blog

terça-feira, janeiro 17, 2012

O regresso das Equipas B

Tudo está a prontos para que as equipas B regressem em força ao nosso futebol mas ou regressam com nova mentalidade ou mais vale ficarem onde estão.

Todos as vantagens enunciadas sobre as equipas B são verdade se for essa a postura dos clubes em relação a elas. Se uma equipa B for, realmente, uma ferramenta de competição para a preparação dos jogadores mais novos com vista a integrarem o plantem principal então é claramente uma boa opção. Mas, se for encarada como antigamente, em que os Amorins e Enzos seriam para lá enfiados como castigo o regresso estará condenado ao fracasso...novamente. Nem sequer para ganhar ritmo competitivo os jogadores da equipa A devem jogar pela equipa B. A equipa B tem que ser totalmente autónoma para ganhar um espírito de grupo próprio (mantendo, obviamente, as decisões tácticas definidas pelo treinador principal).

Que moral tem um jogador em jogar numa equipa B quando vê que os castigados da equipa A vão treinar a seu lado? Que moral tem um jogador em jogar numa equipa B se não existir real possibilidade de ingressar na equipa A?

Para o SL Benfica só faz sentido apostar numa equipa B se ela passar a ser a principal fonte de jogadores para o plantel principal. É lógico que continuemos no mercado à procura de jogadores do nível de Witsel ou Garay mas para um patamar de qualidade mais baixo a equipa B tem que servir para preencher lacunas no plantel, para lapidar certos "diamantes" que existam na formação e potenciar jovens estrangeiros contratados. A equipa B só fará sentido se for para rentabilizar e os jogadores sentirem isso para se empenharem cada vez mais.

7 comentários:

André Leal disse...

Para mim os jogos da Equipa B eram assim:
- logo a seguir aos jogos normais e contra as mesmas equipas, ou seja, a seguir a um Benfica vs AAC, jogavam o Benfica B vs AAC B, pelo que todas as equipas da I Liga tinham que ter equipa B. Isto para facilitar as transmissões televisivas.
- Nesse 2º jogo poderiam jogar todos os jogadores do plantel principal e juniores que não tivessem jogado no primeiro jogo.
- As equipas teriam que limitar o número de jogadores que não fossem da formação desse clube, estrangeiros e jogadores acima de certa idade.
- Por fim, mais importante que tudo, o resultado deste jogo contaria para as contas da I Liga. Por exemplo: a vitória daria 1 ponto e o empate meio ponto.

Como pontos positivos vejo:

- O facto dos jogadores da equipa B irem sentir-se importantes na mesma já que o seu trabalho contribui directamente para o sucesso da equipa principal.
- Utilização obrigatória de jogadores da formação do clube, podendo eventualmente recorrer a clubes associados, nomeadamente aqueles que não têm seniores.
- Facilidade de acesso aos jogos: vendo na TV seria apenas continuar a ver a emissão e vendo no estádio apenas é necessário permanecer no mesmo.
- Rotatividade total do plantel, sendo que todos os jogadores envolvidos teriam que jogar o mesmo estilo de jogo, sendo mais fácil integrar os mais jovens.

Também vejo pontos negativos, claro:
- Muitos clubes mais pequenos poderiam abdicar do jogo principal contra os grandes e jogar todas as baterias no jogo B para tentar segurar ao menos o pontinho.
- Com a podridão do futebol português iríamos sempre desconfiar de qualquer opção duma pequena equipa contra os corruptos: se jogassem com a equipa principal no jogo principal estariam a comprometer os 4 pontos, se jogassem com a equipa principal no jogo B estariam a dar de bandeja 3 pontos.
- Maior cansaço nas equipas que também jogassem nas competições europeias.

Afonso Machado disse...

Não concordo com a parte em que os jogadores da equipa A não possam jogar pela B. Eu penso que não deve haver espírito próprio da equipa B dessa maneira, isto é, continuar a ser tão somente o Benfica, não o A ou B.
A equipa B tem muitas vertentes, uma delas é fornecer jogadores para a equipa A, outra é a de ajudar a recuperar jogadores. Mas não nos podemos esquecer que somos só um clube.
Agora imagina que um jogador importante se lesiona por 6 meses, não tem lógica fazer 2/3 jogos pela equipa B, para ganhar confiança e ritmo?
Qual a moral de um jogador da equipa B do Benfica? Não precisa, defender aquele símbolo é, ou deve ser, o maior orgulho de qualquer desportista.
O único receio que devemos ter é se, precisamente, a equipa B for esquecida e criar um espírito diferente.
Abraço benfiquista

John Wakefield disse...

Muito sinceramente, acho que as equipas B's seriam importantíssimas para a evolução dos jovens mais talentosos mas, é como o Pedro refere (e bem), se é para repetir a primeira experiência fracassada, então o melhor é estarmos quietinhos porque apenas vamos ter mais gastos. E, muito sinceramente, acho que é isso que vai acontecer, visto que os três grandes irão continuar a preferir importar jogadores da América do Sul para entrarem imediatamente na equipa principal. Não há paciência nem aproveitamento das camadas jovens.
Talvez, equipas mais humildes como por exemplo o Marítimo ou o Guimaraes, aproveitem melhor este projecto...

Anónimo disse...

Até que enfim alguém associa a equipa B a uma oferta televisiva mais diversificada. Jogos do glorioso na BTV poderão não ocorrer, só e necessariamente, de quinze em quinze dias...

Anónimo disse...

Djaniny, Sancidino, Diego Lopes, Miguel Herlain, Ruben Pinto, nomes de promessas para o Benfica não faltam. Espero que a equipa B seja de facto para que jogadores como estes finalizem a sua formação e integrem-se no futebol competitivo de uma equipa grande como o Benfica. Queria ver jogadores destes chegarem à equipa principal e vingarem. Mas por talento e não por imposição, como quem muitos que querem que o Nelson Oliveira seja titular pq sim, pq e portugues, quando de facto, não merece ainda. Não o vi fazer mais que o Mora e o Mora foi emprestado.

E por falar em promessas, o que é feito do Alípio? Nunca mais ouvi falar desse jovem.

Anónimo disse...

Eu sou a favor das equipas B num ambiente competitivo. No entanto, ainda estou para perceber como é possível o benfica, mais uma vez, contratar um jogador ao seu adversário do dia.

Quando entraram em campo, os jogadores do leiria sabiam que deviam o seu ordenado ao adversário. Alguns dirão que é tudo normal, em inglaterra dava consequencias gravíssimas. Mas se calhar são eles os burros.

Pedro disse...

Claro..onde já se viu um clube pagar a outro por contratar um jogador?

Ficar a dever é que é bem feito. Pois...

É cada argumento mais parvo...LOLOL