blog

quinta-feira, junho 16, 2005

O 11 do Benfica

Depois do louvável, embora patético, esforço do meu, infelizmente, pouco sagaz discípulo, é altura do mestre da análise futebolística himself - leia-se eu - dizer de sua justiça.

Assim sendo, deixo o meu 11 ideal, de entre todas as equipas so Benfica que já foram submetidas à minha avaliação rigorosa e sapiente. Leiam, aprendam e até podem tomar notas. Serão úteis no futuro, com toda a certeza.

Guarda-Redes
Aqui não há dúvida: Michel Preud'homme is the man! Que me desculpem todos os guarda-redes que já actuaram em Portugal, mas ainda vos falta muito para chegarem ao patamar deste senhor. A elasticidade, a colocação, os reflexos, o tempo de saída perfeito fazem de Michel Preud'homme o melhor guarda-redes que já vi actuar, em qualquer clube ou selecção.

Defesa Esquerdo
Schwartz. Pulmão, raça e qualidade técnica fazem deste polivalente jogador (podia jogar a defesa esquerdo, médio esquerdo, ou médio centro) um dos melhores que por cá passou. E ainda tinha a vantagem de não ter qualquer pejo - pelo contrário - em dar o justo correctivo aos adversários menos respeitadores do estatuto do Benfica, sempre com o ar inocente e inofensivo que reservava para essas situações. Quem não se lembra do famoso corte em carrinho "à Schwartz", em que com uma perna cortava a bola com limpeza - a parte que o árbitro via - enquanto com a outra, lhe castigava uma canela, ou um joelho, sem que o árbitro se apercebesse?

Defesas Centrais
Ricardo Gomes e Mozer, sem qualquer dúvida! Um sereno, elegante e quase aristocrático na forma de jogar, o outro mais físico, duro e disciplinador do adversário, que o futebol não é para meninas! Quem viu os melhores momentos de ambos no Benfica, não pode escolher outros!

Lateral Direito
Miguel. É um sobredotado, em termos físicos. Recupera defensivamente após 90 minutos de jogo, com a mesma velocidade que o faz no inicio. Quando em forma, é de uma dinâmica impressionante e consegue empurrar a equipa para a frente e empolgar os companheiros, o que faz com que consiga ser um jogador decisivo, apesar da posição periférica onde se posiciona no terreno.

Médio Defensivo
Aqui a decisão foi dificil. Thern, Petit e Kulkov eram 3 fortes candidatos, mas acabei por escolher o sueco. Trabalhador incansável no meio campo, possuía também um excelente remate e uma grande inteligência de jogo.

Médio Ofensivo
Valdo. Que me perdoe o Rui, mas Médio Ofensivo é só uma forma eufemística de dizer Valdo, no meu dicionário. Enorme jogador, com enorme capacidade técnica, visão de jogo, drible, remate...enfim, já não os fazem assim!

Ala Direito
Karel Poborsky. Arrancadas fulminantes, dribles estonteantes, cruzamentos perfeitos e momentos de grande classe, fazem deste o melhor ala direito que já vi jogar no Benfica. Quem não se lembra do golo que apontou contra o Braga, na velha catedral, em que agarrou na bola na defesa, fintou 5 ou 6 adversários, correu o campo todo com a bola nos pés e finalizou com classe?
Deixou saudades!

Ala Esquerdo
Fernando Chalana. O génio! Tudo o que disse sobre o Poborsky, se pode aplicar a este jogador, mas a dobrar. Que grande jogador era este homem! No Benfica, na selecção, Chalana era daqueles jogadores que não sabe jogar mal.

Ponta de lança 1
Pierre Von Hoojdonk. Golos, assistências, vontade de ganhar e liderança dentro do campo, foram a marca do melhor ponta de lança a passar pelo Benfica, desde Magnusson. Mais mortífero, dentro da área, que uma cascavel esfomeada numa jaula cheia de hamsters, tinha ainda a vantagem acrescida de marcar livres, como se fossem penalties! Pode-se pedir mais?

Ponta de lança 2
Brian Deane. O tosco, sem técnica e sem classe, demonstrou dentro de campo as razões que o levaram a atingir o estatuto de internacional inglês. Possante, rápido, bom jogo de cabeça e remate pronto, faziam deste jogador um verdadeiro terror para os adversários. Que o digam os defesas do Sporting e do Porto, que provaram o seu veneno. E nunca mais o Nuno Gomes fez uma época comparável aquela em que teve a honra de jogar ao lado deste senhor.

3 comentários:

Pedro disse...

A insolência um dia terá o seu castigo...

João Bizarro disse...

Deixa-me que não concorde com algumas escolhas.
Acho que no centro da defesa podias substituir o Mozer pelo Humberto Coelho. Na altura era, não só o patrão da defesa, como da equipa toda.

Na ala direita é sacrilégio não meter o Vitor Paneira. Ainda continuo à espera de ver outro gajo no Benfica com a precisão de passe do Paneira.

João Bizarro disse...

Eu já nem falo dos mais antigos mas vi jogar um avançado que metia esses 2 no bolso: Mats Magnunson.