blog

sexta-feira, junho 22, 2007

Os trintões

As declarações de Joe Berardo ressuscitaram a velha discussão da idade dos jogadores, a discussão sobre o prazo de validade dos mesmos. Ao mesmo tempo o clube dos viscondes contrata Derlei e um lagarto critica a aquisição num blog dizendo algo como " um gajo com 32 anos???".

Quando se pôe em causa as qualidades de um jogador porque ele tem 32 anos é sinal que está tudo doido. E o incrivel é que a malta com tempo de antena na comunicação social embarca nestas ideias parvas. Nem sequer vale a pena ir falar do exemplo máximo do Milão que foi Campeão Europeu com uma equipa com uma média de idades superior a 30 anos, pode-se perfeitamente falar de jogadores como Léo e Petit, por exemplo, que têm, se não me engano, 31 anos e, como tal, se calhar é melhor já pensar em despacha-los porque já são trintões...

É evidente que não concordo com uma politica de aquisições só de jogadores trintões, evidente que não. É necessário a equipa ter jogadores jovens que permitam não só maior fulgor fisico como a necessária salvaguarda do futuro da equipa e, também, a possibilidade de obter mais valias com uma futura venda. Certíssimo e sem discussão. Mas quando se contrata alguem acima dos 30 é porque se pretende obter mais valias desportivas imediatas, não existe intenção em esperar por adaptação ou pensar em possivel vendas. Uma contratação de um jogador experiente é para isso mesmo, para dar experiência à equipa e obter resultados desportivos imediatos.
Alguem acha que o sporting teria interrompido o jejum sem a contratação do André Cruz? A aquisição daquele elemento de reconhecida qualidade e experiência permitiu um imediato ganho desportivo em campo. E foi para isso que ele foi contratado.

Um jogador nos dias de hoje pode perfeitamente jogar até aos 35/36 ao mais alto nível. Ainda este ano vimos um Ryan Giggs com 34 anos, sem as explosões habituais dele, mas com um nível técnico e táctico exemplar e ser titular absoluto do campeão inglês.
Está na moda falar-se dos putos, de lançar putos, de fazer dinheiro com os putos, mas não há equipa nenhuma do mundo que seja campeã só com putos, todas elas têm elementos experientes que fazem o balanço entre a irreverência tipica dos jovens e a frieza necessária para certas fases da competição que apenas a experiência permite alcançar.

Um genial jogador como Rui Costa, com uma qualidade técnica magistral e uma qualidade de passe só ao alcance de meia dúzia de jogadores é, sem a menor sombra de dúvida, uma mais valia para um clube como o Sport Lisboa e Benfica. Não tem o fulgor de outros tempos? Evidentemente que não mas tem outras características que compensam e, olhando para o aspecto fisico, houve jogadores bem mais novos que ele que a meio da segunda volta deram o berro em termos fisicos. Rui Costa não está sozinho no plantel, existem mais 20 e tal jogadores, não precisa de jogar sempre os 90 minutos em todos os jogos. Tudo isto é, pura e simplesmente, uma falsa questão!

8 comentários:

Anónimo disse...

pedro, acho que é melhor acabar com essa confusão do berardo e do rui costa, foi mais um deslize aproveitada pela CS (oliverinhas) para destabilizar o glorioso.

"Nem sequer vale a pena ir falar do exemplo máximo do Milão que foi Campeão Europeu com uma equipa com uma média de idades superior a 30 anos"
o porto foi campeão este ano com uma média de idade inferior aos jovens do sporting! e quando foi campeão europeu acho que só tinham o baliza e o bicha acima dos trinta. por isso o milão é um caso a parte, assim como o futebol italiano.

"pode-se perfeitamente falar de jogadores como Léo e Petit, por exemplo, que têm, se não me engano, 31 anos e, como tal, se calhar é melhor já pensar em despacha-los porque já são trintões..."
Ai se o rui costa tivesse 30 ou 31 anos...

concordo ctg quando dizes que se contratam jogadores experientes para o ganho imediato desportivo. o problema é se a política de contratações se resume a contratar jogadores experientes. nesse tal milão, o homem que marcou a diferença tem 22 anos!

"Rui Costa não está sozinho no plantel, existem mais 20 e tal jogadores, não precisa de jogar sempre os 90 minutos em todos os jogos. Tudo isto é, pura e simplesmente, uma falsa questão!"
achas mesmo isso? pensas que o santolas vai ter os col... de por o rui costa no banco?

entre comprar um rui costa de 35 anos a custo zero ou um cardozo de 24 por 9 milhoes de euro, prefiro a 2ª opção!

Anónimo disse...

John, o Porto foi campeão mas isso não prova nada. O Real Madrid foi campeão assente em Beckham, Van Nistelrooy, e Raul, todos acima dos 30, o Inter dependeu bastante de Figo, da idade do Rui, etc...
- O Kaka tem 25 anos e não 22
- O Porto campeão Europeu tinha vários jogadores experientes: Nuno Valente, Costinha, Aleinitchev, etc
- Achas que o Romagnoli correu mais que o Rui Costa, por exemplo? Não correu. E mesmo que corra, o futebol não é só correr, vê a diferença da Argentina no Mundial de 94 com Maradona e sem, quando ele não corria
- Eu preferia (de muito longe) o Figo agora que o Manú e o Paulo Jorge na sua plenitude física, mas são opiniões. Tens é de perceber que só um clube pessimamente gerido desperdiçava um (ainda) belo jogador a custo 0, mesmo com 35 anos

João Bizarro disse...

O Rui Costa nunca foi jogador de grandes correrias. Sempre soube posicionar-se em campo e com a bola nos pés faz passes milimetricos. Estando em boas condições fisicas, não sei qual é o problema!!!

Pedro, os lagartos foram campeões com o André Luis e o Beto "ciáticas" Acosta, que foi um autentico abono daquela equipa.

Anónimo disse...

americano, o porto foi campeão mas não prova nada? mas o milão esse já prova? agora não estou a perceber.
falando do real madrid:
raul 29 anos, van nistelrooy 30 e beckham 31 para mim não saõ velhos. como já disse kem me dera ter o rui costa com 30, 31 ou até 32 anos! agora 35 já é muito! isso é idade de guarda redes ou defesa.

e agora para acabar os melhores jogadores da bwin
no glorioso simão 27 anos
no sporting joão moutinho 20 anos
nos porcos pepe 24 anos.
onde andam os trintões?

Pedro disse...

John os tritões não têm q ser os melhores jogadores...os trintões têm q ser o complemento desportivo à irreverência inerente à juventude.

Aos trintões pede-se q joguem e marquem posição imediatamente.

Anónimo disse...

John, volto a repetir o que disse acima: o Figo não tinha lugar neste Benfica? Não brinques comigo...

dezazucr disse...

Só cá em Portugal é que um jogador passa dos 30 e já é lixo.

O Rui Costa nunca foi de correr muito, por isso não sei qual é o problema. Olha, o Manú corre pra caraças, até gosto dele, mas nem o ponho no mesmo nível de comparação com o Rui.

Se dão o exemplo do sporting com os putos, o sporting já forma bons putos há anos e anos, e quantas vezes foi campeão nos últimos anos?

Nuno Gamito disse...

Esta conversa já aborrece.

Não haverá temas novos, como por exemplo saber se já está a entrar dinheiro por fora para contratações de milhões, que ainda há pouco tempo eram impensáveis nas palavras de LFV?