blog

domingo, janeiro 09, 2011

União Leiria - SL Benfica: 0-3

Entrar a ganhar em 2011 era o que se pretendia e a equipa respondeu à altura das exigências.

O Sport Lisboa e Benfica não tem, nem quer, as abébias que outros têm habitualmente. O Glorioso ganha os seus jogos porque joga melhor, corre mais, luta com mais força que o adversário. Umas vezes isso não chega outras vezes, muito raramente, temos sorte. Hoje não foi uma dessas vezes. Hoje corremos mais e jogámos melhor que o adversário, fomos sempre superiores e nunca a nossa vitória esteve em causa mas o malvado 0-1 a perdurar no marcador permitia aquele típico receio de uma qualquer bola de sorte entrar na nossa baliza e deitar tudo por terra. Felizmente não aconteceu, por muito mérito nosso, essa injustiça e acabamos por dar o colorido correcto ao marcador.

Aimar não jogou por lesão mas isso não impediu a equipa de ter bola e sair com ela jogável. A curiosidade era saber se Gaitan e Salvio funcionariam ao mesmo tempo num jogo fora e pode-se dizer que o teste foi passado com nota positiva. Gaitan esteve muito bem a ajudar nas tarefas defensivas e foi por ele que passou muito futebol ofensivo, Salvio teve menos bola mas quando a teve jogou para o colectivo e foi inexcedível na ajuda defensiva e várias vezes apareceu na zona de finalização. Ainda tenho reservas que este sistema funcione contra equipas fortes mas, esta noite, correu bem com ambos os jogadores a mostrarem enorme crescimento táctico. As férias parece que fizeram bem.

Tivesse Saviola marcado metade das oportunidades que teve e o Benfica tinha ido para o intervalo com uma vantagem bem mais confortável. A sorte e a falta de pontaria não o permitiu e o Glorioso regressou do intervalo com a vantagem mínima e com uma menor qualidade de jogo que permitiu ao Leiria crescer mas sem causar danos na nossa defesa. Com o passar do tempo a equipa voltou a crescer e o perigo a rondar cada vez mais a baliza do Leiria. O teimoso golo da tranquilidade lá apareceu após uma série de tentativas e a acabar o jogo o colorido final no marcador com o terceiro golo.

A equipa esteve bem no seu todo com o Saviola como homem mais em jogo fruto da quantidade de oportunidades que desperdiçou até meter a bomboca lá dentro num grande golo. O resto da equipa esteve num plano bom mantendo a bitola exibicional que deixou em 2010 e obrigando os nossos inimigos a terem muita atenção e empenho para nos derrubar.

Por falar em inimigos hoje Duarte Gomes foi o homem do apito. Mesmo num jogo aparentemente simples consegue-me irritar com a sua prepotência e qualquer lance dividido marca falta contra nós. Há quem se queixe de penaltys a nosso favor por assinalar, sinceramente não vi os lances em causa pelo que não posso comentar, mas tendo em conta a personagem que estamos a falar não me admirava nada.

Vencemos, seguimos em perseguição ao clube corrupto e, acredito, não vamos ceder facilmente. Somos campeões, somos o Glorioso, somos os maiores e nunca nos deitarão abaixo.

PS1: Enorme Carlos Mozer. Boa sorte campeão.

PS2: Domingos choramingas desta vez nada disse? Estranho..ou talvez não.

6 comentários:

John Wakefield disse...

O Benfica assegurou 2 reforços mto importantes para a segunda volta: Salvio e Gaitán.

Se tivessemos jogado assim nas primeiras 4 jornadas (onde perdemos 9 pts) e se os penalties fossem em todos os jogos devidamente marcados, seguramente que estavamos, pelo menos, a morder os calcanhares ao fcp...

Helder disse...

Faltou dizer que o Cardozo com o golo que marcou entrou para a História do Benfica. É o estrangeiro que mais golos marcou com o Manto Sagrado vestido! Cardozão olé!!!


PS: Veiga, obrigado por seres tão persistente na contratação do Tacuara! Demorou duas semanas mas valeu a pena.

Jorge de Gaia disse...

Mas quais equipas fortes? O único adversário «forte» no nosso campeonato são os corruptos (sobretudo porque jogam com 14). Despachámos o 4o classificado em sua casa com 3-0.

A nível interno dos últimos 13 jogos (incluindo as taças) ganhámos 12. Nesses 12 jogos contra adversários «típicos» sofremos 3 golos e marcámos 28 golos. O único jogo em que me preocupa esta estratégia não funcionar é contra os corruptos.

Ricardo disse...

A análise ao jogo fi-la no meu blogue mas gostava de realçar a exibição do Gaitan. O melhor jogo, em termos globais (momentos defensivo e ofensivo), desde que chegou ao Benfica. Vejamos se foi um momento fortuito ou se está realmente a amadurecer como jogador.

Quanto à arbitragem, não concordo. Estiveram muito bem.

Pedro disse...

João, compreendo o q dizes mas há equipas que são capazes de nos criar dificuldades tendo um meio campo tão descoberto. Mas ontem isso não aconteceu pq Gaitan e Salvio estiveram bem tacticamente no aspecto defensivo.

Ricardo, comparado com o q é habitual dele, ontem o Duarte Gomes, este brilhante. :). O Gaitan safou, q me lembre, 3 lances defensivos onde apareceu na perfeição na dobra de Coentrão. Excelente. Acho q ainda não tem gáz para 90 minutos de intensidade alta mas está a melhorar bastante.

André Leal disse...

Eu acredito!

YES WE CAN!!!