponto ao Quique. Não pondo em causa que saiba de bola, acho que sabe, mas falta-lhe ser menos teimoso e falta-lhe apostar também no lado emcional do jogo. O futebol não é só uma lista interminável de gráficos e estatísticas.

André Leal disse...

Desconheço os factos relativos à gestão da mudança da equipa técnica, John.

Mas se o Rui andou à procura de treinador antes de comunicar ao Quique, como corre por aí, acho mal, como é lógico.

Mas, às vezes, o segredo é a alma do negócio e, se porventura, o Rui acha o mesmo que eu - ou vem um treinador mesmo bom ou fica o Quique, a bem da continuidade - também considero que é aceitável que, antes de fechar negócio com o novo treinador, o conhecimento de tais negociações fosse omitido ao Quique.

Quanto à protecção do Rui ao plantel não me parece nem tenho dados nenhuns de que se tenha alterado em espírito, no entanto o castigo ao Rui Costa impede-o de o manifestar publicamente.

Ricardo disse...

"O que me faz muita muita confusão é o contrato que a SAD fez com o Quique que obriga a uma indemnização de 3,5 milhoes de euros. O Quique foi esperto. A SAD foi estúpida, porque uma indemnização desta ordem para um treinador que não tem curriculo, é espantoso..."

Sem dúvida, GR. Tocaste num ponto crucial e que ainda não tinha visto comentado. Um erro de todo o tamanho. Mesmo que acreditassem que o Quique ia ficar os dois anos, é preciso ser esperto na hora de assinar contratos, ainda para mais quando isto é futebol e já se sabe como funcionam as coisas. O que hoje é verdade...

T disse...

Relativamente à questão Cardozo/Suazo, podem ficar a saber que se o Cardozo ficou no plantel foi por vontade expressa do Rui Costa. Por isso não venham com histórias de "Se o Rui confiasse no Cardozo, não vinha o Suazo..."

Pedro disse...

"Se o Rui confiasse nas qualidades do Cardozo, o Suazo nunca tinha sido contratado"

Essa não percebi. O problema de Cardozo não foi Suazo, mas sim o treinador q preferiu por o Aimar ao lado do hondurenho invês de pôr o Cardozo. Rui fez muito bem em trazer um fantástico jogador como Suazo para o SLB. Infelizmente o treinador não utilizou os recursos disponiveis da melhor forma. Cardozo e Suazo..tal como Cardozo e Miccoli seriam uma grande dupla.

"Mas o Rui não está castigado?"

O Rui estava castigado e por isso não podia ir para o banco ou estar em zonas de acesso à equipa. Não sei se estava ou não impedido de falar e acho q isso não faz qqr sentido para um DD. E mesmo q estivesse, enfim, há milhentas maneiras de ultrapassar isso.

O q eu mais apreciei no Di Canio foi a empatia q ele tinha com os tiffosi.

Americano disse...

Mudei de ideias e já publiquei o post, passem no ontem vi-te e mandem as vossas postas...

john billy disse...

Mas se o Quique não queria jogar com dois avançados, qual foi a lógica de trazer o Suazo?
O Rui queria impor um modelo com dois avançados? O Quique não queria o Cardozo?
Sinceramente não sei quem foi o responsavel pela sua vinda, mas acho que a contratação do Suazo foi um péssimo negócio para o Benfica. Não teria sido preferivel ter pedido um empréstimo de um extremo/médio direito por exemplo?

Mas não é por aí que vou condenar o Rui ou o Quique.

Passaralho disse...

O Suazo não resultou porque correu mal, não se adaptou bem, passou muito tempo lesionado, tácticas, etc, etc.

Mas não é por aí. Era (é) grande jogador, e à partida era uma aposta segura e ambiciosa. Não condeno ninguém por isso.

Os 'falhanços invisíveis' é que são elas... :) :)

Cumprimentos,
Benfica Sempre!

Pedro Veloso disse...

"Vou esperar para ouvir o q Rui Costa tem a dizer sobre toda esta situação. Esperar q tudo seja oficial para perceber qual a postura e sentimento de Rui Costa perante o falhanço de Quique e a sua substituição ou manutenção."

Acho que é a atitude correcta. Está-se a julgar antes do tempo, e sem conhecimento de causa suficiente no que à novela de Quique diz respeito. Não quero pensar que isto foi tratado com o amadorismo que transparece das notícias. Agora, se o não foi, também se deveria ter feito alguma coisa para desmentir a imprensa nos últimos dias. Mas aguardemos.

A própósito das explicações do Rui Costa, tinha perguntado aqui no blog recentemente mas creio não ter obtido resposta: alguém me sabe dizer concretamente o que é que um dirigente desportivo suspenso, como é o caso do Rui, pode efectivamente vir dizer publicamente? Mesmo aqui no blog as opiniões na matéria são muito contraditórias. Não me interessa saber o que o homem do norte faz, já se sabe que há um estatuto especial para o senhor e está à vista de todos, mas o que supostamente alguém castigado nestes moldes pode ou não fazer e/ou dizer

Hugo disse...

A época foi má.
Na minha opinião, o Rui Costa deu todas as condições para Quique fazer mais.
O Rui falhou porque o Quique falhou.
O Rui terá de explicar aos Benfiquistas, que falhou nos objectivos propostos. Anexado a essa falha, a equipa nunca conseguiu evoluir e esse problema não é do Rui Costa.
Nunca achei o Quique abandonado, até ao momento em que o Benfica ficou sem hipóteses de chegar à Liga dos Campeões.
A partir daí, tudo é possível e o Benfica não pode esperar, para preparar o futuro.
O que poderá ser mais caro, a indemnização à equipa técnica ou mais um ano sem evolução e sem Liga dos Campeões?
É que o problema deste ano (além das arbitragens agendadas) foi o Futebol praticado, e nesse, todos estamos de acordo, não houve progressos.
Se não houve durante este tempo todo, damos mais tempo?
Lamento pelo Quique que parece ser "boa" Pessoa, mas isso não chega.
Foram demasiados erros para uma época só.
Agora, é natural que o Quique aproveite-se desta "onda". Aqueles que lhe mostraram lenços, no Domingo, bateram-lhe palmas.
Muitos afirmam que o procedimento do Benfica foi o incorrecto, eu pergunto em quê?
Ele quer receber o que tem direito? Acho bem. Se ele não quiser chegar a acordo, colocam-no a treinar os juvenis. É preferível pagar a prestações do que por inteiro. se fazem assim com os jogadores, porque não com ele.

john billy disse...

Pedro Veloso, essa história da suspensão comigo não pega.
A falta de apoio ao Quique já vem desde da derrota com o Guimarães.
Enquanto o Benfica foi lider foi só fotografias ao lado do Quique.
O Quique era o maior e a dupla Vieira/Rui Costa eram uns génios por terem apostado nele.
Quando as coisas começaram a correr para o torto foi tudo a abandonar o barco.
É esta falta de solidariedade que mete nojo. Do Vieira não esperava outra coisa. Do Rui é que foi uma completa desilusão.

A.Saraiva disse...

ÚLTIMA HORA: Informação fidedigna. Foi solicitado pela direcção, com caracter de urgência, ás áreas responsáveis, a elaboração de um projecto eleições que deverá ser testado na próxima semana.

Tal como já se começava a prever na semana passada, vamos ter eleições antecipadas.

Dexter disse...

"Muitos afirmam que o procedimento do Benfica foi o incorrecto, eu pergunto em quê?"


????
andamos por MArte ?

Pedro Veloso disse...

"Pedro Veloso, essa história da suspensão comigo não pega."

John eu não digo que não, nem estou a tentar desculpar o Rui que não é nenhuma vaca sagrada, parece (e o "parece" aqui é eufemístico) haver claramente falta de apoio ao Quique. Mas a verdade é que quando nós éramos líderes e o Rui, como dizes, aparecia nas fotos,não estava suspenso. Havendo suspensão ou não, alguma forma há de a contornar, claro. Mas é como disse, ainda não percebi o que um gajo suspenso pode legalmente fazer, por isso é que estava a pedir para mo explicarem

rearviewmirror disse...

Dizer-se que o quique falhou em não apostar em Cardozo no inicio da época, aí estou completamente de acordo com o que se diz por aqui.

Agora não se reconhecer a incrivel qualidade de David Suazo, melhor jogador estrangeiro do Calcio na temporada de 2007 (em igualdade com Kaká), um portento de força e técnica como há muito não via no Benfica, epa... vá lá vai. Venha o MEssi ou o Ronaldo, porque é esse tipo de jogadores que estamos habituados a ver.
Devo ter sido só eu que fiquei entusiasmado por ter um jogador daquela qualidade como avançado do Benfica. Não contem só os golos, mas pensem em futebol jogado... Quantos penalties arrancou suazo? 4? 5?
Assitencias? Cartões? Faltas? Quando o suazo jogava, já sabia como iria ser o jogo: Festival de porrada.

Deviam jogar os 2 (cardozo e suazo) no ataque, e sempre.

Com estas discussões todas, quem vai sair pela porta pequena é o Hundurenho, o jogador que depois da saida do Simão, mais cacetada levou com a camisola do Benfica vestida.

E quanto ao treinador, se é para vir o Mourinho pro lugar do Quique, acho bem que se dêem os 3.5M€ ao espanhol... Se é pra vir outro qualquer, que fique o que lá está.

Dexter disse...

"E quanto ao treinador, se é para vir o Mourinho pro lugar do Quique, acho bem que se dêem os 3.5M€ ao espanhol... Se é pra vir outro qualquer, que fique o que lá está."

Nem mais !

É isso que tenho dito. Se é para trocar merda por merda, entao a merda actual pelo menos ja conhece os cantos à casa.

Se for uma oportunidade unica de virmos a ter um treinador de outro patamar....bom isso aí ainda poderia pensar.

Agora....trocar uma merda por outra...isso nao, obrigado.

John Billy disse...

"E quanto ao treinador, se é para vir o Mourinho pro lugar do Quique, acho bem que se dêem os 3.5M€ ao espanhol... Se é pra vir outro qualquer, que fique o que lá está."

Apoiado!

Hugo disse...

Dexter, não andamos em Marte, o que acontece é o acreditar em tudo o que se lê e ouve.
A única coisa que se sabe é que o Quique tem mais um ano de contrato.
O resto é especulação.

Volto a repetir, para mim Quique não serve. Mas se ficar terá o meu apoio e não andarei a dizer mal durante a época toda. Se tiver de o fazer é no fim como estou a fazer agora.

Pedro Veloso disse...

"Quantos penalties arrancou suazo? 4? 5?"

Tens toda a razão, rearview mirror, em tudo o que disseste aí, golos como o de Guimarães não os costumamos ver por aqui...já agora quanto aos penalties acho que o Suazo só sacou um(em Alvalade), por incrível que pareça - pelo menos assim de memória não me ocorre mais nenhum. O que me ocorre é os que não marcaram

Rasta disse...

Deixa lá ver se percebo... Então o Dexter é a favor da continuidade do Quique? lololol
Mesmo que digas agora que os contratos são para cumprir e que queres que ele fique os 2 anos, não me esqueço que, sempre que o Benfica não ganhou, arrasaste aqui tanto o QF, como o RC e o LFV.
E foi pancada de meia-noite. Queres que ele fique mais um ano para quê? Para continuares a bater? Não dá para perceber...
Assim como também não dá para perceber porque é que nas derrotas gostas de discutir o Benfica e nas vitórias vens praqui falar do Harpers, cinema e afins.
Bom, mas se calhar o problema é meu... Devo andar em Marte.

Helder disse...

Caro A. Saraiva

Eleições antecipadas? Pode desenvolver um pouco mais a informção que tem?


Abraço

André Leal disse...

Pelo menos há mais um nos Barreiros, Pedro Veloso. Penalty e expulsão.

Jared disse...

O Benfica informou hoje a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários que não decorrem quaisquer negociações tendo em vista a rescisão do contrato com Quique Flores. No comunicado enviado à CMVM pode ler-se, ainda, que a próxima época está a ser preparada com o treinador espanhol.

Eis o comunicado dos encarnados, subscrito pelo Conselho de Administração:

1) A SL Benfica SAD e o Sr. Enrique Sanchez Flores celebraram e mantêm em vigor um contrato de trabalho válido até ao final da época desportiva2009/2010;

2) A SL Benfica SAD e o Sr. Enrique Sanchez Flores têm estado a debater as condições relativas à preparação da nova época desportiva;

3) A SL Benfica SAD não tem intenção de avançar com qualquer rescisão unilateral do actual contrato;

4) Não existem negociações em curso relacionadas com o contrato em vigor.

João Bizarro disse...

A ser verdade que pretendem ficar com o Quique aplaudo.

João Bizarro disse...

Não só era bom para o Benfica como era um upper cut nos queixos de alguns avençados e jornalistas à Manuela Moura Guedes.

Algarviu disse...

Já em Outubro, Novembro, o inefável Dexter se batia veementemente contra os que diziam que havia que dar tempo ao Quique.

Agora, acabada a época, constata-se a inépcia de Quique quer a nível de resultados, quer a nível de futebol jogado, quer a nível de valorização de activos.

E é agora que Dexter vem pdeir tempo! Mais um ano!

E já vai adiantando serviço: venha quem vier para ele não serve. Só Quique!

Ora porra, Dexter! Fartas-te de gozar com a gente!

Algarviu disse...

Se o autor do comunicado for o mesmo que fez aquela linda obra acerca do Ramires...
(Este clube às vezes parece uma sucursal do Julio de Matos...)

Passaralho disse...

Aposto que nas próximas horas está outro comunicado a dizer que o Quique está fora.
E passado poucas horas outro comunicado a dizer que não há negociações com o Jesus.
E, de novo, poucas horas depois outro comunicado a informar do contrato do Jesus.

Ai, Benfica...

Cumprimentos,
Benfica Sempre!

Filipe disse...

Boa. Agora é esperar que as mudanças no plantel sejam mínimas: um lateral, um trinco.

Carlos disse...

Benfica acaba de confirmar a permanência de Quique por mais um ano... onde anda um senhor que recebeu uns quantos telefonemas que um tal de Jesus já tinha assinado? Não brinquem com o Benfica!

Benfica para sempre!

Pedro disse...

Depois dos Comunicados do SLB sobre o Ramires acho q este dita a sentença de Quiqe...
:)

john billy disse...

Nem sei o que pensar...

Passaralho disse...

Está por horas...

Adeus Quique! Boa sorte!

Cumprimentos,
Benfica Sempre!

Rui Miguel Soares disse...

O Quique pode não ter feito um bom trabalho, cometeu erros (quem não os comete?), aprendeu com os erros cometidos (acredito que sim) e nas ultimas 5 jornadas finalmente conseguiu colocar a sua equipa a jogar. Mas pegando na equipa que terminou a época passada e que termina esta época, não existe diferenças ?

Sendo um projecto a 2 anos, tendo alcançado 50% dos objectivos para o 1º ano (uma taça), considero que o Quique se deve manter no comando técnico da equipa e concluir o seu projecto. No final faz-se as contas, valida-se o sucesso desse projecto e de quem esta a frente dele.

Se voltarmos a interromper este projecto, tal como se tem feito nos últimos 15 anos, vai querer dizer que daqui a um ano vamos voltar a estar a discutir se o treinador que se seguir ao Quique deve sair a meio da época ou no final.
Assim nem com o Mourinho, Capello, Fergunson, Messi, Ronaldo, Xavi, nem com ninguém.
Vamos sim continuar a lutar pela uefa, a dar alegrias aos anti-Benfiquistas.

O Quique pode não ser a opção de todos Benfiquistas, sejam pró-Veiga ou pró-LFV, mas é o treinador do Benfica. E deve ser respeitado e apoiado por isso.

Para mim seja qual for o treinador do Benfica para a próxima época, terá sempre o meu apoio, pois trabalha para a vitoria do meu clube, se for o Quique, tal como eu espero, então deve merecer o respeito e apoio de todos os adeptos.

A.Saraiva disse...

Caro Helder

A informação que tenho não é muito mais do que escrevi. Foi-me dito por pessoa ligada ao Benfica, que a área do clube responsável pela organização de actos eleitorais, deveria preparar tudo para que, no decurso da próxima semana, fosse feito um teste ao sistema informático que lhe dá suporte. Interpreto isto como uma preparação para algo que irá acontecer brevemente.

Mais convencido fiquei deste facto com o comunicado da SAD à CMVM. Dá-me ideia que LFV ficou preocupado com a manifestação de apoio que Quique teve no passado Sabado.

Na minha opinião, este comunicado tem no ponto 3, o mais importante. O que a SAD aqui diz é que não pretende "avançar com qualquer rescisão UNILATERAL do actual contrato", ou seja, se houver comum acordo (não tiverem de largar os 3,5 milhões de euros) é claro que a rescisão avançará.

Se assim não fosse, parece-me óbvio que o apoio ao treinador já deveria ter acontecido há pelo menos duas semanas e num formato de conferência de imprensa com a presença de Rui Costa, LFV e Quique, e não através de um comunicado à CMVM a dizer que pretendem cumprir um contrato que está em vigor (como se estes normalmente não fossem para cumprir)!!!

Aguardemos os próximos dias. De uma coisa podemos ter a certeza, com esta direcção teremos, sempre, pré-temporadas escaldantes, das quais o nosso clube é o principal chamuscado.

Dexter disse...

Rasta,

"assim como também não dá para perceber porque é que nas derrotas gostas de discutir o Benfica e nas vitórias vens praqui falar do Harpers, cinema e afins."

Quais Vitorias ?
Este ano só assisti a uma...a da taça da cerveja. Era essa a que te referias ?
Se era, revê os comentarios desse dia.
Se não era, entao tens de me explicar qual foi porque de repente nao estou a ver.

Algarviu,

"E é agora que Dexter vem pdeir tempo! Mais um ano!"

Em primeiro lugar, calculo que "pdeir" seja pedir.
Partindo desse pressuposto, não é preciso pedir nada porque Quique tem contrato por mais 1 ano.

Portanto para ti a solução é trocar a merda pela merda que tudo se vai resolver.
Porreiro.
Como dizia o outro no cartoon....PRÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓXIMO

E assim vai o Benfiquinha.

Dexter disse...

Esse ponto 3 do comunicado é claro como água.

Portanto agora temos uma cambada de aldrabões à frente do clube.

Siga o Benfiquinha

GR1904 disse...

Quatro coisas:

A primeira, salta à vista, até pelas declaraçoes de Quique antes do jogo em braga, que a SAD do clube foi tudo menos honesta e honrada. Sem se ter preocupado em falar com Quique, é mais do que certo que andou a falar com outros treinadores.

A segunda, vem na sequência da primeira. Deixaram que essa postura de falta de lisura, se desse a conhecer ao público por várias vias. E, a partir dai, estragaram naturalmente qualquer tentativa de rescindir com Quique de comum acordo. O espanhol, até foi muito claro antes dessa novela toda, dizendo que não queria dificultar nenhuma decisão caso sentisse que não contariam com ele ou depois de se fazer o balanço e a SAD achasse que não tinham sido cumpridos objectivos minimos. Mas, obviamente, nunca esperando que a postura da SAD do Benfica fosse ao cúmulo de passar por cima disso e falar com outros treinadores sem lhe dar primeiro uma palavra da decisão que já estaria tomada. Assim sendo, eu no lugar de Quique obviamente não prescindiria da rescisão que, diga-se de passagem, face aos montantes envolvidos revela uma estupidez negocial espantosa da SAD.

A terceira, o comunicado agora veiculado pela SAD do Benfica, parece que revela uma estranha mas perceptivel (devido as eleiçoes, claro) vontade de caminhar ao sabor, ora dos lenços brancos, ora das tarjas de apoio ao treinador. Se por um lado isto revela a clara ausência de uma estratégia delineada, e de um perfil que sirva os interesses do clube, também não é menos verdade que deixa a nú a incapacidade da SAD em lidar com as contingências que lhe são deparadas. Há umas semanas, a decisão estava tomada ao sabor dos lenços brancos. Nos ultimos dias, há um volte face na decisão em função do apoio demonstrado pelos adeptos. Eu proprio estou baralhado com esta bipolaridade na Luz, mas isso são contas de outro rosário.

A quarta, tem a ver com o facto de, a ser cumprido o teor do comunicado, significa que Quique só fica porque os 3,5 milhões de indemnização são, evidentemente, um fardo dificil de sustentar e de justificar aos sócios e adeptos, pois ninguém ficará indiferente à soma a dispender numa situação tão caricata como esta. Tivesse a SAD do Benfica a devida postura e lisura com o treinador e isto jamais aconteceria, como Quique anteriormente tinha dado a entender claramente. E se Quique só fica por causa da brutal indemnização, e contra a vontade da SAD, significa isto que é um treinador queimado internamente e contra a vontade dos dirigentes do clube. E aqui neste ponto, gostaria de perceber como é que uma administração dá o controlo do barco a um comandante em que não acredita e que gostariam de mandar embora. Parece-me que pior a emenda do que o soneto.

O Benfica merecia ter dirigentes com cultura. Que soubessem estar e comportar-se de forma digna e honrada. Infelizmente não é o caso. Estes gajos não são da estirpe que o Benfica necessita para voltar aos seus momentos mais altos.

Alegre, sempre! disse...

"Se assim não fosse, parece-me óbvio que o apoio ao treinador já deveria ter acontecido há pelo menos duas semanas e num formato de conferência de imprensa com a presença de Rui Costa, LFV e Quique, e não através de um comunicado à CMVM a dizer que pretendem cumprir um contrato que está em vigor (como se estes normalmente não fossem para cumprir)!!!

Aguardemos os próximos dias. De uma coisa podemos ter a certeza, com esta direcção teremos, sempre, pré-temporadas escaldantes, das quais o nosso clube é o principal chamuscado".

Não podia estar mais de acordo.

Anónimo disse...

Se a comunicação social não falasse na reunião para despedir Quique, o Benfica não tinha a obrigação de comunicar à CMVM que não pretende despedir Quique,porque ainda não conseguiu chegar a acordo com ele. Caso eles cheguem a acordo, logo virá o comunicado a dizer rescindiu com o treinador. É um caso idêntico ao do Ramires.
Acham que Quique e os seus adjuntos vendo que já não são benquistos perante a Sad e perante muitos sócios, têm coragem de para a próxima temporada olharem para a cara do Rui Costa ou do LFV?
Estão apenas a esticar a corda cada qual para o seu lado. Alguem terá de ceder.

Anónimo disse...

PASSARALHO:
O que dizes à resposta que o Quique teve para um jornal espanhol, quando lhe perguntaram para quando o regresso ao futebol espanhol, e ele responde:
EM QUALQUER ALTURA, DESDE QUE ME APAREÇA UM CLUBE COM UMA PROPOSTA ALICIANTE.
E quando ele diz que o Benfica é uma rampa de lançamento para um clube estrangeiro? e que até ia aprender Inglês e Alemão?!
Não se empregam aqui ao Quique todos os adjectivos com que tu classificas o R. Costa?
Já alguma vez o viste a esforçar-se para falar Português? o seu adjunto percebe-se melhor que ele.
Alm.

zorg disse...

>O Benfica informou hoje a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários que não decorrem quaisquer negociações tendo em vista a rescisão do contrato com Quique Flores. No comunicado enviado à CMVM pode ler-se, ainda, que a próxima época está a ser preparada com o treinador espanhol.
-

Aleluia! Já tinha um post preparado a barafustar com o Rui e a direcção do Benfica por irem correr com o Quique. Agora vai tudo para o lixo... mas eu fico contente na mesma!

Algarviu disse...

Dexter,

O que me vale é que tu és um gajo inteligente e percebeste que eu queria escrever "pedir". Obrigado.

Mas continuas a fugir com o rabo à seringa. Não respondeste ao essencial do que te perguntei: como é que em Outubro/Novembro criticavas Quique e quem defendia que era preciso dar tempo, e agora completada uma época em que Quique mostrou a sua incapacidade, armas-te em cavaleiro andante das boas práticas contratuais, e que o homem tem mais um ano e que quem vier será pior, blá, blá blá.

Diz lá o te fez passar de pioneiro anti-Quique a empolgado pró-Quique?

John Billy disse...

Luisão, Cardozo, Aimar e Quique a favor da continuidade do Quique.
Isto não tem algum valor?

Passaralho disse...

Alm,

Não me lembro, e fui verificar, de ter empregue nenhum adjectivo em Rui Costa.

Quanto às afirmações que comentas, cada um interpreta conforme quiser ou puder e dá o valor que quer dar.

Independentemente disso, por deselegante que se possam achar certas atitudes ou até desrespeitosas, essas ficam com quem as pratica.

E o que defendo desde a primeira hora não é Quique nem a sua continuidade.

O que defendo é que estou farto de atitudes mesquinhas, sobranceiras, desrespeitosas e insultuosas por parte do Benfica e de quem o gere.

E aí sim, SE o Rui alinha neste circo todo, é igual ou pior.

Cumprimentos,
Benfica Sempre!

Dexter disse...

Algarviu,

Se ainda não percebeste o meu ponto de vista, lamento. Como me sugeriste um dia destes, sugiro-te igual conselho.....Novas Oportunidades…. Novas Oportunidades. Um mundo novo se abrirá nos teus horizontes.

Quanto ao rabo e à seringa...não sei. Fica com o que preferires, desde, que obviamente nenhum dos 2 sejam meus.

Mas uma coisa é certa, é muito mais fácil não ter opinião formada sobre nada não é ? Mas está descansado que não estás só, hoje em dia há por ai muita gente ao sabor da maré.
É cómodo e nunca nos criticam não é ? Uma no cravo ..outra na ferradura.


GR1904,

"gostaria de perceber como é que uma administração dá o controlo do barco a um comandante em que não acredita e que gostariam de mandar embora"

Perceber é fácil...porque a Administração e Presidente se estão a cagar para o que são os valores que permitiram ao Sport Lisboa e Benfica ser o clube que é...ou foi, já nao sei bem.

Rasta disse...

Dexter,

Fui rever os teus comentários no post da vitória na Taça da Liga, como me sugeriste, e o que vi foram mais críticas à direcção e ao treinador. Bom, críticas não será bem o termo, porque até essas para serem credíveis carecem de sustentação. E não é isso que tu fazes. O que tu fazes é simplesmente mandar bocas. Normalmente num tom bastante irónico.
Tendo isto em conta, deixa-me reformular o que disse anteriormente, porque realmente estava a ser injusto:

Porque é que nas derrotas gostas de GOZAR com o Benfica e nas vitórias gostas de falar do Harpers, cinema e afins... E GOZAR COM O BENFICA?

Anónimo disse...

PASSARALHO:

Refiro-me ao teu comentáro de ontem às 9:18:00, em que criticas a forma vil, baixa, mesquinha e vieirista como Quique foi abandonado.
Lembra-te que já há alguns meses apareceu alguem a dizer que a mulher do adjunto já tinha avisado no jardim escola onde tinha a filha ou o filho que saiam no fim de Maio porque já não ficavam em Portugal. Algum tempo depois, mais alguem veio confirmar esta afirmação.
A ser verdade, eles já pensavam sair. Poucos dias depois já se falava no convite do Betis e algum tempo depois do Atlético.

Saudações e um abraço

Alm.

Passaralho disse...

Se é isso, assino por baixo e torno a assinar.
O que disse não foi tanto em relação ao Rui Costa mas sim ao Vieira. E mantenho que SE o Rui Costa pactua com isto, é tão bom como ele.

Para mim não há vacas sagradas nem nomes nem pessoas acima do Benfica.
seja Rui Costa, seja o Paneira, seja o Álvaro, o João Pinto, o Nuno Gomes, o Humberto, o Vata, o Zé Tó ou o Quim Bolas...

E todos eles, à excepção dos dois últimos que são imaginários, deram bem mais de si ao Benfica do que o Rui Costa, com todo o valor que lhe reconheço e toda a estima que lhe tenho.

Mas SE se confirmarem uma data de pascacices que se têm visto e relatado e SE ele não tiver 'bolas' para bater com a porta, não lhe perdoo nem lhe dou benefício nenhum.

Se é tão Benfiquista, o que não duvido, e quer tanto o bem do Benfica, não deve ter problemas de abandonar o padrinho se achar que este está a actuar mal.

Ainda que Quique tenha feito o que alguns dizem, cada um fica com as suas atitudes. E eu, no meu Benfica, na minha paixão e religião, não quero disto porque não foi de atitudes destas que se fez este gigante.

"À mulher de César não lhe basta sê-lo..."

Cumprimentos,
Benfica Sempre! BENFICA, não é nomes ou personalidades. É BENFICA!

Anónimo disse...

PASSARALHO
Se é em relação ao LFV, apesar de eu o apoiar, tambem lhe ponho um ponto de interrogação, porque não quero que ele faça e diga certas coisas e quero que substitua certas pessoas de quem se rodeou.
Quanto ao RC, tem o desconto de ser o seu 1o ano em tais funções, mas se o LFV não se emendar, espero que RC não seja um YES MAN.

Não sei se já andaste no futebol em posições de algum relevo, mas se já andaste sabes que muitas vezes em prol do clube e da equipa, temos de engolir sapos vivos e comermos com as culpas de outros para lhes protegermos as costas e a coisa seguir o seu caminho normal ou o melhor possível

Um abraço

Alm.

Quetzal Guzman disse...

John Bily, contratar o Suazo, por empréstimo, não revela nenhuma falta de confiança no Cardozo. Teoricamente até eram compatíveis. Se Rui Costa não confiasse em Cardozo teria contratado um ponta de lança do mesmo estilo. Suazo veio porque Quique, desde a primeira hora, disse que precisava de um avançado mais móvel.
E o T tem toda a razão.
O Cardozo podia ter saído em Dezembro, porque manifestou mesmo essa vontade à direcção técnica e à direcção desportiva do Benfica. Quique esfregou as mãos e logo disse que o dinheiro arrecadado permitiria contratar um avançado com outro perfil. Mas o Benfica, ou Rui Costa, se preferirem, não cedeu. Porquê? Arrisco dizer que não foi por falta de confiança.

Di Canio? Falaram do Di Canio? Querem um nacional-fascista assumido no Sport Lisboa e Benfica? Pelo Amor de Eusébio!!!