blog

quarta-feira, dezembro 06, 2006

Adeus à Champions

Tão perto e ao mesmo tempo tão longe esteve o apuramento do Benfica aos oitavos da Champions. Perto porque fizemos o mais dificil e longe quando ficou patente a imensa diferença de dinamica de jogo entre as duas equipas.

Quando se chega a Old Trafford e consegue-se controlar o jogo, impedir a habitual pressão do Manchester, chegar à vantagem no marcador e depois perder por uns claros 3-1 é forte demais. Esteve perto, depois veio a principal diferença entre as duas equipas: a extraordinária dinâmica de jogo dos ingleses. É impressionante como quase todos os cortes de bola deles iam parar aos pés de colegas enquanto os nossos cortes eram completamente disparatados e iam sistemáticamente parar aos pés dos ingleses. Ou seja, a segunda bola era sempre deles o que permitia a pressão que o Benfica não conseguiu nunca livrar-se na segunda parte. E assim era impossivel colocar a bola no chão e jogar de pé para pé como bem sabemos e procurar o ataque. Ficámos à mercê dos ingleses e quando conseguirmos imprimir a dinâmica de jogo que eles imprimiram então poderemos sonhar alto com a Champions. Mas para isso é preciso ter um treinador decente.
E com um treinador decente, não tenho a menor dúvida, teríamos ganho este jogo mas, mais importante, teriamos garantido a qualificação bem mais cedo não perdendo pontos com equipas banais como Celtic e Copenhaga. O que nasce torto tarde ou nunca se endireita e aquele começo em Copenhaga foi igual a esta segunda parte e a cara chapada de Fernando Santos.

O momento do jogo não foi nenhum dos golos do Manchester. Foi o regresso aos balneários que arrumou o jogo, ver os jogadores com a cabeça baixa, completamente desmoralizados ditou a segunda parte paupérrima que vimos. Quando vi aquilo disse "já fomos". A minha mulher dizia "mas ainda faltam 45 minutos". Às vezes gostava de não perceber tanto disto.

Aquela imagem da equipa a regressar aos balneários é a imagem de Fernando Santos e não há volta a dar-lhe e vai ser uma imagem que nos vai custar muito caro esta época. Infelizmente. Controlar totalmente a equipa da casa, marcar um golão e demonstrar claramente que podemos ombrear com os ingleses era motivo para os jogadores regressarem do balneário com uma pica dos diabos, era motivo para não irem para o intervalo de cabeça baixa, era motivo para um líder puxar pela equipa. Quem não gosta que não lei-a mas com Mourinho o Manchester teria sido arrasado esta noite.
O golo do Benfica demonstrou como se devia jogar, bola no pé, trocar a bola entre os nossos e rematar. Simples e fácil. Usar e abusar do pontapé para a frente quando temos um avançado de metro e meio no meio de duas torres é imbecil. Após uma primeira parte exuberante ver aquele regresso aos balneários "matou" as esperanças que tinha num bom resultado. Espero que vejam e revejam este jogo pois há muito para aprender: cortar a bola com nexo para que ela fica na nossa posse, pressionar sempre o jogador que tem a bola, jogar pelo chão.

Não há mal nenhum em ter sido eliminado pelo Manchester United mas há mal em ter jogado assim tão mal na segunda parte, em ver a equipa tão fraca animicamente e isso é importante corrigir mas nunca o será corrigido com Santos. Claramente que não.

Os nossos jogadores tinham que fazer mais e melhor. Quem treina todos os dias e faz disto o seu modo de vida tem que perceber que pontapés para a frente contra esta equipa (e contra quase todas) não resulta. O treinador pode ser fraco mas os jogadores têm que ser espertos o suficiente para perceber como se pode e deve jogar. Principalmente quando era perceptivel que cada vez que punhamos a bola no chão criavamos perigo e controlavamos o jogo. Depois erros defensivos que resultam sempre na tipica chapa 3. O primeiro golo resulta num dispartado corte de Nelson que vai direitinho para os pés do jogador inglês que depois sofre a falta. No cruzamento mais uma vez Quim demonstra que o jogo em Alvalade foi um oásis. Até quando teremos que levar com ele.? E com Nuno Gomes? Um avançado que não procura a bola, que não arrisca um remate, assim é dificil. E o segundo golo resulta num disparatado passe de Nuno Gomes para os pés de um defesa inglês que depois dá o contra ataque que apanha a defesa totalmente a dormir. E o terceiro muito parecido.

Tinha esperanças num bom resultado e a primeira parte deu-me razão. Na segunda parte tivemos o que melhor Fernando Santos dá a uma equipa: apatia, falta de confiança e erros. Numa competição destas isto paga-se caro.

Este ano em conjunto com o ano passado demonstra algo que pensei que o Benfica não encontrasse tão cedo na Liga dos Campeões: Capacidade de lutar pela vitória com QUALQUER equipa da Europa. É preciso querer e crer. Com uma treinador decente isso é possivel. Aquele regresso ao balneário não pode ser possivel numa equipa que quer ter ambição europeia.

Agora vem a Taça Uefa e eu assumo, enquanto adepto do Glorioso, que quero o caneco nas vitrines da Luz. Somos candidatos à conquista e EXIJO que a equipa assuma isso. Venha lá quem vier. A conversa de mau perdedor que a Taça Uefa não tem prestigio suficiente e só serve para gastar dinheiro comigo não pega.

18 comentários:

João Bizarro disse...

1º O título do post devia ser: "Crónica de uma morte anunciada", dada a vantagem que demos na 1ª volta desta fase.

2º A desculpa do nosso treinador: "Neste campo estou longe dos jogadores não posso contactar com eles"
Pergunta lá ao Mourinho como é!!!
Um treinador que se apanha a perder por 3-1 e atira a toalha ao chão (já em Braga o tinha feito) com 1 substituição pra fazer e um jogador a menos (Nuno Gomes mais uma vez não contou e está a precisar da tal suspensão).

Grande golão do Nelson, o RR esteve muito bem e o Simão mais uma vez foi dos poucos que tentou remar contra a maré.

Uma equipa não pode defender assim. Pontapés para o ar quando o que se pedia era segurar a bola e partir rápido para o contra ataque.
Enfim, depois daquele empate em Copenhaga, da derrota em casa com o Manchester e do descalabro de Glasgow talvez fosse milagre termos passado neste jogo.

João Bizarro disse...

Pergunta: Já ganhamos algum jogo com a merda destas camisolas. Se eu fosse o presidente dizia à Adidas para as enfiar num certo sitio!!!!!!!!!

ilustre.anonimo disse...

Ó Nuno Gomes e que tal ires jogar para o Djibouti e levares o F.Santos?

3 golos de cabeça, alguém sabe quem é o Alcides???

Volta Koeman, tás perdoado. Ah! e tás na Champions.

Burmelho disse...

O SLB nem jogou mal, mas o Manchester United ganhou. Parabéns ao ManUt e nós vamos para a UEFA. Além de tudo o mais, acho que psicológicamente o Benfica falhou. E muito por culpa do equipamento. Obviamente que não culpo a roupa, mas é um facto que com este equipamento o Benfica averbou as suas piores derrotas. E isso, quer se queira quer não, influi no estado psíquico e anímico do jogador. Não é por acaso que as cores têm "personalidades" e que influenciam nos estados de espírito dos seus portadores e daqueles que os rodeiam. Acho que é hora de o SLB mudar a côr do equipamento, tanto que agora ninguém o vai comprar pois já está associado ao pior que o Benfica tem para oferecer.
Para mim bastava alterar aquele beje da camisola e meias e o preto dos calções pelo branco, mantendo-se os elemntos vermelhos. Desconfio que traria alguma paz de espírito aos jogadores o que seria já meio caminho andado.

Anónimo disse...

Era muito difícil. O MU está em boa forma, nós tentamos lá chegar (ainda não estamos). Além disso, mesmo em vantagem, os jogadores sabiam que ao MU bastava empatar. Isso também conta.

rsa disse...

O Manchester teve um final de primeira parte e vinte minutos na segunda parte fantásticos .
Mas eu também penso que com outro treinador era possível ganhar ou pelo menos não fazer aquela segunda parte igual ás camisolas lol:)
A conferência do engenheiro é ridicula desculpar-se com o banco estar longe do relvado e admitir que o MIccoli não estava em condições não lembra a ninguém já que deixou o Fonseca na bancada e a substituição de Miccoli pelo Paulo Jorge disse tudo.
Também eu espero uma grande campanha na Taça UEFA meias-finais como minimos.
De qualquer maneira é bom voltar a ver o SLB a competir e a lutar com os melhores da Europa .
Força Benfica!!!!

zorg disse...

Foi o golo do empate (mais um frango do quim... até quando continuará este gajo a titular?) que nos matou. Nos outros 2 golos há muita responsabilidade do mesmo gajo que marcou o nosso, o Nelson. No primeiro "esquece-se" do Giggs, quando ele arranca para ir receber o cruzamento e no segundo é ele que perde no choque o lance com o Saha. Agora estou como o Pedro: venha a UEFA e é para disputar até ao fim!

Uma última nota: o Celtic também perdeu em Copenhaga, ou seja, o nosso empate foi o único ponto que alguém lá conseguiu e o melhor resultado entre todas as equipas do grupo. Mas foi mau, não é? Seja como for, o que me interessa são as coisas importantes: como é que se chama o gajo que me está a dever um almoço?

Pedro disse...

Um guarda redes qd se sai a uma bola daquelas têm que a ganhar. Quim ao nem sequer atrapalhar o avançado é totalmente culpado do golo sofrido. No terceiro fica impávido e sereno a olha para a bola entrar. Exige-se muito mais de um guarda redes.

Qt ao resto...estou a ver q para o ano iremos cometer os mesmos erros...

dezazucr disse...

Fodass... vocês qerem qeimar o Nélson à força toda. Então o Giggs veio desde o meio campo lado a lado com o Katsouranis e este deixa-o passar, continuando a passo e a culpa é do Nélson. De resto, este treinador confirma a m... que é. Ganhar ao sporting toda a gente ganha.
Agora a táctica do pontapé para a frente quando temos em campo o Nulo Gomes e o coitado do Miccoli a lutar em altura com os centrais ingleses?

Anónimo disse...

Foi com uma tristeza enorme que consegui observar mais um jogo fora, do nosso slb com aquelas camisolas e perder novamente por 3.
Pedro afinal confirmou-se a nossa conversa após o jogo na luz com o copenhaga, ganhavamos o jogo com o maritimo ganhavamos ao sporting e iamos perder com manutd continuando a nossa bela sequencia de resultados, ganhamos 3 e perdemos o seguinte (sempre com aquelas camisolas) por 3 golos.
Mas é impressionante a falta de concentração dos jogadores do benfica nos golos sofridos, primeiro o Quim dp o Katsoranis e dp o Nelson, sem contar com aquele tipo de jogo apresentado que é ridiculo, que os comentadores deportivos apelidaram de jogo directo, que nós quando jogamos a bola chamamos de pontapé para a frente ou alivia que é ladrão.
Mas pronto sonhar foi bom, e de uma coisa podemos ter a certeza agora os proximos 3 jogos são vitórias dp mais uma derrota por 3, sempre com aquelas camisolas nunca esquecer esse pormenor.

Saudações Benfiquistas.

Hugo Carvalho disse...

Faltou-nos os dois pontos que perdemos na Dinamarca por falta de ambição. Já se esperava que depois da derrota com o Manchester na Luz que só um milagre nos levaria aos quartos de final.
Quanto á Taça Uefa, bem é o que o Pedro diz, temos de estar na final

Anónimo disse...

"Quem não gosta que não lei-a mas com Mourinho o Manchester teria sido arrasado esta noite."

Engraçado, podia jurar que o Mourinho jogou lá há pouco tempo com um plantel milionário e não conseguiu ganhar. Ou será que temos melhor plantel do que o Chelsea?

O que nos tramou foi o Man Utd ter perdido os jogos com o Celtic e com o Copenhaga, acabamos por ser os únicos a perder em casa com eles.

zorg disse...

> Faltou-nos os dois pontos que perdemos na Dinamarca por falta de ambição.
-
Não. Os 2 pontos que perdemos na Dinamarca não chegavam para nos qualificar sem sobressaltos. Teríamos de ir ver o goal average, ou os golos marcados (não sei qual é o critério), porque ficaríamos com os mesmos pontos do Celtic.

O que nos lixou foi a derrota em casa com o Man Utd. Tivéssemos nós conseguido fazer em casa frente ao United o mesmo que Celtic e Copenhaga conseguiram - vencer - e agora estaríamos aqui a celebrar a passagem.

No ínicio da prova eu dizia que, nesta mesma discussão, eu dizia que para passar o fundamental eram os jogos em casa. A classificação final dá-me razão: o United fez 9 pontos em casa, mais 3 pontos fora (contra nós) e passou ; o Celtic fez 9 pontos em casa e NENHUM ponto fora e passou. Nós fizemos 6 pontos em casa e 1 ponto fora e não passámos.

Quero o meu almoço!

Pedro disse...

Paulo cada jogo é um jogo. No contexto do jogo de ontem um treinador forte em termos psicológicos tinha ganho o jogo.

Zorg e tu a dares...empatar com o Copenhaga é bom mas perder com o Manchester United é mau...

Anónimo disse...

1º Com outro treinador o Benfica teria grandes chances de ter passado o grupo, com Fernando Santos essas possibilidades ficaram automaticamente muito reduzidas.

2º Fernando Santos é o principal culpado de não termos passado o grupo, ele é o 1º a desmotivar os jogadores, como se explica que ontem ele tenha ficado de braços cruzados a assistir ao jogo quando levámos o 2º golo em vez de dar instruçõesa para dentro do campo e fazer substituições para lutar até ao fim??? Um treinador do Benfica nunca pode atirar a toalha ao chão antes do árbitro apitar para o final e Fernando Santos é uma pessoa que se conforma com tudo e transmite isso aos jogadores.
Para mim é com grande dor que vejo um plantel de grande qualidade como não se via há muito ser desperdiçado por esta amostra de treinador.

3º O que precisa Nuno Gomes fazer mais para perder a titularidade ou pelo menos ser sustituído? Fernando Santos não demonstra coragem para substituir as vacas sagradas da equipa e isso vai arruinar-nos a época.

4º Porque raio jogámos com 2 pontas-de-lança até sofrermos o 2º golo, e quando mais precisávamos de marcar passámos a jogar só com um ponta-de-lança? Inexplicável ainda para mais quando temos 2 PL no banco...

5º Karagounis é um jogador experiente, inteligente, sabe segurar a bola, é o ideal para estes jogos, Fernando Santos prefere jogadores que quando ficam nervosinhos chutam para a frente sem qualquer sentido dando o ataque ao adversário?

6º Venha a taça UEFA, mas com este treinador de merda duvido muito que consigamos....

7º Que grande exibição de Simão que ontem encheu os olhos aos ingleses e de certeza o seu passe subiu mais uns milhares de euros.

8º Aquele golo de Nelson e as suas subidas pelo lado direito também fizeram concerteza o seu passe subir mais um pouco, pena que tenha muito a aprender na defesa...

Saudações Benfiquistas!

Pedro disse...

"5º Karagounis é um jogador experiente, inteligente, sabe segurar a bola, é o ideal para estes jogos, Fernando Santos prefere jogadores que quando ficam nervosinhos chutam para a frente sem qualquer sentido dando o ataque ao adversário?"

Grande verdade...

João Bizarro disse...

Empatar em Copenhaga teria sido bom se tivessemos passado. Como não passamos...

Até o Trapas diria nos empates: "No fim logo veremos se foi um ponto ganho ou 2 pontos perdidos"!!!

Anónimo disse...

Do jg, até tenho pena de falar, tal a pobreza de ideias (não) reveladas pelo Engº.Bolas à Ramaldense c o piccoli e o outro 'inteligente'??
o anãozinho continua a enterrar a equipa a torto e a direito(se fosse moreira ou o moretto não seria o sufoco do chuveirinho)!
Qto às camisolas....ka ganda bosta; nem apetece puxar pelo cluVe rss
Saludos gloriosos e venha o Celta pra fazermos a Vingança!!