blog

sexta-feira, março 15, 2013

Newcastle United, esmiuçado por Rui Malheiro

Alan Pardew começou a época com o 4x4x2 clássico como sistema preferencial.

XI Base: Krul – Simpson, Williamson, Coloccini, Santon – Ben Arfa, Cabaye, Tioté, Jonas Gtz. – Ba, Cissé.
em janeiro, com a venda de Ba ao Chelsea (8.5M de encaixe), viragem total para jogadores top do mercado francês.
chegaram: Debuchy (lat dir), Yanga-Mbiwa (central/lat dir), Haidara (lat esq), Sissoko (mcentro/of), Gouffran (av/ext). 21,2 milhões de euros investidos em aquisições em janeiro. boas notícias para o Benfica: Debuchy e Gouffran não podem jogar na Liga Europa.

A remodelação profunda no plantel levou Pardew a mudar o seu sistema preferencial para o 4x2x3x1.

XI Base: Krul – Debuchy, Taylor, Coloccini, Santon – Cabaye, Tioté – Jonas Gtz, Sissoko, Gouffran – Cissé.

Problemas recentes: lesões graves de Coloccini e Ben Arfa, q dificilmente voltarão a jogar esta época. + duas boas notícias para o Benfica.

Em dúvida para o jogo contra o Benfica: Krul, guarda-redes nuclear, cuja recuperação aponta para o início de Abril.

No jogo de ontem, Cabaye, unidade nuclear do meio-campo, saiu lesionado. a gravidade da lesão ainda é desconhecida.

Desilusão na Premier League, já se conseguiu colocar longe da zona de descida (9 pontos de vantagem sobre o 18º). longe da zona europeia, a aposta é, claramente, na Liga Europa. 12 jogos: 5 vitórias, 6 empates, 1 derrota.

Na fase de grupos, onde se cruzou com o Marítimo, a opção passou por dar minutos a alguns jogadores menos utilizados.

Na fase a eliminar, frente a Metalist e Anzhi, 2 vitórias (ambas por 1-0) e 2 empates (ambos por 0-0). 4 jogos, 2 GM, 0 GS. -resultadismo

Aposta no XI mais forte, debilitado pelas lesões e ausências, a promoverem algumas variantes dentro do 4x2x3x1: 4x3x2x1 ou 4x5x1.


Face à ausência de Krul, Rob Elliot, terceiro guarda-redes, parece ter ganho a corrida ao veterano Steve Harper. boa aposta, até aqui.

O sector defensivo mais habitual tem sido: Simpson – Taylor – Yanga-Mbiwa – Haidara. Santon é alternativa para a direita ou para a esquerda.

No meio-campo, Tioté e Cabaye, como dupla de médios centro, são a opção mais regular, assumindo Sissoko o papel de médio ofensivo. Com as lesões e ausências nas alas, Anita tem reforçado o meio-campo defensivo, abre as variantes 4x5x1/4x3x2x1, deslocando Sissoko para uma das alas.
Marveaux e Jonas Gutiérrez são as opções principais para os flancos, mesmo que o argentino, na LE, venha a ser mais suplente utilizado.
No ataque, Papiss Demba Cissé é titular indiscutível. Shola Ameobi, melhor marcador da equipa na Liga Europa, é a alternativa.
Numa situação de desvantagem no marcador, poderão ser utilizados em conjunto, saindo um dos médios: 4x4x2 clássico.

as más notícias são a intensidade/agressividade, o bom aproveitamento de bolas paradas, a perspicácia do Cissé em zona de finalização. Os bons passes de ruptura do Cabaye e do Sissoko. e uma equipa cínica e resultadista, que, mesmo assim, não tem medo de procurar a baliza nos últimos 25-30 metros.

2 comentários:

John Wakefield disse...

Tivemos sorte. Este Newcastle está completamente ao nosso alcance.

Anónimo disse...

e a morte do director dos andrades corruptos, quem conhece o que realmente aconteceu? é que os jornais e as televiões parece que têm medo do assunto... O caso passou-se em 20/11/2012 e o director dava pelo nome de Mesquita Alves.