blog

terça-feira, janeiro 31, 2012

Fecho de mercado

Tem sido norma que em Janeiro os benfiquistas vivam momentos de incerteza fruto das constantes notícias do entra e sai de jogadores do seu plantel principal. Felizmente, este ano, tal não aconteceu. Foi uma janela de transferências muito tranquila para os lados da Luz e mesmo as notícias de interesse de clubes ingleses e franceses em Gaitan e Javi Garcia não incomodaram a nação benfiquista. Ninguém bateu as cláusulas portanto os jogadores estarão até ao fim na conquista do título. Após 30 dias de tranquilidade eis que chegam as últimas 48 horas e surgem as grandes novidades:

Ruben Amorim renova pelo SL Benfica e é emprestado por ano e meio ao Braga. Tal como a maioria dos benfiquistas também fiquei espantado. Não era o desfecho que estava à espera para o caso Amorim. Não pela saída que senti ser inevitável mas pela renovação e posterior empréstimo a um clube que tanto nos tem ofendido. A nação benfiquista reclama explicações e acho que tem toda a a razão para tal. Há aqui algo que não faz sentido e a teoria que é uma aproximação ao Braga para os trazer para o lado do Bem não me convence muito. E renovar? Pode ser um voto de confiança no jogador e nas suas capacidades mas emprestá-lo por ano e meio choca com essa renovação. Regressa à beira do fim do contrato? Não me parece. Desportivamente perdemos um excelente jogador. Como todos sabem sempre defendi as qualidades de Amorim e acho que muita falta nos irá fazer mas também sei que ele criou esta novela e dificilmente seria possível a sua manutenção no plantel.



Após notícias que o davam como certo no Porto, foi preciso surgirem notícias sobre o interesse do SL Benfica para que os submissos de Alvalade viessem gritar para a praça pública direitos sobre o jogador. Sempre e sempre com o vermelho na cabeça. O SL Benfica contratou Djaló a custo zero e desta vez acredito mesmo que o custo zero seja mesmo um valor muito reduzido. Na situação em que o jogador se encontrava não me parece que possa pedir muito dinheiro por assinar nem um ordenado elevado. Financeiramente não me parece que o SLB tenha muito a perder. Desportivamente vamos ver o que o futuro nos dará. Djaló tem 25 anos, já não é um puto para se estar sempre a falar em potencial. Tem velocidade e qualidade técnica. Falta saber jogar à bola. Jesus acredita que pode fazer dele um grande jogador. Espero que sim e que o demonstre rapidamente. Tal como com Carlos Martins, não tenho grandes expectativas com Djaló mas, tal como Carlos Martins, a partir do momento em que enverga o Manto Sagrado é um dos nossos e terá o meu total apoio. Espero que tenha a entrega que Martins teve e desejo-lhe o sucesso que Simão teve.

O facto de esta janela de transferências não ter sido um sobressalto para as hostes benfiquistas implica, igualmente, que os problemas da equipa continuam lá por resolver, nomeadamente as laterais defensivas. André Almeida regressou para ser fazer o papel de Amorim e ser alternativa a Maxi podendo, igualmente, fazer uma perninha no meio campo mas, infelizmente, a sua qualidade não ainda não convenceu. Na lateral esquerda continuamos, curiosamente, com o espanhol Capdevila mas duvido que esta segunda metade da época traga alterações à forma como Jorge Jesus tem tratado a situação Emerson/Capdevila.

Tinhamos um excelente plantel e continuamos a ter mas ao perder um excelente polivalente como Ruben Amorim e receber um jogador que é, admitamos, uma incógnita ficamos um pouco mais fracos. Excepto se...Enzo Perez "regressar" com a cabeça arrumada e vontade de triunfar no Sport Lisboa e Benfica. Uma coisa é certa, o Sport Lisboa e Benfica mantêm todas as condições de continuar a fazer uma excelente época e chegar ao fim e festejar o seu 33º título de Campeão Nacional.

7 comentários:

nortebenfica disse...

Uma radio Espanhola avança que o capedvila vai para o espanhol, a confirmar falta um lateral esquerdo ou estão a pensar acabar a epoca com o luis martins???

Unknown disse...

treta, não foi inscrito na liga espanhola

João Bizarro disse...

O Capdevilla não só não vai para Espanha como foi inscrito na Champions.

Anónimo disse...

Uma incognita? uau Pedro, isso é o eufemismo do século
Õ Djlaló só tem uma palavra: cepo. Vai ao forum do SCP no topico dele, e delcia-te com os comentários ao longo do últimos anos, esse homem tem mais haters que o Bibi ffs.
Não sabe receber uma bola, não sabe rematar, não sabe passar, não consegue manter o nível, ora faz um hat trick ora depois fica 2 meses sem fazer um golo. é um cepo e nunca o deveriamos ter contratado.

João Bizarro disse...

Pois, mas também a verdade é que o Yannick, pela 1ª vez na sua carreira vai ter um treinador.

John Wakefield disse...

1- A minha opinião sobre Djaló

Djaló, enquanto extremo/avançado, é dos maiores flops criados pela Imprensa e por isso, não vem acrescentar nada ao ataque do Benfica.
Contudo, poderá existir um plano B que não censuro. Adaptar o jogador na lateral, tal como fizeram com Miguel ou Fábio Coentrão, extremos rápidos mas muito inconsequentes que se tornaram excelentes laterais. Djaló tem velocidade e alguma técnica e como destro, pode actuar a lateral direito ou quem sabe, caso saiba também dominar o pé esquerdo, concorrer com Emerson. Se esta foi a ideia-chave por detrás da sua aquisição, então é esperar para ver.
Agora se é para continuar a bater no ceguinho e colocá-lo a extremo/avançado, então poderemos esperar sentados porque já vimos que não rende o suficiente e não foi por falta de oportunidades.

2- O empréstimo bizarro de Rúben Amorim

Não há muito mais a dizer. Subscrevo as críticas que já foram efectuadas pelo JNF ("Eterno Benfica") e pelo João Bizarro ("Magico SLB"). Perdeu-se um jogador polivalente e completamente entrosado com o plantel e com a mística benfiquista. E apesar de gostar de André Almeida, acho que ele é ainda demasiado imaturo para ser uma alternativa imediata a Rúben Amorim.

3- Reforços de Inverno

Como já o disse, quero acreditar que as nossas aquisições neste Inverno foram as de:

1- Rodrigo - esteve em grande no mês de Janeiro e que começa a afirmar-se.

2- Enzo Pérez - se vier com a cabeça no sítio, e visto que já está quase a recuperar da lesão, poderá finalmente dar o seu contributo ao Benfica.

3- Capdevila - inscrito na Champions, tenho esperança que Jorge Jesus o lance no jogo com o Marítimo de forma a recuperar a forma física... Quem sabe, se não terá mais oportunidades até porque Emerson está a um amarelo da suspensão para o campeonato...

Anónimo disse...

http://www.maisfutebol.iol.pt/fcporto/porto-confrontos-gil-vicente-barcelos-otamendi-rodriguez/1321949-1304.html