blog

domingo, fevereiro 26, 2012

Académica - SL Benfica: 0-0

É inaceitável que o SL Benfica, em vésperas de receber o segundo classificado na Luz, perca os 5 pontos de vantagem que tinha sobre ele. É inqualificável que uma equipa com tanta qualidade, claramente superior à concorrência interna revele uma tão grande fraqueza psicológica que lhe impede de responder à altura após uma adversidade.

A paciência esgotou-se. Repetir os mesmos erros, jogo após jogo, com resultados negativos é ou pura incompetência ou então é defender interesses alheios ao SLB, quiçá acordados aquando um famoso cumprimento no final da primeira época. Não há meio termo, ou estamos perante um dos mais incompetentes treinadores da história recente do Glorioso ou estamos perante alguém que falha de propósito para servir interesses que não os nossos. Sim, porque já vimos isto o ano passado e estamos a rever novamente este ano. É que as falhas, os erros, as opções tácticas espatafúrdias acontecem sempre nos momentos chave da época, nas fases do tudo ou nada, nos jogos a doer e onde tudo se decide. Jesus inventa e a equipa perde. Foi assim o ano passado e está a ser assim este ano. E não me venham com a conversa das arbitragens. Repito o que já disse em tempos, sou um dos que mais denuncia as arbitragens manhosas que o SLB é alvo, sou acusado, na blogoesfera de só falar em arbitragens, mas quando o Sport Lisboa e Benfica, nas pessoas dos seus responsáveis, nada diz perante os roubos, sistemáticos, que é alvo não serei eu, agora, depois de tamanhos erros próprios que usarei a arbitragem para justificar esta hecatombe. Quando o Xistra é nomeado para o jogo de Guimarães e ninguém no SLB diz seja o que for, quando são 2:20 da manhã, faço uma ronda pelos jornais on-line, e não vejo qualquer comentário dos responsáveis sobre a arbitragem do jogo desta noite, então, meus caros, apesar de a ir comentar mais abaixo, não será ela a desculpa para isto.

Quando vi o onze inicial pensei que Jesus tinha aprendido a lição de Guimarães mas foi engano meu, a táctica foi igual apenas mudaram os jogadores. Entrou Witsel e saíu Rodrigo e eu pensei que, finalmente, íamos jogar com um meio campo reforçado mas, Jesus, no alto da sua sapiência, resolveu mostrar toda a sua nota artística e mete Aimar no lugar do puto espanhol. Ou seja, continua com um meio campo pouco povoado e coloca Aimar ao lado de Cardozo desperdiçando assim o nosso jogador numa posição onde, claramente, rende pouco. Se era assim que queria jogar mais valia colocar Saviola no lugar de Pablito. Mas não, Jesus pensa sempre mais à frente que o comum dos mortais e quis mostrar o Quique Flores que existe dentro dele. E o resultado foi o que se viu. Fosse a Académica tão aguerrida como foi o Vitória e o tratamento teria sido igual. Assim, é verdade que conseguimos ter mais bola, mas pouco ou nada de útil conseguimos fazer com ela. Quando Aimar, na segunda parte, desce no terreno, começa a pegar na bola no meio campo e a transportar o jogo do SLB passámos a ser muito mais perigosos e vai daí, Jesus faz aquilo que já vimos tantos treinadores fazerem quando jogam no Dragão tirando o melhor jogador da sua equipa. Aimar é substituído por Djaló e o jogo do Benfica acaba totalmente. Não está em causa a entrada de Djaló que poderia dar profundidade e velocidade ao flanco mas nunca pela saída de Aimar que estava a ser o maestro que a equipa estava a precisar. Era Aimar que estava a pegar no jogo e a servir os companheiros, era Aimar que estava a lançar Nolito e Nelson Oliveira. Se calhar, como estava a cheirar a golo, Jesus achou por bem tirar Pablo Aimar. Fantástico. Isto não é normal. Uma, duas, três, dez vezes??? Até quando? Já sei que os "yes-man" de Vieira vão encher os blogs a pedir apoio, que temos de apoiar. Apoio??? Sexta feira estarei lá a apoiar os bravos que envergarem o Manto Sagrado, mas não me peçam para apoiar a incompetência ou apoiar quem procura prejudicar o SL Benfica!!!! Querem defender este estado de coisas? Então façam valer o dinheiro que recebem e comentem as opções tácticas, comentem as substituições, comentem o silêncio perante as arbitragens, comentem a fragilidade psicológica da equipa. Comentem, sejam homens e comentem. Não cheguem aqui e digam que somos maus benfiquistas e que temos de apoiar...

Como é que é possível que após a derrota em Guimarães esta equipa não entre em campo a comer a relva, a "rasgar" forte e feio, para arrasar o adversário e deixar uma mensagem clara para todos? Para demonstrar que somos os líderes, que somos os melhores e que sexta feira levam uma cabazada??? Nada disso se vê, tal como no ano passado, após a primeira adversidade veio tudo por aí abaixo, a equipa sem moral, sem crença, sem garra. Incapaz de acreditar que é capaz de vencer as adversidades. E é isto que me assusta e é por isto, por sentir esta fraqueza emocional, que acho que deitámos a toalha ao chão. Perdemos em Guimarães e a conversa foi que ainda somos líderes, temos a mesma confiança, não estamos afectados, blá blá blá...no relvado nada se vê deste discurso, bem pelo contrário. E agora, como vai ser na sexta feira? Ao invês de recebermos os corruptos com 5 pontos de avanço com fortes possibilidades de os deixar a 8, vamos recebê-los em igualdade pontual (alguém acredita que o Feirense não será goleado?) em risco de os ver sair da Luz isolados no primeiro lugar. Claro que a culpa é minha e de outros que como eu apontam os erros claros de Jesus. Claro que sim.

Hoje assistimos a uma arbitragem escandalosa, daquelas que o SL Benfica é bastas vezes alvo mas como tem vindo a vencer os próprios benfiquistas convencem-se que é possível sempre dar a volta. Os benfiquistas esquecem-se, não sei porquê, que os nossos jogadores não são super homens e por vezes não jogam tão bem como a qualidade que têm faz prever e nesses momentos estas arbitragens dizem presente e fazem mossa. Hoje foi um desses dias. Quando logo no início do jogo Cardozo é esmagado entre o guarda redes e dois defesas da Briosa e este tal de Hugo Miguel assinala falta ao nosso avançado estava mostrado que tipo de arbitragem íamos ter. Foi uma roubalheira descomunal. Todos os lances divididos foram considerados falta contra nós. Aimar isola-se com Cardozo ao lado para receber a bola e o fiscal de linha assinalar fora de jogo que as imagens mostram ser inexistente. Não há a menor dúvida que o defesa da Briosa corta a bola com o braço dentro da área, as imagens são claras. Até se podia aceitar a não marcação uma vez que o lance foi muito rápido mas o tal Hugo Miguel já não teve qualquer dúvida em assinalar falta a Cardozo por dominar uma bola com o braço e falta a Bruno César por cortar um lance com o braço. Curiosamente só não considerou falta um corte com o braço de um jogador da bola dentro da sua área. Curioso...ou talvez não. Mas o que não se pode deixar passar (mas infelizmente os responsáveis do Glorioso o vão fazer) é o penalty não assinalado sobre Pablo Aimar na segunda parte transformado em falta atacante. Como???? Aimar ganha posição, está à frente do defesa, que falta é que o ladrão do árbitro pode ter visto??? A pancada na perna de Aimar é tão óbvia, tão notória, tão visível que só um ladrão é que a pode ter transformado em falta atacante. Ao menos não assinalava nada. Falta atacante?? Bandido. E era somente um lance que podia resolver um jogo menos bom do Glorioso, um lance que nos poderia dar os três pontos apesar de todos os erros de Jesus. Mas, se o SL Benfica acha por bem nada dizer destes casos, de nada serve o Mágico SLB os apontar como causa da perda de pontos.

Espero que os "yes-man" de Vieira lá para Maio venham invadir aqui o blog a insultar-me por não ter acreditado no sucesso da equipa. Será com enorme alegria que reconhecerei o meu erro. O que eu mais quero é ver o Glorioso campeão mas, já vi demasiadas vezes este filme. A cerca de 25 minutos do fim do jogo enviei uma sms ao Bizarro a dizer "já fomos" e não estava apenas a referir-me ao jogo desta noite. Espero estar totalmente errado. Como desejo estar errado. Mas temo uma repetição da época passada...os indicadores estão lá todos.

Sexta feira lá estarei. E na terça, independentemente do resultado de sexta, também lá estarei. Apoiar a equipa? Sempre até morrer. Mas não contem comigo para ser um "yes-man"...

17 comentários:

Anónimo disse...

de kem tenho pena nao e dos ricos socios e dos ke tao ricos a custa do benfica sem serem benfiquistas desde pequeninos mas dos verdadeiros benfiquistas os bons de coraçao humildes ke sofrem de verdade ke tem carrinhas pobrinhas carregadas de simbolos benfiquistas e destes jj merdoso de merda vai po caralho mereciam pavilhoes vazios estadio vazio e o ke mereciam benfica tv pra ke pra ver losers a jogar pra loser ja basta eu ke eu saiba isso e um clube de futebol nao um banco

Anónimo disse...

completamente de acordo. espero, isso sim, que a equipa consiga pelo menos o 2º lugar.. so faltou a referencia a escolha do bruno cesar pelo nolito. ouvi uma vez uma expressao, que se aplica da perfeiçao ao bruno cesar: genio da banalidade. nao e mau jogador, mas dali nao se pode esperar nada..

Gonga disse...

Concordo ctg Pedro, na verdade parece incrível que com 5 pontos de avanço há duas jornadas estamos agora nesta situação. Vejo as coisas realmente negras para os nossos lados e embora o árbitro tenha sido determinante, a verdade é que só isso não justifica a atitude dos jogadores e as opções de Jesus.
No futebol tudo pode acontecer e eu já vi muita coisa, mas parece que na próxima sexta o filme será parecido ao do ano passado. A margem de manobra para Jesus e também para Vieira está a terminar.

Na sexta há que comer a relva.

John Wakefield disse...

Ainda é cedo para fazer previsões. O título irá decidir-se na próxima jornada. Aí sim, será o momento de todas as decisões. Se falharmos, então poderão dizer adeus ao campeonato... E se o JJ falhar, que vá então embora e que venha o Rui Vitória. Mas é como eu digo, na sexta, será o jogo do tudo ou nada. E, desta feita, espero uma arbitragem decente. Só ontem ficaram 2 penaltis por marcar a favor do Benfica. Até os gajos do tribunal do pasquim nortenho dizem, em maioria, que ambos os lances eram passíveis de grande penalidade.

Anónimo disse...

só estupidez de quem comenta resultados e nao comenta jogos.

viste o jogo?

foi 0-0, mas deve ter sido um dos jogos em que tivemos mais e melhores lances de golo. nem a jesus nem aos jogadores podes apontar seja o que for..

jesus... ja renovou por mais 3 anos? espero que sim. a tua memoria revela-se afinal muito curta.

Pedro disse...

Claro que é estupidez. Pq é que eu ainda tenho esperança q alguém seja capaz de argumentar e não se cingir apenas ao insulto???

Não posso apontar nada a Jesus?

- Táctica inicial errada como já se provou em dezenas de jogos em que perdemos pontos.

- Aimar ao lado de Cardozo. Aimar é "apenas" o nosso melhor jogador e genial a pegar na bola no meio campo e ser o condutor do nosso jogo ofensivo. Desperdiçar a arte de Pablo metendo-o no meio dos centrais é, digamos, incompetência pura.

- Quando Aimar baixa no terreno e começa a pegar na bola o jogo do SLB transfigura-se para melhor, começamos a ter muito mais qualidade de jogo e as oportunidades aparecem. Jesus parece não gostar e tira Aimar.

- Gaitan é uma nódoa. Como é possível meter Nolito no banco quando Gaitan apresenta estas exibições medíocres?

Só aqui estão quatro situações a apontar directamente a Jesus. Queres argumentar ou dizer apenas baboseiras?

Quem me dera que a minha memória fosse curta...assim talvez já me tivesse esquecido da época passada...

Anónimo disse...

"espero, isso sim, que a equipa consiga pelo menos o 2º lugar". Desculpe, caro anónimo das 17:00, mas nós não somos o Sporting...

Antonio Vieira disse...

Só digo isto: UMA VERGONHA! Esqueçam o campeonato e o 33.. é o que dá a puta da basófia! Nunca pensei isto acontecer, sinceramente!

paulo Chagas disse...

Ou bem que se joga com 2 avançados ou só com um...agora criticar só por criticar não pode ser...o aimar ou joga junto do cardozo ou junto do medio defensivo...meio campo povoado ontem?para quê? a equipa só começou a jogar a sério quando saiu o matic...com um medio defensivo e dois avançados...

Pedro disse...

Criticar por criticar??? Como? Sou bem claro naquilo que estou a criticar. Aponto claramente aquilo que considero as falhas de Jesus.

"Ou bem que se joga com 2 avançados ou só com um"

Como? Umas vezes jogas com dois outras jogas com um. Há algum problema nisso? Cada adversário é diferente do outro. É difícil perceber isso?

A equipa só começou a jogar a sério quando Aimar recuou, não tem a ver com a saída de Matic mas sim com o recuo de Aimar. E povoar o meio campo pois claro, para se ganhar a bola e ter várias linhas de passe e capacidade de levar a bola para a frente sem ser o chamado chutão. Pq tivesse a Briosa a capacidade combativa que o Vitória teve e teríamos passado um mau bocado pq eles tinham superioridade no meio campo. A nossa "sorte" foi que Pedro Emanuel quis pôr o autocarro à frente da baliza...

A nossa equipa é frágil a defender, por alguma razão sofremos golos em tantos jogos. Jogar com Matic que não é um trinco como Javi practicamente sozinho no meio é suicídio. E colocar Aimar ao lado de Cardozo é, digamos, parvo. Aimar tem que jogar onde é um dos melhores do mundo, no meio a levar a bola para a frente. Mas claro, quando ele começa a fazer isso Jesus tira-o...

Tá certo...é criticar por criticar...

marley disse...

Tem razão Pedro, não é criticar por criticar. Eu disse o mesmo ontem a um amigo por sms. Quando vi o meio campo que tínhamos e o Aimar fora da posição dele.Não vamos a lado nenhum assim!
maria

paulo Chagas disse...

Pedro ontem o Matic não jogou sozinho no meio estava lá o witsel...
para o aimar pegar no jogo tens de tirar um dos medios defensivos ou um dos alas...não podes jogar com 12...

benfiquista a serio disse...

quando temos um treinador e um capitão que veem defender o anjinho da besta bruno alves. vejam só o quão nos prejudicou, já vai em três jogos sem o rodrigo (pq em guimaraes ele não estava 100%), era só o jogador em melhor forma.
quando temos um treinador que quando estava no braga e jogava contra nós falava em playstations e agora somos roubamos descaradamente e nada diz.
já não tenho pachorra para isto.
só uma pergunta será que JJ quer mesmo ser campeão no nosso clube? é que desde que ele encostou à parede LFV aquando da renovação do seu contrato deixa-me duvidas.
e o nosso presidente continua apoiar corruptos para a FPF e liga, a considerar amigos salvadores e oliveiras e a emprestar jogadores que nos fazem falta a verdadeiros inimigos (braga e academica), será também que quer ganhar titulos no nosso clube?

são estas duvidas que hoje mais que nunca tenho. como é possivel estar 5 pontos à frente dos corruptos e em dois jogos perdemos essa vantagem. eu na seginda feira passado já previa isto e comentei que este ano já era. todos os anos é sempre a mesma coisa.
como diz o grande viriato de viseu já estou farto de losers

Sentinela disse...

" É inaceitável que o SL Benfica, em vésperas de receber o segundo classificado na Luz, perca os 5 pontos de vantagem que tinha sobre ele."
Esta frase deveria ser transformada em faixa/cartaz e colocada na entrada principal do Estádio da Luz.

-Os senhores jogadores não podem ter a falta de ATITUDE da 1ª parte.
No Benfica só há um objectivo: GANHAR!!!

-O senhor treinador é funcionário do clube e portanto, se quiser pode INVENTAR na PES/FM ou nos matraquilhos.
No Benfica só há um objectivo: GANHAR!!!

O senhor Presidente tem como Função: Criar condições para, e EXIGIR resultados.
No Benfica só há um objectivo: GANHAR!!!

Ou os seus objectivos são...diferentes???

Pedro disse...

Paulo, em Guimarães tb o Matic jogou com o Aimar, não estava sozinho. O que eu digo é que não chega.
Tinha que ser Matic, Witsel e Aimar. Não precisas de jogar com 12, basta que Aimar recue e jogue mais perto do Matic e do Witsel para que em conjunto com o belga sejam os transportadores de jogo ofensivo do SLB...

joão carlos disse...

A mim o ultimo golo na russia custou-me imenso e penso que nos jogadores deixou marcas que o treinador negligenciou tratando o resultado como razoável o que de todo não foi.
Para piorar as coisas preparou o jogo seguinte táctica e mentalmente como se fosse para dar espectáculo e para massacrar quando devia de ter preparado como se de uma batalha se trata-se, coisa que toda a gente viu menos o treinador, para mais vindo de uma derrota que sempre causa mossa, para mais decide arriscar por um jogador que estava inferiorizado como se viu no jogo e para mais ainda agravou a sua lesão.
Depois não contente não consegue recuperar a equipa psicologicamente que claramente entrou neste jogo sem confiança nenhuma e foi precisamente essa falta de confiança generalizada na equipa toda que levou a que se desperdiçassem tantas oportunidades as suficientes para ganhar o jogo por diferença de três pelo menos.
Este treinador o grande mérito que teve na primeira época foi fazer com que a equipa não falha-se quase nunca nos momentos decisivos o que era claramente uma rotura com as quase duas décadas anteriores mas o ano passado foi o retrocesso em que falhamos quase sempre nos momentos chave e o pior disto tudo este ano já estamos no mesmo caminho.
Devíamos de ter chegado ao jogo decisivo em alta psicologicamente com conforto pontual com o adversário de rastos e pressionado por em caso de derrota dizer adeus ao titulo, em seis dias deitamos tudo fora e agora o que vai acontecer é o inverso completo e como falhamos nos momentos chave o futuro é negro.
Para piorar as coisas ainda lançamos uma terceira equipa pela luta pelo titulo quando nem eles acreditavam que ainda fosse possível.

hazinheira disse...

Na época passada O JJ falhou em TODOS os momentos chave, e não em quase todos! Esta época, infelizmente, não será diferente...