blog

quarta-feira, janeiro 26, 2011

Rio Ave - SL Benfica: 0-2

Este foi um daqueles jogos que tinha tudo para nos moer o juízo durante meses. O Glorioso a atacar, atacar, atacar e a falhar golos atrás de golos e, naqueles momentos tão típicos no futebol, o Rio Ave ía lá à frente e estragava-nos a noite. Felizmente Cardozo não quis esse desfecho tão injusto e marcou o segundo golo que nos confirmou a passagem às meias finais da Taça de Portugal.

O Benfica jogou à brava esta noite, as triangulações foram deliciosas, as tabelinhas e pormenores individuais deliciosos mas a finalização pecou e bastante. Numa noite normal só o Saviola teria feito um hattrick fora o que o resto da equipa falhou. Foi impressionante e é algo que tem de se corrigir rapidamente pois já não é a primeira vez que tal acontece e pode um dia nos sair caro. Defensivamente estivemos fortíssimos não dando muitas hípoteses ao adversário que se bateu como pode, com garra e dignidade, fazendo um jogo honesto o que nos dias que correm é de salientar. Jesus fez a rotação habitual de guarda redes dando a titularidade a Júlio César e colocou Airton no meio campo no lugar de Javi mantendo todas as restantes pedras assumindo claramente a importância do jogo e os jogadores também demonstraram respeito pelo adversário pois em momento algum tiraram o fato de macaco em Vila do Conde. Foi lutar do principio ao fim pela qualificação para as meias finais. Gostei.

Para quem o acusa de não ter a cabeça no clube, David Luiz hoje deu-lhes razão pois esta exibição fantástica só pode ter sido para o Chelsea abrir os cordões à bolsa. Grande jogo do David que quis nos oferecer uma prenda na marcação do penalty mas a ansiedade pesou demasiado. Ao seu lado Luisão imperial mostrando a Mano Menezes que só se estivesse doido é que não o convocava. Gosto muito de Júlio César, tenho mais confiança nele do que em Roberto (e gosto de Roberto)nas saídas a cruzamentos e mereceu defender aquele penalty pelo que "sofreu" no jogo com o Marítimo para o campeonato. Aimar genial como sempre, Gaitan e Coentrão muito mexidos, Salvio menos em jogo mas sempre perigoso, Cardozo matador apesar daquele penalty, mais um, falhado e Saviola perdulário como nunca tinha visto!!!

O que dizer da arbitragem de hoje? Mais do que os lances dos penaltys as faltinhas da treta que marcava ao Benfica é que me tiravam do sério. O penalty a favor do Rio Ave parece-me não existir mas é sempre complicado quando o defesa coloca o braço nas costas do adversário, o mesmo se passou no lance do penalty sobre Saviola se bem que neste caso, como as imagens mostram, o encosto foi mais forte. Cardozo falhou o penalty que não me pareceu existir pois o jogador do Rio Ave tem o braço junto ao corpo mas depois ficou um por marcar, inequívoco por corte com o braço de Gaspar dentro da área. O último penalty é evidente, corte claro com o braço que David Luiz desperdiça. Ufa...

Agora é eliminar o próximo adversário pois queremos ir ao Jamor fazer a festa que só a família benfiquista sabe fazer. É hora de demonstrarmos que o passado foi um acaso e que somos nós que envergamos as quinas de campeão nacional.

Rumo ao Jamor!!! CARREGA BENFICA!!!

20 comentários:

Pedro disse...

A primeira mão é já dia 02 de Fevereiro? Bolas...este ciclo de jogos é sempre a bombar!!!!

John Billy #37 disse...

"Grande jogo do David que quis nos oferecer uma prenda na marcação do penalty mas a ansiedade pesou demasiado."

Perfeito amadorismo!!
Com 1-0 andamos a brincar às despedidas! Mas somos algum associação recreativa ou somos um clube profissional?

Mentiroso disse...

Ganhámos o jogo e um guarda-redes. Perfeito.

Anónimo disse...

Meu caro John: não foi o que jj disse na CI. O que este disse é que o David Luiz era o segundo marcador de GP. Era isto que tinha sido treinado... Logo com Cardozo já tinha marcado e tb falhado, é natural que um segundo jogador assumisse a responsabilidade !
Saudações benfiquistas
socio slb nº218219

J.P. disse...

Concordo com o John Billy#32, a ganhar apenas 1-0 aquele penalty marcado pelo David Luiz foi um perfeito disparate... E se depois de falhado o Rio Ave empatasse? Não se pode brincar com coisas sérias!

Ricardo disse...

No Benfica, há coisas que se mantêm erradas. Uma delas é pormos jogadores à frente do clube. Não cabe na cabeça de ninguém deixar o David Luiz marcar um penalty, quando a equipa está a ganhar 1-0 nos quartos-de-final da Taça de Portugal. É, como diz e bem o John, de um amadorismo total. Além disso, até um livre deixaram o brasileiro marcar, ele que tem esse defeito de achar que, além de central, é playmaker. Quando faz aquilo em que é bom, é dos melhores do Mundo - ontem mesmo fez um belíssimo jogo, quando decide fazer aquilo em que não é bom, é dos melhores do Mundo na parvoíce. Mas a culpa tem de ser de quem lida com ele. Há que lhe ensinar a humildade e, acima de tudo, há que não deixar que, num momento crucial de um jogo importante para o clube, ele marque um penalty, ainda por cima da forma como o fez, totalmente displicente. A despedida de um jogador não é assim tão importante que justifique pormos em causa uma eliminatória da Taça de Portugal e a consequente vitória.

Depois a eficácia. Não é possível falharmos tantos golos. Espero que melhoremos nesse aspecto porque, no resto, estamos muito fortes e prontos para ganharmos muita coisa ainda esta época.

Pedro disse...

O DL é um dos marcadores de bolas paradas. Este ano já atirou uma bola ao poste na marcação de um livre directo. Era ele que era para marcar o segundo penalty que Cardozo converteu. Não é por aí, tivesse ele marcado golo e não havia discussão.

Qt ao resto é claro que não há nenhum jogador acima do clube. Nem se discute.

Ricardo disse...

Pedro, o David Luiz não tem qualidade para ser marcador de bolas paradas. Até pode acertar de vez em quando mas isso não justifica a aposta. É como darmos ao Martins a possibilidade de rematar à baliza. Em 20 vezes, acerta uma e atira 19 pela linha lateral ou para o terceiro anel. E acho que é por aí, sim. Não é por ter falhado que critico a opção, ela é criticável ainda antes do penalty ser marcado. E claro que ele marcou não por ser o segundo na lista mas por supostamente estar de despedida. Até porque não se compreende se for o segundo, quando tens Aimar, Saviola e Salvio na equipa.

Helder disse...

Notou-se imenso que o David Luiz já esta com a cabeça noutro lugar e que não gosta nada do Benfica. Tb se notou que esta a acusar a pressão da ainda não transferência para o Chelsea......

André Leal disse...

Ricardo:

Como deves saber, normalmente costumo estar de acordo com as tuas análises, mas não entendo como podes achar que o David alguma vez tenha sido dos "melhores do Mundo na parvoíce". Não consigo perceber a que exemplo te possas estar a referir. Apenas posso entender isso como forma de expores a tua opinião, embora, na minha opinião, tenha sido uma observação injusta, gratuita e infeliz...

Desculpa a observação mas, de ti, não esperava...

John Billy #37 disse...

É o 2ª marcador de penaltys da equipa?
Estranho que em 5 anos de Benfica não me recordo que fosse chamado alguma vez para a conversão de uma grande penalidade.
E ontem estava lá o Saviola a quem já vi marcar um penalty pelo Benfica.

Pedro disse...

Não sei se é o segundo marcador, penso q não.

Ricardo disse...

André, a "parvoíce" a que me refiro não se enquadra em qualquer análise à sua personalidade, é uma "parvoíce" desportiva, uma auto-confiança em demasia que o faz ser ou displicente ou o faz cometer erros pouco abonatórios para a equipa. Era a isto que me referia.

Mas aceito o reparo.

DeVante disse...

O Ricardo às vezes (para não dizer frequentemente) exagera.
Vá lá que não viu ontem o Gaitán uma "nulidade"!

João Bizarro disse...

Não gostei nada da palhaçada do penalty do David Luiz!!!

Equipa de amadores é do que se trata.
Quer dizer adeus acene com a mão aberta e vá prá...

Ricardo disse...

Devante, podes falar directamente para mim. Esse tipo de discurso indirecto é, à falta de melhor termo, parvo.

Quanto ao Gaitan, gostei do jogo que fez. Eu não faço análises aos jogadores do Benfica por gosto ou aversão, até porque não tenho aversão a ninguém que use a nossa camisola. Agora... não esperes que eu seja como tu: dos que gostas, dizes sempre bem; dos que não gostas, dizes sempre mal. Não me identifico com essa forma de analisar futebol. Desculpa lá qualquer coisinha.

José Vieira disse...

O problema não está na grande penalidade marcada pelo David Luiz mas sim na percentagem (assustadora) de grandes penalidades ultimamente falhadas pelo Cardozo.

M disse...

xiu, nao se pode falar do Moreira, do NGomes, xiu, xiu....

DeVante disse...

Pois Ricardo,

Deixa ver se te percebi:
Só falas daqueles que não gostas quando julgas que jogaram mal...caso contrário, tá quieto!

Eu tenho aversão sim aos medíocres e o facto de envergarem o manto sagrado provoca-me ainda mais aversão, porque não era suposto...se estivessem noutras bandas, aí não me preocupava! Olha, tens a equipa lagarta...achas que me preocupo com o Grimi, o Abel, o Maniche? Naaahhh!

Achas que eu ia apoiar e iria achar engraçado se jogássemos com o Peixoto a titular em detrimento do Gaitán, porque aquele daria mais "equilíbrios"? Naaahhh!

Achas que eu iria aplaudir se iniciássemos com o Gomes a titular em detrimento do Óscar ou do Javier Pedro, porque o primeiro é "um símbolo do clube"? Naahhhh!

Achas isso "aversão"? Olha, é para o lado que durmo melhor...

André Leal disse...

Offtopic:

Estive a ver agora a gala Eusébio que tinha gravado onde adorei ver o Monstro Sagrado a esclarecer, duma vez por todas, o mito do desvio do Rei. Os lagartos não quiseram pagar e o Benfica quis, ponto final. Os lagartos só o quiseram novamente após saberem que o Benfica o tinha comprado e, por causa das pressões que fizeram, ainda ficámos quase um ano sem o poder usar. Devia ser porque éramos o clube do regime.