blog

quinta-feira, dezembro 14, 2006

É por isso que uns ganham mais vezes que outros

Alguns invejosos aziáticos adjectivam o sucesso de alguns como "sorte" justificando os seus insucessos com o "azar". De facto a sorte e o azar podem ser puxados à conversa em algumas situações, mas não podem ser sempre chamadas a justificar algo. Alguem que tem muita "sorte" é porque trabalha para isso. Da mesma forma que o excesso de "azar" também é sintoma de planeamento/trabalho/ treino errado.

Ontem o Chelsea defrontou o Newcastle em casa, no jogo em atraso, para a Premier League. Mourinho resolveu poupar alguns dos seus principais jogadores e com isso alterou o seu habitual esquema táctico. A equipa na primeira parte foi incapaz de valer a sua superioridade tendo inclusivê a melhor oportunidade de golo sido para os visitantes. Quando as coisas estão mal cabe ao treinador procurar alterar a estratégia. Ao intervalo o 0-0 mantia-se e no regresso ao relvado o Special One fez, de imediato, duas alterações com mexidas profundas na tactica da equipa. Para além disto vê-se, normalmente, Mourinho de pé a dar indicações para o relvado. Aos 70 minutos esgota as substituições e pouco depois o Chelsea chega ao golo da vitória onde dois dos jogadores que entraram na segunda parte tiveram parte activa no golo (assistência e remate final). Alguns dirão que Mourinho teve sorte. Claro sim. Foi a "sorte" que o fez agir cedo no jogo, foi "sorte" que o fez esgotar as substituições, foi "sorte" que o fez alterar o que estava mal e procurar a vitória com as armas que tinha ao seu alcance. Claro que foi "sorte".

Era bom que Fernando Santos procurá-se perceber porque é que Mourinho tem tanta "sorte", era bom que Fernando Santos procurá-se mudar o rumo das coisas quando não correm bem, era bom que Fernando Santos percebe-se que tem 3 substituições possiveis e era bom que Fernando Santos percebe-se que não há lei que impeça substituir um jogador cedo no jogo.

Acima de tudo, era bom que Santos (e todos os outros) percebe-se que a "sorte" treina-se, estuda-se e procura-se. Quando a situação não nos agrada e não usamos tudo o que podemos para alterar a mesma a nosso favor não é "azar"...é outra coisa: burrice.

7 comentários:

Anónimo disse...

Nem é preciso ser Mourinho para mexer na equipa quando alguma coisa tá mau...
Mas o primeiro a actuar devia ser o presidente e mexer esse "treinador" para a rua!

Pedro disse...

Claro q não é preciso ser Mourinho. Basta ter dois dedos de testa...

João Bizarro disse...

Ele que vá tentar perceber isso lá para longe.

Anónimo disse...

Quero dar aki os meus parabens a equipa de andebol que está a liderar o campeonato!

Anónimo disse...

Eu ainda estou convencido que o FS não levantou o cú do banco em Manchester com vergonha do baile de futebol que levou, havia de ser o Mourinho, até tinham que o agarrar para não entrar em campo. Viram os festejos do Mourinho quando do golo contra o Arsenal? Temos mesmo uma anedota de treinador, ainda me lembro do ar de felicidade dos tripeiros e lagartos quando souberam que ele seria o treinaor do Benfica...e da desilusão que eu tive...
JGomes.

Anónimo disse...

Também me lembro das palavras do Vilarinho: O Toni é o meu treinador.
JGomes.

Anónimo disse...

Também tive uma enorme desilusão quando soube que o treinador era o Fernando Santos.Não é treinador para o Benfica.