blog

domingo, setembro 18, 2011

SL Benfica - Académica: 4-1

Finalmente uma vitória do Glorioso por números condizentes com a exibição (ou, pelo menos, oportunidades criadas) e, muito importante, o aproveitar do deslize de um adversário directo.

Como era prevísivel e bem ajuízado, o treinador Jorge Jesus procedeu a uma gestão do plantel, poupando jogadores e lançando outros no 11 titular. A maior surpresa foi o descanso dado a Javi Garcia colocando Matic no seu lugar. Descansaram igualmente Aimar e Gaitan entrando Nolito e Bruno César e, desta vez, Jorge Jesus acertou na mouche porque César e Nolito jogaram muito bem e marcaram golos importantes para a conquista dos três pontos. Terá apenas faltado o descanso de Witsel mas acredito também que Jesus não quisesse arriscar tanto. Com Saviola ao lado de Cardozo o SLB entrou muito bem no jogo apesar da Briosa ter feito um belíssimo jogo, sempre procurando atacar e sem se remeter ao mero autocarro e queimar tempo. Uma boa surpresa vinda de Pedro Emanuel.

O golo do Glorioso surgiu com naturalidade dado o caudal ofensivo e constante pressing que estavamos a exercer sobre os jogadores da Académica mas, mais uma vez, sofremos um golo que estraga um belo cenário que se estava a construir e que não teve danos de maior porque logo a seguir o Benfica volta a marcar e a dar uma forte machada na moral do adversário. Como tenho vindo a dizer, continuamos a sofrer golos atrás de golos demonstrando cabalmente que o problema não está, meramente, no nome que está na baliza. É um problema estrutural, do colectivo, que Jorge Jesus tem que resolver. Na segunda parte percebia-se que o treinador queria que a equipa marcasse mais um golo para meter Rodrigo em campo. Infelizmente o dito demorou a chegar pelo que teve que lançar em jogo os artistas Aimar e Gaita para que o marcador voltasse a mudar e evitarmos assim algum percalço nos minutos finais. Mal o Glorioso ampliou a vantagem entrou Rodrigo para o lugar de Cardozo tendo assim o míudo espanhol os seus primeiros minutos oficiais com o Manto Sagrado.

Este jogo prova que o Benfica tem um plantel fantástico para enfrentar as competições internas. No banco ficaram Capdvilla, Aimar, Gaitan, Amorim, Javi Garcia e Rodrigo. Temos ainda Enzo Perez e Nelson Oliveira que estam lesionados e os centrais Miguel Vítor e Jardel. É um plantel de luxo para a nossa realidade interna. De luxo. E Jesus parece querer dar a rotação devida ao mesmo. Matic entrou para o lugar de Javi Garcia e lógicamente que não tem as mesmas características que o espanhol mas gostei imenso de o ver jogar, a sua capacidade de pressão e a forma como trata bem a bola. Na parte final do jogo ficou um pouco trapalhão mas poderá ter sido do desgaste físico. Bruno César cada jogo que faz dá um salto qualitativo em relação ao anterior. Explosivo, técnico, objectivo. Belo jogo do nosso "gordinho" coroado com um belíssimo golo. Nolito voltou a fazer aquilo que permitiu conquistar rapidamente o terceiro anel, bom jogo, boas jogadas, intensidade e golos. Saviola esta noite jogou muito bem mas infelizmente, em dois ou três lances, não conseguiu executar bem o que pretendia fazer com a bola e desperdiçou assim os lances mas, no global, uma bela exibição de um jogador que sabe que pode fazer muito mais. Aimar entra e o jogo muda logo. É impressionante. E marcou um golo de cabeça. Já renovaram? E com o Super Maxi? Estão à espera do quê?

Esta é uma daquelas arbitragens que os anti gostam e que pouco irão falar durante a semana. Cabe ao Glorioso impedir que isso aconteça. De acordo com os estarolas da rádio temos uma agressão a Saviola por sancionar e um penalty por assinalar a nosso favor por mão na bola. Estes foram os lances assim mais óbvios. Temos uma série de foras de jogo mal assinalados e o que dizer do amarelo ao Maxi Pereira? E ao Nolito? Enfim..

Ganhámos, estamos em primeiro e sexta feira temos já a visita ao antro da corrupção. Basta ir sem medos que obrigamos o árbitro a ter que suar muito para impedir que a nossa equipa venha de lá com os três pontos. Sem medos das bolas de golfe, sem medos da pedradas no autocarro, sem medo da violência e do cheiro nauseabundo daquelas bandas.

Carrega Benfica!!!!

11 comentários:

Jotas disse...

Uma jornada bem positiva para o Benfica até ao momento, porque viu o seu mais directo rival tropeçar de forma inesperada e cumpriu a sua obrigação de ganhar.
Julgo que estas pequenas rotações que JJ vai fazendo na equipa, são importantes porque permitem que o desgaste de certos jogadores seja melhor gerido e o seu nível físico possa ser mais alto em alturas mais avançadas da época e porque mostra um plantel com mais e melhores soluções.

John Wakefield disse...

O Benfica fez um bom jogo. Destaco mais uma vez a qualidade de Nolito e de Bruno César que voltou de novo a ser decisiva. Artur podia ter feito mais no primeiro golo, Emerson cumpriu mais uma vez a sua missão, Gaitán e Aimar são mágicos à solta, Saviola anda pouco inspirado (apesar da boa assistência para o primeiro golo), Matic não esteve mal apesar de ainda ser um pouco imaturo...
Este Benfica pode dar luta até ao fim...

ps: Dos 5 jogos até agora realizados, 3 foram apitados por árbitros da APAF Porto (H.Pacheco, A. Soares Dias e Vasco Santos). Será que no próximo jogo teremos um Jorge Sousa???

Mário Lopes disse...

O amarelo ao Nolito é bem mostrado. Ele reclama em demasia, ainda que no lance em questão tenha razão. No entanto, já deu para ver que é daqueles que não se cala. E as leis são claras, Pedro. Quem pede amarelo para o adversário, deverá ser admoestado. Pode-se concordar com ela, ou não. Mas a lei existe.

Quanto aos demais lances de arbitragem que citaste, vergonhosa a actuação do fiscal de linha que seguiu o nosso ataque na 2ª parte!... Se em 10 offsides acertou em 3 foi muito!!! Assinalava sempre offside a um jogador que não iria tocar na bola!!! Mau demais!

O resto já estamos habituados. Sobretudo quando na véspera do jogo no antro da corrupção mandam um árbitro do Porto para nos apitar... Além do mais, esse Sr que parece que tem hemerroidas (reparem na expressão dele a seguir o jogo) é sempre a mesma merda em relação ao SLB.

Quanto à actuação do SLB concordo em pleno contigo. Nomeadamente no problema crónico relativamente a termos sempre que sofrer golos. A equipa é macia em certas alturas do jogo. No lance do golo da académica existiram várias falhas em todo o lance.

Off-topic:
Ridiculo foi o Manuel Queirós da TVI a querer desculpar o James Rodriguez no lance da expulsão. Aqueles individuos são capazes de dizer tudo!... 2º esse Sr (responsável pelo jornal i) a agressão (murro no estômago) na opinião dele não teve intensidade suficiente!!!... LOL

Até parece que a lei fala em intensidade. Qualquer dia os árbitros têm que andar com um "Intensidómetro" no bolso. Foi de tal forma bizarro, que até o companheiro de comentário teve de dizer que não estava minimamente de acordo com ele...

Pedro disse...

Mário, tens razão mas é ridículo dar amarelo ao Nolito quando ele levou um pau do caraças.

Mário Lopes disse...

Sim, sem dúvida que o outro deveria ter sido castigado. Mas o Nolito não deve fazer aquilo também.

Redceltic disse...

Na minha opinião foi um jogo fraco do Benfica onde foi bem melhor o resultado do que a exibição da equipa(essencialmente sem bola). A forma como temos sofrido quase todos os golos esta época é maioritariamente semelhante: o pivot defensivo perde a posição e nenhum dos centrais sobe para o compensar ficando um "buraco" no centro do terreno defensivo. Parece bastante básico para quem vê de fora pelo menos. Ou se recua Witsel definitivamente para 2o pivot ou um dos centrais tem que se tornar mais agressivo na procura da bola como faziam David Luis ou depois Sidnei.

Qto à arbitragem penalty claro que fica por marcar contra o benfica e penalty claro q fica por marcar contra académica. Além disso expulsão perdoada ao defesa estudante e vários fora de jogo mal tirados ao ataque do glorioso.

EM resumo, jogo fraco do benfica que no entanto venceu justamente e péssima arbitragem cheia de erros.

Anónimo disse...

Artur continua a dar os seus robertazos. Deviam explicar ao brasileiro que o lugar dele é na baliza.
Emerson, o insonso preferido de Jesus, continua a fazer as suas asneiras.
O meio campo persiste em nada fazer para defender, convidando os adversarios a marcarem golos.
O Witsel perdeu energia e o Matic quase nunca sabia qual era o seu lugar no terreno.
a.p.

SLB4EVER disse...

Saudações Benfiquistas

Bom jogo e excelente resultado. Fiquei bastante agradado com a resposta e motivação evidenciada pelos jogadores que entraram sem medos a querer aproveitar o deslize do adversário directo!
O JJ descansou e bem alguns jogadores, ñ esperava mesmo que deixa-se o Javi de fora para entrar o Matic e para um 11 composto por 6 reforços e um meio campo ainda não testado em competição a resposta foi bem positiva. Certo que sofremos mais um golo mas estou a ver a equipa a crescer e praticamente todos os jogadores do plantel a entrar bem quando são chamados, prefiro destacar a boa dinámica da equipa e uma competitividade saudável entre os jogadores, acredito que continuando a melhorar o entrosamento entre todos sofrer golos se torne menos frequente.

Destaque para o Nolito e para o B.César, jogadores que mostram a qualidade e atitude necessária para singrarem no SLB e nos drarem muitas alegrias com os seus golos. O Emerson tb fez uma boa exibição e é de notar que a sua confiança tem vindo a crescer com os jogos. O Matic mesmo mostrando ainda alguma falta de entrosamento evidencia uma rapidez e qualidade técnica que não esperava de um jogador da sua envergadura, tem tudo para fazer bastante melhor e ser muito útil ao longo da época.
O Saviola até entrou bem mas depois de falhar uma boa ocasião em que podia ter assistido o Cardozo entrou numa espiral descendente que culminou com uns péssimos 10/15 minutos até á sua saída e se a equipa até então não fez o 3-1 foi em muito devido ás suas más decisões, passes e lentidão de movimentos, assim muito pouco acresenta á equipa para merecer a titularidade.

Gostei tb de ver a estreia do Rodrigo, assim já só fica a faltar a juventude portuguesa estrear-se em campo, espero que haja em breve oportunidade para isso.

Foi tb bom ver que o Pedro Emanuel não incutiu uma agressividade excessiva dos seus jogadores e sem ser uma cotovelada sobre o Saviola não houve lances de notória selvajaria.

E siga para o dragon, podemos disputar o jogo pelo jogo sem grandes receios, a pressão está do lado deles, com entrega, confiança e humildade um resultado positivo é possível.

Forza SLB

Zita disse...

Bolas! Ganha-se um jogo por 4 a 1 a jogar com 4 ou 5 suplentes contra uma Académica em igualdade pontual e ainda há criticas ao jogo e estratégia?!
Nolito foi para mim o homem do jogo e Bruno César não lhe ficou muito atrás.
Fiquei algo enervada com o Saviola já na parte final com uma sucessão de más decisões e atrasos na abordagem às jogadas. Os restantes elementos cumpriram. Quanto ao Artur também acho que estaria um pouco adiantado no lance do golo sofrido mas mesmo assim ainda tocou na bola que por pouco não foi atirada para fora.
Como diz aqui o SLB4EVER bamos ao dragon sem receios dado que a pressão está do lado deles.
Carrega Benfica!

Zita

Miguel Lopes disse...

Oh, Zita esses são os "enjoados" do costume!... Alguns até os confundem com "tripas" do costume.

Já agora a propósito do próximo Porto vs Benfica, fica este video para que não se esqueçam dos "Olarápios" do costume:

http://www.youtube.com/watch?v=gZ8__iJwd7Y

«Abre os olhos Olegário, a bola quando passa a linha-de-baliza é golo no meu dicionário»

John Wakefield disse...

Meus caros, parece que se confirma a nomeação de Jorge Sousa para o dérbie... Se assim for, será o quarto árbitro da APAF do Porto a arbitrar o Benfica... em 6 jogos possíveis! Isto deve ser inédito.
Não acredito que o Pedro Proença seja escolhido para o clássico...

ps: No sorteio da taça, continuam a sair as equipas mais difíceis aos mesmos do costume. Visitamos o recém-despromovido Portimonense e outros defrontam o Pêro Pinheiro (sem faltar ao respeito, mas desconhecia da existência desta equipa) e o Famalicão. Esperemos que os sorteios sejam mais equilibrados. É que isto de chegar a umas meias finais sem jogar com equipas das duas primeiras ligas, é canja para qualquer grande. No ano passado, antes de jogarmos com o fcp, apanhamos o Braga, o Olhanense, o Rio Ave e o Arouca (que fez uma boa época na liga vitalis)...