blog

terça-feira, agosto 14, 2007

Desagradável surpresa

E eis que nas vésperas de um importante encontro para o futuro a curto prazo do Benfica surge mais uma novela tão típica no clube nos últimos anos. Foram presenteados os benfiquistas com a desagradável surpresa de ver que Manuel Fernandes não foi com a equipa para estágio...o motivo a saída do jogador para Inglaterra.

Admito que era um cenário que já não vislumbrava. No início do defeso sim, existiam fortes possibilidade de Manuel Fernandes ser vendido a um clube inglês, é um bom jogador bem ao estilo do futebol inglês e, relativamente, barato. Mas o tempo foi passando e não surgiram propostas e ele foi dado como definitivo no Benfica, as próprias palavras do jogador manifestavam esse desejo. Entretanto as alterações no departamento médico e a saída definitiva de Veiga, dois elementos apontados como a razão para Manuel ter saído anteriormente, faziam vincar ainda mais a sensação de tranquilidade em relação à permanência do jogador. E os jogos de pré época iam aumentando a expectativa em relação a uma excelente época e a um contributo essencial para o sucesso do clube. Surgem novas notícias sobre o interesse inglês e Manuel Fernandes responde com "quero fazer uma grande champions" dando um sinal positivo aos benfiquistas. De repente cai esta bomba..

É certo que quando existe uma claúsula de rescisão os clubes não podem fazer muito, tudo depende da vontade do jogador caso surja um clube disposto a cobrir a dita clausula. A primeira pergunta que se tem de fazer é: então não tinha Manuel Fernandes renovado o contrato com o Benfica? Para que é que existiu essa renovação se a tal clausula não foi alterada? A segunda pergunta que se tem de fazer é: Porque quer ir Manuel Fernandes para Inglaterra?

O campeonato inglês voltou a ser o melhor do mundo. É aliciante para qualquer jogador ir para lá, mas sair de um clube com as aspirações do Benfica para ingressar num modesto Everton é, para um jovem de 22 anos com enorme potencial, um passo atrás. A visibilidade que o Benfica lhe poderia dar quer a nivel nacional com a disputa por todas as competições quer na Champions (se passarmos) é incomparável. Com um ano ao mais alto nível no Benfica, porque seria titular de caras, o crescimento e a visibilidade daí tiradas abririam-lhe portas para clubes bem superiores ao Everton. É um claro caso de mau aconselhamento. Porra, Manuel, tens 22 anos...

Claro que há um outro factor que faz toda a diferença: dinheiro. Ir para Inglaterra significa um chorudo aumento na conta bancária. Fala-se em cerca de um milhão de euros por ano. O Benfica viu sair da sua folha salarial jogadores como Simão, Miccoli e Karagounis, três dos mais bem pagos do plantel, seria assim tão dificil propor ao Manuel Fernandes um novo contrato cobrindo esta suposta oferta do Everton? Muitos benfiquistas chamam a Manuel Fernandes mau caracter, pesetero e afins. Com toda a razão. Mas no futebol dos dias de hoje temos que engolir certos sapos, e Manuel Fernandes tem valor para ser um desses sapos. É um excelente jogador com um potencial extraordinário e tinha tanto, mas tanto, para dar ao Benfica este ano que valia cada milimetro de sapo que tivessemos que engolir. Depois podiamos vendê-lo por valores fantásticos que, ninguem tenha dúvidas, não faltariam clubes dispostos a compra-lo...

E agora sim, Santos pode queixar-se. Agora sim Santos pode reclamar que lhe estragaram a táctica. E sim agora eu dou-lhe razão. Manuel Fernandes jogou a pré época toda, foi perda basilar no meio campo e seria concerteza em toda a época. Mais que Simão, a perda de Manuel Fernandes deixa-se deveras preocupado e bastante demostivado para a época que hoje começa. Contava com ele para ter um meio campo fortíssimo fisicamente, ágil, pressionante defensivamente ao mesmo tempo capaz de alimentar um ataque onde agora temos, tudo indica, um matador à altura. E nas vésperas de um jogo tão importante acontece um volte face destes... se a permanência de Santos me deixava pouco crente agora estou mesmo, sem Manuel Fernandes, as minhas expectativas estão reduzidas a zero.

É claro que até dia 31 podemos encontrar substituto que faça esquecer Manuel Fernandes mas...alguem acredita nas capacidades de Vieira para isso?

33 comentários:

Anónimo disse...

Concordo inteiramente com este post... principalmente com

"se a permanência de Santos me deixava pouco crente agora estou mesmo, sem Manuel Fernandes, as minhas expectativas estão reduzidas a zero"

e

"É claro que até dia 31 podemos encontrar substituto que faça esquecer Manuel Fernandes mas...alguem acredita nas capacidades de Vieira para isso?"

Já são desgostos a mais... é desta que deixo de ligar a futebol...

JNF disse...

Eu não acredito.

Anónimo disse...

eu NUNCA vou deixar de acreditar, mas fiquei bastante (para não dizer completamente) desiludido com o manuel fernandes e com o LFV.
1º se desejo tudo do melhor para o miccoli e para o simão, para o manuel desejo-lhe uma carreira igual a do hugo leal ou do edgar e que apodreça na 3 divisão inglesa! como um puto formado no glorioso pode fazer isso ao seu clube?
2º LFV é um perfeito amador e começo a dar razão ao pintelho quando este afirme k o nosso presidente não percebe nada do assunto:
a) como um jogador formado no clube não pertence na totalidade ao clube?
b) renovação do contrato com uma claúsula miseravel.
c) a mais grave: o manuel já queria sair há algum tempo e ninguem tentou falar com ele para encontrar uma solução!

"E agora sim, Santos pode queixar-se. Agora sim Santos pode reclamar que lhe estragaram a táctica. E sim agora eu dou-lhe razão."

concordo plenamento ctg, o santolas é outra vítima da parvoice do LFV.

a 15 dias do encerramento das transferências não vamos ter muitas possibilidades de fazer um bom negócio. se for um do campeonato português só vejo o madrid. se for estrangeiro prefiro que venha um jogador experiente emprestado à um puto que precise de tempo para se afirmar.

Nuno Gamito disse...

Olha , eu não acredito de certeza, a não ser que venha algum beto ou fernando aguiar.

Agora, se eles fossem , já não digo benfiquistas, mas minimamente inteligentes, iriam, talvez, buscar o Van Der Vaart ao Hamburgo.

Puta que pariu o orelhas, santolas e manel pesetero!!!

Alexandre disse...

Bem, como portista agrada-me a noticia. Depois da saída do simão, penso que o m. fernandes era de longe o melhor jogador do plantel...

Vocês ja citaram algumas das parvoíces do vosso presidente neste assunto, mas parece-me que desportivamente ele é muito pouco (ou nada) ambicioso. Até pode ter revolucionado o clube financeiramente, mas acumula erros atrás de erros no plano desportivo, e até eu fico (agradavelmente) surpreendido.

Anónimo disse...

parece que as coisas estão a andar para trás em termos desportivos...

primeiro com a venda do simão e agora de manuel fernandes, depois a continuidade do engenheiro do tenta!

será que os benfiquistas aguentam um deslize da equipa nos proximos jogos sem rolarem algumas cabeças?

e se o presidente disse que tinha equipa para ganhar a qualquer adversário mesmo sem o simão o que esperar dele se as coisas nao correrem bem?

e o Santos terá culpa de não ter dois dos seus melhores jogadores?
pedroj

Anónimo disse...

Estes jogadores sabem lá o que amor ao clubes, hoje o pateta do nelson a dizer que pode substituir o daniel alves no sevilha, a foto com pateta encaixa-lhe muito bem...

Acho q nunca deveriamos ter aceite o M. Fernandes, mas o que é isto, o Benfica não pode tar dependente dos humores e vontades destes palhaços como o Miguel, agora não me apetece mais jogar aqui vou de empréstimo... ninguém o quer, volta para o benfica... Não falta jogador sem maia de estrela a querer jogar no benfica!

Anónimo disse...

Estou a ficar preocupado com a gestao desportiva do benfica.
A pre epoca ate tinha comesado ben com as contrataçoes, un verdadeiro ponta de lança( cardozo) o fabio coentrao, bergessio, adu .
Depois foise o simao e agora o manelele a 24 horas d'un jogo importante.
A uma coisa que eu nao compreendo com o vieira mete 9 millioes para o cardozo e otros millioes para o coentrao e otros jogadores, e ate na semana passada veio o soares oliveira dizer que o benfica podia dar 20 millioes para un jogador.
Agora foise o manelele titular indiscutivel por miserias.
Por favor luis filipe vieira nao volta a dizer que o SLB é o maior clube do mundo porque o maior clube do mundo nao vende os seus jogadores titulares ao tottenham atletico de madrid e agora ao everton a este ritmo pode ser ainda que para o ano vende o cardozo a un clube da 2 liga englesa.

visconde gay disse...

Só fazem falta os que lá estão! Foi-se o MF (que é um excelente jogador) mas há-de vir outro. Foi mau negócio? Foi. O papagaio com orelhas de abano já provou que, em termos desportivos, tem sido uma autêntica nulidade...1 campeonato e 1 taça em 6 anos é muito pouco para um clube com a dimensão e historial do glorioso. Logo, cada vez mais ele e as suas escolhas têm pouca margem de manobra. A partir daqui não há desculpas...
E, façam um favor a vós próprios, parem de dizer mal do rapaz, que ele é isto e é aquilo...qualquer um de nós faria o que ele fez, ou seja, olhar pela vidinha, quem o empurrou para fora foi o próprio clube, ponham os olhos no que o bimbo faz com as pérolas deles. Nem isso conseguem aprender com quem percebe da poda! Foda-se!

Hugo Carvalho disse...

Eu não percebo muito bem porque razão o Benfica nao comprou os outros 50% do passe do jogador e nao fez um contrato novo com o jogador ao mesmo tempo que lhe subia a clausula de rescisão.
Aqui houve uma falha incrivel dos responsáveis benfiquistas, até porque, a falta de dinheiro não é justificação uma vez que havia os tais 20 milhoes do Simão.
A não ser que me escape qq coisa, a direcção aqui foi ingenua, para não dizer incompetente.

Por outro lado compreendo perfeitamente o Manuel Fernandes e se tivesse no lugar dele fazia o mesmo. Se posso ganhar um milhão na melhor liga do mundo, qual a razão porque ficaria no Benfica por metade. A (provável) presença na liga dos campeões também não me convence. Até porque, como todos nós sabemos, a liga inglesa tem tanta visibilidade como a liga dos campeões e se calhar até mais. Os jogos são vistos em todo o mundo, portanto não acho um argumento válido.

Tenho pena perdermos um jogador como o Manuel Fernandes, mas agora é pensar no futuro e ter a esperança que irá ser bem substituído.

Pedro disse...

Visconde tens razão mas há outras formas de fazer as coisas. Os jogadores podem querer sair, têm todo o direito de ir ganhar mais dinheiro seja para onde quiserem ir. Mas há formas airosas de o fazer, não é preciso fazer tudo à sucapa, à filha da putice...é isso q eu condeno.

Agora o principal culpado disto tudo são os dirigentes do SLB com responsabilidade. A situação nunca deveria ter chegado a este patamar...como é possivel ter-se renovado com MF e a situação se manter??? Pq será q o SLB não consegue mostrar-se mais atractivo a um jovem do q um Everton???

Hugo a liga inglesa é a mais vista do mundo mas a Champions é a Champions...nada tem mais visibilidade q isso. E prestígio. Um clube como o Everton não é propriamente o centro das atenções...enquanto q o Benfica é, e na champions ainda mais...e ele com 22 anos e uma época em grande podia na próxima época dar um salto bem maior...

Nuno Gamito disse...

Sem dúvida, Pedro, que a responsabilidade principal da situação chegar a este ponto é do presidente e da sua má gestão desportiva. Resta saber se depois destes tiros no pé, iremos mesmo à champions. O melhor será aguardar para ver..!

dezazucr disse...

mais um ano às moscas... as evidências estão todas aí. O filho da mãe do Vieira fu$%&-nos e nós a ver... e a pagar.

Dói, mas este defeso fomos vilopendiados. Saíram as pilhas da equipa, o abono de família e agora aquele que até agora estava a ser o único que dava uma para a caixa... para quê? para termos de gramar com promessas que ainda nem são jogadores e que quando realmente o forem e poderem dar algum contributo desportivo irem-se embora para onde ganhem mais dinheiro. O LFV já queimou toda a sua margem de manobra para mim. Tou fudido, tou mesmo fudido! Desculpem o desabafo.

dezazucr disse...

Ah... e vamos ter que gramar com o katsouranis no 11 quando ele estiver de bofes de fora. O homem até é bom, mas só dura 10 jogos.

Anónimo disse...

Pedro,

Acho que o argumento mais importante que referiste é:

"O Benfica viu sair da sua folha salarial jogadores como Simão, Miccoli e Karagounis, três dos mais bem pagos do plantel, seria assim tão dificil propor ao Manuel Fernandes um novo contrato cobrindo esta suposta oferta do Everton?"

Tive acesso à folha salarial do Benfica e posso dizer que com a saída do Simão, Miccoli e Karagounis, podíamos pagar um ordenado de cerca de 150 mil contos!!! Sim, leram bem, 150 MIL CONTOS!! 750m€!! Dos 3 o Simão era, de longe, o que recebia menos...

A confirmar-se a saída do Manel, fico extremamente desiludido com esta direcção. Como é possível não oferecer um salário idêntico ao que o Everton oferece e deixá-lo sair (seria, seguramente, um dos melhores jogadores esta época) por 9M€?

Decididamente, o LVF deixa muito a desejar quanto a política desportiva. Para quando a entrada de um Humberto Coelho para esse cargo? (quem diz Humberto diz qq outra pessoa que perceba de futebol e que consiga identificar as lacunas do plantel e quem serão os jogadores que poderão colmatar essas lacunas).

Temo que nos estejamos a preparar para mais uma época de desilusões. Com os investimentos que foram feitos, será um rude golpe no nosso futuro. Espero, sinceramente, estar enganado.

Logo lá estarei na Catedral, para apoiar os nossos jogadores e o espírito será: só faz falta quem cá está!

Abraços

Anónimo disse...

O Manelele o melhor jogador do plantel?!?!?!?!? Talvez como o Vale e Azevedo era o melhor presidente do Benfica para o Porto. Esse menino está melhor, é verdade, mas ainda tinha q comer muito sal. Preocupa-me é que não tenhamos, mais uma vez, suplentes à altura do Benfica e da provável hecatombe em termos de lesões que tem acontecido: 3 centrais (um deles já lesionado para 2 meses) e 2 médios defensivos.

Não entendo como colocam a culpa da transferência no LFV, quando há uma cláusula de rescisão. Ele está a fazer o que pode, exigindo mesmo o pronto pagamento dos 9 milhões de euros. Não estou a ver o que poderia fazer mais. Quanto ao Santolas, por muito que o queira ver de costas, não lhe posso imputar qualquer responsabilidade... Sejamos sérios!

Quanto à gestão desportiva do Benfica é, para mim, secundária, perante a desgraça financeira em que o Benfica se encontrava na era pré-Vilarinho. Não me importava de ficar assim mais uns anos se me dissessem que o Benfica está a construír estruturas para o Futuro. E acredito que esteja e as casas não se começam pelo telhado. Foi ele que tornou o Benfica no Maior Clube do Mundo, em termos de sócios e será a partir daí que poderemos crescer em termos desportivos.

Hugo Carvalho disse...

André:

Tens razão quando dizes que existe uma rescisão e que uma vez paga não ha nada a fazer. O que me parece algo estranho é que o Manuel Fernandes é um bom jogador e tendo o Benfica a hipotese de adquirir os outros 50% do passe não o fazer. Até podia melhorar as condições salariais do jogador e com isso subir a rescisão. Nada disso foi feito.
Parece-me que ninguém acompanhou a evolução do jogador no Everton.
O Manuel Fernandes tem 21 anos e o Benfica perdeu uma boa hipótese de negocio no futuro e a possibilidade de ficar com o jogador duas ou tres epocas na equipa.
Eu, bem como a maioria dos benfiquistas que conheço, ficamos bem impressionados com o Manuel Fernandes e percebemos que daqui a dois ou tres anos vai ser um jogador de top.
Alguém no Benfica andou a dormir.

Anónimo disse...

ando ha muito a alertar para a s manobras subrepticias dos andrades infiltrados no Glorioso. os efeitos aí estão! o Benfica continua cada vez mais fundo. mais um ano para o maneta por causa das manobras dos amigos do porco da costa que continuam a dominar no Glorioso. corram com eles se querem levantar algum dia a cabeça!

Anónimo disse...

O LFV enfia-vos cada barrete e vocês engolem e calam que nem patinhos... Até o Nélson (!) já dá a entender que quer sair para o Sevilha. Eles fazem tudo para sair aí do melhor clube do mundo!! LOOOOOOL

Pedro disse...

André a clausula de rescisão tira capacidade negocial ao clube por isso é q convêm q ela seja bem elevada. 9 milhões de euros pelo MF é simplesmente ridiculo, tal como foram ridiculos os 10 milhões pelo Miguel e 10 milhões pelo Tiago...

O problema é deixar a coisa chegar a este ponto...

Anónimo disse...

o orelhudo percebe pouco de bola mas é muito bom a convencer a massa.
vão ver k se a época começar mal, o santolas é logo despedido e contrata-se o camacho. ficam os disparates da gestão esquecidos e o povinho fica todo contente.
a época continua a correr mal? a culpa é do apito dourado! e assim passa uma época e caminhamos para mais um 3º lugar e ZERO títulos!
RUA LFV!!!

"Só fazem falta os que lá estão! Foi-se o MF (que é um excelente jogador) mas há-de vir outro."
claro, não há nada melhor do que perder um jogador fulcral na vespera de um jogo importantissimo!
até parece que os dinamarqueses são uns toscos que não sabem jogar a bola! já imaginaram os prejuizos que podem resultar da não entrada para a LCE?
FDX para os amadores!! k volte para o alverca!

Anónimo disse...

pedro, nem podemos esquecer k o caso manuel fernandes não é caso único. há um grande problema de comunicação com alguns jogadores do benfica. se o LFV tratasse todos os jogadores do plantel como tem tratado o mantorras e possivelmente não tinhamos tido o caso manuel fernandes, miguel, tiago, anderson...

Nuno Gamito disse...

Mais uma vez entendo que o john billy tem toda a razão naquilo que acabou de escrever.

Nuno Gamito disse...

A gestão desportiva do LFV acho que já não deixa dúvidas a ninguém, é de um amadorismo misturados com contradições e situações estranhas que já são mais que muitas.

A gestão finaceira, que todos nós esperamos que esteja a correr às mil maravilhas, o melhor será aguardar pelo dia que ele saia do SLB e que as contas sejam auditadas, para depois, sabermos ao certo e na realidade, como estão as contas do SLB.

Títulos?? Um campeonato (ganho sem querer) e uma Taça (ganha pelo Camacho com um plantel de valor anedótico comparado com este). Supertaças e Guadianas à parte, acho isto muitíssimo pouco para um clube enorme como o nosso.

Abaixo a incompetência as situações dúbias!

Abaixo o amadorismo futebolístico e as respectivas comissões!

Abaixo os infiltrados!

JÁ CHEGA!!!

VIVA O BENFICA!!

Anónimo disse...

O Benfica tem de acabar rápidamente com estas birras dos jogadores, até que o Benfica aceite a transferencia o jogador TEM QUE CUMPRIR O CONTRATO, treinar e jogar, mas que Mer** é esta? Já o Anderson não lhe apetece treinar, o imbecil do M. Fernandes não aparece na concentração? Isto é o da Joana?

Quanto ao amigo do Porto, prefiro um presidente que venda jogadores a um que compre putas e árbitros.

Anónimo disse...

O Benfica tem de acabar rápidamente com estas birras dos jogadores, até que o Benfica aceite a transferencia o jogador TEM QUE CUMPRIR O CONTRATO, treinar e jogar, mas que Mer** é esta? Já o Anderson não lhe apetece treinar, o imbecil do M. Fernandes não aparece na concentração? Isto é o da Joana?

Quanto ao amigo do Porto, prefiro um presidente que venda jogadores a um que compre putas e árbitros.

Anónimo disse...

Certo, Pedro, mas para aumentar a cláusula de rescisão é preciso assinar novo contrato, o que me parece que o MF não queria.

Hugo:
Comprar os outros 50% do passe poderia ser uma boa opção, mas a que preço? Se fossem os mesmos 9 milhões seria uma situação muito arriscada, pois além de não retirar benefícios desportivos (uma vez que ele já cá jogava), poderia também não retirar benefícios financeiros caso o MF não evolua tanto como vocês estão à espera. Falar agora é fácil, pois já se sabe que o Everton se dispôs a pagar metade do passe, mas quem vos diz que o Everton não pagava os 18 milhões, ficando tudo mesma?

Já agora outra questão o que preferiam no inicio da temporada: Gastar os 9 milhoes na compra do Cardozo ou na compra de 50% do passe do Manelele?

Quanto à qualidade da direcção vejo que, se há gente que acha que eu e outros andamos a engolir as mentiras do LFV, também acho que é melhor engolir as dele do que as do Porco, relativamente à amizade entre os 2.

De más direcções percebo eu, pois vejo no meu segundo clube (já constatei, in loquo, que é mesmo o 2º no meu coração), a Académica, um Presidente que não consegue fazer uma equipa de jeito, com um dos orçamentos mais altos da Liga e com um treinador de qualidade comprovada.

Anónimo disse...

Bom, o manel já saiu, não vale a pena chorar sobre o leite derramado, há é que encontrar soluções: penso que o que deveria agora ser feito era desistir do losango (que não tem funcionado assim tão bem e com a saída do manel deixamos de ter jogadores capazes de cumprir a posição) e deviamos apostar num extremo direito de qualidade comprovada.
Assim ainda vamos a tempo de construir um 4-4-2 puro com petit e katsouranis no meio, di maria na esquerda (leiam o k o batistuta diz dele no JN), o tal extremo à direita e nuno gomes/adu e cardozo à frente. Assim sim, conseguia voltar a ter um minimo de esperança esta temporada...

Anónimo disse...

Intervalo 1 - 1. Vocês são ridículos!! Não jogam nada. ZEEEEEROOOOOO!

Anónimo disse...

o anonimos de merda o benfica é tao importante que voces estao aqui num blog do slb voçes sao como o bimbo da crosta que ate sonha com o slb.

visconde gay disse...

"Só fazem falta os que lá estão! Foi-se o MF (que é um excelente jogador) mas há-de vir outro."

O que é que não percebeste nesta minha sentença?

Anónimo disse...

Estes anónimos vivem mais o benfica que os benfiquistas, foda-se preocupem-se com as vossas putas e com os vossos tios

Unknown disse...

rapaziada...mas será que todos se esquecem que os jogadores tb têm uma palavra a dizer sobre os valores das cláusulas????

Acham que um merdas, que já por uma vez cagou no Clube, iria aceitar uma cláusula mais elevada, quando a sua vontade sempre foi pirar-se outra vez????

Parvos foram aqueles, que o receberam de braços abertos, como se fosse o regresso de um filho a casa!!!Por mim, nunca teria voltado, independentemente do seu valor...É mais um para esquecer, tal como o Miguel, Tiago, Hugo Leal...