blog

quinta-feira, abril 11, 2013

Newcastle - SL Benfica: 1-1

A dois jogos de Amsterdão.

Uma exibição com tudo para resolver o jogo e a eliminatória logo na primeira e acabamos com uns 20 minutos impróprios para cardíacos que só acalmaram com o golaço de Sálvio a garantir as meias finais para o Maior Clube do Mundo. Entrada de gala e exibição brilhante nos primeiros 45 minutos a não dar qualquer possibilidade ao Newcastle de ter aquela entrada tão habitual nos ingleses com imensa pressão e muita velocidade. A bola nos pés dos benfiquistas fazia toda a diferença e foi com rapidez e alguma facilidade que criámos oportunidades claras de golo. A bola não entrava e na Europa isso normalmente paga-se caro. Não foi na primeira parte, foi na segunda quando a equipa inglesa apostou todas as fichas nos lançamentos para as costas da nossa defesa e num perfeito disparate de Matic e Garay o Newcastle chega ao golo que pouco tinha feito para merecer. A partir daqui obviamente a ofensiva inglesa foi ainda mais forte e o Benfica sofreu bastante apesar de, novamente, ter tido possibilidade de arrumar o jogo e mais uma vez desperdiçou permitindo a macabra possibilidade de uma batata quente à beira do fim do jogo nos arrumar para fora da Europa. Felizmente, para o coração dos benfiquistas, Cardozo, Rodrigo e Sálvio quiseram resolver o jogo e numa excelente antecipação o argentino empata o jogo, evita a derrota e garante a qualificação para as meias finais da Liga Europa.

Não é novidade o que eu defendo tacticamente para o Benfica e, mais uma vez, isso é reforçado com a exibição da equipa esta noite principalmente na primeira parte. Só um avançado e um jogador à frente da dupla de centro campistas e tudo se altera. Em jogo jogado o Newcastle foi incapaz de ter superioridade no jogo, de furar a nossa teia defensiva e o SLB teve sempre bola e capacidade de sair a jogar. A alternativa era chutão para as costas dos centrais. E bastou só meter um homem no meio e um homem que até nem é especialista a defender. Simples.

Enorme jogo de Gaitan e Enzo. Desta vez Matic não faz parte do grupo dos melhores em campo mas também tem direito a um jogo menos bom mas não pode repetir uma brincadeira daquelas. Lima, André Almeida, Ola, Melga muito esforçados, muito aguerridos. Cardozo e Rodrigo entraram e foram decisivos. E, claro, Sálvio. Pelo golo, pelo que jogou, pelo que fez jogar, pelo que lutou. 

E o árbitro? O que foi aquilo? Amarelos a Enzo e Artur porquê? A Almeida a seguir e perdoa aquela ripada ao Gaitan??? Não percebi. Felizmente os fiscais de linha foram perfeitos senão estava o caldo entornado. Ufa.

Agora é esperar pelo sorteio de amanhã para ver quem é que nos separa de Amsterdão. Venha quem vier é para cair aos pés do Enorme. Rumo a uma época de sonho. Vamos a eles, caraças!!!!!!

CARREGA!!!

PS: Incrivel como com o 1-0 dos ingleses a lagartada invadiu o facebook. Hilariante.

5 comentários:

Mr. Shankly disse...

"Não é novidade o que eu defendo tacticamente para o Benfica e, mais uma vez, isso é reforçado com a exibição da equipa esta noite principalmente na primeira parte. "

Curiosamente, na altura do sufoco foi em 4-4-2 que nos libertámos. Mais que a táctica, interessa a dinâmica dos jogadores. Se calhar com Cardozo em vez de Ola John na primeira parte resolvíamos a questão.

Pedro disse...

Mas tal como JJ disse, nessa altura o Newcastle estava louco com tudo lá na frente e a bombear bolas para a área, não foi nunca em "jogo jogado". E não sei se foi 442...Rodrigo entrou para o lugar de Ola John ficando, tal como o holandês, a ocupar o flanco direito.

Mr. Shankly disse...

Tu queres dizer o esquerdo...mas não ficou. Ficou a jogar na frente com o Cardozo. Isso notava-se bem quando não tínhamos a bola.

Pedro disse...

Esquerdo, claro. :)

Morgado disse...

O Cardozo tem que ter uma santa paciência para engolir os sapos de ter de passar todos os jogos no banco...