blog

quinta-feira, agosto 02, 2007

Luís Filipe é o lateral direito!

De acordo com MágicoSLB, SportTV, Maisfutebol e o pasquim Record, Luís Filipe, até agora jogador do Braga já é jogador do Benfica! É verdade, este blog concorre directamente com a imprensa desportiva nacional e internacional, para ser o primeiro a dar as notícias que interessam, a quem interessa!

28 anos, boa técnica individual e capacidade ofensiva, ou não fosse outro extremo mediano "adaptado" à posição de defesa direito (tal como o Miguel e o Paulo Ferreira) e já com algum traquejo, era uma das pedras basilares do Sporting de Braga dos últimos anos. Para quem não se lembra, este é o gajo que forçou o Abel a ir procurar oportunidades num plantel com menos opções de qualidade para a posição. Consta também que costuma chegar a horas aos treinos e usa o cabelo cortado num estilo clássico.

Eu, pessoalmente, estou satisfeito com esta contratação! Acho que o Luís Filipe sempre foi um bom lateral direito que bateu com a cabeça no armário da cozinha e ficou a pensar que era extremo. Assim que passou a jogar na sua posição, tem tido um rendimento elevado... e de uma forma consistente, ao contrário de certos e determinados trancinhas que para aí andam, equipados de águia ao peito! Os 28 anos significam que está no apogeu da sua carreira e ainda tem 4/5 épocas de qualidade para nos oferecer.

Por mim fecha-se já o plantel e toca a ser campeões! Ou então manda-se o Sretenovic ir bailar uma mazurka para os balcãs e contrata-se mais um centralzito, só para ficar mesmo tudo perfeitinho... mas tirando isso, está mesmo fechado! Que comecem as hostilidades!

Adenda: O Sretenovic deve gostar mesmo da mazurka, porque já aí vem o Luizão, com "z". Se calhar está para o Luisão, como a Mike está para a Nike, ou a Puna, para a Puma. Terá sido comprado ao tio do Quaresma?

48 comentários:

Anónimo disse...

Fiquei muito contente com o Luis Filipe (apesar de preferir o Belletti), é o contrário do Nélson: menos talento, mas muito mais garra e acima de tudo inteligência. Quanto ao Luizão, para mim será apenas uma 4ª escolha para central, pelo que não me entusiasma por aí além. É que a defesa brasileira dos sub-20 foi muito permissiva após a saída do David, que o diga Adu

Anónimo disse...

também fiquei contente, principalmente por ser português.
e finalmente temos o plantel fechado!!
a única desilusão foi saber que não vão jogar nem o di maria, nem o adu no torneio do guadiana! estava mesmo com curiosidade de os ver jogar...

Peyroteo disse...

Bem, é um pouco estranho que o Benfica contrate um jogador que não é do agrado do treinador. É que quando o Fernando Santos e o Luís Filipe coincidiram no Sporting, ele raramente jogou e era uma carta fora do baralho. Aliás, o Santos testou o Luis Filipe a defesa direito mas acabou por apostar no Miguel Garcia.
Não sei se terá mudado de opinião entretanto. Se não o fez, o Luis Filipe vai ser um novo Miguelito. Contratado para não jogar.

Quetzal Guzman disse...

Estou com o peyroteo

Anónimo disse...

O Luis na altura era uma experiência a lateral direito, hoje é uma certeza. Além de que havia outra coisa contra ele, como as exibições a extremo não começaram a correr bem, era o ódio de estimação das bancadas, o que não ajuda nada. E mesmo que não jogue, se obrigar o Nélson a jogar a 100% como fez na 1ª época, só por aí vale a contratação. Mas acredito que o Luis vai ser titular.

Nuno Gamito disse...

"Luís Filipe regressa assim a um «grande» da capital, depois de ter sido dispensado do Sporting, exactamente por Fernando Santos, quando o actual técnico do Benfica orientava os leões. "

Não pondo em causa o valor do rapaz, pergunto a este artista santolas, se o rapaz não servia aos lagartos e agora já ten o seu aval para vestir o manto sagrado???


P:S: para quem não sabe, o Luizão é um excelente central, e duvido muito que se torne a 4ª opção...
Pena vir emprestado...

zorg disse...

Eu acho que é relativamente irrelevante, que o Fernando Santos o tenha dispensado do sporting. Na altura era um jogador diferente, que até jogava numa posição diferente.

Como já disse no post, eu gosto desta contratação. É um jogador sólido e fiável e que tem qualidade para jogar num grande. Não é um Miguel, mas é melhor que o Abel, por exemplo, que é tão amado ali do outro lado da segunda circular.

O Luizão não conheço, mas reconheço que era bom vir mais um central. Se se adaptar bem, pode ser que o Benfica fique com ele no final da temporada, como fez com o David Luiz.

João Bizarro disse...

Sabiam que foi o F. Santos que dispensou o Luis Filipe do zbordem?

Comprar pra não jogar...

Ou será que o ultimo suspiro do Santos como treinador do Benfica está prestes a ser dado?

Já agora uma coisa que merece um debate mais aprofundado: Porque é que esta época não há apresentação de jogadores?

Anónimo disse...

alguem sabe se foi uma troca do tipo luizão pelo anderson?

... disse...

e preiso fecha ro plantel, ja!!!!

nuno gomes que fique, dabao tambem, nao se invente mais.

manu e sretenovic vao fora.

Nuno Gamito disse...

john billy, li que vem emprestado.

Nuno Gamito disse...

... "O seu último clube foi o Cruzeiro, mas há duas semanas que o seu passe foi vendido, por dois milhões de euros, ao Lucarno, da Suíça, clube gerido pelo empresário israelita Pini Zahavi, ligado ao fundo GSI, que agora terá emprestado o central ao Benfica, com o número de épocas ainda por determinar."

João Bizarro disse...

Estive agora a telefonar ao Zé Tó (conhecido como Camacho no mundo da bola) e ele disse que a 2ª mão da pré-eliminatória da Champions já vai ser dirigida por ele.
Aliás, foi ele que sugeriu o Luis Filipe, já pra chatear o engenheiro.

Sem Simão e com Luis Filipe o pesadelo dele foi maior do que os outros tinham com o Fredy Krugger!!!

zorg disse...

Mas que raio de insistência no facto de ter sido o Fernando Santos a dispensar o Luís Filipe!

Sim, foi, mas na altura ele era um extremo jovem e relativamente mediano! Tê-lo dispensado do sporting só abona em favor do Fernando Santos!

Hoje em dia, o Luís Filipe tem tanto a ver com esse jogador, como o Miguel com o médio ofensivo que andou pelo Benfica a fazer asneiras, antes do Chalana o meter a lateral direito, que é a posição dele!

Anónimo disse...

Comprar para não jogar?
O Miguelito, que é muito bom jogador, só não joga porque tem o lugar tapado pelo grande Léo.
Quanto ao Luis Filipe, acredito que possa até ser titular. Não é um craque, mas é um valor seguro.
Não o era no Sporting, mas cresceu muito em Braga e assumiu-se de vez como defesa direito. Com algum brilhantismo até.
O Nélson tem qualidades mas falta-lhe uma coisa essencial... a inteligência. (Precisa de ter umas aulinhas com o Léo)
E precisava de sentir o lugar ameaçado, porque nota-se à distância que é um jogador acomodado. Este ano foi muito mau, muitos erros (defensivos e ofensivos) e muita, mas muita falta de garra.

Bizarro: Se calhar, ainda vai haver apresentação. Pelo que sei, depende do sorteio da Champions...

zorg disse...

Exacto. No estado em que o Nelson tem andado, o Luís Filipe é titular de caras!

antitripa disse...

Bom jogador. Gosto.

Zorg, não digas essas coisas que concorres com essa pasquinzada toda....eles não dão pica. Nós lá no blog anunciamos essa contratação a 18 de Maio.....

Anónimo disse...

tou a ver pessoal muito confiante no santolas:

"Exacto. No estado em que o Nelson tem andado, o Luís Filipe é titular de caras!"

e o ano passado? as exibições dele não lhe davam lugar no banco? o pedro correia ñ merecia uma oportunidade? pior não fazia de certeza.

Anónimo disse...

Confiança no Santolas?
Não vou muito por aí... LOL
Mas que temos um belo plantel, lá isso temos.
Só espero é que ele não estrague...

Anónimo disse...

Sparta Praga (Rep. Checa)
Fenerbahçe (Turquia)
AEK Athenas (Alemanha)
Dinamo Bucareste (Roménia)
MSK Zilina (Eslováquia) ou Slavia Praga (Rep. Checa)
FC Astana (Cazaquistão) ou Rosenborg (Noruega)
Spartak Moscovo (Rússia)
Etoile Rouge Belgrado (Sérvia) ou Levadia Tallin (Estónia)
FC Copenhaga (Dinamarca) ou Beitar Jerusalem (Israel)
Toulouse (França)
Domzale (Eslovénia) ou Dinamo Zagreb (Croácia)
Genk (Bélgica) ou FK Sarajevo (Bósnia)
Debrecen (Hungria) ou IF Elfsborg (Suécia)
FC Zurique (Suíça)
FK Ventspils (Letónia) ou Red Bull Salzburgo (Áustria)
Hafnarfjördur (Islândia) ou Bate Borisov (Bielorrússia)

estão ai equipas muito mais fortes que o cluj ou o al alhy! por isso vamos lá começar a jogar a bola!!

Anónimo disse...

Se mais não for, que a contratação do Luis Filipe tenha o condão de acordar o Nélson... Quanto a ter sido o Engenheiro da Treta a dispensá-lo da lagartada... bom, já pensaram que pode ter sido por ele ser tão bom que até destoava no meio das outras nabiças todas??? Agora a sério... das 2 uma, ou o Engº reconheceu que o rapaz melhorou (o que é bom, prova que afinal existe um pouco de inteligência naquela cabeça) ou então é sinal de que já manda pouco e terá Katsouranis, certo? É que o Zoro meus amigos... toda a vida foi lateral direito... Só passou a central desde que começou a ser treinado pelo Santolas... Se ele a brincar já não transmite muita segurança, quando for a sério... Enfim, só espero que os titulares não se lesionem.

Anónimo disse...

Ok... faltou ali um bocado...
retomando: "e terá os dias contados. Americano, quando dizes que o Luizão vem para 4º central quem é que consideras o 3º? O Katsouranis..."

Peyroteo disse...

O Luis Filipe já brilhava no Braga quando foi contratado pelo Sporting. Aqui não se impôs, nem ao banco ia com o Fernando Santos. Voltou a Braga e conseguiu a titularidade após uma lesão do Abel e não mais saiu da equipa. No entanto, isso não quer dizer necessariamente que seja melhor que o Abel. Se assim fosse, o Miguel Garcia seria melhor que o Luis Filipe, o que não é o caso.
A verdade é que o Abel conseguiu impor-se num clube grande. Há jogadores assim. Podem não se destacar muito em equipas de segundo plano e pegarem de estaca em clubes grandes.
Não estou com isto a dizer que o Luis Filipe seja uma má contratação. Não me parece que vá ser um indiscutível no Benfica mas fará concorrência ao Nelson, que era coisa que este não tinha.

Anónimo disse...

Pedro, na minha opinião será o Zoro. Aliás não tenho a estatísitica toda, mas penso que ele jogou mais jogos a central que a lateral em Itália, e a contratação do Luis Filipe mostra isso mesmo, ele não será alternativa a lateral direito, mas sim a central, e eventualmente a trinco, caso seja necessário.

zorg disse...

#peyroteo

O Luís Filipe conquistou a titularidade ao Abel e não mais a largou. Quando o sporting contratou o Abel ele tinha feito uns jogos (entre os quais o jogo contra o sporting), porque o Luís Filipe se tinha lesionado. Quando ambos conviveram em Braga, o Luís Filipe foi o titular e o Abel o suplente.

Na minha humilde opinião, o Luís Filipe é melhor do que o Abel, não por ser um portento, mas porque o Abel é muito, muito fraquinho e não é jogador para um grande.

zorg disse...

Sim, eu também creio que com esta contratação 2 coisas são claras:
- Sretenovic vai dançar a mazurka para outra freguesia.
- Existirão 8 jogadores na defesa do Benfica, 2 para cada posição e com a disposição seguinte: Luisão, Luizão, Zoro e David Luíz no meio ; Nelson e Luís Filipe à direita ; Leo e Miguelito à esquerda.

A minha aposta para dupla de centrais será Luisão/Zoro ou Luisão/David Luíz.

Peyroteo disse...

Se o Abel é titular do Sporting e tem tido um bom rendimento, contribuindo para a defesa menos batida do campeonato, não percebo como dizes que não é jogador para um grande.
Aliás, o seu rendimento tem sido muito superior ao que eu imaginava possível. É rápido, não tem lapsos defensivos e ataque razoavelmente.

João Bizarro disse...

Zorg, essa Luisão/Zoro é o teu "eu engenheiro" a funcionar, não?

Se a dupla for Luisão/Luizão vou começar a ouvir os relatos na rádio!
Vai ser giro!

"Lá vai Luizão com Z, passa para Luisão com S...

zorg disse...

#peyroteo

O Abel é um jogador relativamente medíocre porque, infelizmente para o sporting, não dá para mais. Não interessa se é titular ou não... até podia ter sido titular no Milão e ganho a liga dos campeões, que não passava a ser melhor jogador por isso. O que interessa é que defende mal, é tecnicamente pouco evoluído e é daqueles jogadores que se nota mais pelo entusiasmo e empenho, do que propriamente pela qualidade. O facto do sporting não ter um jogador melhor para o seu lugar é muito mais uma demonstração da fraqueza do plantel do sporting nesta posição específica, do que um atestado de qualidade ao Abel. E não é preciso pensar muito para perceber que esta fraqueza nas laterais não é de agora, basta olhar para os nomes que por lá têm andado nos últimos anos: Miguel Garcia, Paíto, Ronny, Abel, entre outros. Creio que a excepção é mesmo o Tello...

Peyroteo disse...

Os jogadores do Sporting são sempre muito maus. No entanto, com planteis muito mais fracos, consegue ficar dois anos consecutivos à frente do fortíssimo plantel do Benfica.
Há algo aqui que não bate certo...
Mas pronto, esta discussão nunca leva a lado nenhum. Daqui a pouco estamos aqui a comparar novamente jogador a jogador. :)
Quando a bola começar a rolar a sério, cá estaremos para tirar as nossas conclusões.

João Bizarro disse...

Peyroteo, quantos jogos fez o Abel a época passada?

zorg disse...

#joão

Eu não conheço o Zoro. Não o vi a jogar ainda, nem o conhecia antes dele ter assinado pelo Benfica. Agora, uma coisa eu sei: o Zoro é um tipo relativamente novo que esteve vários anos na Série A italiana, onde era titular habitual. Eu acredito que o rapaz tenha algumas qualidades e não apenas defeitos. Não sei se vai ser titular ou não, mas acredito que vá lutar pela titularidade, assim como espero que o David Luíz e o Luizão o façam.

Agrada-me que esta época tenhamos 4 centrais disponíveis, em vez de apenas 3.

zorg disse...

#peyroteo

>Os jogadores do Sporting são sempre muito maus.
-
Não, os adeptos do sporting é que não conseguem admitir que alguns dos seus jogadores são maus. Eu já referi várias vezes que o sporting tinha e tem bons jogadores (no ano passado: Ricardo, Liedson, Moutinho, Polga, Nani, entre outros). Só que também tem outros menos bons e o Abel é um desses menos bons. E isto não se passa só no sporting, como é evidente, mas também se passa no sporting.

E essa história de ficar à frente ou atrás é perfeitamente irrelevante, porque não só eu disse alguma vez que não havia maus jogadores no Benfica, como também há muitos outros factores. Eu também podia dizer que a prova de que os jogadores do sporting são piores são as campanhas vergonhosas do sporting nas competições europeias dos últimos 2 anos, por exemplo...

Anónimo disse...

não tou a perceber nada.
quem é esse jaílson?
e afinal o joão pereira ainda era nosso?

Anónimo disse...

Meus amigos, antes demais boa tarde deste estreante neste site.
E adianto que escrevo porque gostei deste blog, gostei dos posts e gostei dos comentários, claro está que deve de haver alguma censura, e concordo em parte com ela porque senão os comentários tornavam-se degradantes com já vi em alguns blogs....
Não sou grande entendido nestas questões de bola, mas como qualquer tuga que se preze tenho a minha opinião.
Só queria levantar uma questão, já sabemos que esta época trás mais uma competição, mais jogos para aquelas pernitas, (embora eu ache que eles ainda deviam jogar mais), porque não apostar na rotatividade dos jogadores?
Claro que para isso o banco devia estar a altura do plantel principal, mas com estas ultimas contratações, e com jogadores em duplicado na concorrência pelo mesmo lugar, eu optava por um sistema de rotatividade, a não ser que o jogador a ser "rodado" estivesse num periodo menos bom.

Comentários?

Anj

João Bizarro disse...

A época é longa (se o Santos não a destruir a meio) e há que haver rotatividade. Por isso concordo com um plantel com várias opções para as diversas posições.

Pena não vermos já o Adu e o Di Maria neste fim-de-semana.

João Bizarro disse...

John, o Jailson era capaz de ser junior, ou então estava emprestado.

Eu acho que o João Pereira (infelizmente) já não era nosso.
Agora muito menos!!!

visconde gay disse...

João, escrevi no blog do D'Arcy que esta contratação do LF só se justifica porque a seu tempo e, na minha opinião mal, se dispensou um jogador jovem, raçudo e com muita margem de progressão como é o JP...esperemos para ver se daqui a 2 ou 3 anos não o vamos buscar a braga...;)

Anónimo disse...

joao bizarro, pelo que li, o jailson tem 26 anos, e tá emprestado ao braga pelo benfica!!
mas quem é esse artista?

essa contratação do LF pelo menos que sirva para espicaçar o nelson! k saudades do jogador do inicio de 2005/06!

Anónimo disse...

Ai está o Belletti de Braga

N.M disse...

Para o que havia no mercado acho que o slb fez uma boa contratação!!!Assim a partir de agora o Nelson já tem concorrência e tem que começar a dar corda aos sapatos!!!

Anónimo disse...

Jailson: Avançado, 26 anos.
O passe pertencia ao Corinthians mas o jogador estava emprestado ao Rubin Kazan (Rússia).
Assinou por 4 épocas mas foi emprestado ao Braga.

Anónimo disse...

rasta, isso já sei! mas como foram os contornos da operação? e vale alguma coisa? afinal o 500 mil se calhar são 2 milhoes de euros!

ps: grande exibição do simão ontem! o resto dos jogadores do atlético são mesmo de um nivel muito baixo!
gostei de veres os comentários dos adeptos do atletico na marca. já ninguem criticou a contratação!

Anónimo disse...

Off-topic:
Uma pérola esta entrevista do nosso menino, mostra humildade, e quase deslumbramento com a curta experiência no Benfica. Gosto particularmente quando diz que quer aprender com o Rui Costa, e que sabe que tem de trabalhar e estar calado:
http://sportsillustrated.cnn.com/2007/writers/grant_wahl/08/02/adu.qa/index.html

Anónimo disse...

Também adorei ver os comentários dos adeptos do Atlético, os mesmos que diziam que o Simão era caro e que o Quaresma é que era, ao fim de um jogo já dizem: "Simão, um crack"!
Saíu-lhes a sorte grande!

Anónimo disse...

americano, es mesmo fã do adu!!
ontem no ajax-atlético deu para ver um nº10 fabuloso: SNEIJDER
quando se vê os grandes da europa a dar 30 milhoes pelo pepas, 25 pelo nani ou 90 pelo kaka não dá para entender como este jogador ainda tá no ajax!

Anónimo disse...

John billy, isso agora...
Não faço ideia... :P
Nunca o vi jogar e só hoje fui tentar saber quem era...

Grande, grande Simão.
Já deve estar a pensar: "Mas onde é que eu me vim meter?"

FC Copenhaga ou Beitar Jerusalém.
Podia ter sido melhor, mas se não passarmos isto, então que venha "El muchacho"

Pedro disse...

Vai ser Simão e mais 10...

giro giro é ver o prodigio perneta dos 30 milhões nem o banco aquecer...e o outro qd entra escorrega, passa mal a bola, perde lances...haja dinheirinho para estoirar...

Em relação ao Luis Filipe : MUITO BOA CONTRATAÇÃO.