blog

terça-feira, agosto 21, 2007

Apresentação de Camacho: novidades interessantes!

Camacho foi apresentado hoje oficialmente na sala de imprensa da Catedral. Houve uma pequena sessão de perguntas e respostas, durante as quais ficámos a saber algumas coisas com interesse.

Para começar foi bom voltar ouvir um gajo falar de futebol na sala de imprensa do Estádio da Luz que percebe, de facto, daquilo que está a falar. Acabou-se aquele cinzentismo chato do tempo de Fernando Santos, que fazia a sala de imprensa parecer uma repartição de finanças dos anos 80 onde havia um gajo a fazer o frete de falar com o público! Agora há um gajo que diz o que tem a dizer com clareza e entusiasmo! Um gajo que tem objectivos concretos e ambiciosos e não tem medo de o dizer! Morte ao cliché e ao tédio cinzento, viva a fúria espanhola!

Depois ficámos a saber que Camacho não quer muitos reforços, porque acha que os jogadores que o Benfica tem "são muito bons", pelo que, a haver mexidas, serão poucas e cirúrgicas. Eis uma novidade agradável em relação ao passado recente, em que os falhanços eram sempre culpa dos jogadores, ou da falta deles! Em relação a Rochemback, também foi dito que era um pedido de Fernando Santos - Vieira assumiu-o claramente - e, por isso, deve ser uma carta fora do baralho. Pauleta também não está nos planos... graças a Deus! ;)

Também ficámos a saber que não vai haver nenhum director desportivo, pelo menos para já, porque o Vieira está "à espera de uma determinada pessoa, pela qual vale a pena fazer o sacrifício de esperar mais um ano". Quando interrogado se essa pessoa seria Rui Costa, Vieira fechou-se em copas e não abriu mais o jogo. Eu tenho esperança que seja o Filipão!

Por último, ficou claro que Camacho quer "construir uma grande equipa", quer apurar-se para a fase de grupos da liga dos campeões e quer vencer o campeonato. Está confiante que os jogadores vão gostar dos seus métodos e da sua filosofia, mas avisa que uma equipa grande não se constrói de um dia para o outro.

Agora é trabalhar com afinco... e contratar mais um central e um ou dois médios centro! :)

25 comentários:

Anónimo disse...

Por vir a propósito vou colar o meu comentário ao post anterior:

Gostei do discurso do Camacho na abertura, mas preocupou-me a resposta do LFV ao Nuno Gomes, mostra que algo não está bem ali. Espero que com o Camacho a fazer de 2 em 1 esta época, já que ficou implícito que o lugar de diretcor desportivo vai ficar em aberto para o Rui na próxima época, essas guerrinhas se esbatam e se unam todos para conseguirmos os nossos objectivos, ou seja vencer troféus.
Também foi muito agradável ver a adesão de adeptos, está criada uma onda de euforia em contraste com a tristeza conformista que se tinha instalado com FS.
May a new era begin!!!


P.S. - Zorg, não acredito que o Scolari queira ser director desportivo, penso que o LFV se refere a Rui Costa e só não o confirmou porque não quer correr o risco do Rui no fim da época dizer que se sente em condições para jogar mais um ano.

Pedro disse...

Tb não me parece q o Scolari deixa de ser treinador para vir ser Director Desportivo.

Camacho já cá está, treinos à porta aberta, q comece o trabalho. Vamos a isso!!!!

A resposta de LFV ao que o Nuno Gomes disse foi brusca demais para a ocasião...

T-Rex disse...

Exceptuando um central (caso não seja resolvido o embróglio do Anderson) acho que tempos plantel mais que suficiente. Camacho trata de os pôr nos seus lugares e faz uma equipa em pouco tempo.

Não me parece é que Nuno Gomes tenha vida fácil daqui em diante. Este orelhas quando abre a boca...

Vedeta ou Marreta ?

Hugo Carvalho disse...

Palavras do LFV na conferencia de imprensa em relação às palavras do CAPITÃO do Benfica:

«Nem eu compreendi nem a maioria dos benfiquistas entendeu o que o Nuno Gomes disse. Se dissesse a todos desculpa toda a gente entenderia. Agora tranquilidade e condições de trabalho não entendi». «O que não falta nesta casa é tranquilidade e condições de trabalho. Talvez seja bom o Benfica abrir as portas para se saber o que é organização».

Este homem é um idiota, pronto! Já nosl ivrámos do Fernando era também bom que nos livrassemos do Luís.

bomdebola disse...

Ora bem, sobre os prováveis reforços que (ainda) vêm a caminho, a imprensa desportiva de hoje lança duas ou três hipóteses que à partida não merecem a minha aprovação.

Claro que tudo poderá não passar de mera especulação mas não gostei nada de ler o nome de Edcarlos, a 4.ª escolha para o centro da defesa do S. Paulo. Os titulares desta que é de facto a melhor defesa do Brasil são o Alex Silva e o Miranda (que estão agora na selecção brasileira), sendo o Breno, de 17 anos, com uma estampa atlética impressionante e muito futuro à sua frente, a sua terceira opção.

Não tenho referências do médio Souza, acredito que seja uma opção válida mas os seus 28 anos deixam-me menos entusiasmado. O francês Luccin do A. Madrid é muito caro e está com a mesma idade.

Penso que nesta fase os únicos mercados acessíveis são o brasileiro e o argentino. É por aí que o Benfica deve procurar. No mercado africano há jogadores com um enorme potencial mas está ainda pouco divulgado.

MFQ

zorg disse...

#americano

Eu tenho esperança que sim. Ser director desportivo é parecido com ser seleccionador: é preciso organizar e liderar uma equipa muito competente e ver muitos jogos de futebol em busca de talento. Só não tem a parte de dirigir a equipa durante os jogos, que, de qualquer das formas, eu não acho que seja o ponto forte do Scolari. Eu não me importava nada de o ver a chefiar o futebol do Benfica. :)

#hugo

Acho as críticas ao LFV um pouco exageradas. Ele não é nenhum génio e cometeu alguns erros na direcção do futebol, mas também tem tido iniciativas muito boas na organização do clube. Acho que mais do que que melhor do que nos livrarmos "do luis", era importante era que nos organizássemos no que ao futebol diz respeito e o Camacho é um gajo bom para isso.

Hugo Carvalho disse...

Zorg:
É que todos os anos acontece o mesmo. No primeiro jogo, o benfica ainda não tem o plantel fechado. Há sempre jogadores a chegar, a ir com poucos treinos etc, etc.
Alem disso, e isso o que mais me irrita, é a tendência do Luís em criticar os jogadores em praça publica. Criticou o Anderson e agora o Nuno Gomes. Se existem problemas com jogadores ele que fale com os jogadores e não mande recados pela imprensa. Este tipo de comportamento é inaceitável a um dirigente. Bolas, o Nuno Gomes é o Capitão. Não se mandam recados ao capitão do Benfica.
Desculpa lá, mas o Luís é um cepo sem qq categoria para ser presidente do benfica.
Até na porcaria duma entrevista sobre o apito vermelho na Sic Noticias dá uma triste figura de si próprio. Ri-se e manda indirectas em vez de responder as questões duma forma directa e concreta. Não me posso esquecer do tipo a rir de forma cinica e a dizer "ah, coitados isso é o desespero...se quiser falamos de dinheiro, quer falar de dinheiro, nós falamos de dinheiro"
Este tipo de comentários brutos e sem categoria fazem-me uma impressão que nem te digo. Porque o que o Luís faz é simplesmente comportar-se como o Pinto que é um bimbalhão sem categoria nenhuma.
Tenho pena que não tenhamos um homem inteligente e com modos à frente do clube. Mas pronto, isso é a triste sina do Futebol Portugu~es.

Alexandre disse...

Era bom que os treinadores portugueses seguissem o exemplo e perdessem o vicio dos treinos à porta fechada. Isso é de louvar.

Até porque já percebemos que em 99% dos casos os treinos à porta fechada so servem para camuflar o trabalho que não se faz, o que se reflecte claramente aos domingos.

Bons ou fracos, há que trabalhar à vista de todos, porque os clubes são dos sócios e adeptos, e não só ao Domingo.

Anónimo disse...

Zorg, percebeste mal, eu não disse que o Scolari não daria um bom director desportivo, não acho que ele queira ser, o que é muito diferente. Mas sinceramente do que conheço, não me parece que ele tenha o perfil adequado, ele gosta mesmo é das coisas simples do futebol, gosta de comandar uma equipa, e não de organizar e liderar uma "equipa". Quem faz isso na FPF é o manager das selecções, e não ele.

Anónimo disse...

Já que o Alexandre levantou o tópico sobre os treinos à porta aberta, vou deixar a minha opinião:
- Prós: chama os adeptos ao centro de treinos, e tem um efeito moralizador para todos; beneficia o espectáculo que a "indústria" do futebol tem de ser.
- Contras: primeiro acredito que certos aspectos tácticos e lances estudados tenham que ter algum secretismo, pelo que defendo que mesmo abrindo as portas será conveniente fechar talvez uma vez por semana; por outro lado há o problema da imprensa. Sabemos que se abrirem as portas, num dia o Camacho manda um berro ao Nuno Gomes (por exemplo) e o Nuno responde torto, ou o Petit tem uma entrada mais dura, e no dia a seguir temos os avençados a falar de indisciplina, etc. pelo que abriria as portas mas avisando claramente a imprensa de certas regras, e à 1ª infracção proibia-os de assistir.

zorg disse...

#americano

Sim, eu percebi que tu estavas a dizer que ele é que não quer e acredito que tenhas razão. Eu é que gostava que ele viesse. :)

Discordo de ti, no entanto, em relação ao trabalho na selecção: acho que a grande virtude do Scolari foi precisamente ter profissionalizado a estrutura da selecção nacional. Montou e organizou uma equipa coesa (grande parte ela até é brasileira) e que funciona e agora está a colher os proveitos.

#hugo

O responder aos jogadores já são questões que têm a ver com o futebol. Isso é um trabalho que deveria ser feito por um director desportivo. Acredito que a chegada do Camacho venha colmatar essa falha e que uma consequência directa disso seja um menor protagonismo do LFV, no que ao futebol diz respeito.

Em relação às declarações na SIC sobre o apito encarnado, discordo em absoluto de ti. Acho que não esteve nada mal, que se riu porque a situação era mesmo para rir de tão ridícula. Insurgiu-se - correctamente, na minha opinião - contra o facto de algumas pessoas o estarem a tentar meter no mesmo saco que os arguídos, quando ele não é arguído em coisa nenhuma, e até levantou questões pertinentes, nomeadamente, porque é que o nenhum dos escutados desmentiu as escutas, se estão inocentes.

O LFV não é uma pessoa com fluência verbal, nem com presença televisiva, mas não é nada parvo. E tem tido um papel muito importante e proactivo no processo apito dourado.

Maestro disse...

Mas alguém entendeu o que o Nuno Gomes quis dizer no final do jogo? mais tranquilidade? paz? eu não entendi, nem gostei de ouvir isso de um capitão do Benfica. Ele como capitão tem todo o direito de dizer o que bem entender mas que seja homem para para dizer o porquê desse descontentamento. estava-se a referir aos sócios? então também posso dizer para justificar mas é o ordenado que ganha e deixar de ser bebé chorão, estava-se a referir ao Presidente? ao treinador? a ele próprio?... se alguém souber, que diga.

zorg disse...

Pois, também não percebi o que o NG quis dizer. Que eu saiba o plantel do Benfica tem trabalhado tranquilamente até agora. Ainda não ouvi falar em manifestações nem motins à porta do centro de estágio.

Mas eu concordo que estas coisas se devem resolver internamente.

Anónimo disse...

Na minha humilde opinião o alvo de Nuno Gomes era o LFV, daí a resposta azeda dele, porque percebu isso. A falta de tranquilidade a que o Nuno se refere é exactamente aquilo que aqui tanto criticámos, ou seja o LFV dizer que tínhamos o plantel fechado, quando na realidade o que aconteceu depois disso foi uma autêntica revolução no plantel! Acham que algum plantel pode estar tranquilo quando um jogador que foi peça chave na pré-época, inclusivamente era o marcador das bolas paradas, sai na véspera do 1º jogo? E depois disso vemos a imprensa constantemente a falar de 3/4 reforços, vemos Manú e Sreten a treinar sem estarem inscritos, vemos Diaz que ninguém conhecia passar de dispensável a utilizado no Bessa, etc.
Acho que o recado foi claro, só não percebeu quem não quer. E nem sequer critico o Nuno, ele é capitão, adora o Benfica, e fez a defesa do grupo. O LFV é que devia ter evitado responder, punha uma pedra sobre o assunto, e agora reunia com a nova equipa técnica e os capitães e começavam uma nova era hoje! Espero que com Camacho o LFV trabalhe caladinho, responda apenas quando for necessário defender o nosso clube e não por protagonismo.

zorg disse...

#americano

Pois, provavelmente tens razão. Mas, se não acho correcto que o LFV venha responder pela imprensa ao NG, não me parece menos errado da parte do NG vir mandar recados pela imprensa. Se tem alguma crítica a fazer à forma como o futebol do Benfica é gerido, deveria fazê-la internamente e não pela imprensa.

O melhor agora é mesmo colocar a tal pedra sobre o assunto.

Anónimo disse...

Zorg, também acho que se deve evitar sempre dar recados pela imprensa, mas aqui talvez fosse um mal necessário, além de que é mais desculpável a atitude do Nuno porque estava de cabeça quente depois dum empate desesperante para qualquer benfiquista. Já o LFV respondeu passado muito tempo, com calma, num momento até "alto", por isso devia dar o exemplo e esquecer as coisas más para todos partirmos para as boas.

Anónimo disse...

ZORG

Também acho que as "bocas" do Nuno Gomes, eram destinadas a LFV, mas foram também para os jogadores e para FS, quando disse "isto não pode voltar a acontecer, não se pode marcar no fim e não ganhar o jogo"

Agora, LFV percebeu o ataque ao responsavel do futebol e como presidente, não podia deixar passar esta situação, sob pena de qualquer dia, aparecer outro a mandar "bocas"

O futuro director desportivo do Benfica, será o Rui Costa, disso não tenho duvidas e até apoio, o Rui merece esse cargo, como benfiquista, como antigo jogador de top mundial e pelos conhecimentos que tem a nivel internacional, é o homem certo para o lugar

bomdebola disse...

Não faço a menor ideia quem poderá ser este “americano”. Sei apenas que é extremamente inteligente e percebe muito, muito mesmo, de futebol.

Estou de acordo com a sua análise a este diferendo Nuno Gomes vs Luís Filipe Vieira. O “nosso” presidente está na fase mais penosa do seu mandato. Cometeu erros sucessivos, não teve a capacidade dos admitir e agora, que era a altura ideal para pacificar as hostes, prefere dar continuidade ao clima de instabilidade, envolvendo todos os que tiveram a leviandade de pensar pela sua própria cabeça e sacudir o marasmo instalado.

MFQ

Anónimo disse...

o nuno gomes tem é de marcar golos, e tar calado ninguém lhe paga pra falar! quer falar fale no balneário, se tal mal vá-se embora. marca-se ele golos e teriamos menos problemas.

bomdebola disse...

Caro anónimo

Com todas as suas debilidades, bem patentes na última época, o Nuno Gomes consegue ser mais eficaz em campo, e mais útil ao colectivo no balneário, que o actual Mantorras e a desilusão Bergessio. É a minha opinião.

MFQ

Anónimo disse...

Possivel novidade: Um Fernando Gaspar deixou o lugar de trabalho como preparador fisico no Malaga, a impressa local diz que ele vai para o Benfica !

playmaker disse...

Acho que o LFV se deveria limitar a continuar a fazer o bom trabalho de recuperaçãodo clube se possível sem estar ligado ao futebol e sem aparecer na comunicação social, arranjar outra pessoa para isso, porque quando o faz até me arrepio.
O nuno Gomes esteve bem ao falar se não o tivesse feito ainda estávamos a aturar o F Santos.

Anónimo disse...

realmente o Nulo se marcasse e tivesse calado fazia melhor figura...

esta gajo tem um poder qualquer sobre os media e alguns adeptos...

sejamos francos, desde q voltou de itália este gajo?! é um empecilho de todo o tamanho...ganha balurdios e produz pouco...

reforços: em cima de joelho, ou seja em dez dias, temos de arranjar 3 jogadores de Garantias! defesa central, dois medios. não vai ser nada fácil...os clubes vao pedir muito $...

Força Camacho!

Anónimo disse...

caro bomdebola, o mantorras é o animador socio cultural da equipa, o bergesio agora chegou... o nuno gomes pra avançado marca muito pouco pra ter manias de estrela!

bomdebola disse...

Caro anónimo

O Bergessio não me convence. Não tem capacidade técnica, nem velocidade e pouca espontaneidade para “matador”. A disponibilidade física é o seu único argumento válido. É um jogador voluntarioso, que dá tudo, mas falta-lhe a classe pura e o faro do golo. Já era assim na Argentina.

O Nuno Gomes fez uma época muito fraca, talvez por já estar condicionado pela pubalgia o que lhe retirou a confiança. Acredito que sem lesões e com Camacho consiga fazer uma boa época ao lado do Cardozo.

MFQ