blog

sexta-feira, julho 08, 2011

Obrigado rapaz


3 anos de junior, 12 anos na equipa principal. Foi o substituto de Enke na baliza do Benfica numa altura em que se sabia que o alemão gostava de cumprir os contratos e ir à sua vida. Muitos não gostavam dele. Eu sempre gostei. Pode não ser um fora de serie mas se jogasse com regularidade teria cumprido.
Foi por isso que fiquei revoltado com a substituição dele pelo Quim na derrota 1-4 em Belém. Foi apenas o nosso melhor homem em campo e evitou uma humilhação maior. Tínhamos uma defesa com Argel e Amoreirinha como centrais. Mas o crucificado foi ele.
Fomos campeões. Não graças a Quim que se fartou de dar barraca.
Após 15 anos de Benfica decidiu partir para outro desafio numa altura em que sabia que ia continuar como 3º guarda-redes. Boa sorte e obrigado, Moreira.
Por mim és um dos nossos.

11 comentários:

JS disse...

Desejo as maiores felicidades ao Moreira neste novo desafio.

Grande Benfiquista, profissional que foi sempre impecável para o clube, equipa e adeptos.

Ele tinha de tomar agora esta decisão.
Na minha opinião, não era o GR que o Benfica precisa e que fizesse a diferença. É a minha opinião.

Unknown disse...

Subscrevo.
Na minha opinião, nos últimos anos, pesando tudo que de bom e de mau tinham os "keepers" do Benfica, era ele o melhor deles todos.
Que tenhas a melhor sorte do mundo Moreira. Espero ver-te a titular no Europeu.

Helder disse...

Vi ao vivo esse Benfica-Rosenborg e parecia que a bola não queria entrar........mas lá conseguimos marcar e ganhar!
No jogo da Noruega......jasus!! Que puto de sofrimento......perdi anos de vida naquela segunda parte que foi uma massacre autêntico! Valeu-nos a estrondosa exibição do Moreira!

Boa sorte Moreira nesta tua nova aventura!

Edson Arantes do Nascimento disse...

Concordo em 90 por cento!

Para mim, há dois Moreiras: um "antes" da lesão que o tirou da equipa durante um ano e um "depois".

No período "antes" o rapaz cresceu, desenvolveu-se, amadureceu e fez duas grandes épocas - exactamente as que estão representadas nos vídeos. Com o mais-velho Trap perdeu o lugar para o Joaquim, naquela que terá sido uma jogada psicológica e talvez de preferência pessoal do italiano (quando teve a oportunidade certa trocou e não criou grandes ondas, foi inteligente).

Depois lesionou-se e quando voltou já não era o mesmo. Os guarda-redes vivem, sobretudo, de confiança (como os avançados) e o Moreira talvez só agora esteja a atingir níveis parecidos com o período "antes". Veja-se, por exemplo, o caso do Petr Cech - hoje em dia ninguém dirá que é um dos melhores keepers do mundo. Porque depois daquela pancada na cabeça já não é o mesmo, tem as qualidades técnicas mas falta ali qualquer coisa...

Interessantes também os vídeos mas para falar de Nuno Gomes. Sinceramente, acho que não me lembro de ver tanta incompetência como naqueles dois jogos com o Rosenborg (que tinha uma equipa a roçar o ridículo). No primeiro jogo, como se pode ver pelo resumo, o tal de Gomes falha golos de toda a forma e feitio - consegue até a proeza de, à frente da baliza e com o guarda-redes no chão, chutar para as mãos... do próprio guarda-redes!

Na segunda-mão, bem... o que se poderá dizer? (Na altura teria esbofeteá-lo e a partir daquele dia para mim acabou como atleta do Benfica).

1. O Benfica entrou no jogo de forma horrível e rapidamente se viu a perder por 2-0 (tinha ganho 1-0 na Luz).

2. Nuno Gomes entretanto faz o 2-1 e coloca o clube com um pé na fase seguinte da Taça Uefa. O ex-avançado já tinha visto um cartão amarelo.

3. Num belo e simples contra-ataque, Nuno Gomes (que já tinha um cartão amarelo!) isola-se, finta o guarda-redes contrário e, com tudo para empurrar a chicha calmamente em direcção às redes, não, atira-se para a relva sem qualquer razão aparente. Já tinha visto um cartão amarelo! Como se pode apreciar no vídeo foi uma das simulações mais ridículas da minha vida.

Digna do Monty Python!

Como é óbvio, o tal de Gomes foi expulso e deixou a equipa à mercê de uns coxos entusiasmados. Valeu o Moreira.

E valeu uma conclusão: o tal de Gomes estava, para mim, acabado. Tinha esgotado toda a minha paciência.

Baresi disse...

Aquele falhanço aos 58 seg de Nuno Gomes no primeiro video... meu deus...

Pedro disse...

Fiquei feliz com esta saída de Moreira, acho q ele merece jogar e compreendo perfeitamente que queira jogar. Em principio no Swansea terá essa oportunidade de jogar mais e, quem sabe, recuperar o tempo perdido e mostrar categoria q muitos acreditam q ele tenha.

Eu acho q ele tem algumas limitações q nunca conseguiu corrigir ao longo do tempo. As lesões não ajudaram a crescer. Desportivamente é uma saída q não influencia nada o SLB dado q era o eterno terceiro guarda redes do clube.

Espero q seja feliz em Inglaterra.

John Billy #37 disse...

Desejo lhe tudo do melhor.
Foi um grande profissional que nunca prejudicou o clube.
É uma vaga de português e formado do clube que se perde, mas ele merece uma oportunidade de relançar a sua carreira.
E ao contrário de outros não precisou de ir para um braguinha. Só por isso espero que tenha sempre as portas do clube abertas.

John Wakefield disse...

Os palavrões que eu disse quando o sr Nuno Gomes quis cavar esse penaltie, tendo já a baliza totalmente aberta para poder fazer o golo. Foi o Moreira que em Trondheim limpou a porcaria que o Nuno Gomes aí fez.

O Moreira foi uma espécie de versão Mantorras 2. Tinha uma carreira muito promissora à sua frente. Vieram as lesões e ficou muito tempo parado. Os treinadores (excepto Koeman que chegou a dar-lhe algumas oportunidades na primeira volta) nunca mais tiveram confiança nele. Apenas ficava no plantel por ser um dos mais adorados da massa associativa, para além de ser um jogador da casa.
Apesar de ter feito um grande jogo contra o Paços e nos ter ajudado a ganhar mais 1 titulo, a verdade é que este panorama não iria mudar. Continuaria a ser o terceiro gr e Moreira já estava farto e quis ter mais oportunidades. Escolheu o Swansea e pode voltar a recuperar parte da forma física que perdeu no passado.
Eu não acredito que Moreira algum dia venha a ser um guarda-redes fenomenal (poderia ter sido mas teve muitos azares), mas pode ser um bom keeper e até chegar à selecção, tornando-se uma opção.
Ele pode continuar a sonhar pois
as suas lesões não foram tão graves até ao ponto de o obrigarem a terminar a carreira (esta é talvez a principal diferença entre a carreira de Moreira e Mantorras).

Obrigado Moreira e boa sorte!

SLB4EVER disse...

Boa sorte Moreira e até breve.

Realmente foi pena a lesão, interrompeu um crescimento q estava a ser bastente agradável deste jogador. Depois fica a sensação que talvez pudesse ter tido mais oportunidades, pelo menos para tirar as dúvidas.
Acho q melhorando o seu jogo de pés e saídas a cruzamentos pode alcançar um nível superior ao Quim, a ver vamos.

Entra o Mika internacional português sub-20, espero q traga a atitude e qualidade necessária para se tornar no próximo guarda redes português do SLB.

Finalmente chega a altura de ver os reforços em acção, parece q já não é o Nice e sim uma seleção de jogadores(saiu-lhes a sorte grande!) , muitos da segunda liga Suiça, um pormenor q nesta altura é o q menos interessa.

Muita especulação nos media como é normal mas não resisto em perguntar que benefício desportivo poderá o SLB alcançar ao vender o melhor marcador da equipa das últimas 3 épocas?
Só por uma proposta muito vantajosa financeiramente se poderia perceber a saída do Cardozo, q finalmente faz o estágio e pré-época completa, livre dos compromissos da seleção.

Ricardo Chaves disse...

Com a saida do Moreira, pode ser que o terceiro anel deixe de chamar o nome dele e assobiar os outros gr do Benfica.

Anónimo disse...

Oh João, essa do Quim ter dado barraca quando fomos campeões não lembra ao Diabo... Sobre a alteração em concreto, acho que a velha raposa procurou maior experiência. Mas recordo-me que a defesa (especialmente Luisão e Miguel) reclamava muito do Moreira, especialmente nos lances em que a bola caía nas costas da defesa, ele era pouco lesto nas saídas. E não comunicava muito. Com Quim não acontecia o mesmo e a linha defensiva sentia-se mais confiante.

Eu não desgosto do Moreira, apenas acho que nunca foi aquilo que os sócios teimavam em fazer dele. E acabou por ser um foco destabilizador. Não por culpa dele. Culpa, obviamente, da teimosia dos adeptos. E opiniões à parte, a verdade é que nenhum dos treinadores que por cá passou achou que Moreira fosse o mais forte dos guardiões.

NT