blog

segunda-feira, agosto 20, 2007

E viva Camacho!!!

Confirma-se o regresso do mais desejado treinador do Benfica dos últimos anos, José António Camacho, El Gordito, regressa a uma casa que bem conhece e a adeptos que tanto o estimam.

Tem sido curioso constatar as reacções dos não-benfiquistas a este folhetim. Já com Rui Costa foi a mesma coisa, muita confusão lhes faz os benfiquistas terem enorme apreço por algumas figuras que honraram o manto sagrado e desejarem muito o seu regresso ao clube. Compreendo que a eles lhes falte estas ligações afectivas nos seus clubes mas isso não é culpa nossa. Muitos deles e, curiosamente, também alguns benfiquistas questionam o sentimento de sebastianismo que este regresso traz colado. Acusam eles de os benfiquistas acharem que Camacho vai ser o salvador de todos os males do clube. Nada mais errado. Existe um sentimento de alegria que facilmente se constata pela blogoesfera, aposto que qualquer benfiquista hoje recebeu uma sms ou telefonema ou email de outro benfiquista a manifestar profunda alegria, quer pela saída de Santos quer pela entrada de Camacho. Mas em parte alguma vi ou li que com Camacho está tudo no papo. Não é esse o sentimento dos benfiquistas, nós não achamos que já somos vencedores, que já somos campeões, nada disso, mas com Camacho temos algo que perdemos no dia em que Fernando Santos foi apresentado como treinador do Sport Lisboa e Benfica, com Camacho temos esperança.

Temos esperança que podemos ganhar, temos esperança em ver a equipa com garra, com atitude, a lutar com todas as forças pela vitória, temos esperança que algo possa sair do banco para mudar o rumo das coisas, temos esperança que alguém defenda os jogadores com toda a intransigência, temos esperança ...e ter esperança é a essência de ser adepto.

Eu gosto de Camacho. Eu gosto muito de Camacho. Não sei se irá triunfar no Benfica mas sei de certeza absoluta que o Benfica que veremos daqui para a frente será totalmente diferente, para melhor, do Benfica de Santos. Camacho não é um treinador perfeito, longe disso, não é um génio da táctica como já o disse diversas vezes mas o mal do Benfica neste momento não é a táctica, é sim a falta de um líder, e Camacho é um líder como poucos. E tem uma extraordinária empatia com os adeptos, empatia essa que lhe permitirá trabalhar com muito mais tranquilidade do que qualquer outro treinador (excepto, quiçá Ericksson e Mourinho) que viesse para o Benfica, e isso será benéfico.

Camacho não será o D. Sebastião benfiquista, mas é aquele que é capaz de trazer esperança aos benfiquistas, e isso, nesta altura é practicamente tudo. E é isso que esta alegria benfiquista significa. Esperança!!!!

Bem vindo Camacho!!!!

19 comentários:

bomdebola disse...

Muito bem. Força Pedro!

MFQ

Anónimo disse...

A saida do Santolas e a entrada do Espanhol pecam ambas por tardias. Pessoalmente acho que por muito que o LFV diga que o clube é gerido de dentro para fora, foi o nosso descontentamento nos blogs e afins que levaram à demissão do Eng. da Treta.

Pois nós já andavamos a apontar culpas muito para além do treinador e os dedos apontavam na direcção... da Direcção.

Anónimo disse...

"sei de certeza absoluta que o Benfica que veremos daqui para a frente será totalmente diferente, para melhor, do Benfica de Santos."

Tmb não é difícil. :-P

Qualquer puto que jogue FM arrisca-se a ser melhor treinador que o Santolas.

Anónimo disse...

O pessoal do 3º anel vai voltar a ouvir o homem a berrar!! Com o Camacho os jogadores pelos menos correm e entregam-se, foi essa entrega que nos permitiu ganhar a taça ao mourinho.

grande abc.
t

Anónimo disse...

Uma das coisas boas da primeira passagem do Camacho foi o preparador fisico o Angel Vida, alguém ouviu alguma coisa sobre o assunto? ou vamos continuar a ter uma lesão muscular por jogo?

dezazucr disse...

epa... um bocado off-topic, mas finalmente o site do Benfica já mudou de layout. Até está com bom aspecto...

João Bizarro disse...

Bem vindo, Camacho.

E é como dizes Pedro, não é nenhum D. Sebastião, apenas o treinador que no momento nos pode tirar do marasmo instalado.
Com ele perdemos jogos mas os jogadores entregavam.se até ao fim, lutavam pelo resultado. Quem não se lembra do 3-4 de Milão onde só não empatamos porque o árbitro não viu uma agressão do Toldo ao Sokota? E do jogo em Trondheim? Moreira gigante e uma equipa com menos um jogador a segurar heróicamente a magrissíma vantagem. Já pra não falar dessa final da taça ganha onde até o Mourinho parecia surpreendido, tendo indicado para uma camara de tv o nº de oportunidades que o Benfica tinha desperdiçado nos primeiros minutos.

Por tudo isto e mais alguma coisa o Camacho é bem vindo, mas não entremos também em euforias...

Anónimo disse...

Ganhar ao FC Porto de Mourinho, apesar do banho que levaram, foi mesmo o maior feito da vossa história!

slbcarlitos disse...

Ganda post, pedro!
Nada mais há a dizer sobre o que vai na alma dos verdadeiros benfiquistas.
Parabéns!!!
Só me fica a mágoa de, apesar de tudo, não foi correcto o modo como Santos foi despedido, bem como, o modo como, posteriormente, Santos abordou a saída.
LFV desceu muito na minha consideração e Santos só veio reforçar a ideia que a rescisão foi mesmo a decisão mais correcta.
Agora, LFV estará em cheque até às próximas eleições.

silvino martins disse...

não demora muito estais a pedir um novo treinador que o camacho não presta, acordai e trocai mas é de presidente...

Anónimo disse...

di Maria, Andrès Diaz, Freddy Adu e Cardozo foram indicados por Camacho!!!

Pedro Neto disse...

O melhor post que já li neste blog. Subscrevo inteiramente.

Pedro disse...

"di Maria, Andrès Diaz, Freddy Adu e Cardozo foram indicados por Camacho!!! "

Será? Neste momento isso traria-nos vantagens óbvias.

RMSoares disse...

Sem duvida um excelente post. concordo na sua totalidade.
A vinda do Camacho peca é por ter sido só agora, depois das contratações e pré-epoca efectuada. Afinal ninguem acreditava que o FSantos iria começar a ser um treinador a serio. Mas isso já é passado.
O Camacho é sem duvida o treinador do Benfica, um treinador a Benfica, um Benfiquista, talvez desde pequeno.
Vai dar tranquilidade ao balneario, organizar a equipa e dar fio de jogo a equipa.
Infelizmente a equipa esta feita e esta carenciada em alguns sectores, estes não vão ser os escolhidos do Camacho, mas tb não o eram no seu 1º ano no Benfica, mas mesmo assim conseguiu lançar bons jogadores e abrir os olhos a outros (Miguel).
Não será, nem pode ser visto, como o salvador da patria, o D. Sebastião, não pode carregar esse fardo. Precisa de paz e de 5 dias para por a equipa a jogar futebol.
Sem duvida, a melhor aquisição, já esta a fazer comichão a muitos anonimos. Não os podemos culpar pela ignorancia de saberem o que é o Amor a uma camisola, a um clube, a uma instituição.
É deixa-los ladrar.

Anónimo disse...

Gostei do discurso do Camacho na abertura, mas preocupou-me a resposta do LFV ao Nuno Gomes, mostra que algo não está bem ali. Espero que com o Camacho a fazer de 2 em 1 esta época, já que ficou implícito que o lugar de diretcor desportivo vai ficar em aberto para o Rui na próxima época, essas guerrinhas se esbatam e se unam todos para conseguirmos os nossos objectivos, ou seja vencer troféus.
Também foi muito agradável ver a adesão de adeptos, está criada uma onda de euforia em contraste com a tristeza conformista que se tinha instalado com FS.
May a new era begin!!!

Hugo Carvalho disse...

A vinda do Camacho é de louvar, peca por tardia.
Não acredito em salvadores, mas espero que o Benfica agora possa, pelo menos, fazer uma jogada como deve ser por jogo.
Gosto do camacho porque é o homem que tem mão no balneario. E isso é o mais importante agora. Estou convencido que uma vitoria contra o guimares e passagem da pre eliminatoria da liga dos campeoes dará outro alento à equipa.

Mas em todo isto, parece-me que a direcção do Benfica esteve sempre com a intenção de despedir Fernando Santos. O que por si é uma boa decisão. Agora não percebi porque não o mandaram logo embora no fim da época passada. Não nos podemos esquecer que ele falhou todos os objectivos. Não ganhou o campeonato, não ficou em segundo, não ganhou a taça (nem foi à final), não passou aos oitavos da liga e como se fosse pouco não foi à final da taça uefa. Havia mais do que razões para o mandar embora. Porquê esperar este tempo todo?
O Luis Filipe é um Urso. Há que dizê-lo com frontalidade. O Homem é mau presidente e não toma uma decisão de jeito.
Tem de sair da presidencia. Só vamos começar a ser o grande clube que todos desejamos quando tivermos um presidente como deve ser.
Toda esta jogada de bastidores do LFV é patética e repugnante que só mostra que estamos mal dirigidos e vai ser dificil chegarmos a algum lado assim.
Pôs o Benfica e até Camacho numa posição dificil quando devia ter tomates e mandar embora FS logo no final da época. Além do mais a massa associativa sempre quis que Camacho fosse treinador do Benfica outra vez.
Até me passo com o orelhas. Idiota!

dezazucr disse...

talvez para não pagar indemnização... mas era claro que pelos próprios pés não saíria.

T-Rex disse...

UFA!!!!

Vedeta ou Marreta ?

Jorge Borges disse...

"Não sei se irá triunfar no Benfica mas sei de certeza absoluta que o Benfica que veremos daqui para a frente será totalmente diferente, para melhor, do Benfica de Santos", pois é Pedro, como referiste e bem na caixa de comentários do sectorb32, ao Benfica não basta ser melhor que, é preciso ser o melhor.
Camacho vai trazer sem dúvida coisas muito positivas ao clube em termos de organização, determinação e empenho. Não me parece é que seja o treiandor ideal para nos conduzir a grandes triunfos internacionais. Nesse aspecto Koeman foi bem mais sagaz.
Temo que toda esta euforia, algo exagerada em meu entender, se desmorone rapidamente. Espero contudo estar muito enganado, e seria um enorme prazer retratar-me. Toda a situação que agora se vive, apenas nos faz desviar do grande problema desportivo do Benfica, LFV. esta alegria não acabou com o problema de fundo do Benfica, apenas nos faz desviar o olhar.