blog

terça-feira, junho 28, 2011

Novo arranque!!

A cada novo arranque de uma nova época, renovam-se as esperanças de uma época recheada de vitórias e conquistas. O Sport Lisboa e Benfica regressou aos trabalhos para preparar a época 2011-2012 e com isso mostrou o porquê de ser enorme, o porquê de ser sempre mais que qualquer um dos outros. Após uma época absolutamente desastrosa (para muitos, como eu, a pior de sempre) os jogadores chegam ao Seixal para trabalhar e são recebidos por uma enchente de benfiquistas cheios de alegria e vontade de os ajudar a vencer. Enormes!

Ainda há muito para definir no que diz respeito ao plantel do SL Benfica, entradas, saídas, dispensas, etc. Ainda temos um longo caminho para percorrer até dizer que o plantel está "fechado" e ouvem-se vários zunzuns críticos sobre a não resolução dessas dúvidas. Eu estou tranquilo, é perfeitamente natural que nesta fase ainda esteja muito por resolver. As pré-épocas são para isso mesmo, para que o treinador avalie e decida o que considera melhor, tempo para limar as arestas nos negócios, etc. Nenhum clube do mundo, seja ele o Barcelona, United ou Milão, tem, quando se apresenta para começar os trabalhos, o seu plantel definido. Por isso é com total naturalidade que encaro a actual situação do Glorioso. Espero sim, que daqui a duas semanas, se comece a ver tomadas de decisão. É tempo suficiente para resolver algumas pontas soltas. Quero que o SL Benfica comece a competição real com o seu plantel practicamente resolvido, tendo apenas, se for caso disso, uma ou outra situação pendente que pouco afetará, espero, o trabalho da equipa técnica. Por isso, nesta fase, é trabalhar e deixar trabalhar. Podemos confiar muito, pouco ou nada nos responsáveis do SLB que tomarão as decisões mas, nesta fase, temos que dar tempo.

Do que tenho visto até ao momento e olhando para aquelas notícias que consideramos mais fiáveis acho que estamos a trabalhar bem. Sim, também concordo quando se diz que contratamos demasiados putos estrangeiros para "ver no que dá" e que milhão aqui, milhão ali, pode faltar depois verba para os alvos realmente apetecíveis, é verdade e é um problema que o SLB teima em não resolver. Mas também tenho tido feedback muito interessante de alguns dos jogadores apontados ou mesmo contratados pelo Glorioso. Ultrapassando esse senão que é mais um erro de gestão do que técnico, acho que estamos a criar condições para ter um plantel fortíssimo. Se não sair mais ninguem para além de Coentrão (e, vá lá, Cardozo) e entrarem os que são sistemáticamente falados e já confirmaram contactos e vontade em vir para o SLB, Jorge Jesus terá à sua disposição opções para todos os gostos e de muita qualidade. Se conseguirmos que este grupo de trabalho tenha a vontade de vencer necessária e existindo união entre todos, teremos todo o direito em sonhar com uma boa época.

Não sei se Jesus é culpado ou inocente mas em 2011 trazer à baila situações ocorridas em 2002...enfim. Já tramaram um ex-presidente do Glorioso com tácticas semelhantes...

Alguém se surpreende com o que Jorge Baptista disse? Mas alguém tem dúvidas que é verdade o que ele disse?

14 comentários:

Helder disse...

Não fiquei nada surpreendido com o que o Jorge Baptista disse ontem na SicNoticias. É só mais um exemplo daquilo ao que o Benfica chegou......

Unknown disse...

Niguém tem duvidas que Jorge Gomes, é o passador de informação! Mas quem a recebe lá dentro? Paulo Gonçalves? É que não vejo mais ninguém a chegar a esse ponto e sei que com ele, não ganhamos nenhum processo a nivel judicial....

Anónimo disse...

Época anterior desastrada,muito, bastante. Pior de sempre, nem pensar.
O clube perdeu o vício de ganhar, convive mal com o exito. O título de campeão foi um fardo demasiado pesado que toda a estrutura de futebol não suportou.
Quanto ao plantel, tem jogadores a mais e lacunas incompreensiveis.
Falta uma alternativa credivel ao Cardozo e, caso este saia, assegurar que o substituto é, no minimo, de semelhante qualidade.
Passado tudo este tempo, ainda não se encontrou uma alternativa ao Ramires.
Digo isto tendo em conta o modelo de jogo do treinador, que insiste em ter em campo apenas um médio defensivo.
Faltam 2 defesas centrais de qualidade, podendo já ser usados na pré-elimatória da LC, e 2 laterais esquerdos, o cenário mais provável é o Coentrão mudar de ares.
Relativamente a J.Jesus, acho dificil haver mudanças e portanto a sua teimosia e fanfarronice poderão prevalecer face ao bom senso.
Para além disto, Jesus parece, nesta altura, um homem acossado, desportivamente. O falhanço da temporada passada deixou-o sem margem de erro. E, pessoalmente, o acumular de processos judiciais envolvendo-o, tornam complicada toda esta situação (eu acho que ele deveria cunprir o contrato até ao fim, salvo situações mt excepcionais).
A.P.

Pedro disse...

Dois laterais esquerdos? Tens, neste momento, Coentrão e Carole. Quando Coentrão sair irá chegar outro, não tenho qqr dúvida e acredito q já esteja tudo preparado para q essa situação seja de rápida resolução.

Para substituir Ramires terás Ruben Amorim que faz a posição na perfeição e o argentino Enzo Perez que todos q o conhecem estão "babados" com a contratação.

Dois defesas centrais de qualidade? Eu quero!!! No meu entender falta um que ainda não foi contratado pq acredito q está dependente da resolução do caso Coentrão.

Se Cardozo sair acredito que entrará rapidamente um Ruiz ou outro parecido. Temos Mora, Oliveira, Jara, Saviola, Rodrigo e a possibilidade de chegar mais um ou outro dependendo ou não das saídas.

Como disse, ainda é cedo e é perfeitamente natural q nesta fase existam pontos por resolver. Do q temos à vista eu estou agradado.

John Wakefield disse...

0- Para os que duvidam da existência dum bufo, leiam então esta notícia avançada pelo DN:

Luís Filipe Vieira tenta forçar a saída de Rui Costa (20 Maio 2011)

"A remodelação que Luís Filipe Vieira quer fazer na estrutura do futebol profissional pretende atingir o director desportivo Rui Costa. O presidente do Benfica está a procurar esvaziar os poucos poderes que ainda restam ao antigo jogador.

O DN sabe que nos corredores da Luz ninguém tem dúvidas: o objectivo de Vieira é forçar a demissão de Rui Costa. O líder do clube responsabiliza o director desportivo de não ter dado a devida cobertura a Jorge Jesus na imposição de regras e resolução dos normais conflitos que surgiram no plantel.

Na entrevista que deu à Benfica TV na segunda-feira após a eliminação nas meias-finais da Liga Europa, em Braga, Vieira definiu que a próxima época terá "um maior grau de exigência", acrescentando que será necessário que todos sejam "mais rigorosos e responsáveis no campo". Um dos alvos desse discurso era, sabe o DN, Rui Costa"

Retirado de:
http://www.dn.pt/desporto/benfica/interior.aspx?content_id=1856682


A minha visão dos factos:

1- Atentem nestes pequenos pormenores flagrantes:

"O DN sabe que nos corredores da Luz ninguém tem dúvidas: o objectivo de Vieira é forçar a demissão de Rui Costa" (Como é que eles sabem o que se passa nos corredores da Luz?)

"Um dos alvos desse discurso era, sabe o DN, Rui Costa" (Como é que eles sabem?)



2- Foi o DN, o primeiro jornal a mencionar a possibilidade de Rui Costa ser demitido. É verdade que Rui não foi despedido, todavia a notícia conteve de facto um enorme grau de veracidade, pois Rui Costa, embora mantendo o cargo, perdeu praticamente as suas funções anteriores. Ao início pensava que esta notícia era apenas desestabilizadora, mas hoje dou o braço a torcer pois continha verdades que deveriam pertencer ao foro privado do clube.
Continuam a duvidar das fugas de informação através dum bufo? E o caso mais recente da investigação ao contrato do Júlio César, onde as notícias de determinados jornais vinham de " fontes anónimas".
O Bufo existe e não é teoria da conspiração.

John Wakefield disse...

Agora a segunda questão passa por determinar quem será o bufo. Aqui não posso garantir certezas. Sei que existirão benfiquistas na blogosfera a exigir a cabeça de Jorge Gomes, o homem que um dia chegou a dizer que o "fcp era a sua religião".
Todavia, custa-me a crer que os chico-espertos escolhessem para bufo, um homem com um passado tão evidentemente afastado do Benfica... O bufo perfeito seria alguém intocável de quem nunca ninguém desconfiaria.
Por isso, eu não sei quem é o cavalo de tróia mas que vamos perder muitas batalhas à custa disso, podem então ter a certeza!

Mas se esta história do bufo pegar na Comunicação social e na Internet, então a sua margem de manobra será mais limitada pois já não terá o elemento surpresa a seu favor e qualquer que passo que dê, já não estará muito à vontade.

Anónimo disse...

O Carole é uma alternativa credivel?Parece-me demasiado imaturo....
Quanto à chegada de outro para suprir a saída do Coentrão, espero que não estejas a confundir desejo com realidade.
O R. Amorim acho que não é uma solução mt eficaz, pode fazer jeito, mas para toda a temporada, parece-me curto. Ainda para mais vindo de uma paragem mt longa, não sei quais as suas condições fisicas. o E.Perez é ofensivamente bom. Tenho mt dúvidas que faça bem o equilibrio do meio-campo, tendo em conta o modelo de jogo do treinador. Acho que Jesus devia talvez mudar ou adaptar o esquema aos jogadores que tem.Gostava de ver, em jogos oficais, o esquema testado na pré-temporada passada e que foi abandonado sem motivo aparente.
Os 2 centrais deviam ser contratados independentemente do que possa suceder ao Coentrão, pq o o clube não tem centrais para a pré da LC e portanto deviam ser adquiridos o quanto antes.
Relativamente aos pontas de lança, Saviola e Rodrigo não são jogadores para esse lugar. Mora e Oliveira ainda estão em aprendizagem, Jara é demasiado inconstante. Portanto, sobra o teu optimismo.
Seria importante o Benfica começar a trabalhar o quanto antes para reduzir a diferença abissal face ao campeão. A tarefa é dificil.
A.P.

Pedro disse...

O Carole sempre que jogou fê-lo muito bem. Para mim é opção clara para suplente sem ser preciso perder mais tempo.

É claro q se Coentrão sair outro chegará...se achas q assim não vai ser nem vale a pena debater seja o q for, seria sinal q estavamos a ser dirigidos por gajos muito mais q incompetentes! Nem sequer consigo equacionar a possibilidade de o meu desejo não ser uma realidade. Não faz sentido.

O Amorim é excelente. E tens o Enzo, e tens o Maxi e podes vir a ter o Danilo...opções nesta fase não faltam.

Anónimo disse...

Quanto ao substituto do F.Coentrão, tens razão pq no comentário anterior esqueci-me de referir que as minhas dúvidas são relativas à chegada ainda numa fase pouca adiantada da pré-temporada e há tb a questão da qualidade desse possível atleta.
Quanto aos médios, o Maxi, nesta altura, é lateral(seria um desperdício ve-lo a médio) e o Wass, que vai que ter ser o titular na LC e por isso mt bem trabalhado e preparado agora, pode ainda não estar totalmente adaptado para assumir a titularidade em mts jogos.
O Carole jogou em partidas que para o Benfica, na opinião do treinador pouco interessavam, dai que levante esta questão.
a.p.

Redmind disse...

O Danilo é um jogador muito bom, espero que seja contratado, pode fazer várias posições em campo e ainda por cima defende muito bem!

Anónimo disse...

Não sei se o José Marinho quer confirmar isto mas o Fabio Coentrão será jogador do Real Madrid a partir de 1 de Julho e Garay e Drenthe fazem o caminho inverso. Isto foi-me transmitido por alguem ligado ao jornal A Marca.

Abraço

Dj Rumbero disse...

  A leitura que faço das declarações de Jorge Batista é que se está a fazer a cama a LFV e à sua direção a pouco e pouco (com esta e outras noticias como o caso dos GR, que já apareceram e outras que virão). Está tudo a ser preparado com tempo pela “oposição” para a vitoria nas próximas eleições, tal qual como fizeram no seu momento ao Vale y Azevedo. Mais uma vez a comunicação social vai ser a chave para ganhar umas eleições. Com certeza no momento chave da próxima campanha eleitoral e caso seja verdade o que disse Jorge Batista, a escuta com o bufo aparecerá para acabar de uma vez com LFV e esta direção. Será que  estou muito longe da realidade? Veremos... Só espero que a mudança seja para melhor e não obedeça a interesses obscuros como da ultima vez que para os mais esquecidos lembro que o interesse de acabar com Vale y Azevedo era o olibeiredo voltar a ter os direitos das transmissões do Benfica. E conseguiram!!!

carvalho disse...

Só gostava de ver a cara deste jorge gomes para ver se é quem eu penso que é.Se for amigos benfiquistas estou muito preocupado pois estamos perante espião de 1ª não tenham a menor duvida é mais portista que o rui costa benfiquista.
No que o meu benfica está transformado.
Agora começo a perceber o que se anda a passar no meu clube á anos a esta parte.
Eleiçoes já.
Rui Costa abre me esses olhos ....

Nuno Gamito disse...

carvalho, vê aqui...

http://www.youtube.com/watch?v=gDkL1XYbL_U&feature=share

P.S. ou melhor, vejam todos!!!