blog

quarta-feira, agosto 22, 2007

David Luiz para 5 semanas

Para que isto dê alguma luta e isto não seja só chegar e erguer o troféu de campeão nacional, eis que David Luiz resolve aumentar o grau de dificuldade a Camacho e resolve lesionar-se durante 5 semanas. Ou seja, dos 3 centrais de raiz que fazem parte do plantel, um grandioso total de 3 encontra-se lesionado e indisponível!

Para complicar, parece que Anderson - que, como se sabe, queria ir para o Brasil tratar do filho doente - aparentemente reorganizou as suas prioridades e se encontra a negociar a transferência para esse gigante do futebol carioca que é o Olympique Lyonnais, o que faz dele uma carta ainda mais fora do baralho do que aquilo que já era e um pai de qualidade muito duvidosa!

No plantel sobram assim 3 jogadores que podem fazer a posição, Miguel Victor, Sretenovic e Katsouranis, sendo que 1 deles não está inscrito, outro é júnior e o terceiro é um médio defensivo adaptado. Se somarmos a isto o facto do jogo de quarta-feira ser absolutamente decisivo para as nossas aspirações, não podemos deixar de nos impressionar com o génio de Camacho, por conseguir fazer os resultados fabulosos que vai conseguir fazer, apesar de todos estes constrangimentos.

Não posso deixar de soltar um "Ah ganda Camacho" de admiração:
- Ah ganda Camacho!

45 comentários:

RMSoares disse...

É uma pesada herança que El Camachito recebe, treinar o Benfica nunca é facil pois o peso da camisa é sempre grande. Mas receber o comando de uma equipa cheia de lacunas e de jogadores no estaleiro, é mau.
Para sabado a aposta obvia é Miguel Victor + Katso, não vejo alternativas.
Falta sem duvida um central de nivel para compensar as saidas do anderson e do Ricardo Rocha, para o banco bastava ter olhado para dentro e não ter emprestado o Fontes.
Relativamente ao Anderson, não merece as linhas que se escrevem sobre ele. Queria ir para o Brasil para cuidar do filho, mas afinal aceita ir para França. Será que o papel-higienico Record tambem vai escrever a letras grandes que o Anderson troca a saude do filho por dinheiro, tal como escreveu sobre o Leo?
O Camacho felizmente vai trazer ordem e tranquilidade ao Benfica. Espero que os reforços que o Camacho vai pedir sejam os necessário e que não sejam apenas para encher as 1ª paginas dos jornais.

Pedro disse...

Nem quero acreditar na lesão do David Luiz...não pode ser verdade...

João Bizarro disse...

Não podes mas é. Assim que o Anderson ficou uma carta fora do baralho deveriamos ter contratado logo outro central.
Que estamos à espera de reclamar ao At. Madrid um dos dois jogadores que nos devem?

Mais uma para juntar a muitas de uma pré-temporada feita à patada.
Mais uma prova que a culpa não era só do F. Santos.

Pedro disse...

Ainda se vai a tempo de inscrever o Strenovic???

Anónimo disse...

Se fosse o Santolas começava a chorar que não tinha jogadores -ele que nem contava com D.Luís- e preferiu lesionar Luisão. Camacho não se queixa e procura alternativas. Talvez por compreender que o plantel não é apenas os 14 amigalhaços do costume...

E pensar que ainda há ayatollahs qu defendem o arremedo pseudo- benfiquista que só é benfiquista pq o pai o inscreveu, mas já não pagava as quotas...

karadas disse...

Bastou Fernando Santos sair para o estado de espírito dos benfiquistas dar uma volta de 360 graus. Duma época desastrosa que se perfilava no horizonte passou-se a acreditar que gloriosos feitos esperam o Benfica na presente temporada. É sempre assim no meu clube: o melhor doping para um benfiquista é o despedimento de um treinador.
Esquecem-se que um treinador não faz milagres por muita competência que possa ter, o que até nem é o caso de Camacho, como o seu próprio currículo o demonstra.
Ao contrário da maioria da família benfiquista o meu cepticismo mantém-se - independentemente da mudança de técnico - relativamente à performance desportiva desta época. Sou daqueles que considera que sem ovos não se fazem omoletas e o plantel do Benfica, tal como se apresenta actualmente, não oferece o mínimo de garantias para que possamos sonhar com grandes feitos. Ainda para mais agora, quando David Luiz se lesiona com gravidade e se ficou a saber que irá ficar afastado dos relvados nas próximas 5 a 6 semanas.
Sem centrais, com um meio-campo com graves deficiências na construção de jogo e um ataque que se resume a Cardozo, sempre estou para ver como é que vamos ultrapassar o obstáculo dos dinamarqueses na próxima quarta-feira. Isto já para não falar da competição interna, a Liga, onde estamos impedidos de perder pontos nos próximos jogos, sob pena de deixarmos fugir os nossos principais adversários de forma irremediável.
Reforço o que escrevi no segundo parágrafo: por muita força psicológica que Camacho venha dar aos jogadores, por muita sapiência táctica que possua, com a matéria prima que tem ao dispor só uma mãozinha dos deuses nos poderá salvar.

P.S. LFV tem 10 dias para minorar os estragos que fez no plantel. Se não o fizer, espero que a família benfiquista saiba retirar as devidas ilacções.

bomdebola disse...

O Karadas deixou-nos aqui uma excelente leitura do actual Benfica.

Apesar de confiar em Camacho e de aprovar a substituição de F. Santos estou muito céptico com o que nos espera esta época. O actual plantel é fraco e os reforços já não vêm a tempo de salvar a época.

MFQ

bomdebola disse...

http://benfica-fc.com/slbenfica/


Passem por lá...

MFQ

Nuno Gamito disse...

Pois é, é uma situação imprevista mas que deveria estar salvaguaerdada, se houvesse uma boa gestão do futebol.

Agora imagina se em vez de dizeres "ganda Camacho,tivesses que dizer", "ah, engº do crl que já nos chumbaste".

zorg disse...

1. Eu não acho que o plantel seja fraco, longe disso. Acho que precisa de uns retoques (1 defesa central e 1 médio defensivo de qualidade) por causa do defeso agitado, mas acho que tem muita qualidade e não fica a dever nada ao dos nossos rivais.

2. Camacho não precisa de fazer nenhum milagre para meter um plantel com muito valor a produzir aquilo que pode. Precisa essencialmente de motivar os jogadores e lhes incutir ambição.

3. O Benfica ainda não ganhou nada, mas também ainda não perdeu nada. Até ver, estamos à frente na pré-eliminatória e temos um empate fora no campeonato. Tudo está ainda em aberto. COmeçámos tarde e, por isso, demos algum avanço mas isso só vai tornar a nossa vitória mais saborosa!

Nuno Gamito disse...

Ah, estamos todos a esquecer-nos que, se o dep. médico fala em 5 ou 6 semanas, então a coisa não ficará por menos de 2 meses.

É claro que quem planeou a época e espera que o mercado esteja quase encerrado para vender 2 dos seus melhores jogadores, tem culpa no cartório, como é evidente.

Anónimo disse...

Eu também já citiquei e critico o LFV muitas vezes, mas digam-me se no sporting se lesionasse o Polga, o Tonel, e o Gladstone, ou no Porto o Pedro Emanuel, o Bruno Alves, e o Stepanov, eles tinham soluções? Ou o Mourinho e o Chelsea também não sabem plnaificar épocas, a ver pela época passada que jog o P. Ferreira e o Essien a centrais várias vezes? São azares acumulados, há que apostar no puto e no Kat e o resto da equipa fazer um esforço redobrado a defender e ganhamos os 2 jogos! Até porque vão ter 50 ou 60 mil benfiquistas a puxar incessantemente por eles!!!

João Bizarro disse...

Este plantel tem muito mais soluções que aquele que Camacho teve quando passou por cá. E mesmo aí ganhou uma Taça.
Não devemos esquecer quem lançou os ultimos jovens a serem lançados a sério ultimamente. E mesmo esses alguém se apressou a correr com eles não fossem "tapar" algum Beto ou algum Nelson.
De uma coisa podem ter a certeza, se o Miguel Vitor estiver preparado o Camacho não terá medo de o lançar às feras.

zorg disse...

Naturalmente!

Até porque o Miguel Víctor é um defesa central! É um gajo que treinou a vida toda e a única coisa que sabe fazer é jogar a defesa central!

Às vezes fala-se dos putos como se por um júnior a jogar fosse o mesmo que por um totó qualquer, tipo eu, que nem sequer saberia bem o que fazer. Não é! Ele é um jogador de futebol profissional, toda a vida treinou para jogar a central, é provavelmente o melhor da equipa de júniores e, se o puserem a jogar, ele sabe perfeitamente o que deve fazer!

Pedro disse...

Karadas é uma volta de 180º e não de 360º...

Tens mesmo sangue lagarto....qqr momento de alegria nos benfiquistas te causa incomodo...

Hugo Carvalho disse...

Devo dizer que vi hoje, finalmente uma foto do Miguel Victor e digo que tem aspecto de beto.
Cabelinho à beto, tudo á beto.
e toda a gente sabe que os betos não dão bons jogadores de futebol.
Além disso completou o 12º ano e quer ir para fisioterapia.
Desconfio sempre de jogadores que têm o 12º ano.

Anónimo disse...

Porquê Hugo, achas que são habilitações a mais? :)
A única vez que vi o Miguel Vítor a jogar foi no jogo de juniores o ano passado contra os lagartos. Na altura tinha lido que o outro central, Nuno Ferreira, podia fazer a digressão aos EUA, mas nesse jogo não gostei nada da exibição do Nuno, em contraste com a do Miguel que não achei má. Por isso a menos que o Luisão faça uma recuperação milagrosa e NÃO FORÇADA, acho que é de apostar no puto, sem medos, em casa temos que mandar no jogo e a bola tem que andar longe dos centrais. E quem defende o contrário julgo que acaba por ser pouco coerente, porque passamos aqui a vida a defender a formação, a aposta nos jovens, e quando chega o momento de poder lançar um, num jogo em casa contra uma equipa que subiu de divisão, ficam todos cheios de medo!

Pedro disse...

Deixem lá estar o Luisão a recuperar decentemente.

Joga o puto e o Katsoranis, coloca-se o Luis Filipe a defesa pq é mais consistente q o Nélson.

E vamos a eles!!!

zorg disse...

E o Sreten?

Eu não percebo esta implicação com o Sretenovic, a sério.

No pouco que o vi jogar a central, cumpriu perfeitamente. E é um jogador jovem, com potencial e que até tinha despertado o interesse de clubes como o PSV e o Villareal. Custa-me acreditar que seja mau a ponto de não poder ser utilizado num jogo em casa contra uma equipa que acabou de subir de divisão e empatou o primeiro jogo em casa.

Mas isto sou eu...

Hugo Carvalho disse...

Seja como for já está certo. Borja Oubiña vem aí por 10 milhoes de euros.
Agora pergunto eu:
Então não têm 9 milhoes para comprar o passe total M. Fernandes, homem de qualidades demonstradas e tem 10 para um jogador que ninguem conhece.

São estas coisas pá....

Anónimo disse...

Mas que raio, nos lagartos e nos corruptos não há problemas em meter putos a jogar, já no Benfica a idade mínima são 21 anos...David Luiz não conta porque por vontade de FS tava agora no Brasil....

bomdebola disse...

Desta vez não subscrevo na íntegra as opiniões dessas duas referências opinativas deste espaço, o Zorg e o Americano.

Respeito o vosso entusiasmo e o incentivo que estão a dar aos mais cépticos (onde eu me incluo). Sobre a valia do nosso plantel, tenho pena de não conseguir acreditar que já estamos ao nível dum Porto, ou até mesmo dum Sporting. Espero e mais do que isso, desejo muito enganar-me.

O departamento técnico de prospecção de outros mercados deveria ser profissionalizado e compreender técnicos competentes, comprovadamente benfiquistas. Não há espaço para mais erros de avaliação como os que sucessivamente vêem acontecendo. O único coelho que saiu da cartola nos últimos anos em matéria de contratações foi o David Luiz. Esse sim foi um achado. Os outros, ou foram caros ou não têm valia (salvo o Adu que pode tornar-se um excelente jogador, e até foi barato).

MFQ

Anónimo disse...

Zorg, para o Sreten jogar tinha de ser inscrito, e depois não pode ser "desinscrito" para abrir vagas excepto em Janeiro. E eu confesso que não vi nada de jeito dele, pelo menos não vi nada que o Miguel Vítor também não possa fazer.
Hugo, até o Benfica confirmar que vai pagar 10 milhões, tem calma. Porque se quiseres acreditar em tudo o que lês, também tens de acreditar que esse "jogador que ninguém conhece" era cobiçado pelo Real Madrid e Man. City. Quanto ao traidor do Manel percebeu-se que ele não queria ficar e já estava com todos os tiques de vedeta que não precisamos cá. Todos percebemos que estás numa cruzada "anti-Vieira", o que te leva a essas críticas infundadas.

zorg disse...

#hugo

>Então não têm 9 milhoes para comprar o passe total M. Fernandes, homem de qualidades demonstradas e tem 10 para um jogador que ninguem conhece.
-
Não mistures as coisas, porque isso é estar a fazer um bocado de demagogia.

O problema com o Manuel Fernandes é que ele não queria ficar no Benfica! Não interessa porque razão, mas o facto é que ele queria sair! Deixou isso muito claro várias vezes e só a ausência de outras propostas é que permitiu que ele viesse fazer a pré-épcoa. Mas nunca foi uma questão de se comprar ou não a outra metade do passe, ou de terem ou não dinheiro para o fazer. Foi uma questão de vontade... e a vontade do jogador era sair! E por isso é que saiu!

Aliás, o problema em todo este caso Manuel Fernandes nem sequer é o facto de ele ter saído, porque é sempre melhor deixar sair quem não quer lá estar. O problema foi a forma e o timing com que saiu.

Quanto ao Oubina, também acho excessivo dizeres que ninguém o conhece. Tu não o conheces, mas isso não significa que não seja um jogador com nome.

Olha, o Camacho, pelos vistos, conhece-o bem...

zorg disse...

>O departamento técnico de prospecção de outros mercados deveria ser profissionalizado e compreender técnicos competentes, comprovadamente benfiquistas.
-
E é. O departamento de prospecção do Benfica já é profissionalizado há muito tempo e ainda recentemente recebeu o reforço de 2 "técnicos competentes comprovadamente benfiquistas".

>Não há espaço para mais erros de avaliação como os que sucessivamente vêem acontecendo.
-
Erros de avaliação são inevitáveis em qualquer departamento de prospecção. Deve é organizar-se a estrutura de forma a minimizar os seus efeitos nos resultados da equipa de futebol.

>O único coelho que saiu da cartola nos últimos anos em matéria de contratações foi o David Luiz. Esse sim foi um achado.
-
Esta afirmação, vais-me perdoar, mas parece-me muito exagerada.

O Benfica, como todos os clubes, não acerta sempre nas suas contratações, mas também vai acertando de vez em quando. E os rivais também têm falhado bastante nos últimos anos. A diferença, em relação ao sporting principalmente, é que Koeman e principalmente Fernando Santos, apostavam muito pouco nos jovens formados nas escolas e isso espero que vá mudar com o Camacho.

>Os outros, ou foram caros ou não têm valia (salvo o Adu que pode tornar-se um excelente jogador, e até foi barato).
-
Esta afirmação também me parece precipitada. O Di Maria ainda nem sequer jogou, o Coentrão tem deixado boas indicações e parece-me evidente que tem um enorme potencial e o Cardozo não engana, é um ponta de lança com uma qualidade que não via há muitos anos no Benfica.

Como te disse: o plantel precisa de retoques, por causa das saídas inesperadas e das lesões, mas tem muita qualidade.

Hugo Carvalho disse...

Admito que sou um anti vieirista convicto, mas porra, o homem não tem acertado uma. Quer dizer, não posso ser injusto, adivinhou, pelo menos, as intenções do Andersson.
Mas pronto, fiquei muito aborrecido com a saida do Manel. Gostava do gajo o que é que querem.
A transferência não me convenceu e sinceramente acho que o LFV não soube lidar com a situação. Se ele não tivesse feito nenhum jogo ainda era como o outro. A cena é que o gajo fez a pré época toda.
Mas lá está se o Oubina for bom de bola eu fico mais calmo e tudo é compensado.
Mas 10 milhoes por um jogador o gajo tem de ser mesmo bom.
Eu, que sou um gajo que aprendi tudo o que sei de futebol com o Pro Evolution Soccer, basta-me que esta vedeta espanhola mande as bolas para o Cardozo que a partir daí já se sabe o que acontece.

zorg disse...

>Mas pronto, fiquei muito aborrecido com a saida do Manel. Gostava do gajo o que é que querem.
-
Pois, eu sei que sim. Só que o Vieira tem culpa daquilo que tem culpa, mas não tem culpa de tudo!

Eu concordo que esta pré-época foi mal gerida desde o início, que o Fernando Santos nunca deveria ter começado esta temporada como técnico do Benfica e que o Vieira é o maior responsável por ainda estarmos a fazer contratações a 10 dias do fecho das inscrições e já com o campeonato a decorrer. Agora que é claro que o MF se queria por a andar e só cá ficaria se não arranjasse outra coisa, isso também me parece inegável.

Este Oubina fez toda a carreira no Celta, é um grande recuperador de bolas estreou-se em 2006 pela selecção espanhola. Vamos ver o que vale.

Anónimo disse...

BOMDEBOLA

Aproveitou-se o David Luiz, porque foram obrigados a por o rapazito a jogar, doutra maneira não jogava

No Benfica não se aposta nos jovens e naqueles em que os treinadores querem apostar, vêem logo os comentaristas e adeptos dizer que não prestam, que cometem muitos erros e são inesperientes, não têem valor para jogar no Benfica

Em relação ao plantel, julgo que é um bom plantel, mas necessita de pelo menos 3 reforços, 1 defesa central e 2 médios centro

A situação de termos 3 defesas centrais lesionados, é puro azar, poucas equipas em todo o mundo, tinham soluções para uma situação como esta, isto não tem nada haver com a constituição do plantel, tem talvez haver, com uma dificiente preparação fisica (Luisão e Zoro)

O caso de David Luiz, é vontade de agarrar um lugar a titular, demonstrar ao novo treinador o seu valor, logo de inicio, a juventude tem destas coisas, mas é necessario errar para se ser mais completo e poder aprender

Eu apostava no Katsouranis e Miguel Vitor, como centrais

Hugo Carvalho disse...

Não sei se o MF queria ou não ficar cá. Essa justificação não me convence totalmente. Parece-me que foi mais fabricada para ilibar responsabilidade da SAD em todo o processo.
O que me parece é q o MF fez o que qualquer um de nós faria. Tinha contrato com o Benfica veio jogar para o Benfica. O Everton chegou-se à frente com o dinheiro e o gajo foi para onde lhe pagavam mais.
Parece-me que foi mais inépcia dos responsaveis do Benfica do que um plano maquiavélico do jogador.
Se o Benfica tivesse pago os 9 milhoes, o Everton provavelmente não avanaçaria e o jogador ficava no Benfica.
Mas, pronto, isto sou eu!

zorg disse...

>Não sei se o MF queria ou não ficar cá. Essa justificação não me convence totalmente. Parece-me que foi mais fabricada para ilibar responsabilidade da SAD em todo o processo.
-
Então se foi fabricada para ilibar a SAD, foi com a preciosa colaboração do próprio Manuel Fernandes, que antes de vir para cá fazer a pré-época não se coibiu de passar o tempo a dizer à imprensa inglesa que queria ficar em Inglaterra e não voltar para Portugal.

Eu sinceramente não sei o que é que o rapaz podia ter feito mais, para tu perceberes que ele não queria cá ficar. O gajo deixou isso bem claro variadíssimas vezes e de várias formas, desde "não quero voltar a Portugal", até "prefiro jogar em inglaterra", passando por "o que eu queria era não voltar a Portugal e ficar a jogar em Inglaterra". Se calhar é melhor pedir-lhe para fazer um desenho...

>Tinha contrato com o Benfica veio jogar para o Benfica.
-
Eu diria antes: não tinha outro sítio para onde ir, veio jogar para o Benfica. Assim que arranjou outro sítio, pirou-se, como aliás tinha deixado claro que faria, se a oportunidade surgisse.

>O Everton chegou-se à frente com o dinheiro e o gajo foi para onde lhe pagavam mais.
-
O Everton pagava-lhe mais, claro, e ele foi para onde queria ir.

>Parece-me que foi mais inépcia dos responsaveis do Benfica do que um plano maquiavélico do jogador.
-
Ou se calhar o Manuel Fernandes preferia pura e simplesmente estar em Inglaterra, como disse repetidas vezes, e não há nenhum plano maquiavélico do Vieira para tramar o Benfica, nem o Vieira é iletrado a ponto de não perceber que 10 milhões é mais do que 9 milhões.

>Se o Benfica tivesse pago os 9 milhoes, o Everton provavelmente não avanaçaria e o jogador ficava no Benfica. Mas, pronto, isto sou eu!
-
E provavelmente ficava todo lixado e contrariado porque - é sempre bom repetir aquilo que pelos visto é difícil de entrar nalgumas cabeças duras - o desejo dele era ir para Inglaterra, como manifestou repetidas vezes. Mas pronto, isto sou eu. ;)

Hugo Carvalho disse...

Então se ele disse tantas vezes que nao queria ficar no Benfica como tu dizes, e se os indícios da vontade do jogador erão tão claros a esse respeito, não percebo porque estruturaram uma equipa com ele como uma das peças principais. Isso então é que não faz sentido nenhum.
É quase como tu demonstrares a vontade de nao ires ao meu casamento e eu num acto de loucura convidar-te para padrinho.

zorg disse...

>não percebo porque estruturaram uma equipa com ele como uma das peças principais. Isso então é que não faz sentido nenhum.
-
Pois não e isso, de facto, foi um erro grave! Mas eles - leia-se Vieira e Fernando Santos - pensaram, tal como o próprio MF, que já ninguém o vinha buscar e enganaram-se redondamente.

Mas isso é o que eu digo 45 comentários mais acima: o problema não é o MF sair, mas sim a forma e o timing como saiu! O que devia ter sido feito era não terem contado com o gajo desde o início, ou pelo menos terem soluções preparadas, para o caso dele sair. Nenhuma das duas se verificou e nisso o Vieira tem responsabilidades evidentes.

Hugo Carvalho disse...

Pronto chegamos à minha conclusão inicial.
Pelo que todos percebemos já ninguém pensava que o negocio iria acontecer (jogador, treinador e direcção), logo pareceu-me a mim razoavel avançar para a contratação definitiva.

zorg disse...

>Pelo que todos percebemos já ninguém pensava que o negocio iria acontecer (jogador, treinador e direcção), logo pareceu-me a mim razoavel avançar para a contratação definitiva.
-
Ninguém pensava que o negócio ia acontecer NESTE PERÍODO DE CONTRATAÇÕES, mas isso não implicava que a contratação definitiva fosse uma hipótese porque O JOGADOR NÃO PRETENDIA CONTINUAR NO BENFICA.

Como O JOGADOR NÃO PRETENDIA CONTINUAR NO BENFICA, a sua saída deveria ter sido acautelada atempadamente, contratando-se outro para o seu lugar.

Porque mesmo que o Everton agora não tivesse avançado para a contratação, a situação seria sempre instável e calhar em Dezembro teríamos nova novela pura e simplesmente porque, adivinhaste, O JOGADOR NÃO PRETENDIA CONTINUAR NO BENFICA.

Não se avança para contratações definitivas de gajos que estão descontentes! Se o Benfica fizesse isso, depois do jogador ter deixado bem claro que queria sair, estaria a comprar muitos problemas, para além da metade do passe.

Eu percebo perfeitamente que a saída de um jogador como o MF seja frustrante, ainda para mais sendo ele das escolas do clube e tal. E é muito mais fácil tentar arranjar um culpado qualquer para a situação do que encarar a realidade, que é muito simples: há gajos que preferem jogar em Inglaterra num clube meio de tabela onde lhe pagam mais, do que aqui, no maior clube do mundo. Parece estúpido, mas é verdade!

João Bizarro disse...

Este já é carta fora do baralho:

Stretenovic vai jogar na Polónia

O central sérvio Stretenovic, contratado por quatro épocas mas colocado na lista de dispensas por Fernando Santos, vai representar nos próximos seis meses o Zaglebie Lubin, actual campeão da Polónia.

«O Benfica é um grande clube, uma grande equipa. Passei aqui três meses muitos felizes. Vou agora para a Polónia e espero regressar mais forte. Tenho mais três anos de contrato», afirmou Stretenovic esta tarde, no Seixal.

«Camacho não falou comigo mas os responsáveis do Benfica falaram com o meu empresário», explicou, assumindo: «Estou triste e desiludido».

Anónimo disse...

Este tipo de contratações é que não se compreende. Até compreendia contratarem-no e emprestar a um clube português para ele rodar e ser fácil de observar, agora enviá-lo para a Polónia???? Enfim...

zorg disse...

Também não percebo. :(

bomdebola disse...

zorg

Agradeço-te por teres participado nesta salutar troca de ideias. Aqui vão mais algumas:


”E é. O departamento de prospecção do Benfica já é profissionalizado há muito tempo e ainda recentemente recebeu o reforço de 2 "técnicos competentes comprovadamente benfiquistas".”

> Quando falo de profissionalização refiro-me a competência remunerada. Nos anos anteriores não dei por ela. Sei que entraram agora o Rui Águas, o João Alves e falou-se também no Pietra. Vamos esperar para ver o seu trabalho.

”Erros de avaliação são inevitáveis em qualquer departamento de prospecção. Deve é organizar-se a estrutura de forma a minimizar os seus efeitos nos resultados da equipa de futebol.”

> Concordo.

”Esta afirmação, vais-me perdoar, mas parece-me muito exagerada”.

> Pode estar a escapar-me algum caso mas continuo sem ver onde está o exagero! Excluindo este “achado” as outras contratações envolveram alguns (demais) barretes e nos poucos casos em que são bons, foram caros. Uma boa contratação é quando se compra bom e barato. Comprar jogadores a custo zero para depois os encostar quatro ou cinco anos, pagando-lhe o vencimento por inteiro mesmo quando emprestados, não é bom negócio.

”O Benfica, como todos os clubes, não acerta sempre nas suas contratações, mas também vai acertando de vez em quando. E os rivais também têm falhado bastante nos últimos anos. A diferença, em relação ao sporting principalmente, é que Koeman e principalmente Fernando Santos, apostavam muito pouco nos jovens formados nas escolas e isso espero que vá mudar com o Camacho”.

> Concordo, em parte. Talvez eu seja demasiado exigente, ou intolerante quando os erros afectam o “meu” Benfica. Pouco me importa que os outros errem. Aliás, quanto mais errarem o Porto e o Sporting mais feliz eu fico.

”Esta afirmação também me parece precipitada. O Di Maria ainda nem sequer jogou, o Coentrão tem deixado boas indicações e parece-me evidente que tem um enorme potencial e o Cardozo não engana, é um ponta de lança com uma qualidade que não via há muitos anos no Benfica.

Como te disse: o plantel precisa de retoques, por causa das saídas inesperadas e das lesões, mas tem muita qualidade.”

> O Cardoso é um valor que não me deixa dúvidas, mas não foi barato. O Di Maria poderá sê-lo na mesma proporção do custo do seu passe. Não são estas aquisições que me preocupam tal como os casos do Fábio Coentrão e do Adu. O pior são os outros.

MFQ

zorg disse...

MFQ, desculpa lá que te diga, mas comprar "barato e bom" é muito, muito, muito, muito complicado. Eu conheço muito poucos exemplos a nível internacional. Mesmo quando se compra a "custo zero" na realidade gasta-se muito dinheiro.

Os bons jogadores pagam-se e, mesmo nos rivais, eu não vejo aquisições "boas e baratas". Quaresma, Lucho e Anderson, no porto, foram jogadores caros e mesmo no sporting, que aposta essencialmente nos frutos da sua formação, Vukcevic, por exemplo, foi custou mais do dobro do Adu. Salvo raras excepções, normalmente justificadas por diferendos legais, casos de inadaptação gritante a um país, ou jogadores muito jovens originários de países muito improváveis (e o eu tenho esperança que o nosso yu dabao seja um caso desses), normalmente os jogadores baratos têm um valor adequado ao seu preço.

O mito do comprar barato para vender caro é, cada vez mais, um mito. Antes da lei bosman, quando havia poucas vagas para jogadores estrangeiros nos campeonatos europeus, era possível ir descobrir jogadores excepcionais a países fora do espaço da UE. Hoje em dia isso já é muito difícil, para não dizer impossível. A solução é apostar em jovens, caros mas ainda assim mais acessíveis que jogadores já formados. É isso que o Benfica tem procurado fazer com Coentrão, Di Maria, David Luiz e Adu.

P.S. : Parece que afinal o Gilles vai ficar no plantel.

bomdebola disse...

Zorg

Ainda não vi o Gilles em acção mas acredito na nossa crítica desportiva, que já lhe deu um parecer muito favorável.

Aqui está um exemplo do que pode ser um óptimo negócio: bom e barato, tal como foi o David Luiz e certamente será o Adu.

MFQ

Alexandre disse...

Se eu fosse presidente do meu fcp mandava-vos o bruno alves, de graça, e ainda assegurava os tres primeiros meses de salario

zorg disse...

O David Luiz não foi barato, MFQ. Já era internacional brasileiro de sub-20, quando o SLB o contratou e isso inflaciona bastante o preço.

O Gilles terá sido barato, até por vir de onde vem, agora resta saber se será bom. Eu espero que sim, mas confesso que tenho algumas reservas.

João Bizarro disse...

Alexandre, tás a falar daquele central da Arménia? Podes ficar com ele.

Ah, e já agora, por falar em Scolari, ele que fique onde está por muito tempo. É sinal que o Vieira não tem ideias tristes.
É bom psicologo e tal, mas fica-se por ai...

bomdebola disse...

Zorg

Parece-me que o passe do David Luiz não ultrapassou o milhão e meio de euros. Face ao seu rendimento, à idade e à margem de progressão, foi barato. Se tudo decorrer dentro da normalidade, vai acalmar a sua impetuosidade e dentro de uma ou duas épocas sairá por muito dinheiro, caso não haja cláusula de rescisão a atrapalhar.

Apesar de já ser internacional brasileiro de sub-20 o facto de vir da 3.ª divisão brasileira deve ter desinflacionado o valor do passe. Um excelente negócio para o Benfica.



A curiosidade levou-me a dar uma volta pelos teus outros blogs. Gostei particularmente do “Pêra na barba”. Pena que não lhe dediques mais tempo.

MFQ

zorg disse...

Eheheheheh

O Pêra na barba tem estado um bocado parado, é verdade, mas não há tempo para tudo, que eu não escrevo blogs profissionalmente e, como dizia o Petit, também tenho de ganhar o tostão. :)

Para além do mais ninguém lê aquilo, por isso também não se perde muito. ;)

Mas, de qualquer das formas, eu espero retomar a actividade lá um destes dias.