blog

sexta-feira, junho 08, 2007

Momento cultural

Com a época desportiva terminada e a época balnear prestes a arrancar, 6 milhões de portugueses, e enquanto a digestão ainda não permite entrar na água, ver-se-ão forçados a fazer uma escolha difícil nas sufocantes tardes estivais de Agosto: ver a volta a Portugal em bicicleta, ou ler qualquer coisita!

E se em relação à volta a Portugal não há nada que eu possa fazer para melhorar a experiência, já em relação à leitura a coisa pia mais fino! Sou um rapaz de muita leitura - e não me estou a referir só ao Record - e sinto-me avalizado para fazer algumas sugestões. Para além disso estou a receber milhões de euros da editora para publicitar as obras abaixo, o que, de alguma forma, também ajuda.

Venho por isso sugerir ao blogoespectador que levante o calejado rabo da cadeira - até porque se não o fizer de vez em quando, pode ser que quando precise já não consiga - e adquira esta obra prima:


É sobre futebol, é sobre história, é sobre Lisboa, é sobre a história do futebol em Lisboa... e, se calhar, é por isso que se chama "História do Futebol em Lisboa"!

É um livro indispensável para quem se interessa pelo fenónemo do futebol e deseja saber mais sobre as suas origens no nosso país, para quem sente curiosidade sobre o século XX português, ou, simplesmente, para quem gosta apenas de se armar em esperto junto dos amigos, citando factos históricos dificilmente verificáveis num café de bairro e, portanto, incontestáveis. Fala-nos em tempos em que o futebol ainda era o Football e um sport - e não desporto - praticado por meia dúzia de betinhos, sem mais nada para fazer.

Estado Novo, Salazar, Ultramar, Stromp, Atlético, Casa-Pia... está tudo lá! Não sabes o que foi o 5 de Outubro de 1910? O livro explica! Não sabes quem foram metade dos gajos que deram nome às ruas de Lisboa? O livro explica! Queres saber em que ano o Rei aterrou em Lisboa para jogar no glorioso? O livro explica! Queres saber como convencer suecas esculturais a virem jogar uns joguinhos no teu campo privado? Isso já é outro livro!

E é tudo acompanhado por fotografias da época, numa edição de luxo que não envergonha nenhuma estante deste país, antes pelo contrário e vice-versa! É tão bonito o sacana do livro, que às vezes dou por mim a olhar para ele embasbacado, enquanto sou assaltado por estranhos pensamentos. Mas, para além disso, fica sempre bem ser capaz de citar de cor o primeiro 11 titular da selecção de Lisboa, ou explicar ao cunhado irritante que tem a mania que sabe tudo, quem foi aquele gajo que dá o nome ao pavilhão das modalidades ou ao estádio do clube dele, durante o jantar de natal. É um figurão em frente ao sogro!

A outra sugestão, tem também a ver com o esférico, mas desta vez na zona de Cascais.


É da mesma editora, a Quimera (www.quimera-editores.com), mas ainda só lhe dei uma folheadela (para quem não sabe, uma "folheadela" é um termo técnico que nós, os letrados, usamos para designar o acto de ir vendo as imagens de um livro, enquanto ignoramos completamente o texto, com o intuito de decidir se vale a pena lê-lo ou não). As fotografias são muito boas e a edição é tão bonita que me dá vontade de o emoldurar e pendurar na parede da sala, ainda antes de o ler como deve ser. Mas se a "História do futebol em Lisboa" servir de bitola para as edições desta simpática editora, não tenho dúvidas que merece também repousar orgulhosamente em cima de qualquer mesa-de-cabeceira de adepto de futebol que se preze. Já repousa na minha!


2 comentários:

João Bizarro disse...

Obrigado, prof. Marcelo.

Vou investigar.
Embora a malta neste momento prefira saber se dançamos ao som do Roque do da valsa... ou será do fado?!?!?

Eu cá por mim gosto mais de roque.

Voltando aos livros, vou propo-los para a minha biblioteca.

Anónimo disse...

Será que nesse livro nas referencias que faz aos fcp´s, trata-os por "andrades"?