blog

sábado, agosto 02, 2014

Pré Época 2014/15: Arsenal

Como se previa o jogo contra uma equipa do patamar do Arsenal tería consequências graves.

Uma goleada, mesmo na pré época, não faz bem algum. Resta tentar tirar o sumo positivo que este jogo mostrou e que, para mim, foram os melhores 45 minutos do Benfica nesta pré época. É polémico mas nunca me perturbou ser polémico nas opiniões.
O 433 com Gaitan no meio dá logo outra qualidade de jogo ao colectivo e o Benfica, por diversas vezes, conseguiu ultrapassar a defesa adversário e poderia, facilmente, ter sido o primeiro a marcar. E, até, o merecia. O problema é que defensivamente a equipa continua uma lástima com os centrais sistemáticamente a errar, quer individual quer colectivamente. E com os golos sofridos por esses erros a estabilidade emocional da equipa cai a pique e o avolumar de golos torna-se natural.

Outro problema que o Benfica tem de resolver rapidamente é na frente de ataque. Sem Cardozo o Benfica precisa de ir ao mercado e investir forte num jogador que marque golos, que seja referência no ataque. Este jogo deu-nos um SLB ofensivo, com três jogadores muito bons a transportar a bola, Gaitan, Sálvio e Ola, e depois não tinham referência na área e quando Lima aparece demonstra, novamente, a falta do instinto goleador que Tacuara tem.

Não acredito que Jorge Jesus mantenha a posta no 433. Nunca o fez neste 5 anos de Benfica apesar de ser o sistema que mais coesão deu sempre à equipa quando utilizado. Este 433 com Cardozo na frente de ataque foi o que sempre pedi ao longo dos anos. 

Com o regresso de Luisão, Jardel e talvez Lisandro a qualidade defensiva da equipa irá melhorar. As segundas linhas teimam em não mostrar grandes predicados e precisamos de resolver a frente de ataque.

Num jogo amigável, a perder 5-1, Jesus mete 3 jogadores aos 85 minutos. 

6 comentários:

Anónimo disse...

Essa do pôr 5 jogadores aos 85 minutos não faz sentido. Mas com tantos problemas achas que isso é grave ou merecedor de ser referido?

Cada um implica com o que quiser, obviamente, apenas acho que o JJ, neste momento, é mais vitima do que culpado e talvez seja a hora do Vieira dar explicações a todos os benfiquistas.

Antonio Vieira disse...

Estamos no bom caminho, continuem! Vai ser uma época penosa.. eu já vi tudo! mais 5 anos para voltar a ganhar algo de importante.. Começo a acreditar naquela tese do jorge mendes enfraquecer o Benfica para reforçar os outros! Muitos negócios mal explicados, o do Garay então meu Deus! mas enfim é isto.. e já agora dia 10 há uma supertaça(TROFEU OFICIAL) para ganhar, isto se quiserem claro, porque já temos muitas e é melhor da-las aos outros...

Pedro disse...

As substituições aos 85 minutos são apenas um pormenor que se juntam a outros vários pormenores que demonstram o que é JJ nestes 5 anos. Não muda.

Alexandre disse...

Numa altura em ke já deviamos ter uma base solida para atacarmos a nova época,o ke andamos a fazer revela o mais puro amadorismo e um desnorte completo.Todos sabiamos ke iria ser dificil manter a ekipa do ano passado, devido ao valor de muitos desses jogadores,mas kuando o presidente vem dizer a alto e bom som ke imediatamente seria contratado alguem com valor igual,mais uma vez atirou areia para os nossos olhos.Talvez tudo isto seja necessário,para ke de uma vez por todas percebamos kem é esta pandilha ke desgoverna o Benfica,ke tem mais interesse em encher os recursos humanos do clube com adeptos dos nossos rivais,ke continua a acenar com o fantasma do vale e azevedo,ke mente descaradamente,ke transformou um clube onde os socios tinham voz num autentico circuito fechado onde até a televisão presta vassalagem a estes chulos,ke está mais interessado nas negociatas onde se encavalita no nome e no prestigio do Benfica,em vez de procurar combater e derrubar os seus amiguinhos corruptos.Mas claro ke para muita gente,falar mal do principal responsavel por toda esta palhaçada,é ser abutre ou garoto.Talvez no dia em ke Vieira e os seus mamões façam do Benfica ,akilo ke aconteceu ao Alverca,já seja tarde de mais.

Anónimo disse...

Pedro,

Concordo. Com as limitações todas que a sangria que sofremos determinou, a opção do Gaitán atrás do avançado é a melhor solução. Até nem entrámos mal, e o sistema parece-me bom, desde que haja um goleador. Com o regresso do Sulejmani e o Ola e Salvio nas alas, talvez a coisa se possa compor (e com o regresso de centrais a sério, claro, e de mais alguém para o meio-campo; sem Enzo, Fejsa e André Gomes, estamos muito debilitados.)Mas não sei se o JJ quer apostar neste sistema. Vai ser difícil, este ano. Mas se houver bom senso e mais uma ou duas contratações de qualidade, pode ser que a equipa se equilibre um pouco mais. O guarda-redes também será outro problema... Tenho pena que de uma equipa tão sólida pouco reste, mas enfim, agora é o que temos. Não é nada de prometedor, estamos realmente muito desfalcados, será preciso quase um milagre para renovar o título, pelo menos.

Abraço,
J.

Anónimo disse...

Pedro
O Cardozo, desde o jogo com o Sporting para a Taça, era uma nulidade e não uma solução. O Benfica precisava de um meio-campo forte, batalhador, para ajudar a equipa a equilibrar-se nesta altura de sangria. Reforços precisam-se. Um g.r., um 6, um 8, e um 9. Gaitan e Enzo devem sair. Vieira,que num dos dos seus mts discursos contraditórios, disse o clube tinha de apostar na formação pq necessitava de reduzir o orçamento, já devia ter vindo explicar a situação. O clube não tem mt dinheiro para investir e investe mal, tem que pagar, dentro de meses, algumas dezenas de milhões de euros ao BES, e o dinheiro feito com as vendas vai servir para pagar. A direcção tem de dar explicações e não deixar que seja apenas o treinador a assumir os custos de tudo isto.
A.P.