blog

quarta-feira, abril 13, 2016

SL Benfica - Bayern Muchen: 2-2

De alma cheia. Alma benfiquista.

Quando o sorteio ditou que o adversário do Glorioso seria o todo poderoso Bayern de Pep Guardiola o pensamento de qualquer benfiquista foi de "não quero perder por muitos". E, 180 minutos depois, naturalmente os alemães eliminaram o SL Benfica e seguem em frente mas o bi campeão nacional deixou uma imagem que orgulha e honra a sagrada História do clube. Dois jogos contra o colosso alemão onde o SL Benfica jogou olhos nos olhos e obrigou o Bayern a empenhar-se, a sério, para passar às meias finais. Acabar a eliminatória com Talisca, Guedes, Renato, André Almeida, Jovic, Lindelof em campo e a pressionar a equipa de Guardiola procurando a vitória é de encher a alma benfiquista de enorme orgulho. Não tenho o dom da palavra para conseguir passar para a escrita a emoção que sinto neste momento e a alegria que tenho em ver o Manto Sagrado ser envergado por estes jogadores.

Este Bayern de Guardiola foi, provavelmente, a equipa que melhor futebol vi practicar no Estádio da Luz. Um regalo vê-los a trocar a bola, a ocupar espaços. Impressionante a forma como eles cortavam a bola e esta ía parar, sempre, aos pés de um jogador do Bayern. Vários lances em que um jogador alemão corta a bola, de costas, para determinado sítio sabendo que ali ía estar um colega pronto para pegar na bola e arrancar para a nossa baliza. E ver o SL Benfica a bater-se contra este futebol foi maravilhoso. O que o Bayern jogou hoje é aquilo que eu quero, um dia, ver o Benfica a fazer. Este ritmo, esta qualidade, esta confiança. É isto. 

A forma como os jogadores do Bayern festejaram os seus golos, a forma como demoraram nas substituições, as quedas na recta final (prontamente acedidas pelo árbitro) mostram bem o respeito que o Glorioso conquistou junto dos bávaros. 

Talisca esteve quase para entrar para a história mítica das noites europeias. Aquele segundo livre se entra o Estádio vinha abaixo. Pena também para o lance que Jimenez não conseguiu fazer o segundo golo. Seria engraçado ver como o jogo seria com 2-0 a nosso favor. Bravíssimos todos os nossos campeões. Enorme jogo, atitude, empenho, luta, qualidade. Benfica. Simplesmente Benfica.

Não tenho dúvidas que se fosse Almeida a fazer aquela falta sobre Ribery que o árbitro o expulsava. Como foi sobre Guedes, um puto desconhecido do Benfica, ficou apenas um amarelo. Com 2-2 e 15 minutos com vantagem numérica nunca se sabe. Quase impossível mas, nunca se saberá. Curioso também ver o SLB a ter mais livres á entrada da área adversária neste jogo com o Bayern do que no campeonato nacional inteiro. Até parece que atacámos pouco por cá...

E o ambiente? Que loucura. O verdadeiro Inferno da Luz. A ganhar ou a perder foi apoiar de principio ao fim. Os minutos finais foram assombrosos e a despedida é qualquer coisa que só quem lá esteve percebe e irá guardar para sempre. 

Acabou-se o sonho europeu. Era um sonho, apenas um sonho. E o maior elogio é que, contra aquela que deve ser a melhor equipa da actualidade, o Benfica pode sonhar. 

Agora é concentração total no campeonato nacional. É descansar para o ataque às cinco finais que nos separam do tão desejado tri. Com respeito pelos adversários mas com este empenho e atitude. À Benfica.


4 comentários:

Anónimo disse...

Concordo com tudo menos com o ambiente. Achei completamente o oposto, só se ouvia meia dúzia (meia dúzia essa que está mais do que de parabéns!) e houve inclusivamente alturas em que parecia que havia silêncio no estádio...

joão carlos disse...

o mal esteve no resultado da primeira mão principalmente não termos marcado golos fora quando sofremos o primeiro todas as esperanças se foram.
depois o lance chave foi aquela perdida que daria o segundo golo podia ter mudado completamente a eliminatória.
num jogo destes são demasiadas ausências e nem é tanto pela qualidade dos jogadores, que é muita, mas sobretudo pela experiência todos os que ficaram de fora alem de jogadores experientes são experientes nesta competição e nesta fase faz toda a diferença.
alem de que hoje nos faltou um médio centro de construção com experiência, para alem da qualidade, e então após o empate teria feito toda a diferença.

Pedro disse...

Não tenho mesmo nada essa percepção. Senti o Estádio todo a vibrar. Nem sempre com a intensidade dos últimos minutos, é verdade, mas isso em lado nenhum é possível.

Gritinhos da Sharapova disse...


Acompanho o SLB há mais de 45 anos. Isto foi um regresso aos tempos gloriosos do antigamente. Fantástico.

Mas ainda não compreendi Rui Vitória; Não sei se é um doido varrido, irresponsável, sem cuidado com a carreira e a imagem, que não se importa de mandar qualquer um lá para dentro e seja o que Deus quiser, e os putos empolgados tentam dar o litro com a ajuda divina, que sempre acompanha estes esquizofrénicos, ou, pelo contrário, se é um treinador de elite, magnânimo, com toque de Midas, que transforma qualquer Ederson ou Talisca em ouro.

O futuro o dirá. Mas se for a 2ª hipótese, oxalá, pode ter saído a sorte grande ao SLB... Pode estar aqui o novo Bella, o nosso segundo feiticeiro.