blog

sábado, fevereiro 01, 2014

Gil Vicente - SL Benfica: 1-1

Inacreditável os dois pontos deixados em Barcelos.

O onze do costume. Faça chuva, faça sol, caía neve ou granizo Jorge Jesus não abdica da sua táctica e do seu onze fetiche. Mesmo quando se depara com um terreno pesadíssimo não coloca mais força no meio campo, deixa tudo na mesma, uma equipa que vive da velocidade e da técnica dos seus principais jogadores e que, obviamente, não ía conseguir meter todo esse potencial em campo. 

O Benfica até conseguiu lutar contra o estado do relvado e esteve sempre por cima do adversário. Muita luta, muita atitude, muita crença num relvado lastimoso. Nestes jogos as oportunidades são sempre escassas pelo que o sucesso depende sempre da capacidade de aproveitamento das mesmas. Rodrigo falha uma estrondosa e Cardozo, pouco tempo depois de entrar, consegue acertar no pé do guarda redes. Teriam que ser as bolas paradas a decidir o jogo e assim foi. Um penalty para o SLB convertido por Lima e um ressalto após um canto para o Gil Vicente empatar. À beira do fim Cardozo falha o que não se pode falhar e o segundo penalty é desperdiçado e desperdiçados são dois pontos numa fase crucial do campeonato.  Não só vamos permitir que verdes se colem a nós antes do derby como reduzimos drásticamente os problemas que azuis teriam após a derrota nos Barreiros. Típico Benfica de Vieira e Jesus. Típico.

De que ser ter um homem que ganha 4 milhões de euros no banco que é incapaz de perceber que com menos um jogador que o adversário e com o relvado nestas condições, quando se marca um golo que nos dá vantagem se deve, imediatamente, meter mais força no meio campo? Pelo contrário, Jorge Jesus nada faz apenas fazendo entrar Cardozo aos 73 minutos de jogo. O jogo era para segurar, era para meter um jogador forte tacticamente, com capacidade de luta e técnica para segurar a bola. Era logo mal Lima estava a colocar a bola na marca de grande penalidade. Mas o senhor 4 milhões pensa sempre muito à frente. E depois uma substituição aos 89 minutos quando está empatado. Sim pq aos 89 minutos há muito tempo para quem entra mudar o rumo do jogo. Obviamente que o Catedrático sabia que Djuricic ía sofrer penalty. Era óbvio.

Enfim.

Os adeptos de Artur devem estar regozijados com o golo sofrido por Oblak. Eu mantenho tudo o que disse sobre Artur e sobre Oblak. Vejo no puto muito mais segurança do que em Artur mas este golo é um golo onde Oblak tinha que fazer muito mais. Não fez. Se repetir o mesmo mais algumas vezes tem que ter o mesmo destino de Artur e o SL Benfica procurar alternativas para a baliza. E Rodrigo, ainda bem que foi vendido ontem senão hoje eram menos uns milhões. Que falhanço. E tu Cardozo porque raio pegaste na bola? Quem pega na bola assim tem que marcar, não marcaste e agora irás sofrer bastante por isso. Inaceitável. És culpado sem dúvida mas o principal é quem devia mandar e decidir estas coisas. Mais uma vez nada fez. É injusto estar a ser tão duro para com os jogadores quando a equipa, no seu colectivo, esteve sempre com uma atitude excelente. Mais uma vez os jogadores ultrapassaram os equívocos tácticos do treinador. Mais uma vez a história se repete. E sobre Siqueira apenas digo que não tenho qualquer tolerância para jogadores estúpidos.

Bruno Paixão assinala dois penaltys a favor do SLB. Ambos acertados. Compreendo que o do Gaitan levante dúvidas porque o Bruno Alves fazia em todos os jogos o que o jogador do Gil fez e nunca era falta. A expulsão de Siqueira é correcta, amarelo por clara simulação, aquilo foi mergulho à Liedson e falta estupida a merecer novo cartão. Nada a dizer excepto da estupidez do jogador. Não há qualquer razão para expulsar Brito do Gil Vicente na falta que faz depois do amarelo do penalty. É uma falta normal. Nada a dizer.

Mais uma vez Jorge Jesus falha num momento chave. Amanhã dificilmente o Sporting desperdiçará a oportunidade de se colar a nós antes de vir à Luz. Jorge Jesus tem sido sempre isto no Benfica. Num ano em que o principal rival está nas ruas da amargura não conseguimos descolar e iremos enfrentar um pobre Sporting como o adversário mais directo. Quatro milhões de euros por ano para isto. Fabuloso.

Mas a culpa deve ser minha.

17 comentários:

Baresi disse...

O Cardozo estando em campo, é SEMPRE o marcador de pênaltis do Benfica. Á 5 anos que assim é, se fosse o Lima a marcar e a falhar a lengalenga era outra.

A equipa teve uma grande grande atitude com 10 jogadores, e a jogarmos assim seremos campeões.

Houve 3 falhas individuais que decidiram o encontro, Oblak, Cardozo, e Bruno Paixão.
Se ele tivesse marcado (e expulso) o jogador do Gil aos 55 min se calhar a história era outra agora...

Faltam 14 jogos para o título.
É levantar a cabeça e ganhar ao Sporting.

Pedro disse...

Exacto, era outra lenga lenga. Era azar e não incompetência. Cardozo NUNCA podia marcar aquele penalty, NUNCA. É algo demasiado básico para sequer ser discutido. Lima é, actualmente, o marcador de penaltys. Tinha marcado o primeiro era ele que devia ter marcado o segundo. Cardozo tinha entrado ao fim de 3 meses parado. Se estivessemos a ganhar por 2 golos então sim devia ser o Cardozo. Empatados tinha que ser Lima. Sempre.

Paixão não tem culpa nenhuma. Qual expulsão aos 55 minutos?

M.C. disse...

Aos 52' Maxi Pereira cruza do lado direito do ataque, Rodrigo surge no interior da pequena-área para o desvio, mas é agarrado por João Vilela e não consegue rematar!
Grande penalidade que fica por marcar...

Pedro disse...

Tenho algumas dúvidas nesse lance.

joão carlos disse...

quanto ao marcador do penalty eu concordo mas por razões diferentes o estado do relvado na marca de penalty estava num tal estado que obrigava o penalty a ser marcado em jeito, que não é o forte do cardozo, e não em força como ele gosta.
sobre a arbitragem eu concordo com ribeiro dos santos foi falta do vilela que impediu o rodrigo de empurrar para a baliza e logo era expulsão alias esse lace foi muito mais penalty do que este ultimo em que tenho algumas duvidas se chegou a existir falta.
eu ainda tive esperança quando o jejum suspendeu a substituição do cardozo após o golo que ele ia equilibrar a equipa mas eu sou mesmo muito estúpido em pensar que este gajo alguma vez vai aprender a fazer uma substituição.

Pedro disse...

Com 0-0 fazia sentido meter o Cardozo, com 0-1 só tinha era que meter o Amorim. Depois ver o tempo a passar e ele sem mexer...previsível o resultado dessa apatia.

benfiquista triste disse...

hoje tirei as pequenas duvidas que tinha:
- o mestre catedratico faz tudo para nós perdermos tudo. quem é o treinador que a ganhar e com menos um não coloca a jogar 4 defesas e 4 medios. aquando do primeiro qualquer treinador metia um jogador rotinado a defesa esquerdo (como não tinha nenhum lateral no banco poderia resolver o caso com a colocação do ruben amorim a defesa esquerdo, tirando o markovic e colocando o rodrigo a medio direito jogando apenas com um avançado. eu poderia desculpa-lo se fossea primeira vez em que ele colocou o gaitan a defesa esquerdo mas já no passado (por exemplo no jogo do estoril do ano passado). o gaitan não sabe defender como médio como poderá jogar a defesa esquerdo?

por este facto, hoje perdemos 2 pontos porque o mestre quis.

rua com este catedratico pago a peso de ouro para perder.

sr. vieira o sr não consegue ver isto? quer uns oculos?



SLB disse...

A falha de Oblak ao gol preocupa. O jovem guarda-redes pode se desastabilizar frente aos confrontos futuros. Ao ataque estamos com problemas recorrentes.

Anónimo disse...

Eu fiquei contente por ver que o Bruno Paixão já vê penaltis em Barcelos, porque a última vez que vi por lá, roubou a equipa visitante à grande e à francesa. Foi a 29 de Janeiro de 2012 e a equipa visitante era o fc porto.

Mas TODOS os adeptos de futebol já sabem como o herói de campo maior conseguiu fazer carreira e como conseguiu até ter as insígnias da FIFA mesmo sendo um dos piores árbitros da história do futebol português.

Anónimo disse...

Este tipo de jogos tão habituais no nosso campeonato,demonstram bem que o sr.catedrático quer esteja 2,5 ou 10 anos a treinar o Benfica,comete sempre as mesmas burrices.Num autentico batatal,aposta em jogadores com pouca propensão para a luta e um permanente contacto fisico,optando por tecnicistas num relvado que era uma autentica vergonha.A isto podemos somar os proprios tiros nos pés que fomos dando ao longo do jogo,desde a expulsão completamente idiota do Siqueira,as más opções vindas do banco na altura das substituições,o incapacidade do suposto mestre em perceber como deveria estruturar a equipa depois da expuisão,o golo que sofremos e a finalizar o penalti falhado.Ou seja,quando mais uma vez os corruptos estampam-se,o Benfica decide dar-lhes um balão de oxigenio para eles continuarem vivos.Mas tudo continua em alta para aqueles que defendem com unhas e dentes este estado de coisas,o endeusamento do grande lider e do genial catedrático.

Pedro disse...

O Paixão marca os penaltys que existem e não os penaltys que os corruptos azuis querem que ele marque. Sempre podem lhe bater novamente quando o apanharem numa esplanada...duvido e que isso o faça ser corrompido por vocês.

Anónimo disse...

Pedro, concordo com o teu post. Lastimáveis as decisões (ou a falta delas)de JJ. Há jogos em que a equipa consegue disfarçar as aselhices do homem, mas chega sempre o momento em que...

Também estou de acordo no que dizes relativamente ao Oblak. Espero que este frango não afecte o rendimento dele nos próximos jogos.

Podíamos ter conservado a distância para o segundo e aumentado a distância para o terceiro. Que desperdício, e logo num momento crucial. Agora partilhamos a liderança e apenas temos 4 pontos de vantagem para os outros.

Nem tudo é mau, acho que a equipa também teve uma excelente atitude, e não tem culpa de ter um treinador que toma decisões destas. Espero que os jogadores mantenham uma atitude combativa.

Abraço,
J.

SLB4EVER disse...

Uma besta que tem a felicidade de ver a equipa a fazer o 1 a 0 logo depois de ter um jogador expulso e demora 20 minutos para alterar o que seja não merece mais, Gaitán a defesa esquerdo e continuar com dois avançados até parecia que era o SLB que estava com mais um jogador. O Gil depois de o treinador mexer apertou até marcar golo quase sempre, surpresa pela esquerda! Do nosso lado uma barata tonta agitava-se e barafustava mas impotente para fazer o que fosse!

Existe um penalti por marcar a nosso favor ainda com 11, o Rodrigo foi impedido de encostar para golo descaradamente mas sinceramente a falta de reacção do JJ depois do golo do Lima não deixa espaço para lamentar o que seja.

Aqueles que estão doidos para ver o Artur regressar á baliza são aqueles que anseiam estar nvamente á nossa frente em 3 jornadas, mas cuidado porque com JJ tudo é possível e esse cenário será apenas o remake de uma filme já mais do que visto!

Benfiquista no Norte disse...

Paulo Fonseca, J.J. qual deles o pior!

Vai ser um campeonato renhido até ao fim, com tanta idiotice...

Anónimo disse...

Vergonhoso a forma como se perde pontos com equipas completamente banais! belenenses, arouca na luz e gil vicente fora.. E depois querem ganhar campeonatos, vamos longe vamos! Por isso é que a luz anda vazia de gente, ninguem acredita neste jj.. Este reles treinador já há muito que já devia ter ido de vela.. com o porto num estado comatoso, nós também não somos capazes de ganhar e alargar distâncias.. Por isso é que se perde campeonatos como estes 2 últimos.. Enfim muito mau!

Bruno Pereira disse...

Mais do que a análise do jogo, têm aqui a minha análise do problema atual do SLBenfica.
Abraço!

Anónimo disse...

Muito se fala no frango do Obla, mas ninguém consegue mencionar que o posicionamento defensivo da equipa é ridículo. Vejam as imagens! Não está nenhum jogador do Benfica ao 1º poste, nem está nenhum jogador do Benfica à entrada da área, claro que o gajo do Gil consegue rematar à vontade. Isto são coisas que se aprendem nos iniciados pelo amor de deus, e o treinador não vê, não corrige?
O que vale é que os nossos rivais estão na merda também, jamais estaríamos em 1º da maneira como estamos. E eu que sonhava vencer um campeonato com 10 pontos de vantagem e fazer os últimos 3 ou 4 jogos só para cumprir calendário e apostarmos tudo na liga europa. Qual quê? com este estarola se vencermos é tudo arrancado a ferros e é até ao último segundo.