blog

segunda-feira, agosto 04, 2014

Até sempre Grande Cardozo


" deu para perceber que Cardozo é mesmo craque, um pé esquerdo fantástico e de rápido e certeiro remate" - 22JUL2007

"Tenho muita, muita, muita fé no êxito de Cardozo! " - 31JUL2007

Parece que desta vez é mesmo oficial e Óscar "Tacuara" Cardozo irá abandonar o Sport Lisboa e Benfica para rumar à Turquia para representar o Trabzonspor. No final de uma pré época tão deprimente só faltava mesmo a confirmação desta péssima notícia. 

Lembro-me bem do momento em que senti que, finalmente, tínhamos acertado no ponta de lança que necessitávamos: Pré época de 2007/08, jogo em África (Egipto?), Cardozo recebe a bola à entrada da área e com um pequeno toque coloca-a a jeito para um brutal pontapé à meia volta que bate no poste. "É lá" disse eu, temos craque. Não falhei. Cardozo foi enorme nestas épocas em que envergou o Manto Sagrado. Cardozo era sinal de golos, de vitórias e foram muitos golos e muitas vitórias que ele deu ao SL Benfica. Melhor marcador estrangeiro da história do clube é algo que irá demorar vários anos a ser ultrapassado. Estranhamento (ou não) nunca foi bem amado pelos benfiquistas. Alguns até aziados ficavam com os seus golos, algo que nunca irei perceber. Felizmente para o Benfica esses benfiquistas tiveram muitas vezes azias. Foram centenas de discussões em defesa do melhor avançado do Benfica, de um goleador nato que sentia o clube e a sua tradição como poucos. O respeito a Eusébio e ao Shéu é algo que devia fazer os seus críticos corar de vergonha.

Teve uma atitude errada na final do Jamor e podia ter visto acabar a sua relação com o SL Benfica de uma forma indigna mas, felizmente, Cardozo pode desculpar-se com aquilo que melhor sabe: golos. Golos fundamentais para colocar de pé uma equipa que estava de rastos, completamente vergada à derrota e sem alento para resistir ao que lhe estava a acontecer. Cardozo regressou e com ele os golos e as vitórias. Se hoje ostentamos orgulhosamente o triplete é a Cardozo que o devemos. Ipsis verbis.

Vi Cardozo a marcar golos com o seu fabuloso pé esquerdo. Muitos. De perto, de longe, de livre directo, de cardozaço fora da área, de encostar. Mas vi igualmente o seu pé direito a facturar e a cabeça. Golos para todos os gostos e feitios. Muitos. E vi Cardozo a marcar a qualquer adversário, forte ou fraco, a marcar em Alvalade, Dragão, Liverpool ou Ucrânia. Vi Cardozo a fazer o que muitos poucos conseguiram envergando o Manto Sagrado. Não tenho a menor dúvida que o seu nome será bastas vezes suspirado nos anos vindouros no Estádio da Luz e, quase que aposto, até por muitos dos seus detratores.

Agora parte para a Turquia para uma nova aventura. Não sei se foi dinheiro que o fez sair, se foi sentir que não contava para o treinador ou outra razão qualquer, sei que vai sair. E sei que irei torcer muito pelo seu sucesso pessoal e desportivo. 

Não tive a felicidade de me cruzar uma vez contigo que seja para poder guardar essa recordação. Sinto-me muito triste por escrever este post, muito mais do que por esta pré época miserável. Era um adeus que não queria dizer. Grande Tacuara, obrigado por tudo, por tantas alegrias que me deste. Espero que leves o Benfica no teu coração. Está é uma das tuas casas e serás sempre recebido como mereces. Obrigado. Adeus e boa sorte.

"Tenham cuidado, ele é perigoso, ele é o Óscar Tacuara Cardozo"

4 comentários:

Pedro Henriques disse...

Custa-me a ver este grande jogador a deixar o nosso clube. Foi um atleta que marcou uma página de ouro no nosso clube. Espero que seja feliz no campeonato turco.
Infelizmente, o que estão a fazer ao nosso Benfica é inconcebível. Parece que Enzo jogará a supertaça e depois irá para o Valência.
E também não é certo que Gaitán continue no Benfica, dado o assédio claro do Mónaco.
Esta direcção desmantelou uma equipa ganhadora que poderia lutar pela hegemonia, e pior do que tudo, a maior parte das contratações falharam o alvo.
Sinceramente, nunca pensei que o Benfica tivesse necessidade de vender tanto jogador.
A nível desportivo, não seremos candidatos ao título...

Anónimo disse...

Oscar TACUARA Cardozo, deixa imensas saudades

joão carlos disse...

a primeira memoria que tenho dele foi o golo ao cluj.
as razões da sua saída penso foram um misto das três que referes.
esta é um momento que eu já sabia que ia acontecer um dia mas eu só desejava que fosse o mais tarde possível infelizmente vai tarde de mais.
cardozo tal como aconteceu com nene daqui a vinte anos o que o assobiavam vão ainda andar a suspirar por ele até que apareça outro 7 goleador. tenho para mim que deve ser um problema com o numero só pode.

Unknown disse...

Pelas declarações dele, esperava acabar a carreira com o Manto Sagrado... e ainda disse que nestas coisas, quando uma das partes não quer... pouco há a fazer.

Enfim... apenas mais um episódio deste filme de terror que teima em não terminar, esta temporada.