blog

segunda-feira, agosto 20, 2007

Boas novas: Fernando Santos is out!

Segundo a TSF, a CNN e a rádio Voz do Vaticano, Fernando Santos já era. Aleluia!

Apesar da alegria que todos os Benfiquistas devem estar a sentir - e eu já estou a meter o capacete e a vestir as ombreiras para ir carregá-lo em ombros para longe do estádio da luz - esta saída levanta uma questão pertinente, que todos os Benfiquistas já devem ter feito a si próprios mais do que uma vez: porque nos abandonaste, Veiga?

É verdade que não primavas pela elegância e eras a modos que um bocado para o labregão... E ainda tinhas aquele pequeno senão de seres um criminoso prestes a ir dentro... mas tirando isso, eras um director desportivo do caraças! Ou, se calhar, não eras um director desportivo do caraças, mas eras, sem sombra de dúvida, um director desportivo e só isso já era bom!

Contigo havia organização! O Benfica fazia jogos de pré-época durante a pré-época e jogos a sério depois da época começar. Havia treinadores estrangeiros competentes... ou melhor, havia treinador, em vez do Fernando Santos, e não havia quem dissesse mal dos jogadores, sem levar uma ripada tua, ou do teu primo, logo a seguir! Cumpriam-se os contratos e não havia estas inovações de ter de despedir um treinador ao segundo jogo oficial, depois de um empate e uma vitória... se era para despedir o piloto do Ferrari, era antes da corrida começar e ele ter lixado a partida, por ter engatado a marcha atrás em vez da primeira! Agora, com a traseira do carro desfeita, é mais difícil de recuperar! Lembro-me bem que no teu tempo até havia jogo de apresentação aos sócios... que luxo!

E com a tua saída, caro Veiga, tudo isto desapareceu mais depressa do que um rolo de papel higiénico numa casa de banho do Festival do Sudoeste! Começamos sem treinador, despedimos o rapaz que costumava dar as conferências de imprensa ao segundo jogo oficial e nem jogo de apresentação tivemos!

E isto leva-nos à questão importante aqui, meus amigos: se esta pré-época serve para alguma coisa, é para nos ajudar a perceber que precisamos de um director desportivo como uma gazela cercada por um bando de chitas a lamber as beiças precisa de um fórmula 1! O nosso orelhinhas não serve para isso! É bom para pôr o apito dourado a mexer, é bom para vender kits, é bom para chamar nomes ao corrupto mor, até é bom para dizer asneiras de que mais tarde todos nos envergonhamos na televisão e tem um bigode magnífico... mas não é bom para organizar uma equipa de futebol competitiva!

Agora, das duas uma, ou arranjamos um treinador e um director desportivo, ou então optamos por um económico dois-em-um. E o último dois-em-um que por cá passou, o saudoso Camacho, até não se deu nada mal, embora não fosse dos mais económicos. Seja como for, não basta um treinador! É preciso também um líder!

E ainda falta um central, um médio-defensivo ou dois e um avançado!

35 comentários:

Anónimo disse...

Fernando Chalana a treinador JÁ!!!

e porque nao camacho a director desportivo...


Saudações Benfiquistas


Ass:Sérgio Pedro

dezazucr disse...

já no meu blog havia mencionado que o Camacho é uma óptima figura para director desportivo ou manager tipo Fergursson. Mas que venha como treinador.

O Veiga não faz falta nenhuma, ainda bem que se foi. O problema não é ele não estar cá, é não termos um director desportivo. E convém ser um decente e não um refugo dos adversários.

João Bizarro disse...

Pois é, Zorg. Começo a achar que o Veiga afinal faz falta.

Por mais que se goste ou não do tipo era nesses aspectos que ele era bom.
E agora aquilo está uma bandalheira pegada.

Por isso quero o Camacho que além de ser um treinador jeitoso é um optimo gestor de balneário.

Pedro disse...

Um dos grandes problemas está resolvido (a ser tudo verdade) mas urge resolver o resto, urge por ordem na casa.

É vergonhoso q se faça tudo isto após a época começar. É inacreditavelmente amador e incompetente. E que LFV assuma as suas culpas!!!!!

Perde-se a pré época. Porquê?

Mas acredito que ainda se vá a tempo de emendar a coisa, e com Camacho os putos estão bem entregues, é uma das coisas q mais alento me dá a vinda do Camacho. E daqueles berros q se ouviam no terceiro anel...

dezazucr disse...

outra. nada me tira da cabeça que Vieira precipitou a saída de Veiga para poder voltar a trazer Camacho. De outra forma sería inviável.

Anónimo disse...

Zorg, 100% de acordo, com o Camacho vamos ter um 2 em 1, até porque não é fácil arranjar um director que ele aceitasse. Mas entre FS+Veiga ou só Camacho, eu digo:

E VIVA CAMACHO!!!!!!!!!!!

Nuno Gamito disse...

Palmas pelo post e pela notícia.

Plenamente de acordo.

Alexandre disse...

O post está muito bem elaborado, engraçado até.

Mas quanto ao conteúdo, não entendo como podem defender alguem como o Veiga. Pelo menos mencionaram que ele é um criminoso de primeira.

Pessoalmente prefiro que venha outro trapatoni em vez do camacho.

Pedro disse...

E Sérgio agora já podes ir renovar o cativo!!
:)

É desta q Freddy Adu, Coentrão e Di Maria vão dar o salto. Camacho vai por os putos a jogar à bola...

Se tudo for verdade...

Nuno Gamito disse...

YUPIIIIIIIIIIIIIIIIII

notíciado na SicNotícias, CAMACHO APRESENTADO AMANHÃ!!!!!!!!

VAMOS A ELES!!!

Anónimo disse...

Hum...... já tou a ver euforia a mais..... olhem k o Camacho não é o D.Sebastião-Salvador-da-Patria... é obvio que é melhor treinador k o santos (pior era impossível) e k é tipo um jeitoso 2 em 1, mas nem ele faz ovos se não tiver omoletes.
Pelo que vi os putos tem futuro, mas não são ainda o k nos precisamos: alguém k faça a ligação com o ataque, k transporte jogo, k crie oportunidades, pk é isso o essencial k tem faltado.
Penso ainda k era favorável desistir do losango e k deviamos apostar principalmente num extremo ou médio-ala que conseguisse fazer esquecer o simão.
Assim, com um dos putos numa ala e este extremo noutra não havia de faltar oportunidades para o Cardozo e o Nuno Gomes marcar. Porque defensivamente acredito k o camacho não tenha problemas em por tudo na linha com mais 1ou 2 reforços.
Resumindo.... a minha esperança para esta época já não está na zona negativa, mas ainda não está muito alta, há muito a fazer...

Anónimo disse...

lol eu queria dizer "faz omoletes se não tiver ovos"... lol

bomdebola disse...

O Zorg continua a deliciar-nos com estas pequenas maravilhas. Excelente capacidade de análise, fluidez na expressão de ideias, um toque de humor e muito bom senso opinativo.

MFQ

Anónimo disse...

Epá deixem-me lá ver se entendo. O Vieira é mentiroso pk prometeu ao Santos um plantel de luxo e não cumpriu. O coitado do Santos agora é despedido, com o Vieira a sacudir a água do capote. E vocês já estão eufóricos com a vinda do Camacho!! Está instalada a festa!! LOOOL. Que tristes que vocês são!!! Não são capazes de ver um palmo à frente!!!

Alexandre disse...

Bem, não querendo eu juntar-me a estes anonimos, por acaso vinha aqui comentar uma coisa.

Vendo bem as coisas, o LFV vende as pérolas da equipa, o Fernando Santos é o principal prejudicado, mas no fim dão-lhe um biqueiro nas costas e o LFV continua a ser o heroi.

Eu semprei achei que o F. Santos é mau treinador, pois conseguiu não ser campeao com um Jardel no auge da carreira, mas penso que neste caso pouco mais poderia fazer.

Já agora, ja que procuram um director desportivo, podiam contratar o berardo. lol

Anónimo disse...

Alexandre, estás a ser algo injusto, pelo menos eu, o Pedro, e mais alguns temo-nos manifestado contra a gestão desportiva do LFV, aliás já fui atacado por muitos benfiquistas ao fazer de "advogado do diabo" do FS, mas por muitas razões que possam exisitir, e existem, que atenuam a sua culpa, criar a 1ª ocasião de perigo contra o Leixões passados mais de 70 minutos de jogo é inadmissível, mesmo que tivesse saído metade do plantel na véspera! E para mim o LFV será sempre o 1º responsável pelo que de bom ou mau acontecer esta época, e já na época passada e todas as outras assim foi. Quero dizer que para mim não é um herói, é o nosso actual Presidente eleito democraticamente, logo tem legitimidade para exercer o cargo, e quando chegar ao fim do mandato será julgado nas urnas. Simples em clubes democráticos onde há eleições a sério e vários candidatos.

Alexandre disse...

americano, eu falei de um modo geral. Já sei que alguns de vcs estão contra o LFV, mas no fundo têm de admitir que ele também é responsavel por isto tudo, mas quem vai embora é o elo mais fraco.

No meu clube, não há candidatos, mas há vitorias e títulos, e se calhar uma coisa tem tudo a ver com a outra. No entanto não sou daqueles que dizem "pinto da costa forever". Na época em que o benfica foi campeao, a culpa foi toda do pinto da costa, apesar dos 3 treinadores que foram despedidos. Mas ja sabemos que o futebol é assim mesmo.

Só comentei porque acho alguns comentarios sobre o f. santos algo injustos, quando ele apesar de fraco tb foi um bocado vítima.

Anónimo disse...

ZORG

Grande noticia para os benfiquistas, a saida de FS j� era esperada � muito tempo

Aceito, que perdeu jogadores como Sim�o e M. Fernandes, mas porra, o Benfica tinha obriga�o de demonstrar mais colectivo, mais pressing sobre o advers�rio, mais velocidade, mais vontade de vencer

Depois, havia o problema do preparador fisico, qualquer coisa estava mal, tantas les�es musculares durante as pr�-�pocas e durante a �poca, algo n�o funcionava muito bem

Em rela�o ao Jos� Veiga, podia ser um bom director desportivo, se n�o tivesse tantos inimigos e tantas d�vidas, acho que fez um bom trabalho

O Presidente LFV poderia contratar um novo director desportivo, mesmo que fosse estrangeiro, tinha era de ser competente, se o novo treinador for Camacho, pode-se fazer o 2 em 1 e de certeza que ficamos bem servidos, agora, os jogadores, t�m de trabalhar muito mais e vamos ter um Benfica � Benfica, a lutar por cada palmo de terreno de jogo, sem virar a cara � luta, � imagem do seu novo treinador

Ainda vamos a tempo, de fazer uma grande equipa, a liga vai parar para os jogos da selec�o e vai haver tempo para por esta equipa a jogar

Nuno Gamito disse...

Mas o LFV não deixa de ser aldrabão só porque mandou o Santolas embora e contratou o Camacho. É claro que o LFV estava a tirar o tapete debaixo do Santolas há algum tempo. É que o LFV não é burro e tem perfeita consciência do estado das coisas e sabe perfeitamente que se não fizesse o que acabou de fazer, sabia que tinha o próprio pescoço em risco. Isto é mais uma prova que ele de parvo não tem nada. Agora, tudo o que ele fizer de bem decidido em favor do SLB tem o meu apoio.

O Camacho não é nenhum D.Sebastião, também concordo, mas vai por o SLB a jogar à bola como deve ser e a ganhar, disso não tenham dúvidas. Eu sei que o problema do SLB não é só o treinador, mas o treinador era um deles, e dos graves, por isso estou muito feliz de ter amanhã como treinador do SLB o Camacho.

Recordem e analisem o plantel que o Camacho tinha à disposição quando saiu e o que tem agora, faltando ainda 3 ou 4 reforços, que espero , tenham o seu aval e sejam indicados por ele e do seu conhecimento.

E alguns de vocês ainda têm dúvidas que o SLB vai começar a jogar futebol? E o balneário com este Senhor não tem hipóteses de se amotinar nem de existir anarquia ou faltas de respeito, o que já será também muito bom. Eu confio 100% no Camacho como treinador e como gestor do plantel e disciplinador do balneário (Nélson, põe-te fino!, não consigo é confiar no LFV, mesmo agora tentando resguardar-se nas costas do Camacho.

Pedro disse...

Mas nós admitimos isso e mais, até dizemos q o principal culpado é o Vieira. Agora esse facto não invalida a necessidade de mudar de treinador. LFV podia ter feito tudo na perfeição q com Santos não iamos a lado nenhum.

O ano passado estavam lá as "pérolas" e o resultado foi o mesmo. Vieira tem culpa na planificação e reforço da equipa. Certíssimo. Mas não tem culpa das substituições q o Santos faz, das opções táctias absurdas, do mau jogo da equipa, da falta de garra e motivação, etc. A vida é assim...é pelo elo mais fraco q se começa. Mas é um começo.

Os benfiquistas não estão eufóricos com Camacho. Se ele vier é apenas o regresso de alguem q criou enorme empatia com os adeptos e, muito importante, conquistou algo ao serviço do clube. É alguem q nos faz acreditar e isso por si só é demasiado importante nesta fase do SLB. Agora Camacho não é nenhum salvador, não vai por o SLB a ganhar automaticamente, mas coloca de novo o SLB em pé de igualdade com os rivais. E vai ser muito importante para os miudos maravilha q o Benfica tem lá.

Nuno Gamito disse...

Ah, se estou contente? Pois estou, quando vejo boas notícias para o Benfica fico sempre contente.

Aqueles que têm o estigma que os jogadores novos ou muito novos não rendem, têm que se adaptar, etc. e tal, vão ver agora que com o Camacho tudo isso vai ser desmistificado e a vossa alma vai ficar parva de tanta habituação de tantos putos num instante. E se têm dúvidas, perguntem ao Erickson como é!

VIVA O CAMACHO!
VIVA O BENFICA!

...sim, estou eufórico, muito mais eufórico do que o que estava ontem , isso vos garanto. Quanto tenho que pagar de taxa!? :p

Anónimo disse...

Desculpa Pedro, eu estou eufórico!!! Sou um "Camachista" primário! :)
Mas obviamente não esqueço os outros problemas, agora foi o que sempre dissemos, com Camacho, Scolari, Mourinho, e outros, muitas vezes a força e união são tão grandes que os problemas que se tornavam enormes com FS tornam-se pequenos com eles. Alguém acha que havia este regabofe de entradas e saídas com algum dos treinadores citados? Nunca, se houvesse batiam com a porta, e o LFV teria mesmo de fugir!
Lembra-te Alexandre que entre as 2 ligas, 2 provas europeias, e 2 taças de Portugal que Mourinho disputou nas suas 2 épocas em pleno (com fruta à mistura) perdeu uma única competição, a final do Jamor para o Benfica de Camacho. Eu estive lá e senti o quanto a maior parte dos benfiquistas adoram aquele homem, é um líder como deve ser, e encarna a famosa (mas já algo esquecida) mística benfiquista como os melhores portugueses!

Nuno Gamito disse...

Não quero deixar passar em branco e recordar que aqui há uns dias atrás, antes de partir para férias, o nosso bravo companheiro john billy, aqui expressou esse desejo de que quando viesse de férias tinha o desejo/sonho de ver o Camacho no lugar do Fernando Santos. Pois o desejo do john billy foi realizado!

Estejas onde estiveres, um abraço e umas óptimas férias, john billy.

P.S. se alguém tiver o contacto dele, acho que iria ficar muito satisfeito com a boa nova.

Anónimo disse...

Em primeiro lugar, tenho que reconhecer, que estou muito contente, por termos o Camacho de volta, mas antes de encomendarmos as faixas de campeões, é necessário relembrar:
-Com Camacho gamhamos só um jogo com os grandes, foi o primeiro jogo e logo em Alvalade, e soube muito bem.
-O homem usa sempre a mesma tactica 4-4-2 com o meio-campo em linha, e não em losango, e nós neste momento só temos 2 alas, o Coentrão, e o Di Maria. Além disso o Rui Costa não encaixar muito bem neste esquema.
-Fizémos grandes jogos fora de casa, mas em casa foi sempre uma aflição, a sofremos golos em contra-ataque.
-As contratações recomendadas pelo Camacho nem sempre foram as melhores, ainda me lembro do Alex..., o homem não têm grande olho para comprar.

Apesar destes reparos estou optimista, e já estava com saudades de ver o treinador do Benfica com os sovacos suados..., porque agora ou correm e jogam bem, ou ficam surdos com os gritos do homem de Murcia...

karadas disse...

Duma forma demagógica e populista, LFV demitiu Fernando Santos do comando técnico do Benfica. Com esta atitude o presidente encarnado pretende agradar aos benfiquistas e, ao mesmo tempo, sacudir a água do capote. Para os mais ingénuos, esta é uma medida inevitável e merecedora dos maiores aplausos. Para os mais avisados, ela é apenas mais uma tentativa de salvar a pele e de desviar atenções sobre os reais problemas que assolam a “instituição” Benfica.
Estou à vontade para falar sobre Fernando Santos já que manifestei a minha total discordância logo aquando da sua contratação, por considerar estarmos perante um treinador sem carisma, com um relacionamento difícil com os jogadores e, sobretudo, por não ter um currículo que justificasse a sua vinda para o Benfica.
Isto não invalida que eu considere que o timing escolhido para este despedimento é de todo inoportuno, uma vez que Fernando Santos pouco terá contribuído para o clima de instabilidade que se vive actualmente no Benfica ( se é que alguma responsabilidade lhe pode ser assacada). Foi LFV que preparou esta época; foi LFV que deixou sair os principais jogadores e para os seus lugares trouxe jogadores jovens e inexperientes; foi LFV que correu com José Veiga e abandonou Fernando Santos à sua sorte; foi LFV que colocou demasiada pressão no plantel e equipa técnica ao afirmar que estávamos perante o melhor plantel dos últimos 10 anos, quando a realidade nos diz exactamente o contrário. Resumindo: se há pessoa que devia vir a público assumir toda a responsabilidade por um início de época miserável essa pessoa devia ser o presidente encarnado. Sempre tão lesto em defender a sua honorabilidade, LFV tinha aqui uma boa oportunidade de atestar a nobreza do seu carácter. Em vez disso, assobia para o lado e atira as culpas para cima de mais um treinador há semelhança do que tem feito noutras ocasiões.
Para substituir Fernando Santos anuncia-se a vinda de Camacho, o salvador da Pátria para a maioria dos benfiquistas. É bom que estes não se esqueçam que, curiosamente, o espanhol tem um currículo bem inferior ao do técnico Fernando Santos, sendo que o único título que tem na carreira foi uma Taça de Portugal conquistada aquando da sua passagem pelo Benfica. Ora isto não é suficiente para que estejamos perante um treinador de excelência. E era exactamente dum treinador de excelência que o Benfica precisava neste momento. Era absolutamente proritário que há frente do plantel encarnado estivesse alguém cuja competência não pudessse ser minimamente contestada. Por todas as razões e mais alguma, quanto mais não fosse para fazer cair o mito de que no Benfica os maus resultados são sempre devidos ao treinador.

Anónimo disse...

Camacho é um treinador que dá confiança, que aposta nos jovens e que foi roubado pela máfia do fcporto quando esteve no Benfica, fora isso podia muito bem ter sido campeão apesar de naquela época o plantel ter muito mais falhas que agora e o fcporto de Mourinho apesar de corrupto e favorecido ter um plantel muito melhor que agora.

Só falta um directo desportivo Benfiquista e experiente nestas andanças para a coisa se começar a compor.

Só o facto de ter acabado o calvário sob as mãos de Fernando Santos é uma excelente notícia para alegrar a semana.

Alexandre disse...

americano, eu sempre disse que desde que o camacho saiu do benfica, nenhum dos seguintes lhe chegava aos calcanhares. Na época em que o trapatoni foi campeao, com o camacho o benfica tinha sido campeao em fevereiro.

A nossa sorte é que o camacho nao faz milagres, e não estou a ver no benfica jogadores capazes de fazerem uma grande época. Espero não estar enganado. Mas com o camacho sempre têm mais hipoteses.

Anónimo disse...

Aí estamos de acordo Alexandre, não por achar que o Benfica não tem jogadores competentes, mas mais por nada ter sido planeado pelo Camacho, acho que vai ter uma tarefa extremamente complicada, mas na época que ele entrou a meio, rapidamente pôs a equipa a jogar bom futebol. E na minha opinião, e penso que mesmo na opinião de muitos sportinguistas e portistas, ficamos com o melhor treinador actualmente em Portugal.

zorg disse...

Eu também fui contra a entrada do Fernando Santos no Benfica. Acho que até anda para aí um post meu sobre o assunto, que o prova. Também defendi aqui que o Fernando Santos deveria ter saído no final da época passada, porque falhou todos os objectivos a que se propôs e, na minha opinião, quando a equipa falha todos os objectivos, o responsável tem de assumir as consequências, independentemente das circunstâncias em que isso acontece.

Esta saída peca, por isso, por tardia... mas era necessária!

Fernando Santos já não tinha margem de manobra, não tanto pelos resultados desta época (uma vitória e um empate fora dificilmente justificam a saída de um treinador), mas por tudo o que já vinha da época passada, pela postura cinzenta, pelo discurso pouco ambicioso e sempre auto-desculpabilizador, enfim...

Agora, a sua saída e a entrada de Camacho não iliba a direcção e o seu presidente - que assumiu pessoalmente a condução do futebol - do desastre absoluto que tem sido esta pré-época! Bandalheira total e absoluta nas entradas e saídas e o desnorte total na organização que teve como resultado o Benfica andar a fazer jogos de preparação contra o Copenhaga e o Leixões, por não os ter feito na altura devida. Não é tanto o Simão e o Manuel Fernandes terem saído, isso acontece e eu compreendo. O que eu acho inaceitável é que com a época a decorrer, o plantel do Benfica ainda não esteja fechado e existam 3 centrais no plantel, com 2 deles lesionados, ao mesmo tempo que há 1 central não inscrito. Isto é que é grave e tem que acabar rapidamente.

Numa palavra, o Benfica ainda está em pré-época, quando as competições oficiais já decorrem. Isso não é aceitável e tem de se arrumar a casa o mais rápido possível! Temos material humano para ganhar coisas, agora já temos um treinador, agora é trabalho, trabalho, trabalho!

João Bizarro disse...

Alexandre, tirando um ou dois quem viste aqui a defender o LFV. Acho que a maioria o culpa do que está a acontecer. Ele tem as suas responsabilidades e devia assumi-las.

Estou como o Americano, sou "Camachista" primário. É um "mister" 3 em 1. Gestor de recursos humanos, incute tesão aos jogadores e aposta nos putos.
Um dos requisitos dele para ter renovado por mais um ano com o Benfica foi que os jogadores recebessem a tempo e horas. Isso diz tudo do carácter do Camacho.

atribodofutebol disse...

"Sejamos claros: o valor simbólico do Benfica é, hoje, muito superior ao valor desportivo do clube. De Vieira esperava-se que conseguisse aproximar os dois, mas o presidente benfiquista tem centrado o seu discurso no primeiro e negligenciado, na prática, o segundo. Sobra em folclore o que falta em estratégia, em organização, em planeamento."

Continua aqui
A Tribo do Futebol

Anónimo disse...

A esta circunstância aplicam-se quatro provérbios:

"O que nasce torto, tarde ou nunca se endireita";

"Mais vale tarde do que nunca";

"Quem se lixa é o mexilhão"

e

"Preso por ter cão e preso por não o ter"

bomdebola disse...

Se me permitem, lanço um novo desafio (que é também uma sugestão) à administração deste "nosso" blog.

Tentem contratar o "americano" para incorporar o vosso corpo redactorial. Seria uma mais-valia, um reforço de grande peso.

Saudações desportivas e continuem o vosso bom trabalho.

MFQ

Anónimo disse...

O Fernando Santos foi o treinador escolhido pelo Veiga para substituir o Koeman. O Veiga tambem fazia muitas asneiras. A pre-epoca do ano passado tambem foi uma bandalheira ou ja ninguem se lembra ?
O Veiga so sai depois da pre-epoca.
A culpa disto e do Veiga e do Vieira, juntos.

Pedro disse...

"O Fernando Santos foi o treinador escolhido pelo Veiga para substituir o Koeman"

Na conferência de imprensa Vieira assumiu Santos como escolha pessoal. Na altura surgiram uns zunzuns de uma zanga entre os dois V's pq Veiga queria um estrangeiro...